Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Ex-agentes da Blackwater são condenados nos EUA por morte de civis no Iraque em 2007


"Domingo Sangrento de Bagdá" aprofundou antiamericanismo e levantou questões sobre atuação de empresas privadas contratadas pelo Exército dos EUA
A Justiça dos Estados Unidos condenou nesta quarta-feira (22/10) quatro paramilitares norte-americanos da Blackwater pela morte de 14 civis iraquianos desarmados em 2007.
Conhecido como "o domingo sangrento de Bagdá", o caso ficou marcado como um dos capítulos mais infames da Guerra do Iraque. O episódio causou fortes reações de antiamericanismo na população iraquiana e ajudou a consolidar a ideia de que a Blackwater, conhecida por atuar como uma espécie de exército terceirizado dos EUA, por meio de "soldados mercernários", agia de forma irresponsável e inconsequente.
Reprodução/Flickr/CC/HeathPowell

Após sete anos do episódio em Bagdá, júri nos EUA condenou um réu por homicídio doloso e os outros três por homicídio culposo
O júri da cidade de Washington considerou os réus culpados por terem disparado com metralhadoras e granadas contra uma multidão que permanecia na praça Nisour, em Bagdá. No julgamento de dez semanas de duração, ficou comprovado que os funcionários da empresa, contrados pelos governo dos EUA para prestar serviços de segurança no Irque, atiraram indiscriminadamente na multidão.

EUA esconderam casos de soldados feridos por armas químicas na Guerra do Iraque, revela NYT

Documento da CIA mostra que treinar e financiar insurgentes de forma clandestina é 'ineficaz'

 
Os réus defenderam-se dizendo que agiram em legítima defesa. Para eles, a resposta foi adequada à ameaça: o tiroteio começou depois que um dos guardas da Blackwater identificou — equivocadamente — como terrorista o motorista de um veículo que se aproximava.
Ao deliberar sobre o caso, os juízes federais consideraram apenas um dos réus culpado por homicídio doloso. Os outros três foram condenados por homicídio culposo, em que não há intenção clara de matar.
Empresa treinou policiais brasileiros
A firma que empregava os funcionários é uma das mais controversas do setor privado de indústria militar nos EUA. Fundada em 1997 pelo milionário ex-Seal Erik Prince, a Blackwater começou fornecendo terinamento militar e policial dentro dos Estados Unidos. Anos mais tarde, após os atentados de 11 de Setembro de 2001, a empresa expandiu sua atuação e obteve altíssimos lucros por meio de contratações públicas em meio à "Guerra ao Terror" deflagrada por George W. Bush. No Iraque e no Afeganistão, a Blackwater forneceu proteção a diplomatas, além de conduzir operações clandestinas da CIA.
Após inúmeras denúncias, a empresa perdeu sua licença para negociar contratos públicos com órgãos públicos norte-americanos. Mais tarde, foi vendida e mudou de nome. Agora com o nome Academi, continua prestando serviços na área de segurança. Neste ano, inclusive, policiais militares e agentes da Polícia Federal brasileira foram treinados pela empresa para previnir ações terroristas na Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário