Felipe Ramos Morais foi preso na segunda-feira suspeito de participar da morte de Gegê do Mangue e Paca no Ceará. Ele teve empresa com filha de subcomandante da PM.
Por Victor Ferreira, GloboNews, São Paulo
Edson Luiz Gaspar foi subcomandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM de São Paulo. Tinha abaixo dele mais de 400 policiais e respondia por quase 30 aeronaves da PM em todo o estado. Em 2008, a filha dele, Tamires Correa Gaspar, abriu uma empresa em sociedade com Felipe Ramos Morais, piloto preso em Goiás na segunda-feira (14) por ter participado da morte de dois chefes de uma facção criminosa de São Paulo, Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, Fabiano Alves de Souza, o Paca.
Felipe é apontado pela polícia de São Paulo como piloto dessa facção e já foi condenado por traficar cocaína usando um helicóptero. Ele foi encontrado usando o documento falso de outro piloto, que estava desaparecido e era suspeito de levar drogas do Paraguai para Goiás. À Polícia Civil, o preso teria dito que usava o documento falso por ter feito serviços para organizações criminosas e ter medo de ser encontrado por esses grupos.
A empresa aberta pelo piloto se chama G. F. Assessoria Aeronáutica Ltda. Felipe Ramos Morais era sócio e administrador. A filha do coronel assinava apenas como sócia – na época, ela tinha 19 anos. De acordo com o registro na Junta Comercial de São Paulo, em março do ano passado, Felipe foi retirado da sociedade e o Coronel Gaspar, agora aposentado, entrou no lugar dele. Os dois ficaram amigos numa rede social em março de 2012. Quatro meses depois, Felipe foi preso com 173 kg de pasta base de cocaína neste helicóptero.
As iniciais G e F, da G. F. Assessoria Aeronáutica, também aparecem em outra empresa de Felipe Ramos Morais, que tem quatro helicópteros, dois deles envolvidos no transporte de drogas: G. F. Helicópteros. A mãe e a irmã do piloto têm uma terceira empresa: a G. F. Táxi aéreo
A GloboNews conversou por telefone com o Coronel Gaspar sobre a relação dele com o piloto Felipe Ramos Morais.
GloboNews - Eu queria falar com o coronel Edson.
Edson - É ele, pois não.
GloboNews - Oi, coronel, aqui quem tá falando é Victor Ferreira, eu sou repórter da GloboNews. A gente tá fazendo uma reportagem sobre o Felipe Ramos Morais, o senhor conhece ele?
Edson - Cara, é assim, eu conheci o Felipe quando ele era adolescente, eu até ajudei ele, conheci a família dele e tudo mais. Hoje, a gente não tem mais relacionamento nenhum. Ele era fã do grupamento aéreo, ele me conheceu fazendo demonstração com o Águia, ele vira e mexe ia no Grupamento, ia lá ver, ele apaixonado por helicópteros, começou a paixão dele com os helicópteros da polícia, como de tantos outros jovens
GloboNews - Entendi.
Edson - Eu conheci o Felipe em feira de aviação, ele era fã do grupamento aéreo.
GloboNews - O senhor conheceu ele na feira e abriu uma empresa com ele? Não entendi.
Edson - Sim, depois a coisa evoluiu, eu conheci ele em feira de aviação, cara.
GloboNews - Por que houve essa empresa?
Edson - É uma assessoria aeronáutica, cara, só isso, era para fazer voo panorâmico. Estava inativa desde 2008, 2009. Não deu certo o negócio que ele queria fazer, que era para voo panorâmico, não deu certo e ficou inativo, ficou parado
GloboNews - E a sua filha não trabalhava com ele…
Edson - Não, não, não
GloboNews - Por que o nome dela estava na empresa?
Edson - Porque ele me pediu ajuda, cara, eu só fui tentar ajudar cara, eu só fui tentar ajudar quando ele era um adolescente praticamente.
Na época da abertura da empresa, Felipe tinha 21 anos
"Não tem nada a ver comigo, cara, eu não tenho nada a ver com essa história. Sabe aquele negócio, tão aproveitando o momento… fala dele, do que aconteceu, do que ele se envolveu, mas p… bicho, eu tenho uma carreira ilibada, fiquei 32 anos na polícia", disse o coronel.
Mas para Rafael Alcadipani, pesquisador da atividade policial da FGV, que estuda a atividade policial, a relação de um policial militar de alto escalão com um piloto condenado por tráfico de drogas e envolvido com uma facção criminosa de São Paulo é gravíssima.
"O que nós temos de indícios até aqui são gravíssimos, por isso que a gente precisa de uma investigação aprofundada dos órgãos competentes, tanto da Corregedoria da PM que, em geral, é bastante dura nesse tipo de investigação, quanto dos demais órgãos de segurança pública, o Ministério Público", diz o professor
"Quando a gente está lidando com pessoas da alta patente da polícia, a coisa vai ficando mais grave, né? Uma coisa é um soldado, outra coisa é um coronel. Uma coisa é uma pessoa que tá na base, outra coisa é uma pessoa que tá na cúpula da polícia.
Entre março e abril, a polícia de São Paulo já tinha apreendido três helicópteros que são de Felipe Ramos Morais, segundo os delegados, mas estavam em nome de laranjas. Essa semana, a GloboNews revelou outros cinco helicópteros registrados no nome de empresas do piloto, três deles estão com a documentação em dia para voar.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) diz que o Departamento de Investigações Criminais (Deic) está apurando a relação entre o piloto Felipe Ramos Morais e o Coronel Gaspar.
285
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
POPULARES
- Nilton BarbosaHÁ 3 MESESGF significa Gasparzinho o coronelzinho camarada e Feliipinho o chefinho
- CamposHÁ 3 MESES"Diga-me com quem andas e te direi quem és", tá valendo nesse caso de militar? Muitos fardadinhos, vivem dizendo q se encontrar no meio do bolo, vai junto pra aprender escolher amizades! Será q isso vale pra eles? Nas minhas 3 décadas de vida, não tenho amigo malandro e nem envolvido com tráfico. Se qualquer colega meu, aparecesse com algo ilícito, já ficava esperto, por um motivo: andar com gente errada. Quem diz q não nota, na maioria das vezes mente é cúmplice; mesmo q de forma bem superficial (sem tanto envolvimento). Mas na hora de negar, é fácil. Negação é mais previsível reação humana.
- CamposHÁ 3 MESESPrincipalmente quando existe dinheiro correndo no meio. É fácil fechar os olhos e fingir q não está notando nada, quando está ganhando uma parte daquilo q finge não saber q está acontecendo. Sinceramente, já vi tantas notícias de fardados cometendo delitos pra se dar bem e ganhar uma grana pra se somar com salário, q não apostaria nunca na inocência desse ex-coronel. Tem gente q se acostuma com o erro, banaliza, por nunca ser pego com a mão na massa. Chegam a se aposentar sem nunca serem descobertos. E esse pode ter sido o caso. Mas estou apenas fazendo uma conjectura.
- WarlockHÁ 3 MESESParei no fardadinho, isenção...
- VerinaldoHÁ 3 MESESHoje eu aprendi que o pesquisador do FGV acha gravíssimo a relação de um policial com um bandido. me arrebata senhor ! esse país ta desnorteado.
- Paulo CaixeiroHÁ 3 MESESQuando o Bozo nabo assumir esse país, traidores da pátria, como esse coroné aí, irão para o paredon! Nós machos alfa vamos poder esbofetear nossas esposas e por ordem neste país!
- SlwesHÁ 3 MESESQuero ver ele ter coragem e declarar que vai combater o PCC e demais FACÇÕES que estão destruindo esse País ... NUNCA FALOU ...Só abre aquela boca pra falar de kit g.a.y e comunismo ,quando fala de bandido generaliza mas não toca no assunto principal... e os minions entram em extase ... mito mesmo...é o maior oportunista de todos os tempos.. kkkkkkkkkk
- Paulo GregórioHÁ 3 MESESPilantra pouco é bobagem. Tem que ser Bostonaro.
- Elison VieiraHÁ 3 MESESNinguém possui estrela na testa. Quem poderia adivinhar que esse cidadão, com o tempo, mudaria de rumo? O que é que o Coronel tem a ver com essa mudança?
- Andre CamargoHÁ 3 MESESpq vcs tentam associar um bandido a polícia ? kkkk vcs estão cada vez mais perdendo a audiência esquerdizando assim .
- Carlos HenriqueHÁ 3 MESESAndre Camargo é aquele fantoche de direita que defende policiais criminosos.
- Ana PaulinoHÁ 3 MESESNão sei porque esse paternalismo com a polícia. Até parece que na instituição não tem corruptos e assassinos!
- Carlos HenriqueHÁ 3 MESESSó a direita lambe botas não reconhece que a polícia está envolvida em cada crime importante neste país.
- Armando MartinsHÁ 3 MESESSe investigarem de verdade, verão que o PCC manda e desmanda em SP por conivência com Policiais e Políticos. Perguntem por que o Marcola nunca mais foi para presídio Federal? Vamos parar de jogar a sujeira para debaixo do tapete por favor!!!!
- Paulo GamaHÁ 3 MESESFábio, o Brasil inteiro já está nas mãos dos bandidos...
- SlwesHÁ 3 MESESÉ verdade, nem o BOZO.nada que diz ser "o mito" nem toca no assunto das facções. Porque será? Medo? Nunca vi ele falar nada sobre pcc e demais v.4.g4.b.u.n.d..o.s . Ele só fala de kit g.a.y e comunismo ... e os minions entram em extase ... é o maior oportunista de todos os tempos
- Raimundo RodriguesHÁ 3 MESESO Gê Um segue em sua campanha canalha de difamação da PM, isso aconteceu em antes do piloto ser flagrado com drogas.
- Alex BonagioHÁ 3 MESESeu não to na matéria, sabe porque? porque não me envolvo com bandido. o coronel ta envolvido com esse cara até o pescoço e já sabemos, é só puxar a pena que vai sair uma galinha.
- CaçafantasmaHÁ 3 MESESInfelizmente, o mundo está repleto de Felipes, Gaspares e de Gilmares.
- RaskunHÁ 3 MESESCom certeza existem milhões registrados nas Certidões de Nascimento.
- Walmir SilvaHÁ 3 MESESSe fosse um zé ninguém não seria explorado, mas é um coronel da Policia Militar de São Paulo, então a Globo vai explorar até tirar todo o sangue do cidadão que se dedicou 32 anos defendendo quem ele nunca viu na vida. Será que alguém do alto escalão da Globo nunca teve contato com alguém que se tornou um "fora da lei"?
- BigdoidoHÁ 3 MESESSão tudo picareta, inclusive o bolsolouco.
- Mario SilvaHÁ 3 MESESenquanto o país não unificar as policias,excluir toda banda podre,pagar um salário digno e dá condições de trabalho,aumentando o efetivo,aprovar a prisão perpetua e banir da vida pública juízes e políticos bandidos,o BRASIL NUNCA IRÁ MUDAR. O PAÍS PRECISA DESSAS MUDANÇAS URGENTE!
- Alex BonagioHÁ 3 MESESe a historinha dp psdb com pcc vai se confirmando...... eu nunca dei muita atenção a isso, achava que era historinha do povinho mas juntando as peças a imagem do quebra cabeça vai dar nisso. alckmin pôs pra 100 anos em confidencial inúmeros documentos da pm.
- MarcosHÁ 3 MESESINGÊNUOS, o crime ja comprou a PM, os Juízes e os POLÍTICOS
- Ferreira AnjosHÁ 3 MESESAté ai, tudo bem. Não há nada que incrimine o coronel. Qualquer um pode fazer amizade e até sociedade com alguém que aparentemente não está envolvido com o crime. Ao que tudo indica, a sociedade foi desfeita antes de descobrirem que o piloto de helicóptero estava envolvido com o tráfico. Até que provem o contrário, a reputação do coronel e de sua filha estão ilibadas.
- HulkHÁ 3 MESESFerreira lambe bota de militar.
- WarlockHÁ 3 MESESHulk ksmbe saco de mortadelas...
- Armando OpintoHÁ 3 MESESAgora já sabemos onde o Felipe aprendeu a realizar o trafico internacional. Teve um otimo professor, o coronel PM Gaspar.
- Trapezista SemáforoHÁ 3 MESESIsto vai longe.......até MG!! Administração cristalina do PSDB!!
- Thyago GomesHÁ 3 MESESEsse cidadão é uma vergonha para a corporação.
- Deco CuritibaHÁ 3 MESESPolicias e o poder público associados com a bandidagem.. está aí o resultado para tantos policias assassinados pelo Brasil!
- JonasHÁ 3 MESESLiberação para o cultivo caseiro de cannabis como forma de combate ao tráfico. procure no google e vote
- Mara MendHÁ 3 MESESEntão os chefes do tráfico deveria continuar em sua atividade criminosa? a quem interessa sua atividade? Ah! entendi.
- Will ItaquerãoHÁ 3 MESESO Brasil está perdido mesmo, organizações criminosas estão aliciando nossa Polícia com a maior facilidade, infelizmente os representantes do povo, os políticos eleitos por nós que deveriam por ordem nesse país são os que dão os piores exemplos. Por isso cada vez mais temos que nos unir e apoiar organizações que lutam pela Ética fiscalizando: Políticos, Autoridades Policiais, Judicias, e até o Exército. Pois a corrupção é forte e não tem órgãos que sejam totalmente imunes a ela.
- Rodeval BritoHÁ 3 MESESQuando o Exército mantinha controle dessa corporação através de uma secretaria esses caras se mantinham na linha. Foi só bandidos comunistas,chamo só os bandidos e não comunistas de bandidos, acabarem com a secretaria e os caras se aproveitaram colocando "as manguinhas de fora". Embora a maioria dessa corporação seja de bem, o povo seja quase unânime que tenha que ser extinta tal a contaminação. Que me desculpem os bons policiais que até correm riscos do "fogo amigo" em incursões.
- BigdoidoHÁ 3 MESESQuanta idiotisse. Esse povo extremista da coxaiada não têm o que fazer não?
- EvertonHÁ 3 MESESNão sabia que o EB era formado por uma legião de anjos.
- Carlos AlbertoHÁ 3 MESESVamos mandar prender todos aqueles sem exceção que tiveram relacionamento próximo do presidiário de Curitiba, pois segundo os esquerdistas que odeiam a PM você não pode andar com amigos duvidosos, mesmo que não se possa provar nada contra eles.
- Luiz GomesHÁ 3 MESESEssa história de ex-policiais paulistas em supostos crimes está se tornando uma rotina hein?
- Guilherme SilvaHÁ 3 MESESAgora os esquerdistas vão fazer campanha contra a PM depois disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário