Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Francischini tem escudo do Esquadrão da Morte

Francischini tem escudo do Esquadrão da Morte

*O lema do escudo de Franscischini é copiado dos “Boinas Verdes” – De Oppresso Liber:   para libertar os oprimidos
“No auge da ditadura, os crimes do Esquadrão da Morte não eram investigados com seriedade pela Justiça. O grupo se expande pelo Brasil, assim como suas técnicas de tortura e execução…” Recorte de jonal da época, mas pode haver com o escudo que o secretário de Segurança, Fernando Francischi publicou no Facebook, que lembra também  a “Scuderia Le Coq”, o mais famosos grupo de extermínio, dentro do chamado “Esquadrão da Morte”.
O Esquadrão da Morte foi uma organização paramilitar surgida no final dos anos 1960 cujo objetivo era perseguir e matar supostos criminosos tidos como perigosos para a sociedade.
Começou no antigo estado da Guanabara comandado pelo detetive Mariel Mariscot, um dos chamados “12 Homens de Ouro da Polícia Carioca”, e se disseminou por todo o Brasil. Em geral, os seus integrantes eram políticos, membros do Poder Judiciário, policiais civis e militares e era mantida, via de regra, pelo empresariado.
A mais famosa organização foi a “Scuderie Le Cocq”, cujo nome homenageava o detetive Milton le Cocq, que foi perdendo importância ao longo da década de 1990 no estado do Rio de Janeiro devido a ação de membros que agiam sem controle, bem como faziam a segurança de contraventores.
Estaria Francischini importando o modelo consagrado, nos dias de hoje, pelo BOPE carioca para o combate à crescente criminalidade no Paraná? As estatística são preocupantes: o número de homicídios pode chegar às dezenas num final de semana.

Comentários

  • JOSE LUIS | 15 abr 2015
    Se informe melhor cidadão, esse é um dos símbolos do US Army Special Forces (Boinas Verdes), foi adotado pelo COE, porém sem a caveira, em 1964, quando o Cap. Goro Yasumoto frequentou o Fort Bragg. Qualquer um conheça um pouco de simbologia militar respeita e/ou procura se informar antes de simplismente falar asneiras ao ver algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário