Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

OBSERVATÓRIO DAS VIOLÊNCIAS POLICIAIS -01


Jovem é agredido com tapa e soco de PM durante abordagem
08.03.2018
Glauco Araújo e Paulo Toledo Piza, G1
Estudante de 18 anos estava com amigos em frente a mercado na Zona Oeste da capital quando policiais os abordaram.


PM espanca e detém ilegalmente jovem de favela, segundo testemunhas
06.03.2018
Arthur Stabile, Ponte
Segundo testemunhas, na Favela do Moinho, na região central da cidade de São Paulo. PMs da Força Tática agrediram e detiveram ilegalmente um rapaz que correu ao ver a viatura, além de invadir casa sem mandado.


Mães de Maio denunciam letalidade policial de SP em audiência da CIDH
03.03.2018
Maria Teresa Cruz, Ponte
Movimento de mulheres que perderam os filhos vítimas do braço armado do Estado pede a reabertura das investigações dos crimes de maio de 2006.


Polícia Militar volta a ameaçar líder comunitário
01.03.2018
Katia Passos, Jornalistas Livres
Conheça a história de Cícero Nascimento, morador de periferia de SP que denunciou policiais por abuso de autoridade.


Intensificam repressão na Luz antes de inauguração de Complexo Júlio Prestes
01.03.2018
Sérgio Silva, Ponte
Entidades que atuam na área afirmam que violência aumentou; GCM usou bombas de gás e balas de borracha. “A ordem é não ficar ninguém lá, por causa da inauguração dos predinhos”, reiterou Júlio Lancellotti.


Presidente do Sindicato é preso pela polícia
01.03.2018
Brasil 247
Na ocupação da fábrica Barontini, em São Caetano do Sul, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Carnes, Derivados e do Frio do Estado de São Paulo, Julio Marcelino, militante do Partido da Causa Operária, foi detido pela polícia. Trabalhadores estão sem salários e 13º desde dezembro de 2017. Os patrões decretaram falência para não pagar os atrasados.


Jovem baleado por PMs grava própria morte com o celular
25.02.2018
Jornal da Band
Imagens filmadas pela vítima desmentem versão da Polícia Militar do Rio de Janeiro de que aconteceu um tiroteio no local e revelam que não houve confronto. Vários jovens conversavam na rua, quando foram surpreendidos por um blindado da policia militar que entrou na comunidade do palmeirinha, assustados correram para se proteger em casa, mas foram confundidos pela policia com bandidos e foram alvejados.


“Fichamento de moradores de favelas parece prática da ditadura militar”
23.02.2018
Roberta Pennafort, Estadão
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro irá requerer informações às Forças Armadas pelas fotos de moradores de favelas da zona oeste de Rio de Janeiro, feitas por militares. O defensor público Daniel Lozoya, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, esclareceu que ninguém deveria ser fotografado após apresentar o documento de identificação civil.


Ordem da PM determina revista em pessoas "da cor parda e negra" em bairro nobre de Campinas (SP)
23.02.2018
Eduardo Schiavoni, UOL
A Polícia Militar de Campinas (São Paulo) determinou, em uma Ordem de Serviço que seus integrantes abordassem jovens negros e pardos, com idade entre 18 e 25 anos, na região do bairro Taquara.


"A abordagem de crianças por forças militares é injustificável"
23.02.2018
Ana Luiza Basilio, Carta Capital
Para especialistas, ação do Exército de revistar crianças durante operação no Rio infringe direitos assegurados em lei.




Judoca olímpica Rafaela Silva é vítima de racismo da PM do Rio de Janeiro
22.02.2018
Forum
A atleta estava dentro de um táxi quando uma viatura da PM mandou parar e a fez descer do carro; policiais só a liberaram depois que souberam que ela era a "aquela atleta da Olimpíada".


Menina de 7 anos é baleada em ação policial no RJ
21.02.2018
Esquerda Diário
A PM realizou operação em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, matando um homem e baleando a Gleciana Vitoria Albuquerque Viegas, de 7 anos. Os outros dois homens foram feridos e encaminhados para a mesma unidade de saúde. Gessy não resistiu e faleceu.


Guarda Municipal de Icó (CE) agride professores que protestavam contra o corte de salários
20.02.2018
Ceará News
A prefeita de Icó, Ceará, Laís Nunes (PDT), autorizou a Guarda Municipal a atirar e usar spray de pimenta em professores que protestavam contra o corte, pela metade, de salários.


PM osou balas de borracha contra blocos no Carnaval do Espírito Santo 
18.02.2018
Jussara Baptista, Ponte
Famílias com crianças, mulheres e idosos foram atacadas na praia em Guarapari pela polícia. Criminalizaram a diversão do pobre, disse uma vítima.


Polícia Militar agride e tortura famílias Kaingang no Rio Grande do Sul
17.02.2018
CIMI
12 famílias indígenas que estavam acampadas em Passo Fundo (RS), como forma de chamar a atenção das autoridades federais para a necessidade de demarcação de suas terras, form atacadas pela PM com bombas de gás lacrimogênio e disparados tiros de balas de borracha. Várias pessoas acabaram sendo alvejadas e feridas, dentre as quais crianças, mulheres e idosos. um rapaz acabou sendo ferido na perna por disparo de bala letal.


Temer entrega controle das polícias do Rio para as Forças Armadas
16.02.2018
Leonardo Sakamoto, UOL
O governo Michel Temer decidiu decretar intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro e entregar o comando das polícias civil e militar e o sistema prisioal ao general Walter Souza Braga Netto.


PM expulsa soldado acusado de integrar grupo de extermínio que matou 20 e feriu 19
15.02.2018
Arthur Stabile, Ponte
Segundo investigação da Polícia Civil, soldado Fernando Cardoso Prado de Oliveira e PM participaram de chacinas, entre novembro de 2014 e julho de 2015, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.


Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu protestam contra a violência no RJ
07.02.2018
Leonardo Coelho, Ponte
Três comunidades fizeram passeata para denunciar como a violência afeta o dia a dia de quem vive na favela.


Adolescente de 13 anos morre em operação policial na Maré, segundo moradores
06.02.2018
Maria Teresa Cruz, Ponte
Duas operações do Comando de Operações Especiais da Policia Militar (Batalhão de Choque, BOPE e Batalhão de ações com Cães) estavam na região. “Pelo menos 5 postos de saúde e das 44 escolas, 40 fecharam as portas devido aos confrontos armados na região”, informou a Redes da Maré. Jeremias Morais, atingido pelos tiros enquanto jogava futebol, foi levado para o Hospital Souza Aguiar, mas não resistiu aos ferimentos.


Estudante trans foi revistada e detida pela polícia de Goiás ao fazer B.O.
05.02.2018
Paloma Vasconcelos e Yago Sales, Ponte
“Os policiais me levaram para uma sala e pediram pra eu tirar a roupa, pra eles fazerem uma revista. Eram mais ou menos quatro homens. Depois dessa revista, eles pegaram o meu celular, a caneca do meu curso, tiraram o cadarço do meu tênis e me colocaram dentro de uma cela”, conta Karen Alves de Aguiar, 25 anos, estudante do segundo semestre de Administração da UFG.


939 pessoas mortas pelas polícias Militar e Civil no Estado de São Paulo em 2017
01.02.2018
Luis Adorno, UOL
Durante o ano de 2017, 876 pessoas foram mortas em supostos confrontos por policiais militares. Outros 63 foram mortos por policiais civis. Trata-se do maior número anual de mortos por policiais registrado pela Secretaria da Segurança Pública, que começou a contabilizar a letalidade policial anual em 1996. Somente na gestão Geraldo Alckmin, entre 2011 e 2017, a letalidade policial aumentou 96%.


PM enquadra estudantes dentro da UFAL durante encontro de Filosofia
22.01.2018
Esquerda Diário
Durante a abertura do Encontro Regional de Estudantes de Filosofia do Nordeste, na Universidade Federal de Alagoas, a polícia militar abordou os estudantes com o pretexto de uma suposta "busca de armas", sem comprovação após a revista.


Estudante agredido após protesto acusa PMs de forjarem provas prendê-lo
22.01.2018
Arthur Stabile, Ponte
Um jovem secundarista agredido pela Polícia Militar após o segundo ato contra o aumento das tarifas do transporte público de São Paulo acusa os PMs de terem colocado pedaços de pau e uma pedra em sua mochila. O estudante secundarista J.S.S. de 17 anos, foi preso com outros dois manifestantes.


"Abuso de força letal": RJ tem 36 mortos para cada policial assassinado no Estado
19.01.2018
Paula Bianchi, UOL
A cada PM morto em serviço no Rio de Janeiro em 2017, outras 36 pessoas morreram em supostos confrontos com a polícia. Em 2013, a proporção era de 20 mortos a cada policial assassinado. Na esteira da crise de segurança no Estado, o número de mortos pela polícia foi um dos indicadores que mais cresceu, de 413 há cinco anos, a 1224 em 2017, indicando o uso excessivo da força pelos agentes e a anuência do governo com a situação.


Polícia truculenta ataca manifestantes em ato da saúde no Rio
18.01.2018
Alexandre Alves Miguez, Esquerda Diário
Um ato pacifico de servidores do municipio, usuários e familiares da saúde da família e saúde mental hoje no Rio de Janeiro em frente a Prefeitura foi atacado violentamente pela polícia com gás de pimenta e pauladas. Os manifestantes denunciavam o sucateamento da saúde pelo governo Crivella, o atraso dos salários, o fechamento de Clínicas, é os destratos aos pacientes psiquiátricos.


“Violência Policial Continua Sem Freios”
18.01.2018
Verônica Lugarini, Vermelho
Segundo a organização Human Rights Watch, os altos níveis de violência praticada por facções criminosas, atinge diversas cidades brasileiras. Abusos cometidos pela polícia, incluindo execuções extrajudiciais, contribuem para um ciclo de violência. Emn 2016, 437 policiais morreram no país, e no mesmo ano, os policiais mataram 4.224 pessoas, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


Repórter Ninja foi atingido pela PM durante ato contra aumento da tarifa
17.01.2018
Ninja
Após manifestação realizada por Movimentos Sociais contra o aumento da tarifa de ônibus, em São Paulo, o fotojornalista Jorge Ferreira, assim como outros profissionais da imprensa, foram agredidos deliberadamente pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, em ação registrada ao vivo pelo fotógrafo.


STF mantém prisão de policiais acusados de massacre em Pau D’Arco
17.01.2018
CPT
Após presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, negou liminar de habeas corpus requerida pela defesa dos policiais acusados da morte de dez trabalhadores rurais sem-terra, no município de Pau D’Arco, Pará, porque “a decisão da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, que restabeleceu a prisão está de acordo com a jurisprudência do STF no sentido de que a periculosidade do agente, evidenciada pelo risco de reiteração delitiva, é motivo idôneo para a custódia cautelar”..


PM faz em média uma ação por semana com bombas de gás na Cracolândia
16.01.2018
Daniel Mello e Jessica Mota, Ponte
Desde a mega operação policial realizada da Cracolândia, na Luz, região central de São Paulo, uma rotina de violência se instalou na área. Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação mostram que, do dia 21 de maio de 2017 até início de dezembro, foram 29 operações com munição desse tipo, com a ideia de diminuir o número de pessoas na região.


PM mata flanelinha que jogou água no para-brisa de carro na Zona Oeste do Rio
12.01.2018
Bom Dia Rio, G1
O flanelinha Romário de Oliveira Resende jogou água para limpar o para-brisa do veículo do militar do cabo Leandro Augusto Graciano. O policial pediu parar, mas como Romário insistiu, o PM atirou ao chao, então o flanelinha pegou uma pedra e o cabo atirou mais uma vez, matando a Romário.


Repressão da PM contra ato do Movimento Passe Livre fere pessoas que passavam na rua em SP
11.01.2018
Maria Teresa Cruz, Daniel Arroyo e Jeniffer Mendonça, Ponte
O primeiro grande ato organizado pelo MPL em São Paulo contra o aumento da tarifa do transporte público reuniu cerca de 2 mil pessoas e terminou em confronto quando um grupo pulou as catracas na estação Brás e os PMs fecharam o local e dispersaram os manifestantes com tiros de bala de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.


Denunciam nova ação "de guerra" da PM e da GCM na Cracolândia
11.01.2018
Janaina Garcia, UOL
A ouvidoria da Defensoria Pública do Estado de São Paulo acusa a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana de agirem de novo violentamente e sem chance de defesa contra usuários de drogas com bombas de efeito moral e balas de borracha.


Policial coordenador de escola militar em Cuaibá abusava de alunas
07.01.2018
Esquerda Diário
Em Cuiabá (MT), o subtenente Alecssandro Leandro da Silva, 45 anos, foi condenado a 4 anos e nove meses em regime semiaberto por abusar sexualmente de alunas do Colégio Militar Tiradentes, quanto era coordenador da escola, que é o “modelo pedagógico” de Bolsonaro e dos defensores do “Escola Sem Partido”.


PM admite que se confundiu e matou jovem trabalhador Luis Guilherme dos Santos
04.01.2018
Rafael Soares, Extra
Luis Guilherme, de 18 anos, trabalhava com produção de eventos. Ele e dois colegas tinham desmontado um palco no Shopping Nova Iguaçu e voltavam com os equipamentos quando ocorreu a abordagem policial na Baixada Fluminense. O jovem estava com a mochila no colo e, quando saiu (do caminhão), ficou com ela na mão, mas a deixou cair. No que ele foi abaixar para pegá-la, o cabo da PM Hélder Roberto Gomes da Silva, do 20º BPM (Mesquita), atirou nele.


PM de São Paulo usa lei exclusiva às Forças Armadas para justificar investigações de mortes
02.01.2018
Luís Adorno, UOL
Lei 13.491 de outubro de 2017 vale para que integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica investiguem ocorrências, mas PM de SP se baseia nela para fazer investigações, desempenhado o papel da Polícia Civil.


"Perdi minha filha pela imprudência da polícia", diz mãe de criança morta pela PM
26.12.2017
Graciane Sousa e Izabella Pimentel, Cidade Verde
Emile, uma garota de nove anos de idade morreu após ser baleada em uma abordagem da Polícia Militar em Teresina (PI). A mãe e o pai, que é cantor sertanejo, ficaram feridos.


Supervisora da Gol esteve presa por tentar impedir delegado da polícia civil de embarcar com duas armas
24.12.2017
Forum
Uma funcionaria da Gol recebeu voz de prisão no aeroporto de Palmas (TO), após tentar impedir um delegado da Polícia Civil de embarcar com 2 armas de fogo. A mulher foi levada para a Central de Flagrantes, onde foi ouvida e liberada. Segundo o diretor do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Matheus Ghisleni, há uma limitação de uma arma.


Ato cobra respostas sobre sumiço do rapper Sabotinha, em Goiânia
22.12.2017
Fernanda Borges, G1
Movimentos sociais fizeram um ato em Goiânia, para cobrar respostas sobre o desaparecimento do rapper Kaíque Liberato de Melo, conhecido como MC Kaíque Sabotinha, de 17 anos. De acordo com familiares, o adolescente foi levado há um mês por 3 homens que se identificaram como policiais.


Human Rights Watch pede que Brasil investigue mortes durante operação do Exército e da Polícia Civil em São Gonçalo (RJ)
22.12.2017
Mariana Rossi, El País
HRW fez um apelo para que as autoridades brasileiras investiguem as mortes ocorridas durante uma operação conjunta do Exército com a Polícia Civil no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio Janeiro, em 11 de novembro de 2017.


Mais uma ação policial covarde adotada pela prefeitura de Doria, na Luz
22.12.2017
Esquerda Diário
Vídeos divulgados por Julio Renato Lancellotti denunciaram a ação covarde e repressiva contra a população de Cracolândia, lançada no setor de Luz, centro de São Paulo.


Jovem é obrigado a depor no Deic, sem advogado, 11 dias após levar tiro na cabeça
20.12.2017
Fausto Salvadori, Ponte
Baleado na cabeça e tratando de uma tuberculose, Ricardo Benassi saiu da Santa Casa, onde estava internado, para a delegacia; do lado de fora, a mãe, Renata Benassi, 40 anos, grávida de sete meses, se desesperou. Ao longo da noite e da madrugada, Ricardo foi interrogado pelos policiais da 2ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio, sem a presença de um advogado.


Mototaxista é baleado por PMs da UPP no Complexo do Alemão e depois preso 
20.12.2017
Leonardo Coelho, Ponte
Policiais afirmam que Rafael Pereira da Silva resistiu à abordagem e atirou contra eles, mas mototaxista estava apenas transportando um cliente.


PM atira nas costas de jovem em suposto confronto, mas não encontra arma
19.12.2017
Amanda Stabile, Ponte
Após ser baleado pela polícia, Ítalo Silva Gonzaga, 18 anos, foi encontrado morto junto a um córrego em São Rafael, na zona leste de São Paulo.


Número de mortos pela polícias no Rio de Janeiro em 2017 ultrapassa os 1000 e já é o maior desde 2009
18.12.2017
Paula Blanchi, UOL
O número de mortos pela polícia no Rio chegou a 1.035 entre janeiro e novembro de 2017, segundo dados do Instituto de Segurança Pública, a maior taxa desde 2009. O ISP informa que 127 Ms foram mortos no mesmo período.


O TJE Pará determinou a soltura de todos os PM's envolvidos no Massacre de Pau D'Arco 
18.12.2017
CPT
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará determinou a soltura de todos os policiais militares envolvidos no massacre de Pau D’Arco, em que 10 trabalhadores rurais sem terra, 9 homens e uma mulher, foram mortos.


Jovem de 15 anos é morto em operação na Rocinha e familiares acusam o BOPE
16.12.2017
Esquerda Diário
Guilherme Silva Veríssimo, de 15, foi encontrado morto após operação do BOPE na favela da Rocinha. Segundo familiares, o adolescente teria saído de casa para jogar bola com os amigos próximo a Macega, quando foi atingido por um tiro enquanto os esperava no campinho.


DESMILITARIZE – Série de vídeos aborda avanço do Estado policial e o racismo
15.12.2017
Mario Campagnani, Justiça Global






PM reprime manifestação contra o “Escola Sem Partido” na Câmara de SP
12.12.2017
Esquerda Diário
Estudantes e professores foram expulsos da Câmara Municipal de SP sob repressão policial, após realizar protesto contra o reacionário projeto “Escola Sem Partido”.


PM usa bomba para impedir tradicional passeio dos ciclistas na rodovia
10.12.2017
Ana Paula Niederauer, Estadão
A Polícia Militar usou bombas de gás lacrimogênio para barrar a realização da "Tradicional Descida a Santos". Participavam três mil pessoas de vários municipios e todas as idades, O evento, organizado via Facebook, foi proibido pelo juiz Celso Lourenço Morgado, da Comarca de São Bernardo do Campo.


PM mata universitária em festa com pelo menos 20 tiros porque ouvia música funk
08.12.2017
Rafael Nascimento, O Dia
Hayssa Alves de Souza Andrade, 21 anos, foi morta pelo cabo PM Jorge Luis Aguiar da Silva, 39 anos, que disparou pelo menos 20 tiros contra ela em uma festa em Campo Grande. O motivo: a escolha de uma música.


PF e Força Tática da PM despejaram com violência indígenas Guarani Kaiowá, em Dourados (MS)
06.12.2017
Raquel Wandelli, Jornalistas Livres
Usando de violência, um oficial da Justiça Federal, acompanhado de policiais federais e da Força Tática da Polícia Militar, cumpriu à força ordem de despejo contra as famílias indígenas Guarani Kaiowá da aldeia Pindo Roky, incluindo idosos e crianças. Policiais fortemente armados dispararam balas de borracha e bombas contra os índios.


Operação policial na UFMG é ataque à universidade pública
06.12.2017
Verônica Lugarini, Vermelho
A Polícia Federal mostrou arbitrariedade ao realizar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ao conduzir coercitivamente o reitor Jayme Ramirez, a vice-reitora, Sandra Goulart e outros professores. A investigação apura desvios de recursos públicos em 2009, portanto, qualquer tipo de desvio é anterior à atual administração da universidade, provando que condução coercitiva feita não se justifica legalmente.


Marido de grávida baleada no RJ afirma que tiro pode ter sido de um PM
05.12.2017
Esquerda Diário
Ailton Costa Novoa é capaz de reconhecer o policial militar autor dos tiros e responsável pela morte do bebê e situação atual de saúde de Karolyne de Almeida.


Trabalhadores Sem Teto sofrem truculência policial durante despejo em Vitória da Conquista
04.12.2017
MST Bahia
Um verdadeiro cenário de terror foi montado na ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), durante despejo contra as famílias da ocupação Cidade Bonita. Segundo relato das famílias, a polícia chegou fortemente armada e realizou disparos com bala de borracha contra os trabalhadores.


Grávida perde bebê após ser baleada no Alemão em tiroteio entre traficantes e PMs
04.12.2017
Leonardo Coelho, Ponte
A auxiliar de creche Karolayne Nunes, de 19 anos, foi baleada durante um confronto entre policiais da UPP e traficantes de drogas na localidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. Por conta dos ferimentos, o bebê morreu. A jovem estava com o marido em um carro se dirigindo para uma padaria quando um tiroteio aconteceu. Karolayne segue internada no Hospital em estado grave.


PM invadiu ônibus escolar e agrediu criança de 8 anos que tem epilepsia
02.12.2017
Pragmatismo Político
Em Sarapuí (SP) um menino arremessou uma bolinha de papel pela janela, a qual acertou o carro da policial. Após isso a policial impediu a passagem do veículo, invadiu o transporte escolar e agrediu o menino com um tapa no rosto..


Justiça condena a 79 anos de prisão PM envolvido na morte da juíza Patrícia Acioli
01.12.2017
Justificando
O Tribunal do Júri da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, Rio de Janeiro, condenou o PM Alexsandro Horffamm Lopes a 79 anos de prisão por homicídio qualificado, extorsão mediante sequestro e associação criminosa. Ele é apontado como um dos líderes de um grupo de extermínio formado por policias civis e militares, investigado pela juíza Patrícia Acioli, assassinada em 2011..


Dito arbitrárimente preso, algemado e maltratado
30.11.2017
Katia Passos, Jornalistas Livres
Benedito Roberto Barbosa, advogado do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, da CMP e dos Movimentos Sociais, foi agredido, algemado, detido e encaminhado ao 1º DP pela Guarda Civil Municipal. A GCM o colocou em posição humilhante, ajoelhado, algemado de frente para a parede. Dito tem asma e diabetes e passou mal durante a condução.


Como um PM tratou uma manifestante pacífica
30.11.2017
Daniel Arroyo, Ponte

Policial do centro presente retirando a vítima da cena do crime


PM de Goiás forja cena do crime para ocultar fatos na morte de trabalhador tomado como refém
28.11.2017
Jornal Nacional


Morre estudante de 16 anos, Tovick Cabral Coelho baleado por policiais!
28.11.2017
Praia do Sono Paraty
O fato de Tovick ter sido identificado como criminoso gerou grande revolta da população! Tovick estava a caminho da escola quando foi baleado! Ele estava uniformizado e carregava sua mochila nas costas!


Pipoqueiro tem carrinho danificado em operação policial na Favela de Acari (RJ)
29.11.2017
Leonardo Coelho e Pedro Medeiros, Ponte
Operação policial danifica única fonte de sustento de morador local. Polícia afirma que fazia uma incursão para combater o tráfico.


"Vai me bater na frente dele?": Pai acuado por PM chora ao contar ameaças
28.11.2017
Beatriz Cesarini, UOL
Gideão Messias da Silva ainda não se recuperou física e emocionalmente dos momentos de pavor que passou no estádio Moisés Lucarelli. Vindo de Hortolândia, cidade do interior de São Paulo, ele virou o símboloda da confusão generalizada ocorrida em Campinas ao ser acuado por um policial militar enquanto tentava proteger seu filho.


O cabo da aeronáutica Bruno Martins baleado pelo PM Helton Félix na Central Brasil
28.11.2017
Divulgação Inhaúma Adjacências

Policial do centro presente retirando a vítima da cena do crime


Servidores em greve são reprimidos pela Polícia Militar em Natal (RN)
27.11.2017
Simsaude RN
Servidores da saúde e professores da UERN em greve são reprimidos pela Polícia Militar em Natal (RN). Participavam de um ato público em frente ao portão de acesso do Detran, em solidariedade aos trabalhadores do Detran que também estão em greve.


Pichadores repudiam decisão que absolveu PMs acusados de assassinato em 2014
24.11.2017
Maria Teresa Cruz, Ponte
Engrossando o coro do Ministério Público, que vai recorrer da decisão que inocentou os 5 PMs acusados de assassinarem Ailton dos Santos e Alex Dalla Vechia, alegando legítima defesa, o Pixo Manifesto Escrito (PME) escreveu uma carta repúdio à juíza Débora Faitarone.


Polícia proíbe evento de Consciência Negra e prende organizador na Zona Oeste do Rio
21.11.2017
Esquerda Diário
O coletivo “Zona Oeste Ativa” realizou mais uma atividade em celebração ao mês da consciência negra, o evento “Nuvem Preta” tinha como objetivo celebrar e fechar o novembro negro contando com atividades culturais, exposições de arte e enaltação da cultura negra, porém foi irregularmente interrompido pela PM.


Polícia reprime violentamente camelôs no centro de São Paulo
21.11.2017
Esquerda Diário
Um grande grupo de camelôs foi brutalmente atacado pela polícia militar no centro de São Paulo. Eles tiveram mercadorias apreendidas, alguns foram imobilizados com gravatas e outros apanharam de cacetetes. Ivanildo Moreira de Castro foi ferido na cabeça.


PMs lançam bombas contra manifestantes na Alerj; após correria, ato é dispersado
17.11.2017
Hanrrikson de Andrade, UOL
Policiais Militares do Rio de Janeiro lançaram bombas de efeito moral e balas de borracha contra manifestantes que participavam de ato revogação das prisões dos deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, do PMDB. A ação dos PMs dispersou os manifestantes.


O PM humorista que é suspeito de executar um marceneiro em Goiás
17.11.2017
Yago Sales e Cris Soares, Ponte


Polícia invade e reprime festa universitária em Santos
15.11.2017
Matheus Correia, Esquerda Diário
A PM invadiu uma festa feita por estudantes da Unisanta, em comemoração à formatura de vários estudantes e nas vésperas do feriado. Os estudantes fecharam a rua Com policiais munidos de escudos, bombas de efeito moral e de luz invadiram a festa reprimindo todos.


Prisões arbitrárias: quando a vítima é a própria PM
15.11.2017
Luiza Sansão, Outras Palabras
Policiais Antifascismo e outros grupos impulsionam luta contra as prisões disciplinares – instrumento inconstitucional, que viola os direitos humanos, favorece abusos de oficiais contra praças na PM e aprofunda a violência policial.


Em missa por Luan, padre pede o fim da violência policial
13.11.2017
Arthur Stabile e Jeniffer Mendonça, Ponte
“Talvez pelo fato de ser negro, acharam que era bandido”, criticou o padre Odair Gonçalves Bezerra na missa de 7º dia de Luan Gabriel Nogueira de Souza, de 14 anos, morto pela PM. “É preciso que o povo acorde, sobretudo nesse momento, que se una para repensar no papel da polícia nos bairros carentes”.


Policiais da Core dizem que tiros foram disparados por militares do Exército em São Gonçalo
13.11.2017
Rafael Soares, O Globo
O depoimento dos policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) à Delegacia de Homicídios de Niterói pode complicar as investigações sobre a morte de sete pessoas, na madrugada de sábado, durante um baile funk, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Três agentes da tropa de elite da Polícia Civil acusaram militares do Exército, que os apoiavam na operação, de terem feito os disparos durante um confronto no local.


Vídeo mostra policiais agredindo mulheres em hospital de Minas Gerais
13.11.2017
Keyth Aurora, Esquerda Diário
A polícia foi chamada ao Pronto Socorrode Salinas, no norte de Minas, para conter uma briga por atendimento prioritário. Porém, ao invés de conter a confusão, a polícia causou ainda mais problemas e agrediu diversas pessoas, entre elas, mulheres. É possível ver ao policial agarrando uma mulher pelo cabelo e a arrastando. Uma segunda mulher foi tentar impedir e foi empurrada no chão.


Mais da metade dos assassinatos investigados pelo DHPP em 2017 em São Paulo foram cometidos por policiais
09.11.2017
G1
Das 508 mortes investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa de São Paulo, entre janeiro e outubro deste ano, 263 foram praticadas por policiais.


“Tive que reconhecer meu filho pelo tênis”, diz mãe de garoto morto por PM
09.11.2017
Mariana Zylberkan, Folha de S.Paulo
Luan Nogueira Souza, de 14 anos, combinava com um amigo aniversariante a comemoração, mas a conversa foi interrompida por três tiros disparados por um PM, que entrou a pé na viela em busca de uma moto roubada. Dez garotos que estavam no local correram devido aos disparos, mas Luan foi atingido. A bala entrou pelo lado direito do pescoço, e ele caiu. O garoto protegeu seu rosto com as mãos protegeu, mas não resistiu, morreu.


Justiça inocenta jovem baleado nas costas pela PM e preso injustamente por 35 dias
09.11.2017
Arthur Stabile, Ponte
Jonathan de Araújo Souza, de 18 anos, estava em liberdade provisória acusado de roubo. “Entendo que a absolvição é a consequência natural, pois a prova existente nos autos encaminhou-se no sentido de caracterizar que Jonathan não participou do delito do qual é acusado”, decidiu o juiz José Roberto Cabral Longaretti. PM Carlos Henrique Fogaça Mattos, autor do disparo, é investigado pela Corregedoria.


PM preso em Boa Viagem chefiava milícia privada que cobrava “taxa de proteção” a comerciantes
09.11.2017
Revista Central
O cabo PM Eliardo Ferreira Maciel, preso em Boa Viagem (CE), é acusado de chefiar uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas, agiotagem, comércio de armas, receptação, e extorsão. De acordo com o delegado Marcos Aurélio, se alguém se recusasse a pagar as quantias exigidas, Eliardo acionava assaltantes para cometerem roubos contra as vítimas.


“Quero perguntar por que os PMs fizeram isso”, diz irmão de jovem morto a pauladas
08.11.2017
Kaique Dalapola, Ponte
Três testemunhas da morte do adolescente Gabriel Alberto Tadeu Paiva, 16 anos, morto a pauladas em abril deste ano, participaram da audiência de interrogatório. Os PMs são acusados de espancar Gabriel com um pedaço de madeira. Dos quatro policiais militares que participaram da ocorrência, dois estão presos preventivamente.


Mães que perderam filhos em ações policiais gravaram depoimento apoiando a aprovação do Projeto de Lei 4471/2012
08.11.2017
Juliana Gonçalves, Brasil de Fato
"Eu sou Márcia Conte, mãe do Renatinho, que no dia 18 de março de 2015 foi abordado e torturado até a morte por quatro policiais da força tática. Eu apoio o PL 4471".


São Luís (MA): Protesto termina em violência da Polícia Militar
07.11.2017
O Estado
Uma manifestaão dos moradores dos bairros João Paulo, Coroado e adjacências, que fechou a Avenida São Marçal por algumas horas, terminou em tumulto e truculência por parte da Polícia Militar do Maranhão. Pelo menos 6 pessoas foram presas e o repórter fotográfico de O Estado, Paulo Soares, foi agredido por um PM.


PMs são investigados por morte de jovem de 14 anos na periferia da Grande SP
07.11.2017
Arthur Stabile e Jeniffer Mendonça, Ponte
Luan Gabriel Nogueira de Souza morreu ao ser atingido no pescoço após abordagem policial. Testemunhas dizem que PMs atiraram sem motivo.


Policiais civis que sequestravam e extorquiam de traficantes no Ceará são afastados
07.11.2017
G1
Quatro policiais civis do Ceará foram afastados das funções acusados de sequestrar traficantes de drogas e exigir pagamento de valores para a libertação.


PM do RJ substitui agentes que investigam crimes de policiais militares
03.11.2017
Nicolás Satriano, G1
O comando da Polícia Militar exonerou equipe de cinco majores e um tenente-coronel que prendeu 62 policiais em três meses. Mudanças ocorrem no dia seguinte à troca de comando da Corregedoria da corporação.


"O sistema repressivo é mobilizado contra os indivíduos mais periféricos"
02.11.2017
Beatriz Drague Ramos, Carta Capital
"O aparato repressivo e investigativo não é mobilizado a atuar contra os níveis mais articulados da economia do tráfico, os atacadistas e a lavagem de dinheiro."


Governo Temer quer tornar permanente a repressiva Força Nacional
02.11.2017
Esquerda Diário
Em uma década a Força Nacional de Segurança já possui um extenso currículo de repressão. As greves dos canteiros de obras do PAC, onde os operários ultra-explorados se revoltaram, foram uma das "provas de fogo" dessa tropa, que com mão de ferro sufocou as greves.


Polícia mata uma pessoa a cada 3 horas no país que mata um policial todo dia
31.10.2017
Arthur Stabile, Ponte
Entre 2009 e 2016, ações das polícias militar ou civil mataram 21.897 pessoas. No mesmo período, 2.994 agentes do Estado morreram, segundo anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.


Mortes causadas por policiais aumentam 25,8%
31.10.2017
Esquerda Diário
Dados referentes ao ano de 2016 revelam que, dos 4.224 mortos por policiais, 76,2% eram negros e 81,8% deles tinham entre 12 e 29 anos. Dados escandalosos que revelam do profundo racismo que assassina a juventude negra no Brasil.


Número de mortos por policiais em SP é o maior em 21 anos
31.10.2017
Kaique Dalapola e Maria Vitória Ramos, Ponte
Policiais civis e militares do Estado de São Paulo mataram 687 pessoas entre janeiro e setembro de 2017. A cada 10 horas, uma pessoa é morta por policiais; este ano tem os primeiros nove meses mais sangrentos da série histórica divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.


PMs do Bope são acusados de agressão e destruição na Ladeira dos Tabajaras
30.10.2017
Gustavo Goulart, O Globo
Moradores denunciaram casos de tortura contra quem participava de uma festa com pagode na Rua Euclides da Rocha, roubo de dinheiro, celulares e bebidas alcoólicas de comerciantes que participavam do evento e destruição de equipamentos da banda. Três pessoas foram baleadas durante a confusão, entre elas uma jovem identificada como Gabriele, de 23 anos, com um tiro na barriga, e Robson Jerônimo, de 18, com um tiro no pescoço.


Em Paraíba, PM dá voz de prisão a estudante e diretor de Centro por frase de Hélio Oiticica
28.10.2017
Parlamento PB
A estudante Liliane Maria, do Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, recebeu voz de prisão por causa de uma frase que escreveu no mural da instituição de ensino. “Seja marginal, seja herói”, de Hélio Oiticica sintetizou uma série de trabalhos que ficaram conhecidos como marginália na década de 60, mas irritou profundamente um policial do 4° Batalhão da Polícia Militar que quis prendê-la assim como ao diretor do Centro de Humanidades, professor Waldeci Ferreira Chagas.


Júri condena PM que atirou em jovem pelas costas
28.10.2017
Ponte
O policial militar Jefferson Silva de Oliveira foi condenado a seis anos de reclusão, em regime inicial semiaberto, e à perda do cargo de policial por causa da morte de Patrick Viana, de 18 anos. A abordagem foi registrada por uma câmera de monitoramento de um condomínio do outro lado da rua. E foi através dessas imagens, analisadas quadro a quadro, que a versão de legítima defesa do policial foi contestada pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Ministério Público.


Filho de ativista é sequestrado e espancado pela polícia em Minas Gerais 
26.10.2017
Forum
Sem explicação, policiais sem identificação e armados invadiram sem mandato ou ordem judicial a casa de Mônica Aguiar, conhecida militante feminista em Belo Horizonte, agrediram seu filho Lucas Emanuel Souza de Aguiar, de 22 anos, e sua irmã Marialina e levaram ambos à força em veículo sem identificação. Fizerem descer depois a Marialina, mas levaram a Lucas. Após 8 horas, foi encontrado pela mãe no Ceflan, da Polícia Civil, e libertado.


Protesto de artistas contra Temer termina com bombas de gás da PM
24.10.2017
Sputnik
Organizada pelo grupo 342 Agora, a manifestação nas ruas do Rio exigiu a saída de Michel Temer. Manifestantes marcharam contra as reformas da previdência e trabalhista do governo Temer, assim como os cortes de recursos para a ciência e arte, e o congelamento dos gastos sociais por 20 anos. O ato foi dispersado com bombas de gás lacrimogênio e gás de pimenta pela PM.


Polícia do Rio mata turista espanhola na Rocinha
23.10.2017
María Martín , El País
A cidadã espanhola María Esperanza Jiménez Ruiz, de 67 anos, morreu ao ser atingida por um disparo da Polícia Militar, quando visitava a Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro. A mulher estava em carro com quatro pessoas, quando o motorista não atendeu a ordem de parar da PM, e seguiu até ser alvejado. Horas depois, a Corregedoria da PM determinou a prisão em flagrante de dois policiais diretamente envolvidos nos disparos – um oficial e um soldado.


Jatobá (PE): Liderança Pankararu emite nota de repúdio contra ação da Polícia Militar
23.10.2017
Portal Jatobá
Lafaete Pankararu, Presidente da União da Juventude Pankararu e Coordenador da Comissão de Articulação da Juventude Indígena, lançou uma nota de repúdio da nação Pankararu a ação da Polícia Milita em uma festa tradicional, em terra indígena. “Em um ato totalmente abusivo e que fere a Constituição de 1988, os policiais prenderam nossos convidados, durante os nossos festejos , atacando diretamente também a Lei do Estado de Pernambuco”, diz a nota.


Enquadradas: a violência de gênero nas abordagens policiais
23.10.2017
Giovanna Costanti, Agência J.Press de Reportagens
Mulheres, principalmente negras e moradoras das periferias, enfrentam enquadros abusivos. A falta de dados faz com que o assunto seja silenciado.


Imigrante sofre ação desproporcional da Guarda Municipal de Pelotas (RS)
20.10.2017
Heitor Araujo, Diário Popular
Imagens flagram senegalês sofrendo ataques com arma de choques de pelo menos cinco agentes.


“Sou discriminada quando conto que a PM atirou em mim”, diz professora
20.10.2017
José Victor Castro, Ponte
Patrícia Rodsenko conta que tomou um tiro de bala de borracha no rosto quando voltava do cinema, em 2014; governo negou o crime e até a Defensoria ficou um ano sem lhe dar retorno.


Carta branca para matar o povo preto e pobre
19.10.2017
Roberto Tardelli, Justificando
Agora é oficial, reconhecemos em lei uma corte marcial, nos moldes de guerra, onde serão julgados os homicídios praticados por militares contras civis em atividades de natureza militar, de operação de paz, ou de “garantia da lei e da ordem”..


Indígenas são recebidos à bomba na Câmara dos Deputados; 4 foram detidos
18.10.2017
Forum
Cerca de 100 indígenas foram recebidos à bombas de gás e spray de pimenta pela polícia quando tentaram participar de uma audiência pública, organizada pela bancada ruralista para discutir a “agricultura indígena”, a audiência tinha como objetivo legitimar a proposta de da exploração privada dos territórios indígenas. Dois indígenas Kaingang, um Guarani e um Terena foram detidos. Só foi permitida a entrada de fazendeiros e seus apoiadores.


PM é chamada para interromper performance com nu artístico no Paraná
16.10.2017
Forum
A performance “DNA de Dan”, alvo de intimidação da polícia em Brasília, passou por novo constrangimento em Londrina, a partir de denúncia de grupos de ultradireita. No momento da chegada dos policais, o público fez um “cordão humano” em volta do ator Maikon Kempinski e o retirou do local. Os três organizadores do festival que foram detidos tiveram que fornecer seus dados pessoais na delegacia, onde foram liberados. Organização do festival repudiou a intervenção policial.


Desocupações violentas no centro de São Paulo
16.10.2017
Jornalistas Libres
A polícia invadiu sem mandado ou liminar autorizando a retirada dos ocupantes. Uma das ocupações, com cerca de 400 pessoas, ocorreu no prédio abandonado da Av. São João, 601, local abandonado há 20 anos. Neti, uma das representantes do movimento por moradia tentava negociar com a PM sobre a entrada ou permanência no prédio, mas a PM arrombou o local e retirou os ocupantes à força, houve agressão.


Lei considerada por especialistas como “licença para matar” é sancionada por Michel Temer
16.10.2017
Yago Sales, Ponte
Aprovada pelo Congresso Nacional, a lei gera polêmica por direcionar à Justiça Militar julgamento de agentes das Forças Armadas que praticarem crimes contra civis. Antes, acusados respondiam na Justiça comum.


Força Nacional recebe com bombas a Munduruku que defendem território sagrado
15.10.2017
Xingu Vivo para Sempre
Cerca de 80 indígenas Munduruku desembarcaram no canteiro de obras da hidrelétrica de São Manoel (MT) depois de sete dias de viagem pelo rio Teles Pire, para exigir o cumprimento de acordos fechados. Ao chegarem, os indígenas foram recebidos por um contingente da Força Nacional de Segurança, que disparou bombas de efeito moral contra os Munduruku, homens, mulheres e crianças.


No Rio, truculência da Guarda Municipal também atinge quem tem licença
13.10.2017
Pedro Prado, The Intercept
A Guarda atacou no Méier, Zona Norte do Rio, em um ponto entre as ruas Dias da Cruz e Silva Rabelo, onde se concentram dezenas de camelôs, a maioria ilegais. O estranho é que a única barraca apreendida foi uma de esfirras que tinha autorização para estar ali, a que pertence a Toyba Hussein, refugiada vinda da Etiópia.


Mães pedem reparação psíquica e econômica por filhos mortos pela PM de SP
11.10.2017
Rute Pina, Brasil de Fato
Em audiência, entidades e familiares defenderam criação de um fundo estadual e denunciaram extermínio de jovens negros.


“Ela levou uma coronhada, passou mal e ainda foi xingada”, diz filho que perdeu a mãe após agressão do Bope
11.10.2017
Lucas Vasques, Forum
Jovem morador da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, revela com exclusividade à Fórum detalhes de como foi a abordagem violenta dos policiais, que levou à morte Marisa de Carvalho Nóbrega.


Travestis denunciam perseguição de policiais na Praça da República, em SP
10.10.2017
Fausto Salvadori e Daniel Arroyo, Ponte
“O PM falou que ia colocar a gente num camburão, levar para uma esquina e matar nós”, diz Nicolly, que afirma ter sido detida sem motivo. O nome de um dos “alibãs” gera pânico entre as travestis: o do PM Ilto da Cruz Pires, conhecido como sargento Pires ou Bigode, que estaria liderando as investidas contra as trans. “Quando é dia de plantão do Bigode, as trans têm que ficar escondidas”. O sargento estava entre os policiais que, sem um motivo claro, deteve nove travestis.


A serviço da Unilever a polícia reprime a greve, prende trabalhadores e dirigentes sindicais e reprime manifestação em Vinhedo (SP)
07.10.2017
Intersindical
À servico da Unilever, a polícia tentou colocar à forca para dentro da fábrica os operarios que estão em greve contra a terceirização e as demissões e levou 5 trabalhadores detidos. Para manter ao seu intento de servir a Unilever, frente à delegacia a polícia militar reprimiu covardemente a manifestação em solidariedade aos presos. Foram detidos mais dois trabalhadores e varios feridos.


Força letal da polícia paulista é legítima ou abusiva?
05.10.2017
Maurício Soares, Jornalistas Libres
Existem três tipos de critérios internacionais elaborados por Paul Chevignyes, especialista em problemas sociais e políticos relacionados aos abusos policiais, utilizados para sabermos se a polícia está abusando de sua força letal ou se essa força é uma atividade legítima.


Terra das Chacinas: 25 anos do Massacre do Carandiru
02.10.2017
Brasil de Fato
Confira o especial que traz relatos sobre o episódio e procura compreender parte da história do nosso país.


Vera Lucia Vieira: “temos vários potenciais Carandirus hoje”
29.09.2017
Daniel Gomes, Pastoral Carcerária
Em entrevista, a professora da PUC Vera Lucia Vieira analisa as repercussões sociais e na segurança pública do país após o massacre de Carandiru. Segundo ela, violações de direitos, torturas e um sentimento de vingança ainda se fazem presentes, o que abre possibilidade para novos massacres.


Guarda Civil Municipal de São Paulo atira em pessoas dentro de tendas da prefeitura
29.09.2017
Maria Vitória Ramos, Ponte
Cerca de 800 pessoas foram encurraladas pela Guarda Civil Municipal (GCM) por bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha, gás de pimenta e cassetetes, até serem contidas dentro do Atende 2, local da prefeitura, destinado ao auxílio dos usuários de drogas e à população em situação de rua. “Jogaram essas bombas com os funcionários e o pessoal da igreja lá dentro. Todos os serviços que estavam trabalhando ali ficaram presos dentro da tenda e tomando gás de pimenta junto”, centralizaram todos as pessoas no Atende 2, retiraram todos os funcionários e lá começaram uma sessão de tortura, relata Beatriz Falcón, da Craco Resiste.


Tribunal solta policial militar condenado por matar sem-terra em São Gabriel
29.09.2017
Lucas Abati, GaúchaZH
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul soltou o policial militar Alexandre Curto dos Santos, que foi condenado a 12 anos de prisão por matar o militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Elton Brum da Silva, em 2009.


A Justiça que tarda e pode falhar no Massacre do Carandiru: 25 anos de impunidade
29.09.2017
Gil Alesi, El País
Processo pode demorar décadas caso STJ confirme anulação de pena dos policiais que mataram 111 presos. Autoridades daquele período foram isentadas de responsabilidade.


Pastoral do Povo de Rua denuncia truculência da PM em ação de zeladoria
29.09.2017
Maria Vitória Ramos, Ponte
Funcionários da prefeitura de São Paulo retiraram pertences de moradores de rua e PM, que acompanhava ação, chegou a usar spray de pimenta contra frei Romero, segundo testemunhas.


“PM de Cristo” convoca mobilização contra “gente do mal” dos direitos humanos 
28.09.2017
Sarah Furtado, Ponte
Com informações falsas, áudio atribuído a coronel afirma que “pessoas perigosas” pretende “desvirtuar” policiais ao ensinar respeito aos direitos humanos.


Morte, espancamento e bala de borracha: ações violentas da PM se espalham por Joinville (SC)
28.09.2017
Adrieli Evarini, Ponte
Em menos de 30 dias, ao menos uma pessoa foi morta, Leandro Wisbecki, de 32 anos, um adolescente espancado e uma pessoa atingida por balas de borracha em ações da Polícia Militar de Santa Catarina e à Guarda Municipal de Joinville.


Mais de 14 mil alunos perdem aulas por ação policial na Maré (RJ) em busca de traficante
28.09.2017
Carolina Moura, Ponte
“Tenho um trabalho para apresentar e prova de matemática. Justo hoje a bala está comendo”, diz um dos alunos afetados pela operação.


TJ adia julgamento do caso de fotógrafo perdeu a visão nas manifestações de 2013
27.09.2017
Maria Vitória Ramos, Ponte
Recurso foi retirado de pauta da 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal sem data prevista para remarcação. Sérgio Silva foi atingido no olho por uma bala de borracha da PM.


Seminário relembra os 25 anos do Massacre do Carandiru e mostra que violações de direitos continuam
26.09.2017
Pastoral Carcerária
No Teatro TUCA da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo se realizou em 25 e 26 de setembro um Seminário sobre o 25 Aniversário do Massacre de Carandiru, organizado pela Igreja Católica de São Paulo, pela ação das Pastorais Sociais reunidas na Coordenação para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, em parceria com a PUC-SP. O evento, além de relembrar a brutalidade que foi o massacre, tem como objetivo mostrar que o sistema penal (tribunais, prisões e polícias) continua, depois de 25 anos, a torturar, matar e violar direitos de pessoas presas.


Ação da Polícia em casa de festa no Jacarezinho, Rio, deixa um morto, relatam moradores
25.09.2017
Luiza Sansão, Ponte
Um grupo de policiais da Core (Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil) invadiu uma casa de festas na localidade conhecida como Morrinho, na favela do Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro, e atirou contra jovens que estavam no imóvel, segundo moradores da comunidade. Pelo menos um jovem morreu e outro, identificado como Gabriel, foi baleado no braço. Dezenas de jovens foram levados para a Cidade da Polícia em um microônibus.


Réus da chacina de Osasco são condenados a penas de 100 a 255 anos de prisão
22.09.2017
Maria Teresa Cruz e Arthur Stabile, Ponte
Depois de cinco dias, juri popular condena os policiais militares Fabrício Eleutério e Thiago Henklain e o guarda civil municipal Sérgio Manhanhã pela maior chacina de São Paulo, ocorrida em agosto de 2015. O trio era acusado de ter envolvimento em 17 dos 23 assassinatos ocorridos.


Exército invadiu a favela da Rocinha, com a cobertura das mentiras da Globo e de Jungmann
22.09.2017
Esquerda Diário
O exército invadiu a favela da Rocinha, ao contrário do que disse o Ministro da Defesa Raul Jungmann e o contra-almirante Roberto Rossatto. A imagem da página Rocinha em Foco mostram o exército subindo pela R2. A polícia pretende entrar com um mandado de busca e apreensão coletivo, dando poderes à polícia para invadir, vasculhar as casas.


O julgamento do caso Elton Brum da Silva
22.09.2017
MST
Durante uma reintegração de posse, em 2009, na fazenda Southall em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, o policial militar Alexandre Curto dos Santos matou com um tiro pelas costas o Sem Terra Elton Brum da Silva. Oito anos o PM tem sido condenado por homicídio qualificado, por um juri popular. Queremos que o ocorrido com Elton Brum não se repita.


Estudantes da UFMG lançam campanha por uma Segurança Humanizada e contra a presença da PM no Campus
22.09.2017
Gabriel Lopo e Pamela Barbosa, Jornalistas Libres
O movimento surgiu por parte de estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG), que buscam reforçar a necessidade de boa iluminação, de aumento da ocupação do espaço, de melhores treinamentos para a guarda universitária, bem como a realização de debates, seminários, rodas de conversa e mesas redondas sobre a segurança.


“A polícia é o ponto cego da Democracia” – Mães de Maio lançam livro no Rio
21.09.2017
Mario Campagnani, Justiça Global
Os jovens negros e pobres são as principais vítimas da violência institucional no Brasil, mas os efeitos desses assassinatos atingem também diretamente as mães deles, que transformam seu luto em luta por justiça. Mães em Luta. Dez anos dos Crimes de Maio de 2006 é o livro que reúne 15 perfis de mulheres cujos filhos foram vítimas dos crimes.


PM prende professor em panfletagem contra o Escola Sem Partido em Santo André (SP)
20.09.2017
Redação ABC, Esquerda Diário
Professores panfletavam na estação Santo André contra projeto "Escola Sem Partido" quando foram abordados pela PM. Depois, a polícia aproveitou a dispersão do grupo e prendeu um professor e apreendeu o celular de uma professora que telefonava para um advogado. Seus colegas protestaram pacíficamente na Delegacia e depois de que prenderam mais uma professora, os dois foram libertados.


Feridos pelo Estado
19.09.2017
TV PUC-SP
 Parte 1: Fogo, Borracha e Fumaça Leonardo Blecher, Pública
 Parte 2: Vítimas e culpados Leonardo Blecher, Pública


Ex-jogador da seleção de hóquei é morto; PM é preso sob suspeita
19.09.2017
Marcelo de Vicco, Bruno Thadeu e Demetrio Vecchioli, UOL
Para a Delegacia de São Vicente, a morte de Matheus Garcia Vasconcelos Alves foi resolvida: "Foi um PM, nós prendemos ele, e o crime foi passional". Está preso o soldado Jarbas Colferai Neto, que teria confessado o crime.


Réus cometeram chacina de Osasco, afirma PM da Corregedoria
18.09.2017
Maria Teresa Cruz, Ponte
Com atraso de 3 horas, o primeiro dia do julgamento dos policiais militares e de um guarda civil municipal, acusados de participar da maior chacina da história de São Paulo, teve 4 depoimentos, dos 6 previstos.


SP: Reunião no Ministério Público mostra violência policial
15.09.2017
Igor Carvalho, CUT
“Ministério Público de São Paulo foi palco da audiência pública que debateu a violência policial e as possibilidades de controle externo da ação da corporação. A cada depoimento das mães que perderam seus filhos em chacinas comandadas por agentes do Estado, se escancarava a violência policial diante dos olhos do Procurador-Geral da Justiça do Estado.


Às vésperas de julgamento, Osasco enfrentaou boatos de toque de recolher e ameaças
15.09.2017
Fausto Salvadori, Ponte
“Dizem que, se tiver condenação, a PM vai matar para se vingar, e, se tiver absolvição, vai matar para comemorar”, relata mãe de uma das vítimas da chacina de 2015.


Comissão do Senado aprova foro privilegiado para crime de militar contra civil
14.09.2017
Agência Estado, R7
A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou o projeto que transfere à Justiça Militar o julgamento de crimes dolosos, como homicídios, praticados por militares contra civis, desde que durante missões. A medida tem como pano de fundo o aumento da utilização das Forças Armadas em ações de segurança pública, como o policiamento em comunidades do Rio de Janeiro.


PM destrói equipamento de som com blindado e bomba na Baixada Fluminense
13.09.2017
Luiza Sansão, Ponte
A bordo do Caveirão, policiais derrubaram e explodiram caixas de som da equipe em um evento de funk e pagode na favela Engenheiro Pedreira. É o quinto caso desde março.


PM algema mulher negra que precisava de cuidados médicos
13.09.2017
Maria Teresa Cruz, Ponte
Testemunha que gravou vídeo afirma que, em mais de uma oportunidade, pediu aos policiais que soltassem a jovem Karen dos Santos, e acionassem o atendimento médico.


"Tô morrendo hoje": pedreiro avisou que seria morto dentro de Delegacia
10.09.2017
Luiza Sansão, Ponte
Em ligação gravada, Fernando disse a parentes que estava na 45ª DP, no Alemão, Rio de Janeiro: ‘os caras estão querendo me matar aqui’. Depois, foi achado morto com sinais de tortura.


Palestra de PM armado em escola infantil de Trindade (GO) revolta pais
09.09.2017
Yago Sales, Ponte
Os pais do Centro Municipal de Educação Infantil Abadia José, em Trindade, Região Metropolitana de Goiânia, não podiam imaginar que a festa cultural, “O Pai que Sou”, teria como palestrante um policial armado, dedo em riste e “voz de pregador agressivo”. Em seu discurso, o policial afirmou que “o papel da mãe é cuidar da casa e dos filhos” enquanto o pai trabalha “para prover o sustento da família” e que “a única família correta é a aceita por Deus”. Diretora responsável pelo evento foi afastada.


Policiais Antifascismo realizaram 1º Seminário Nacional no Auditório da OAB de Rio, em setembro 28 e 29
08.09.2017
Policial Pensador
O dia 28 de setembro de 2017, na Av. Marechal Câmara, 150, Rio de Janeiro, no Seminário Nacional dos Policiais Antifascismo, será feita uma homengem ao Coronel Carlos Magno Nazareth Cerqueira, comandante da PM de Rio nos governos de Brizola.


PM reprime ato antifascista no centro de São Paulo
07.09.2017
Lucas Martins, Jornalistas Livres
A Polícia Militar atacou manifestação com cerca de 200 autonomistas, que protestavam pacificamente contra a perda de direitos, na Praça Roosevelt em São Paulo. “Já jogaram umas seis bombas, e a gente não está entendendo qual o motivo”, afirmou uma manifestante. A jovem Jéssica, foi imobilizada na avenida Consolação, perto da praça Roosevelt, por vários policiais que a obrigaram a se ajoelhar no chão (típica humilhação). Algemada, ela foi conduzida ao 78º DP.


PM ameaça despejar famílias de ocupação em Belo Horizonte
07.09.2017
Mariana Pitasse, Brasil de Fato
As cerca de 70 famílias que ocuparam um prédio vazio na Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte, denunciam que a PM está no local com um forte aparato, ameaçando despejá-las. MTD afirma que essa ação seria ilegal e denuncia que imóvel não cumpre função social.


"Disseram que vão me buscar até no inferno"
02.09.2017
José Maria Tomazela, Estadão
O gesseiro Roberto Rodrigues Nunes, de 28 anos, morador de Sorocaba (SP) denunciou ter sido torturado por três PMs durante três horas e meia: "Tenho medo por mim, por meus pais".


Depois de um ano em coma após abordagem policial, morre filho de rapper em SP
30.08.2017
Luiza Sansão, Ponte
Eric Augusto Corbacho de Lima, de 26 anos, encontrava-se em coma desde 12 de agosto de 2016, um dia depois de ser detido por policiais civis na região central da cidade de São Paulo e levado para a carceragem provisória do 78º DP (Distrito Policial), no bairro Jardins. Sua luta pela vida, que durou 12 meses e sete dias.


Massacre de Pau D’Arco – Laudo da PF constata o óbvio, foi crime de Estado
29.08.2017
Mario Campagnani, Justiça Global
O que já estava evidente foi sacramentado, com a apresentação do laudo da Polícia Federal que não deixa dúvidas, foi um crime de Estado.


Tiro que matou jovem em baile funk veio da PM, dizem testemunhas
29.08.2017
Maria Teresa Cruz, Ponte, e Caio Castor, Agência Pavio
Lucas Miranda da Silva morreu após ser baleado durante ação policial na zona norte de SP; enterro na Favela do Moinho foi marcado por revolta.


Carta-branca para PM apreender objetos de crime de policial contra civil é injustificável
28.08.2017
Humberto Barrionuevo Fabretti e Pedro Henrique Demercian, Justificando
A ilegal e inconstitucional Resolução do Tribunal de Justiça Militar terá, não se duvida, efeito imediato na impunidade de crimes específicos contra a vida perpetrados por policiais militares, em face do notório e evidente prejuízo para as investigações.


Parece reprise, mas não é. PM agride jovens em baile funk na Zona Leste de SP
28.08.2017
Forum
Policiais militares agrediram com cassetetes jovens que participavam de um baile funk de rua, chamado de “fluxo”, na comemoração ao aniversário do Parque São Rafael, Zona Leste de São Paulo. Um vídeo mostra dois policiais batendo nos jovens.


PM usou tortura e hostilidade sexual contra protesto, dizem estudantes
25.08.2017
Maria Vitória Ramos e Maria Teresa Cruz, Ponte
Estudantes secundaristas que participaram de um protesto contra os cortes no passe livre estudantil, decretados pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmam que foram espancados. Policiais teriam obrigado secundaristas a comer papel e usado homens para revistar meninas.


Moradores repudiam intervenções militares nas favelas do Rio
25.08.2017
Mariana Pitasse, Brasil de Fato
No Rio de Janeiro, nas últimas semanas, operações policiais e militares foram feitas nas favelas, alterando o cotidiano dos moradores e deixando mortos e feridos. Cerca de sete mil soldados das Forças Armadas desembarcaram em veículos blindados em oito favelas da cidade. Somente no Jacarezinho, na zona norte da cidade, foram sete mortos em nove dias de operação.


Abordagem nos Jardins tem de ser diferente da periferia, diz novo comandante da Rota
24.08.2017
Luís Adorno, UOL noticias
Em entrevista exclusiva concedida ao UOL, Mello Araújo afirmou que os PMs que atuam na região nobre e na periferia de São Paulo adotam formas diferentes de abordar e falar com moradores.


Tribunal Militar tenta tirar civis da apuração de letalidade policial
24.08.2017
Marcelo Godoy e Marco Antônio Carvalho, Estadão
O Tribunal de Justiça Militar de São Paulo baixou resolução prevendo que policiais militares deverão apreender todos os objetos que tenham relação com a apuração de crimes dolosos contra a vida praticado por militares ou pelos próprios PMs. A decisão, na prática, tenta tirar do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, a responsabilidade pela investigação de casos de letalidade policial, que bateram recorde no primeiro semestre deste ano.


Denúncia do despejo na comunidade de Canabrava, em Buritizeiro (MG)
24.08.2017
Conselho Pastoral dos Pescadores
A Policia Militar (PM-MG) chegou e destruiu todos os barracos que a comunidade havia reconstruído. As famílias estão refugiadas na ilha da Esperança, e, durante o dia, na atividade de pesca, mesmo estando no canal do rio, tiros são disparados desde a margem onde os jagunços do fazendeiro estão fazendo guarda.


Movimentos sociais ocupam Assembleia para protestar contra violência policial
23.08.2017
Cinthya Oliveira, Hoje em Dia
Movimentos sociais ocuparam a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para protestar contra a violência policial que estaria sendo empregada contra moradores de ocupações da Região Metropolitana de Belo Horizonte.


No RN, Sem Terra denunciam violência no campo e são reprimidos pela polícia
22.08.2017
MST Rio Grande do Norte
Com diversas violações legais e de direitos humanos, sem apresentação de ordem judicial, a Tropa de Choque atacou indiscriminadamente homens, mulheres, idosos e crianças, com várias agressões físicas e morais. Atacou também os bens das famílias, deixando vários feridos e crianças perdidas.


Pai de jovem fuzilado por PMs exige desculpas do Estado: "Não sei se verei meus filhos crescerem"
21.08.2017
Paula Bianchi, UOL noticias
Há dois anos e nove meses, o taxista Carlos Eduardo da Silva Souza espera por um pedido formal de desculpas do Estado do Rio de Janeiro. No dia 28 de novembro de 2015, o filho dele, Carlos Eduardo, 16, saiu da favela em que morava em Costa Barros, zona norte do Rio, para pegar um lanche com outros quatro amigos quando cruzou com uma patrulha da PM que atirou 111 vezes contra o carro em que estavam. Todos morreram.


Comunidades relatam abusos em operação de militares e policiais no Rio
21.08.2017
Carolina Moura, Ponte
As Forças Armadas, em conjunto com as Polícias Civil e Militar, entraram na madrugada desta segunda-feira (21/8) em oito comunidades da zona norte do Rio de Janeiro — Jacarezinho, Complexo do Alemão, Bandeira 2, Morar Carioca, Parque do Arará, Mandela, Manguinhos e Mangueira — para uma megaoperação em busca de traficantes, drogas e armas. Desde cedo, moradores tiveram suas casas invadidas e foram barrados na entrada das comunidades. Alguns tiveram seus celulares vasculhados.


Ato recorda impunidade de massacre na Praça da Sé
20.08.2017
Maria Teresa Cruz, Ponte
Há 13 anos, sete pessoas em situação de rua foram executadas, entre os dias 17 e 18 de agosto de 2004. Cinco policiais militares e um segurança foram apontados como responsáveis pelas execuções, mas o processo parou porque a única testemunha dos fatos, identificada como Priscila, também foi morta.


Videorreportagem mostra o caso da invasão de PMs em audiência pública em Santos
16.08.2017
Forum
Estudantes e professores, que foram intimidados por um grupo de policiais militares em universidade, explicam o que ocorreu.


Helicóptero da PM mata morador do Jacarezinho, segundo testemunhas
16.08.2017
Carolina Moura, Ponte
Uma operação deflagrada pela Polícia Militar na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio, matou um morador vendedor de legumes, conhecido como Tião, da região do Sacolão, com tiros disparados pelo helicóptero Águia da PM. A operação foi iniciada após o assassinato de um policial do Core na região.


“Eles não estavam lá à toa; alguém determinou”
15.08.2017
Ciro Barros, Pública
Adilson Paes oficial aposentado da PM, mestre em Direitos Humanos, cobra punição aos superiores hierárquicos dos policiais que hostilizaram docentes e estudantes na Unifesp, durante discussão do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo.


Moradores da Cracolândia sofrem com sítio violento
15.08.2017
Cecília Bacha, Katia Passos e Gabriela Forabelli, Jornalistas Livres
Moradores da região da chamada Cracolândia são expostos a humilhações diárias levadas a cabo por policiais da GCM e da PM.


Policiais fardados e armados ocupam audiência pública sobre direitos humanos e intimidam professores e alunos
13.08.2017
Adunifesp, VioMundo
Na Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, durante a Audiência Pública convocada pelo Conselho Estadual da Condição Humana para discutir o texto do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo, o campus foi ocupado por policiais, e a calçada do portão principal ficou abarrotada de viaturas da Polícia Militar. Estudantes e professores que se manifestaram pacificamente com cartazes em defesa da Escola Pública e dos Diretos Humanos foram hostilizados.


Ato de mães relembra mortos e cobra justiça dois anos após chacina em Osasco e Barueri
09.08.2017
Arthur Stabile, Ponte
Mães e parentes das 19 vítimas dos ataques do dia 13 de agosto de 2015 protestaram no Masp, pouco mais de um mês antes do início do julgamento de PMs e GCM acusados de participação nos crimes.


Pau D’Arco: policiais soltos colocam testemunhas em risco e comprometem investigação
09.08.2017
Mario Campagnani, Justiça Global
As investigações do Massacre de Pau D’Arco sofreram um forte revés com a decisão do juiz substituto Jun Kubota de libertar os 13 policiais presos temporariamente acusados do crime. Há provas colhidas nas investigações de que esses agentes públicos, em liberdade, tentaram impedir o andamento do caso, desde vigiar quem entrava na sede da Polícia Federal em Redenção, até ameaçar policiais que estavam no local no dia da morte dos 10 trabalhadores, mas não participaram dos assassinatos.


Acusado de agir como ‘justiceiro’, PM é condenado a 14 anos de prisão
09.08.2017
Kaique Dalapola, Ponte
O soldado da PM Eduardo Alexandre Miquelino foi condenado pela Justiça de São Paulo a 14 anos de prisão e à perda do cargo público, pelo homicídio de Carlos Cotrim da Silva, em dezembro de 2014, no Capão Redondo, zona sul paulistana. O Tribunal de Justiça Militar ainda aponta que o soldado Miquelino é investigado por outras oito mortes.


Vídeoreportagem: Bala Perdida
07.08.2017
José Cícero da Silva Pública
Videorreportagem: O pesadelo de quem vive a rotina dos tiroteios no Rio de Janeiro.


Em Contagem (MG), PM trata Parada LGBT com ofensas homofóbicas e violência
07.08.2017
Rafaella Dotta, Brasil de Fato
O ativista Gleyk Silveira afirma que por mais de dez vezes viu policiais militares insultarem casais gays e assediar casais de lésbicas. Gleyk, que também é vice-presidente da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais de MG (UNA LGBT), teve o celular e óculos quebrados por um cassetete de madeira, quando filmava uma das agressões físicas que mais tarde presenciou.


Policiais Antifascismo realizam 1º Seminário Nacional em setembro
05.08.2017
Policial Pensador
O movimento Policiais Antifascismo, formado por profissionais de segurança pública de várias corporações e em vários estados brasileiros, prepara o seu primeiro seminário nacional. O evento, será realizado no Rio de Janeiro nos dias 28 e 29 de setembro, e tem o apoio da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) daquele estado.


Após ameaça a testemunhas, PMs suspeitos de matar menino são presos
04.08.2017
Fausto Salvadori, Ponte
Justiça decretou prisão preventiva de Jefferson Alves, o Negão da Madeira, e Thiago Quintino, acusados de espancar até a morte o estudante Gabriel Paiva, 16 anos.


Polícia de SP investiga se jovem baleado pelas costas está preso injustamente
04.08.2017
Arthur Stabile, Ponte
A Corregedoria da PM e a Polícia Civil investigam se houve erro de policiais militares na prisão de Jonathan de Araújo Souza, de 18 anos, acusado por roubo de moto. No dia 9 de julho, uma perseguição na Cidade Ademar, zona sul de São Paulo acabou com a prisão do jovem, baleado pelas costas. Segundo a defesa, houve confusão de suspeitos.


Chegada da tropa de choque em fazenda Santa Maria nas proximidades da aldeia Te’ Ýikue em Caarapó-MS
02.08.2017
Caarapó News
Uma testemunha registrou o momento da entrada de cerca de 90 homens da tropa de choque da Polícia Militar, na Fazenda Santa Maria, nas proximidades da aldeia guaraní Te’ Ýikue, em Caarapó, como objetivo evitar que os indígenas retomem as terras.


PMMG faz prisões arbitrarias contra quilombo centenario
02.08.2017
Caio Santos, Jornalistas Livres
A PM de Minas Gerais se expôs novamente ao ridículo, agredindo e prendendo 4 moradores do Quilombo dos Luízes, Oeste de Belo Horizonte. Ao invés de defender a comunidade de um invasor, levaram o Batalhão de Choque, ameaçando prender todos os negros e levando quatro presos até a delegacia..


MP denuncia dois oficiais do comando de Polícia Pacificadora por violações no Alemão
01.08.2017
Luiza Sansão, Ponte
Comandantes da Coordenadoria de Polícia Pacificadora e da UPP Nova Brasília foram denunciados por constrangimento ilegal e invasão de domicílio.


Organizações de direitos humanos temem que PF não conclua investigações em Pau D'Arco
31.07.2017
Lilian Campelo, Brasil de Fato
O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e o Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos estão apreensivos com o andamento das investigações da Polícia Federal (PF) sobre a chacina de Pau D’Arco, no Pará.


HQ: Ricardo Silva, executado pela PM
31.07.2017
Bruno Nobru, Ciro Barros e Julio Falas, Agência Pública
Conhecido como Negão, o carroceiro tinha 39 anos. Esta reportagem, com disenhos conta sua história.


Morre no Rio bebê que foi baleado quando ainda estava na barriga da mãe
30.07.2017
Cristina Indio do Brasil, EBC, Agência Brasil
O bebê Arthur Cosme de Melo morreu hoje (30) no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, na Baixada Fluminense, exatamente um mês depois de ser atingido por um tiro ainda no útero da mãe, na Favela do Lixão.


A cada dois dias, cinco pessoas são mortas pela PM em São Paulo
29.07.2017
Rute Pina, Brasil de Fato
No primeiro semestre de 2017 foram mortas 459 pessoas por policiais militares no estado de São Paulo, o maior dos últimos 14 anos, um recorde na comparação com os primeiros seis meses dos anos anteriores. 30 policiais foram mortos no mesmo período.


PM é preso sob a suspeita de ajudar policiais na execução de jovens na zona norte de SP
29.07.2017
Carlos Castro e André Caramante, Ponte
Investigações da Polícia Civil apontaram colaboração de soldado em suposto homicídio praticado por dois PMs em 7 de julho deste ano.


Família acusa PM de matar aposentado de 70 anos no ABC
28.07.2017
Carlos Castro, Ponte
A família do pedreiro aposentado Ângelo da Conceição, de 70 anos, afirma que o idoso foi morto ao ser baleado no peito por um policial militar no bairro do Areião, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. “Enquanto meu tio estava indo na feira, um rapaz suspeito de estar foragido passou. Foi quando o policial atirou e o antingiu”, afirma o analista de sistemas Josuel Rodrigues.


Moradores do Moinho falam em rotina de repressão da PM, um mês após morte de jovem
27.07.2017
Claudia Rocha, Ponte
Há exatamente um mês, policiais militares da Rota executaram Leandro de Souza Santos, dentro da casa de uma moradora, na favela do Moinho, no centro de São Paulo. Testemunhas do assassinato relembram os fatos, parentes e amigos falam da saudade, e moradores contam que após a morte do jovem, a repressão policial aumentou na região.


E se a classe média de Pinheiros tivesse se omitido?
24.07.2017
Eliane Brum, El País
Do Massacre do Carandiru ao assassinato do carroceiro, rede de impunidade dá "carta-branca" para matadores.


PMs, juízes, promotores e nós: o complexo ciclo da violência policial
22.07.2017
Gil Alessi, El País
Do Massacre do Carandiru ao assassinato do carroceiro, rede de impunidade dá "carta-branca" para matadores.


Presa sete vezes em manifestações, adolescente acusa PM de perseguição 
20.07.2017
Fausto Salvadori e Daniel Arroyo, Ponte
Em menos de um ano, esta adolescente de 17 anos já foi detida sete vezes pela PM quando participava de passeatas. Ela, seus amigos e advogados não têm dúvidas: afirmam que a adolescente foi “marcada” pelos policiais e vem sendo vítima de detenções arbitrárias, com o único objetivo de tirá-la das ruas. Ela afirma que policiais ameaçaram “forjar flagrante” para deixá-la na cadeia quando for maior de idade. “Não quero ser o próximo Rafael Braga”, diz.


"Eles assassinaram Ricardo covardemente", diz ativista sobre morte de catador em SP
19.07.2017
Júlia Dolce, Brasil de Fato

Mãe do catador Ricardo Silva Nascimento participa de ato contra violência. Foto: Júlia Dolce / Brasil de Fato
Uma missa foi celebrada pelo Padre Julio Lancellotti, importante nome na luta pelos direitos da população em situação de rua na capital paulista, e reuniu familiares, amigos, manifestantes e ativistas como a atriz Letícia Sabatella. O evento foi marcado por um ato de denúncia contra a violência policial e o assassinato da população negra, pobre e periférica.


Manifestação por passe livre termina com uma pessoa ferida e quatro detidas
19.07.2017
Daniel Arroyo e Maria Teresa Cruz, Ponte
Protesto começou na avenida Paulista e seguia pacífico, quando um PM agrediu com um cassetete à moradora de rua Maria, que, desde a Paulista, acompanhava o protesto com os estudantes. Maria foi golpeada do lado esquerdo da cabeça e sangrava muito. Nno final, estudantes promoveram um "catracaço" que terminou em pancadaria e detenções pelos seguranças do Metrô.


Moradores do Jardim Peri, na periferia da zona norte de SP, acusam Rota de executar Fefeu
17.07.2017
Arthur Stabile e André Caramante, Ponte
Thiago dos Santos Ferreira era membro da Fiel Pery, braço da torcida Gaviões da Fiel no bairro da zona norte paulistana, foi morto manhã de 14 de junho, em operação da Rota.


Brutal despejo de acampados Sem Terra em Conceição da Barra, Espírito Santo
17.07.2017
MST
Os acampados, que transformaram um canavial abandonado em 50 hectares de produção saudável de alimentos, viram suas casas e lavouras serem destruídas por tratores e uma tropa de choque.


O tempo da angústia
15.07.2017
Patrick Mariano, Justificando
Ricardo Teixeira dos Santos tinha 39 anos, ganhava 50 reais por dia recolhendo garrafas e materiais para reciclagem com uma carroça. Foi morto por um policial. O motivo: um pedaço de madeira com o qual possivelmente encenava o drama da sua própria vida.


As crianças e os adolescentes jurados de morte pela polícia e pelo tráfico de drogas
14.07.2017
J.C. da Silva, Agência Pública
Em São Paulo, burocracia e atrasos em repasses de verbas de programa especial deixam sem proteção jovens ameaçados de morte. Em 2017, 48% das ameaças vieram de policiais.


Guarda Civil de Florianópolis fere gravemente gari grevista
13.07.2017
Raquel Wandelli, Jornalistas Livres
Em greve há três dias contra um projeto que abre caminho para a privatização dos serviços de coleta e limpeza, os operários da Companhia de Melhoramentos da Capital de Florianópolis sofreram uma emboscada na calada da noite. Seis trabalhadores foram feridos com tiros de bala de borracha à queima roupa pela guarda civil. Um deles foi atingido no abdômen e hospitalizado em estado grave no Hospital de Caridade. Segundo o presidente do sindicato Sintrasem, ele se encontra estável agora.


Investigações comprovam autoria de policiais em massacre no Pará
13.07.2017
Justificando
A secretaria estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Polícia Civil paraense admitiram que as investigações e laudos periciais apontam que, ao contrário do que afirmam os policiais que participaram da ação, não houve confronto com os posseiros, que podem ter sido executados. "Se juntarmos todos os laudos, não tenho dúvida de que não houve confronto... Pelo que foi apurado, tudo indica que não houve confronto e, sim, um desfecho inaceitável", disse o delegado-geral, Rilmar Firmino, durante entrevista coletiva.


“Vi o PM apontar a arma para o pobre coitado e atirar”, afirma testemunha
12.07.2017
Kaique Dalapola, Ponte
Um carroceiro identificado como Ricardo Oliveira Santos, o Negão, 29 anos, morreu em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. De acordo com testemunhas, o homem foi assassinado por um policial militar com três tiros no peito. “Ouvimos a discussão, vi claramente o PM apontar a arma para o pobre coitado e depois dois tiros, e o cara estava no chão. Não foi tiroteio, não foi nem resistência armada. Foi execução”, afirma o José Augusto Alves Neto, de 62 anos, morador da região.


Prisão de 13 policiais envolvidos no Massacre de Pau D’Arco é um passo importante para chegar aos mandantes
11.07.2017
CBDDH
Neste momento delicado do caso, é necessário que o governo do Pará e o governo federal atuem de forma contundente para garantir a segurança dos trabalhadores rurais. A prisão dos acusados certamente aumentará a tensão na região, o que pode gerar ainda mais mortes. Para evitar que isso aconteça, o Estado tem a obrigação de garantir a proteção dos camponeses, familiares das vítimas e de todas e todos aqueles que estão cobrando Justiça.


“O Bope está entrando nas favelas pra matar”
10.07.2017
Luiza Sansão, Ponte
“Os policiais do Bope entraram aqui de madrugada, bateram em morador no meio do baile, chutaram morador e saíram matando. Um menino aqui, estava todo mundo correndo e só porque ele não parou, meteram um tiro nas costas dele. E ainda comemoraram: ‘ai, tombou, tombou!’”, relata à Ponte uma moradora da Cidade de Deus, sobre a violenta operação do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar que resultou na morte de Luiz Felipe da Silva Alves, de 23 anos, e Igor Batista dos Santos, deixando dez pessoas baleadas na favela, localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.


Justiça manda prender 13 policiais por massacre de sem-terra no Pará
10.07.2017
Carlos Madeiro, UOL notícias
A Justiça do Pará acolheu pedido do Ministério Público Estadual e determinou a prisão temporária de 11 policiais militares e dois policiais civis que atuaram durante o massacre de dez trabalhadores rurais no município de Pau D'Arco, no dia 24 de maio. Os policiais afirmam que houve troca de tiros durante a ação, mas a perícia concluiu que nenhum dos carros ou coletes dos policiais foi alvejado, reforçando a versão das vítimas de que os policiais chegaram atirando ao local.


Policiais militares mataram mais de 5 mil pessoas em SP nos últimos 10 anos
10.07.2017
Victor Ferreira, GloboNews
Levantamento da GloboNews baseado em dados da Secretaria estadual de Segurança Pública de São Paulo mostra que, de abril de 2007 a março de 2017, 5.026 pessoas foram mortas por policiais militares no estado. Só no primeiro trimestre deste ano, foram registradas 160 mortes causadas por PMs.


PMs agridem mulheres e adolescentes para acabar com baile funk em SP
10.07.2017
Kaique Dalapola, Ponte
Policiais militares usaram bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, cassetete e ameaças contra crianças, adolescentes e mulheres para acabar com um baile funk no Jardim Itajaí, bairro do Grajaú, na zona sul de São Paulo, na noite deste domingo 9 de julho.


O Rio em guerra. Existe solução para a violência no Brasil?
09.07.2017
Marco Aurelio Ribeiro, CartaCapital
A política da repressão praticada hoje, em todo o país, não apresenta resultados há décadas, a não ser o aumento da violência e do número de mortes; somente de janeiro a junho deste ano ocorreram mais de 2.600 tiroteios no Rio. Estes foram responsáveis por quase 800 mortes, segundo o aplicativo Fogo Cruzado, da Anistia Internacional, que registra os dados da violência no estado.


Ações policiais na Maré, no Rio de Janeiro, são alvo de plano contra violações de direitos
07.07.2017
Luiza Sansão, Ponte
Uma decisão da Justiça cobra mudanças na forma como as polícias atuam no Complexo de Favelas da Maré, na Zona Norte da capital fluminense, onde são registrados, há anos, diversos casos de agressões, homicídios, invasões de casas sem mandado durante operações nas comunidades.


Manifestantes são detidos e sindicato é invadido pela PM
30.06.2017
Mayara Paixão, Brasil de Fato
Grevistas foram detidos em Santa Catarina, em São Paulo, e no Rio Grande do Sul, e um sindicato no Rio de Janeiro foi invadido por policiais.


Detidas após serem fotografadas em manifestação por moradia no centro de São Paulo
30.06.2017
Daniel Arroyo, Ponte
Integrantes da Frente de Luta por Moradia e moradoras de uma ocupação no centro de São Paulo, Antonia Glaucia de Araujo, de 49 anos, e Elaine Gonçalves da Silva, de 25, foram abordadas e detidas dentro de uma padaria, acusadas de obstruir a via pública.


Mandados de prisão de 96 policiais militares e 71 traficantes, sócios em um esquema de propinas que favorecia as atividades do tráfico
29.06.2017
María Martín, El País
A delação premiada deixou de ser uma ferramenta exclusiva nas investigações de políticos e empreiteiros corruptos de terno e chegou às fardas dos policiais. A novidade acaba de dar seus frutos e a Polícia Civil, a Corregedoria da PM e o Ministério Público comemoram nesta quinta a maior operação contra a corrupção policial da história do Rio de Janeiro. A inadimplência era duramente castigada. A Polícia Civil tem ciência de pelo menos três sequestros de traficantes perpetrados pelos agentes quando o pagamento da propina atrasava.


Moradores da Rocinha, no Rio, acusam PMs de matar jovem com tiro no peito
29.06.2017
Carolina Moura, Ponte
Marcos Paulo da Silva Mesquita, 16 anos, foi morto com um tiro no peito, nesta quarta-feira (28/06), na favela da Rocinha (zona sul do Rio de Janeiro). Segundo moradores da região conhecida como Cidade Nova, dentro da comunidade, policiais militares da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) atiraram contra o jovem. Segundo um morador, que não quis se identificar por temer represália, os policiais militares circulavam pela Cidade Nova em um carro particular quando saíram e começaram a atirar.


Jovem morto na Favela da Moinho foi torturado a marteladas, diz família
28.06.2017
Sérgio Silva e Fausto Salvadori, Ponte
Moradores dizem que PMs passaram pelo menos meia hora dentro de barraco com Leandro de Souza Santos antes de atirar nele. Afirmam que o jovem foi torturado e, no final, executado.


Mataram ele na minha casa. Ainda o vejo no chão", diz testemunha do crime do Moinho
28.06.2017
José Eduardo Bernardes, Brasil de Fato
O assassinato de Leandro de Souza Santos conteceu por volta das 10 horas da manhã, durante uma operação militar em busca de traficantes, que supostamente estariam abastecendo usuários da Cracolândia. Santos foi morto com cinco tiros e apresentava sinais de tortura. Ele perdeu os dentes, segundo familiares, por conta de marteladas desferidas pelos policiais.


Polícia Civil indicia cabo da PM por matar uma adolescente dentro de escola no Rio
27.06.2017
Carolina Moura, Ponte
Um inquérito policial concluiu que o cabo da PM Fábio de Barros Dias matou a estudante Maria Eduarda, 13 anos, baleada dentro de uma Escola Municipal da Zona Norte do Rio de Janeiro, em 30 de março, quando ela fazia aula de educação física. No mesmo dia em que a menina foi morta, os policiais militares Fábio e David Centeno foram flagrados executando dois homens que estavam feridos e caídos no chão, atrás do colégio.


Policiais atiram em jovem e Favela do Moinho protesta no centro de SP
27.06.2017
Sérgio Silva, Ponte
Moradores da Favela do Moinho, na região central da cidade de São Paulo, protestaram hoje em ruas próximas e nos trilhos da linha 8-Diamante dos trens da CPTM, depois que policiais militares balearam ao jovem Leandro de Souza Santos, de 19 anos na comunidade.


Como sempre, a Polícia diz que houve troca de tiros
27.06.2017
Jornalistas Livres
Na Favela do Moinho, Leandro de Souza Santos, de 19 anos, foi perseguido por policiais e refugiou-se na casa de uma moradora. Segundo relatos, os PMs tiraram a dona do local e ficaram a sós com Leandro no quarto dos fundos, onde ele teria sido morto. "Ele não sabia usar arma, nunca teve arma", "ele estava correndo sem nada", declarou seu irmão Lucas. Os Jornalistas Livres viram o corpo do jovem no necrotério da Santa Casa de Misericórdia. O rosto do rapaz está desfigurado, seus joelhos, machucados, e o peito, alvejado. A bochecha tem um corte fundo. As pernas estão inchadas, muito.


Mais uma agressão contra servidores municipais em Curitiba, para aprovar o “Pacotaço”
26.06.2017
Franciele Petry Schramm, Brasil de Fato
Bombas de gás, spray de pimenta, balas de borracha, cavalaria, e as tropas de choque da PM, contra 7 mil manifestantes. O teatro Ópera de Arame que foi palco do conflito e desta violência, foi usado para a votação e aprovação do "pacotaço" de quatro projetos de lei de ajuste fiscal do município, apresentados pelo prefeito Rafael Greca.


“Perdi a vista no protesto", conta vítima de repressão, durante audiência na Câmara
21.06.2017 
Rafael Tatemoto, Brasil de Fato
“Eu perdi a vista esquerda na manifestação. O policial mirou e atirou. Sou pai de família, com dois filhos para criar”. O relato é de Clementino Pereira. Ele participava da manifestação ocorrida em Brasília no dia 24 de maio, e foi uma das vítimas da repressão policial ocorrida no dia.


Em Curitiba, violência policial no ato contra o ajuste fiscal
21.06.2017
René Ruschel, CartaCapital

Servidor atingido pela represão. Foto: Chico Camargo / CMC


Assistente social é detida por policiais ao questionar ação na Cracolândia
21.06.2017
Maria Teresa Cruz, Ponte
Uma orientadora socio-educativa que teria observado os PMs quando faziam a abordagem para revistar a mochila de duas adolescentes dependentes químicas, foi algemada, levantada su a blusa e empurrada a uma viatura pelos policiais, que deram voz de prisão por desacato. Identificada como Estela Braga Melo, a profissional presta serviço para a prefeitura de São Paulo na Praça Pincesa Isabel, atuando na abordagem de pessoas em situação de rua, usuárias de drogas. O Conselho Regional do Serviço Social de São Paulo divulgou nota de repúdio e denunciou “violência desmedida” na região por parte da polícia; os profissionais farão ato em resistência ao ocorrido.


“Perdi a vista no protesto", conta vítima de repressão, durante audiência na Câmara
21.06.2017 
Rafael Tatemoto, Brasil de Fato
“Eu perdi a vista esquerda na manifestação. O policial mirou e atirou. Sou pai de família, com dois filhos para criar”. O relato é de Clementino Pereira. Ele participava da manifestação ocorrida em Brasília no dia 24 de maio, e foi uma das vítimas da repressão policial ocorrida no dia.


Servidores públicos de Curitiba que protestavam contra retirada de direitos foram atacados pela PM
20.06.2017
Gibran Mendes, Terra Sem Males
Servidores municipais em greve desde a semana passada contra um “pacotaço” do prefeito Rafael Greca foram agredidos pela Polícia Militar. Os trabalhadores foram atacados com spray de pimenta e cacetadas.


Moradores protestam contra o assassinato de jovem por PM em Londrina (PR)
19.06.2017 
Gabriel Ruiz, Brasil de Fato
Moradores do bairro Cafezal, na zona Sul de Londrina, saíram às ruas para protestar pela morte de Gabriel Sartori, de 17 anos, assassinado por um policial militar à paisana, que estava de folga.


Nas periferias, policiais forçam pessoas a mostrarem suas conversas de Whatsapp
19.06.2017
Brunno Marchetti, MotherBoard
Em abordagens de agentes do Estado e processos judiciais, chats em aplicativos mensageiros estão servindo como prova. O problema: isso é ilegal.


Policiais ameaçam famílias de posseiros em Cujubim, Rondônia
14.06.2017
CPT
Algumas camponesas relatam que quando foram tentar retirar umas motos apreendidas em uma reintegração de posse, policiais teriam ligado para fazendeiros, que foram até o quartel para fotografá-las. Na Delegacia, os policiais falaram, conforme as mulheres, que não era para entrarem novamente nas "Áreas do Galo Velho", e, se caso isso acontecesse, todos morreriam. Depois, um policial sem farda teria falado: “Vocês não voltem lá, caso contrário acontecerá igual ao Pará”. Policiais de Cujubim já foram presos no ano passado acusados de integrarem um grupo que assassinou dois sem terra, aparecendo o corpo de um deles carbonizado. Dois fazendeiros também foram presos, assim como pistoleiros. Um dos acusados permanece foragido, o sargento da reserva Moisés.


Megaoperação policial, vendida como um sucesso, acaba revelando esquema de propinas entre PMs e criminosos
11.06.2017
Maria Martín, El País
O desabafo de um narcotraficante após sua prisão tem ajudado a esclarecer alguns detalhes de um esquema de propinas entre policiais militares de Rio de Janeiro e as facções criminosas do Estado. O capítulo fundamental deste enredo aconteceu na madrugada de 2 de maio, quando um grupo de 100 homens do Comando Vermelho (CV) armados com fuzis entrou na favela da Cidade Alta, na zona norte do Rio, disposto a retomar a comunidade das mãos de uma facção rival, o Terceiro Comando Puro. A possibilidade de que os policiais estariam se vendendo às duas facções foi reforçada com o recente esclarecimento do assassinato da líder comunitária Glória Maria dos Santos Mica em uma cilada do cabo Carlos José Costa Júnior.


"Parece guerra, mas só um lado está armado", diz ferida por bomba da polícia
07.06.2017
José Eduardo Bernardes, Brasil de Fato
Déborah Fabri, da Universidade Federal do ABC, relata o que enfrentou após perder parte da visão em protesto.


Autos de resistência como forma jurídica da política de extermínio de pessoas
05.06.2017
Henrique Oliveira, Justificando
A chacina em Pau D’arco se insere em mais um caso de violência no campo brasileiro contra camponeses em torno da disputa por terra. E um fato que chama a atenção nesse caso, é como mais uma vez vemos os autos de resistência sendo questionados, onde os policiais alegam que mataram pessoas em legítima defesa. Os autos de resistência, um instrumento que foi criado pela Ditadura Militar em 1969, para justificar os assassinatos de opositores, que a policia dizia ter matado numa situação de resistência armada à prisão.


Jovem de Mariana é levada à delegacia por criticar a PM no Facebook
02.06.2017
Lucas Mantovani, Vértice
Estudante de 19 anos da Universidade Federal de Ouro Preto, foi conduzida à delegacia em Mariana por crime de desacato, após criticar a Polícia Militar em comentário no Facebook no dia 23 de maio.


Chacina no Campo: Vigília no Pará responsabiliza governo e judiciário
01.06.2017 
Fátima Bezerra, Vermelho
Dez cruzes e o derramamento simbólico de sangue em frente ao prédio do Tribunal de Justiça do Pará, foram a forma que os ativistas do Comitê Paraense de Combate à Violência encontraram para dizer o Judiciário paraense e os governos no estado são os grandes responsáveis pelos assassinatos de trabalhadores rurais que lutam por reforma agrária. Segundo um levantamento da Comissão Pastoral da Terra, este ano já houve 36 assassinatos no campo no Brasil, e 18 ocorreram no Pará.


Massacre no Pará
29.05.2017
Avener Prado e Fabiano Maisonnave, TV Folha


Massacre no Pará: polícia chegou em fazenda para matar, dizem testemunhas
26.05.2017
Carlos Madeiro, UOL notícias
Familiares de vítimas da ação policial que terminou com dez mortes de trabalhadores rurais, na Fazenda Lúcia, em Pau D'Arco, sudeste do Pará, afirmam que a polícia chegou atirando e, em nenhum momento teria informado sobre o cumprimento de mandado judicial.


Pau d’Arco Urgente: testemunhas oculares do massacre reforçam tese de execuções
26.05.2017
Ciro Barros, Agencia Pública
Três testemunhas oculares ouvidas pelo Ministério Público do Pará e pelo Ministério Público Federal deram depoimentos que reforçam a suspeita do CNDH de que os posseiros mortos na fazenda Santa Lúcia, no município paraense de Pau D’Arco, foram executados.


Dez pessoas são mortas durante ação da Polícia Militar no Pará
24.05.2017
Fabiano Maisonnave, Folha de São Paulo
Nove homens e uma mulher foram mortos durante uma ação policial na zona rural do municipio de Pau D'Arco. O novo massacre ocorre em meio de uma escalada de violência ligada aos conflitos pela terra. Ao menos 17 pessoas morreram nas últimas semanas em Pará por causa das disputas agrárias.


Cenário de guerra: Polícia Militar ataca manifestantes do "Ocupa Brasília"
24.05.2017
Brasil de Fato
A Polícia Militar (PM) reprimiu com violência o ato do Ocupa Brasília na tarde deste 24 de maio. Os oficiais tentaram dispersar mais de 150 mil manifestantes que marchavam em direção ao Congresso Nacional, regeitando os projetos de lei contra os dereitos dos trabalhadores, pedindo a saída do presidente Michel Temer e eleições diretas. Policiais usaram bombas de gas e cavalaria para dispersar aos manifestantes; os organizadores denunciam uso de arma letal. O presidente Temer decidiu colocar o Exército nas ruas.


Delegados envolvidos em chacinas condenadas internacionalmente foram promovidos e premiados
17.05.2017
Helena Borges, The Intercept
A Corte Interamericana de Direitos Humanos decidiu que o Brasil deverá adotar — além de inúmeras medidas de indenização específicas às famílias de vítimas e a sobreviventes das operações que resultaram nas duas chacinas. Mais de cem policiais envolvidos nas chacinas, na favela Nova Brasília de Rio de Janeiro. agiam sob as ordens de seus comandantes, que em vez de serem demitidos, como pediu à época uma sindicância interna da Polícia Civil, foram alçados a titulares de delegacias em 2011.


Justiça condena estado de São Paulo a indenizar família de jovem morto por PM
10.05.2017
Amanda Cieglinski, Brasil de Fato
A Justiça de São Paulo condenou o estado a pagar indenização de R$ 750 mil para a família do jovem Yago Batista de Souza, 17 anos, que estava sentado em frente ao prédio onde morava, quando foi atirado.


”Estou com vergonha do meu rosto”, diz sem-teto de 14 anos ferida por PM
01.05.2017
Carolina Linhares, Follha de São Paulo
O 1º de maio, em Mário Campos, região metropolitana de Belo Horizonte, Nathaly Gabriela da Silva, de 14 anos, foi atingida na boca por um tiro de borracha da PM, quando participava em uma ocupação. Perdeu 6 dentes e levou 8 pontos que ficaram marcados.


Sindicalistas e OAB denunciam violência policial em protesto no Rio
28.04.2017
Agencia Brasil
Os sindicalistas disseram que a PM jogou bombas no palco, enquanto pessoas discursavam. Os manifestantes se reagruparam na praça Cinelândia para participar do ato central da greve geral do 28 de abril em Rio. Aí falavam parlamentares e líderes dos movimentos sociais, mas os policiais jogaram bombas novamente e as pessoas se dispersaram. Quando os manifestantes tentaram retorna, os policiais os cercaram e voltaram a jogar bombas de gás e usar spray de pimenta.


Estudante agredido por um PM em Goiânia apresentou múltiplas fraturas e traumatismo cranioencefálico 
28.04.2017 
O Popular
Mateus Ferreira da Silva, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, quando participava na manifestação de apoio a greve geral do 28 de abril em Goiânia, foi agredido por um PM que bateu nele causando traumatismo cranioencefálico e varias fraturas. Uma foto registrou o momento exato em que o estudante foi atingido na cabeça por cassetete.


Vídeo mostra PMs espancando homens algemados no Acre
28.04.2017
Paulo Eduardo Dias e Luís Adorno, Ponte
Imagens captadas por um celular mostram três policias militares agredindo três homens que estavam deitados ao chão e já algemados, em Rio Branco, a capital do Estado do Acre.


Jovem é morto durante ação da PM em baile funk
25.04.2017
Kaique Dalapola, Ponte
Luiz Carlos Cerqueira Inácio Filho, 23 anos, foi morto por policiais militares com um tiro no abdômen em um baile funk no Jardim Gaivotas, região do Grajaú, zona sul de São Paulo.


Segundo moradores, PMs que mataram Gabriel Paiva, 16 anos, aterrorizam bairro
23.04.2017
Fausto Salvadori, Ponte
Quem mora no Jardim Domitila, na região de Cidade Ademar, zona sul de SP, conta histórias aterrorizantes sobre a atuação dos policiais militares na área. Uma dupla de PMs é conhecida por andar com tijolos dentro da viatura para jogá-los em motoqueiros que encontram pelo caminho. Os mesmos policiais também costumam levar um pedaço de madeira semelhante a um cabo de enxada para espancar os moradores.


Onde e quem a PM de SP matou em 2017
20.04.2017
Daniel Arroyo, Ponte
Polícia matou 243 pessoas no Estado entre 1º de janeiro e 5 de abril. Para cada quatro mortes, uma é de pessoa não identificada.


Morre jovem baleado por PM durante protesto contra a violência
11.04.2017
Diario de Pernambuco
Morreu no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, Edvaldo da Silva Alves, de 19 anos. O jovem havia sido baleado por um policial militar durante uma manifestação contra a violência no município de Itambé.


Supostas resistências à abordagem da polícia matam 1 a cada 19 horas na cidade de SP
07.04.2017
Kaique Dalapola, Ponte
Número do 1º bimestre de 2017 é 38% maior do que o mesmo período do ano passado.


Perito mata desempregado que, para sustentar seus filhos, transportava pessoas informalmente
07.04.2017
Luís Adorno e André Caramante, Ponte
Fabiano Manoel Inacio, 35 anos, tentou fugir de carros da Guarda Civil Municipal e do Instituto de Criminalística, na Grande SP, porque tinha duas autuações administrativas por transporte informal de pessoas.


PM do Rio matou jovem caído que pedia socorro, dizem testemunhas
27.03.2017
Luiza Sansão, Ponte
José Vieira da Silva Neto, 17 anos, foi morto durante operação do Batalhão do Choque no Morro da Providência.


PM é preso após matar publicitária diante da filha de dois anos
13.02.2017
Arthur Stabile, Ponte
Guilherme Carvalho de Oliveira acertou um tiro no pescoço de Maria Cláudia Pedace durante confusão em posto de gasolina na zona leste de São Paulo.


Testemunhas dizem que PMs executaram jovem de 18 anos
10.02.2017
Adrieli Evarini, Ponte
Mateus Lima Ferraz da Silva foi morto em Guaratuba (PR). Policiais envolvidos na ação estão afastados e respondem a inquérito policial militar.


Vídeo flagra PMs espancando rapazes em SP
01.02.2017
Rodrigo Herzog, Ponte
Menino de 13 anos segurava bebê no colo quando foi agredido com um tapa no rosto. Corregedoria detém PMs para esclarecimentos.


Mecânico morre após ser agredido por PM em Itapevi (SP)
26.01.2017
Giorgia Cavicchioli, Ponte
O mecânico Eduardo Alves dos Santos, de 42 anos, morreu no dia 16 de janeiro, em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo, depois de ser agredido pelo policial militar Adriano Soares de Araújo. De acordo com a declaração de óbito, o que causou a morte foi uma hemorragia interna traumática causada por um agente contundente.


PMs matam estudante de 15 anos no Conjunto de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro
20.01.2017
Luiza Sansão, Ponte
“Meu filho estava passando na rua enquanto estava tendo tiroteio. Ele foi baleado e sentou no chão, tentou atravessar [a rua], mas mesmo assim a polícia atirou nele. A funcionária da padaria tentou puxar ele, mas o policial não deixou ela puxar, falou que ia esfaquear ela se ela puxasse e que ninguém ia ver”. Davison Lucas Galdino Silva tinha apenas 15 anos.


PM de SP faz desocupação com bombas, balas de borracha e prende líder do MTST
17.01.2017
Ponte
A área, abandonada há 40 anos, estava ocupada havia um ano e meio por cerca de 700 famílias. A prisão de Guilherme Boulos gerou uma série de reações de ativistas e políticos.


Policial mata homem por estar de sunga em condomínio, diz família
12.01.2017
Kaique Dalapola, Ponte
Serralheiro autônomo, Fernando Gomes Neto, 32 anos, participava de festa de amigos em Juiz de Fora (MG) quando foi baleado por escrivão da Polícia Civil de Minas Gerais.


PMs de UPP matam adolescente a tiros em favela na zona sul do RJ
06.01.2017
Luiza Sansão, Ponte
Rickson Rodrigues Barbosa, de 17 anos, foi atingido no pescoço na comunidade Pavão-Pavãozinho, durante operação policial.


Grupo de extermínio formado por PMs, em Goiás agia a mando de fazendeiros, diz PF
11.01.2016
Gabriel Luiz, G1
Segundo a PF, um grupo de policiais militares agiam a mando de fazendeiros e empresários do norte da região, contratados e pagos de diversas formas: R$ 30 milhões, troca de favores e financiamento de campanha política. Os envolvidos são suspeitos de terem feito pelo menos cem vítimas.



Observatório das Violências Policiais e dos Direitos Humanos
Rua Monte Alegre 984 - Perdizes -  Prédio Novo - 4º andar - Bloco A - Sala 4E08 - CEP 05014-901 - São Paulo - SP
Arquivo Violências Policiais




Nenhum comentário:

Postar um comentário