Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Em memorando, diretor da CIA diz que Geisel autorizou execução de opositores durante ditadura

Informação está em documento tornado público recentemente pelo governo americano.



O então presidente da República Ernesto Geisel durante evento em São Paulo em novembro de 1978 (Foto: Estadão Conteúdo/Arquivo)

O então presidente da República Ernesto Geisel durante evento em São Paulo em novembro de 1978 (Foto: Estadão Conteúdo/Arquivo

Um memorando secreto da CIA diz que o general Ernesto Geisel, presidente do Brasil entre 1974 e 1979, sabia e autorizou execução de opositores durante a ditadura militar.



O documento, de 11 de abril de 1974, foi elaborado pelo então diretor da CIA, William Egan Colby, e endereçado ao secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger. Tornado público recentemente pelo governo americano, ele foi revelado pelo pesquisador Matias Spektor, da Fundação Getulio Vargas (FGV)


Geisel autorizou execuções durante a ditadura no Brasil, diz CIA
O memorando relata um encontro entre Geisel, João Batista Figueiredo, então chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI), e os generais Milton Tavares de Souza e Confúcio Danton de Paula Avelino, ambos na ocasião no Centro de Inteligência do Exército (CIE)

O general Milton, segundo o documento, disse que o Brasil não poderia ignorar a "ameaça terrorista e subversiva", e que os métodos "extra-legais deveriam continuar a ser empregados contra subversivos perigosos". No ano anterior, 1973, 104 pessoas "nesta categoria" foram sumariamente executados pelo Centro de Inteligência do Exército.

Trecho de memorando recém-liberado pelo governo dos EUA (Foto: Reprodução/G1)
Trecho de memorando recém-liberado pelo governo dos EUA (Foto: Reprodução/G1
O encontro se deu em 30 de março de 1974, de acordo com o memorando, segundo o qual Geisel pediu na ocasião para ponderar a respeito


O encontro se deu em 30 de março de 1974, de acordo com o memorando, segundo o qual Geisel pediu na ocasião para ponderar a respeito.

"Em 1º de abril, o presidente Geisel disse ao general Figueiredo que a política deve continuar, mas deve-se tomar muito cuidado para assegurar que apenas subversivos perigosos fossem executados", continua o documento

Ainda segundo o relato, todas as execuções deveriam ser aprovadas pelo general João Baptista Figueiredo, sucessor de Geisel --e ocupante da Presidência de 1979 a 1985

"Este é o documento mais perturbador que já li em 20 anos de pesquisa", disse Spektor.

Partes do memorando continuam sob sigilo





Este é o documento mais perturbador que já li em 20 anos de pesquisa: Recém-empossado, Geisel autoriza a continuação da política de assassinatos do regime, mas exige ao Centro de Informações do Exército a autorização prévia do próprio Palácio do Planalto. http://ow.ly/gCaK30jVPji 


Mortos e desaparecidos



A Comissão Nacional da Verdade apontou, em relatório final divulgado em 2014, ter havido 434 mortes e desaparecimentos durante a ditadura militar; 377 agentes foram responsáveis pela repressão. A identificação foi feita com base em documentos, depoimentos de vítimas e testemunhas
Em memorando, diretor da CIA diz que Geisel autorizou execução de opositores durante ditadura | Política | G1

2293
 
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
RECENTES
POPULARES
  • Vanderley Cardoso
    HÁ 11 MINUTOS
    É por essas e outras que o único Bolso (a quem) que defendo é o próprio, onde fica a minha carteira... Não! Eu não gostaria que aqueles BostasEsquerdistas tomassem conta do Brasil e transformassem isso aqui numa ZorraComunista. Mas, os milicos acabaram cometendo, no mínimo, dois grandes erros: O primeiro foi atuar completamente fora da lei, matando pessoas; o segundo se percebe na inutilidade da ação: executaram os Joões e Marias-ninguém, e deixaram vivos exatamente aqueles que, mais tarde, viriam a ser presidentes e afundaram o país, a saber, lLula e dDilma.
    • NIVALDO PEREIRA
      HÁ 34 MINUTOS
      TAÍ SENHORAS $ SENHORES OUTRA MAGNÍFICA EVIDÊNCIA daquilo que eu sempre prego por aqui: a Pior Etnia sarkástica e criminosa que Deus fez foi a desses malditos branquelos que até no túmulo causam indignação, mostrando que o Criador deve ter se arrependido profundamente da sua obra Humana, excetuando é claro as outros Etnias...... fato mais que concreto !!!
      • Fernando Aguiar
        HÁ 23 MINUTOS
        Deu chicotada foi é pouco, rsrsrsrs. Não fossem os imigrantes europeus, isso aqui seria um Haiti continental. Ei Johnson, esse teu ódio está te cegando. A culpa dos seus avós terem ficado no ócio e na pinga enquanto os meus avós trabalhavam não é dos brancos. Se seu pai ia pro bar ao invés de trabalhar, se não te proporcionou uma boa educação, a culpa não é nossa. Essa terra aqui é nossa.. mantenha sua cabecinha baixa!
        • Johnson
          HÁ 15 MINUTOS
          Olha a m;er.da que tá hoje! Cê acha mesmo que funcionou alguma coisa? Fernando, você é um pobre coitado. Que jamais vai saber o que é embatia. Você é só um filho mimado. Tenho pena de você! Espero que um dia você se arrependa de dizer esse absurdo "deu chicotada foi é pouco".
        • Georges Costaridis
          HÁ 6 HORAS
          Me deparo, vez ou outra, com indivíduos que, descontentes com a situação desse território de mulas, enaltece a ditadura e exterioriza a vontade de tê-la novamente para que essa pilantraiada que tomou conta do governo seja expurgada. Possivelmente analfabetos de história ou irresponsáveis. Um país se faz com cidadãos conscientes de seus deveres e direitos que lutam (e não é armada ou quebra-quebra) para eliminar pilantras e apoveitadores, garantindo assim uma permanente vigília da manutenção da cidadania, dignidade e respeito.
          • Gilsimar Jonas
            HÁ 2 HORAS
            Se não fosse os anos de chumbo, hoje nem papel higiênico teríamos, vide Venezuela..
            • Wallikson Girio
              HÁ 43 MINUTOS
              Se morreram os "anjinhos", foi apenas porque descumpriram a lei. Infelizmente meu caro Georges Costaridis, sua visão de história é totalmente míope. Eu vivi os "anos de chumbo", se é que é para chamar assim. Mas em realidade, para o cidadão de bem, foram anos de prosperidade, segurança e honradez.
            • Rafael Silva
              HÁ 8 HORAS
              em véspera de eleição onde um certo capitão tem toda chance de ser o novo presidente do Brasil, soltar um "Memorando" desses é uma boa tentativa né Globo? SQN. kkkkkkkk
              • Albérico Santos
                HÁ 14 MINUTOS
                foi a globo ou a cia que liberou o memorando?
              • Johnson
                HÁ 2 HORAS
                O cara mandou matar opositores, e vocês acham isso legal... Lamentável vocês!
                • Johnson
                  HÁ 21 MINUTOS
                  Você é um im.b.ec.il mesmo, Bruno! Que coisa absurda de se desejar à um ser humano. Nada justifica seu ódio!
                  • Flasuborno2013
                    HÁ 17 MINUTOS
                    TERRORISTAS, seu imundo
                  • Ageu
                    HÁ 17 MINUTOS
                    Os subversivos de ontem são os corruptos de hoje............ se LULADRÂO não fôsse informante provavelmente estaria naquele "pacote"...... agora comparem esses homens que só estavam protegendo sua pátria...... a alguns, para seu enterro, houve necessidade de uma "vaquinha"............ enquanto os corruptos de hoje, que só defendem seus interesses......
                    • Bertin
                      HÁ UMA HORA
                      e por essas e outra que não voto no bolzonaro nem que fosse u ultimo candidato do mundo.
                      • Johnson
                        HÁ 31 MINUTOS
                        Bolsominion nem é gente.
                        • Sidney Berkenbrock
                          HÁ 21 MINUTOS
                          Será o seu pior pesadelo após as eleições meu caro Jahnson.. Ele estará até embaixo da sua cama te olhando com seus óculos escuros !!! kkkk
                        • Jose Cotrim
                          HÁ 21 MINUTOS
                          É tudo que a esquerda quer no momento.
                          • Sidney Berkenbrock
                            HÁ 31 MINUTOS
                            Só se ferrou quem era baderneiro e arruaceiro, gente que nasceu para o desserviço... (claro que algumas pessoas de bem acabaram pagando o pato também infelizmente)... O Brasil é na sua essência um pais conservador e não há espaço para revolucionários que querem pregar ideologias porcas e marxistas...
                            • Fernando Aguiar
                              HÁ 7 HORAS
                              Papai, mamãe e meus avós, que vivenciaram o período e só dizem coisas maravilhosas sobre aquela época de segurança, educação de qualidade e emprego farto, devem estar errados, certo está o moleque nascido depois de 1996 que 'sabe' o que aconteceu por meio de marxistas travestidos de educadores lá da escolinha que ele vai duas vezes por semana. Querem discutir com quem viveu a experiência, acham que sabem mais, kakakakaka.
                              • Bruno Wenck
                                HÁ UMA HORA
                                Fracassados como esse Johnson se utilizam da palavra EMPATIA pra tentar convencer as pessoas a se auto sabotarem, que é bonito ser feio. Tipo branco apontando o dedo pra branco pra defender 'minorias' e sabotando a própria raça, hétero apontando o dedo pra hétero pra defender LGBT, etc., nada mais baixo e auto degradante. Sim, eu sou eleitor dele. Tu é contra o Mito porque ele não representa escórias como tu!
                                • Johnson
                                  HÁ 41 MINUTOS
                                  Bruno, você é previsível! Só comprovou a minha tese de que você é só mais um alienado! Nem gastar meus argumento para debater com você, afinal os bols.ominions são donos da verdade absoluta e se você for contra eles surtam. Vou deixar você nessa ilusão de "auto sabotagem" KKKK
                                • Uitinei Figueiredo
                                  HÁ 41 MINUTOS
                                  Eu acho muita coincidência esse assunto surgir em ano eleitoral e após prisão do molusco
                                  • Wandeson Costa
                                    HÁ UMA HORA
                                    BURRO SOU EU! QUE AINDA PARA LER NOTICIA DA GLOBO.
                                    • Bruno Wenck
                                      HÁ UMA HORA
                                      O engraçado é eles pressuporem que alguém da a mínima se esquerdistas foram torturados ou mortos kkkkkkkk olha minha cara por causa disso >> :-)
                                      • Bruno Wenck
                                        HÁ UMA HORA
                                        Na época do Regime Militar existiam dois tipos de pessoas: 1) As que trabalhavam, estudavam, criavam seus filhos, não se metiam com coisa errada e prosperavam na vida, como meus avós. 2) Uma minoria de bandidos que, influenciados por ideários apátridas, SABOTAVAM e TRAIAM o próprio país. Infelizmente muitos não tiveram o fim merecido: jogados no oceano com blocos de cimento amarrados aos pés.
                                        • Sidney Berkenbrock
                                          HÁ UMA HORA
                                          Fogo nos comunistas..
                                          • Heitor Santos
                                            HÁ 2 HORAS
                                            Será que tem uma fórmula para trazer o Presidente Geisel de volta, ou fazer um clone deste meu considerado
                                            • Paulo Fructuoso
                                              HÁ UMA HORA
                                              Luis e jojo dois trans mau amados kkkm
                                              • Eduardo Teixeira
                                                HÁ UMA HORA
                                                O General Geisel poderia voltar e terminar o serviço Heitor, infelizmente o General João Batista Figueiredo deu mole e os comunas agora estão nadando de braçada
                                              • Mike Schwelps
                                                HÁ UMA HORA
                                                Em míseros três DIAS morre mais gente assassinada do que em todos os 21 anos de ditadura. Três DIAS.
                                                • Jorge Ferreira
                                                  HÁ UMA HORA
                                                  Mandou executar 104 em quatro anos de governo na ditadura. hoje na democracia o governo por si só não executa mais, mas permite que o povo execute mais do que os 104 POR DIA sem tomar nenhuma atitude. Afinal em que governos se mata mais ?
                                                  • Sidney Berkenbrock
                                                    HÁ UMA HORA
                                                    Esses "opositores" ao qual se refere o titulo do artigo nada mais são do que baderneiros comunistas que disseminavam a desordem social no pais. Meus avos não tiveram nenhum problema com isso porque não iam na rua depredar patrimônio publico e nem muito menos disseminar o comunismo na cabeça de ninguém.
                                                    • Marcelo Gonzaga
                                                      HÁ UMA HORA
                                                      Mas esse memorando está escrito por computador? Ná época nem existia.....Ta me cheirando treta.....kkkkkkkkkkkk
                                                      • Igor Silva
                                                        HÁ 4 HORAS
                                                        Como a GL 0B0 gosta de ditorcer os fatos... Primeiro fala que Geisel autoriza opositores deixando a entender que ele era um tirano, depois falam que eram terroristas. Meu Deus... Não diga meias verdades com mentiras.
                                                        • Justine
                                                          HÁ 2 HORAS
                                                          FFAA--incorporem o HERÓI GEISEL
                                                          • Lara Santos
                                                            HÁ 15 HORAS
                                                            REGIME MILITAR - 21 anos - 434 Comunistas mortos (Gente que queria CUBA). "DEMOCRACIA" -33 anos- 60-70 mil homicídios/ano de trabalhadores, inversão diária de valores, os mesmos de 1964 querendo Cuba - O Foro de São Paulo é mais do que prova. Doutrinação nas escolas e universidades, Marxismo Cultural destruindo os valores, os costumes, a Cultura, a inteligência e a própria dignidade humana. A pior tipo de Ditadura é a Ditadura que estamos vivendo, isto é, a DITADURA BRANCA - uma Ditadura que não é percebida por todos.
                                                            • Elizeu Calegari
                                                              HÁ 4 HORAS
                                                              Vc acredita que a Lara é essa loirinha? Pato é pato mesmo...
                                                              • Romeu Pereira
                                                                HÁ 2 HORAS
                                                                OS MILITARES SO ERRARAM NUMA COISA... DEVERIAM TER TERMINADO O SERVIÇO, ASSIM TERÍAMOS UM PAÍS MELHOR!
                                                              • Jairo Meneses
                                                                HÁ 2 HORAS
                                                                O Brasil precisa ou qualquer país do mundo é de " AMOR AO PRÓXIMO". Tendo isto, tudo se resolve.
                                                                • Johnson
                                                                  HÁ 2 HORAS
                                                                  Respeitar as diferenças é o principal, eu acho... Falta muita empatia pra esse povo pró-ditadura.
                                                                  • Heitor Santos
                                                                    HÁ 2 HORAS
                                                                    Precisa é só acabar com os bandidos, corruptos, políticos bandidos que são quase todos
                                                                  • Heitor Santos
                                                                    HÁ 2 HORAS
                                                                    Parabéns Presidente, obrigado por não deixar implantar o comunismo no Brasil, seu único erro foi não ter exterminado todos elementos comunistas


                                                                    Nenhum comentário:

                                                                    Postar um comentário