25 DE FEVEREIRO DE 2014, 15:00
ESCRITO POR MARCELOTAS
Foto: PM atuando em recente manifestação em SP (jornal Zona de Conflito- Mídia Independente)
Peço licença e atenção à Policia Militar- de São Paulo e do Brasil- para, com todo respeito, sugerir três pontos a serem levados em consideração:
1. A PM não pode sair prendendo e atropelando as leis e os direitos dos cidadãos brasileiros.
2. A PM não pode bater em jornalistas mesmo que depois peça desculpas pela “falha”. Na verdade, a PM não pode deter ou agredir qualquer cidadão sem uma razão consistente e plausível para isso.
3. Alo PM, a situação está difícil para todo mundo. Respeito o trabalho de voces, como já demonstrei várias vezes aqui. Só reitero que a PM deve respeitar as leis e os cidadãos e sobretudo se dar ao respeito.
CATEGORIAS: COMUNICAÇÃO
Como só atingir o ‘manifestante’ errado numa massa com centenas ou milhares de pessoas juntas?
Como não atingir jornalistas que se interpõem imprudentemente entre grupos violentos e policiais?
Tas, com todo respeito, dessa vez quem ‘olhou o próprio rabo’ com essas dicas foi vc.
Acho pertinente colocar um artigo que fiz (também uma propagandinha de meu blog, claro), referente ao caso da senhora arrastada pela viatura policial no Rio de Janeiro. Abraço!
http://www.meupitako.blogspot.com.br/2014/03/a-cesar-o-que-e-de-cesar.html
Uma das causas é a Lei 8429/92, Gov Itamar Franco, feita para proteger políticos e corruptos. Na opinião do amigo acima citado, a mudança nessa lei seria um bom começo.
Mas, quem se dispõe ao menos discutir a mudança?
Pra que PM se a população é contra? Os Policiais Militares estão na rua nesse momento, recebendo uma VERGONHA de salário, enquanto você está com o rabinho sentado, em casa, ou dentro da emissora, socado de segurança na volta, recebendo uma fortuna. Assim realmente fica fácil reclamar
E a vc Agnaldo mto obrigada pela força… Precisams de mais pessoas como vc, para nos apoiar e não nos criticar até pq criticar é facil, vir pro meu lugar vestir a minha farda e dar a cara a tapa dia é totalmente diferente!
Parece q há uma confusão mental, e que aos olhos da policia, qqr um q esteja do lado inverso ao seu deverá ser tratado como marginal… será isto?
Lembrando que em uma manifestação também existem bandidos infiltrados (inclusive políticos). Assim fica mais dificil ainda distinguir os cidadãos comuns da bandidagem… Neste caso, deve o inocente pagar pelo culpado? Valerá a lei do “vamu distribuir porrada pra todo lado q a gente acaba acertando alguém q merece apanhar?”
Sei não… conheço policiais “do bem”, ms tbm conheço outros “do mal”…
Mas sei q ficar calado só agrava a situação.
DE TODOS os cidadãos, sejam eles a cor que forem, tendo ou não dinheiro no banco, tendo ou não prestígio ou qualquer forma de poder!
NÃO PODEM bater nem nos jornalistas da mídia tradicional nem nos jornalistas das mídias alternativas/digitais/ não tradicionais, chamem da maneira que achar melhor, o importante é não bater. Aproveito para também lembra-los que não podem bater nos professores destes jornalistas, todos eles, desde o jardim da infância/creches. Ah! E só pra finalizar, também não podem bater em filhos das merendeiras, faxineiras, e tantas outras pessoas que passam invisíveis por muitas pessoas de “bem” (ou não)!
SIM tá difícil pra todo mundo, mas muito pior pra quem não tem água potável, rede de esgoto, eletricidade, PERSPECTIVA DE VIDA! Não piorem a situação usando de violência gratuita, você pode tirar de espectadores desta violência a esperança de fazer o bem!
https://www.youtube.com/watch?v=aqyMvGxYnI4#t=29
Sim, sem mais delongas, é isso que penso. Um dos poucos, ou talvez o único país que tem duas polícias, sendo uma ostensiva e outra investigativa ( e afins). Assim como somos únicos em muitas outras “façanhas” extraordinárias.
O povo se rebelando contra “os bandidos”, frases do tipo: “bandido bom é bandido morto”, como li acima, e o triste apodrecimento do corpo policial do Brasil, são casos claríssimos, de que estamos regredindo mentalmente, de tal forma, que pode ser irreversível.
Daqui alguns anos, vamos estar todos portando tacapes, e batendo na cabeça uns dos outros. De nada valem leis, em um Estado, que está afogado delas, se seu povo não sabe ler, escrever, ou melhor, nem sabem que as leis de fato existem!
O povo, e isso incluem-se as polícias, precisam urgentemente, de educação, de investimento em educação.
Uma nação que prefere o pão e o circo, à pesquisa e ao conhecimento, não está tão distante assim, do esquecimento.
há 2 horas
Este é o braço do nosso colega Alexandre, atingido por um tiro de fuzil em Itamonte/MG na madrugada de 22/02. Nossos agradecimentos à equipe médica do Hospital de São Lourenço/MG!
Graças a Deus nosso colega está se recuperando e em breve retornará ao combate! Força e Honra!
Foto
Vc paga mal!!! Precisa melhorar nosso salário!!!!
O Brasil precisa ser repensado de maneira GLOBAL, ou seja, em tudo por tudo precisa mudar – não só a PM.
Gostaria, ainda, de dizer ao Sr. Marcelo Tas que admiro muito seu blog e o acompanho via G+ e o acho um dos mais equilibrados blogueiros que conheço (bem, não posso dizer que conheço muitos, mas fica o elogio).
parabéns pela postagem, simplesmente sintetizou de maneira perfeita tudo que eu talvez não tivesse a capacidade de fazê-lo, motivo pelo qual faço de vossas as minhas palavras.
sou um admirador do profissional que és e com sua resposta passo a ser do ser humano, capaz de respeitar, e penso, refletir sobre posições adotadas.
“Por fim, acrescento mais um conselho, este aos jornalistas: se querem que os outros cumpram as leis, comecem por cumprir as leis vocês mesmos e deixem de se considerar uma categoria acima das demais, sob “pretexto” da “liberdade de imprensa”.”
CHEGA DE PROTEÇÃO AOS BANDIDOS!
Vamos acordar!
Devolvam o Brasil aos cidadãos de bem!
Isso é uma palhaçada, e ainda a imprensa está sempre contra a polícia. Eu só queria ver, se ao invés daquele rojão ter atingido o cinegrafista tivesse atingido um policial, se a imprensa teria dado a mesma enfase. Aposto que teriam dito que os manifestantes só estavam tentando se defender.
Não estou querendo dizer com isso que sou favoravel ao que aconteceu com o rapaz. Mas a imprensa do Brasil é um lixo.
Eu sempre digo que discutir é duvidar de mim mesma, mas, como adoro você, vou dar uma discutida.
Vocês são formadores de opinião. então cada vez que você cutuca a polícia por mimimi de jornalista, você autoriza algum Black Psicopata a querer espancar aquele que bem ou mal estabelece a ordem. Um santista ontem foi brutalmente assassinado, as pessoas estão muito agressivas. Sugiro que você assista o filme ” A caixa ” para entender que uma flecha lançada (incitação a violência)não tem rumo certo.
Os policias cometem excessos, porem já vi provocação demais, e tem muito jornalista que quer aparecer. Precisam aprender com feras comoo Heródoto Barbeiro a serem cordiais e isentos. Este vídeo que filmaram agora do policial dizendo: ” filma gostoso” causou uma indignação patética, o braço quebrado de um destes não foi sequer lamentado.
Vou parar por aqui mandando muitos abraços.
mais será que vale a pena fazer isso a qualquer custo, violando regras de segurança e indo para o meio do conflito, quando leva borrachada quer atacar a polícia que tá fazendo seu trabalho.
qualquer pessoa que não faz parte de uma confusão deve se afastar, para sua própria segurança.
o lado ruim do Brasil.
Nos olhos de quem quer
E me viu o único civil
rodeado de soldados
Como seu eu fosse o culpado
1- È seu direito manifestar, mas tenha bom senso e vá embora da manifestação no caso de conflitos. (bandido não está pintado de fluorecente)
.
2- a policia respeita o cidadão e é por isso que ela está la, para não deixar que bandidos destruam o pouco que temos.
.
3- Enquanto o Brasil realmente não acordar a sua ida as manifestações será apenas para falar mal da policia.
.
Nao diga bobagens,
Num país de ladrões na rua assaltando velhinhas, a policia, repito, deveria chegar dando tiro. Tolerância Zero.
O senhor provavelmente nunca tenha morado na periferia como grande parte da polução mora e sabe, pelos menos os que tem a minha faixa etária, que bandido tinha medo de policia.
E viva a PM.
Qual a Solução?
A PM entrar em Greve também! Daí vem a pergunta, a população apoiará ???
pelo Regulamento militar não podemos aderir a greves, passiveis de punições severas a menos que o presidente conceda anistia !
Então Fica a pergunta, a população iria até o fim ?
Creio que não !
Meu elogio vai a todos os jornalista da TV Bandeirantes, que apesar do episódio trágico com o cinegrafista da casa, conseguem fazer críticas coerentes, e com a mais ampla imparcialidade que se deve ter. Em nenhum momento se deixaram tomar pela ira do ocorrido. Vândalo é vândalo, e manifestante é manifestante… redundante, e bem simples. Muitos questionam, “e qual é a causa?” A causa é o Brasil !!! Não o Brasil colorido e promissor mostrado nas propagandas de governo, mas sim, um Brasil cinzento próprio de cada manifestante que foi às ruas questionar!!!
Poderemos agredi-los ou nos juntarmos em um grande manifesto por melhores condiçoes de salarios para policiais, professores, hospitais.
1- Não sou policial, mas vejo a polícia militar engessada porque pessoas acham que bandido deve ser tratado com carinho. Talvez a polícia possa estar aproveitando a oportunidade para descontar a frustração de não poder dar um corretivo nos bandidos de verdade, porque nossa imprensa corrupta fica defendendo os bandidos e incentivando a população a proteger os “coitadinhos” que a polícia maltratou, sem levar em consideração que esses “coitadinhos” mataram, roubaram, ameaçaram ou até torturaram pessoas honestas e inocentes!
2- Jornalista deve noticiar e não manipular as notícias. Deve ficar a uma distância segura, para que os policiais façam seu trabalho e não ficar se metendo no meio da multidão para gravar cenas onde a polícia tenha de usar a força para conter os “vândalos”(porque manifestante manifesta sua opinião e vândalo quebra o que encontra pela frente). E o pior, é que ainda depois da polícia ter de usar a força contra os vândalos esses “pobres repórteres inocentes” (que quer a melhor manchete e não noticiar, que aliás é o que um repórter deveria fazer), ainda noticiam o seguinte: “polícia desrespeita os direitos humanos dos manifestantes”.
3- Puxa vida Tas. Você, que é uma pessoa inteligente, capaz, que faz um trabalho excelente, poderia ter um pouco mais de responsabilidade nas suas colocações. Com todo o respeito Tas, ajude as autoridades a fazerem seu trabalho, já que os corruptos, os bandidos e os idiotas estão atrapalhando todos os dias!
O que me preocupa mais são as leis supervalorizam a impunidade e obrigam a policia a “enxugar gelo” constantemente, fazendo com que o trabalho de prender quem sai dos trilhos seja ridicularizado depois com soltura de indivíduos que, notadamente, deveriam continuar presos.
Pior ainda é prender gente só pra passar a sensação de que a sociedade está segura. Balela! Nosso sistema carcerário não resgata ninguém da condição de bandido. Estamos vivendo um sistema falido.
Acredito no trabalho de pessoas honestas e estas estão em todas as camadas da sociedade, mas numa faixa exclusiva estão aqueles que podem “comprar tudo” inclusive a própria liberdade, num lugar onde mandam prender e soltar como se vivessemos na época do coronelismo.
Infelizmente foi nisso que nos transformamos, um país, onde o que impera é a força bruta, a ignorância e a própria impunidade
Jornalista inteligente, MESMO de mídia alternativa, USA ALGUMA IDENTIFICAÇÃO…. um colete…tipo IMPRENSA!
O que eu vi, era um rapaz vestido com roupas normais, com capacete e máscara….. depois que a PM colocou o cara no chão, ele começa a gritar que é JORNALISTA…. nesse momento… não tem como o soldado parar… Oh! Querido jornalista, pode por gentileza fornecer um documento onde consta o seu trabalho….!!!!!
Outro ponto, havia um cinegrafista do SBT gritando que tinha acabado de ser agredido por um cara de camisa listrada… mostrou o rosto do bandido…e os demais “Jornalistas” mesmo os alternativos…nem se quer deram atenção….
Chegou a hora de parar de tudo ser violência…a PM precisa restabelecer o controle, para que eu tantas outras pessoas possamos ir em manifestações. Hoje não saio da minha casa, pois tenho medo de ser agredido por pessoas que usam capuz pretos, máscaras pretas, capacetes pretos, e dizem que isso é normal!
E se me permite eu complemento dizendo que, as pessoas que realmente não querem
ser agredidas ou participar de confusões devem se afastar no momento do conflito, não adianta se fazer de vitima depois que é atingido por uma bala de borracha….devemos lembrar também que os Policiais são funcionários da Estado e devem como em qualquer outro trabalho cumprir ordens e fazer o seu trabalho, nesse caso mesmo que seja usando da força.
E não o Governador ir lá “negociar” com os bandidos…
Tropa de CHOQUE é para resolver não é para entregar flores!
A sociedade estará totalmente falida quando deixarmos de respeitar os policiais, que em sua grande maioria são pessoas que estão defendendo a sociedade por vocação pois, por dinheiro é que não é, uma vez que o salário deles não desperta a inveja. Observem que não tenho nenhum parente policial e não sou policial. Também não sou reacionário, concordo com as manifestações, porém acredito na inteligência na apresentação das propostas e não na violência dos revoltados sem causa. Mas, para quem não gosta da polícia, recomendo que quando alguém de suas famílias for assaltado, roubado, furtado, chamem os Black Blocs, não disquem 190!
Isso é o mínimo que alguém pode fazer, se chama EDUCAÇÃO!!!
Os direitos humanos foram feitos para todos.
Se um manifestante destrói o patrimônio público ele esta ferindo a constituição, quando um policial o agride por isso ele também está indo contra essa constituição.
Sua expressão “borracha neles” é de um tamanho pequeno, gente pequena pensa assim.
Se houvesse respeito de ambas as partes não haveria confronto.
“Infelizmente quem está trabalhando também pode sofrer alguma coisa, mas faz parte da árdua profissão de repórter. ”
NÃO, não faz parte!
O que deveria ser lamentado é a falta de planejamento estratégico.
Jornalistas e outros profissionais de comunicação “também pode sofrer alguma coisa”, porque não se tem o cuidado de separar quem realmente estar passando dos limites.
É porque estou armado que devo tomar mais cuidado com minhas ações.
só que essa truculência só existe com uma parte da sociedade! a outra nem vê a policia!
Venho te parabenizar pelo seu trabalho, mas como Policial Militar da reserva também quero te fazer uma pergunta, relacionada ao assunto, “Qual foi seu comentário ou seu posicionamento sobre a recente tragédia ocorrida durante manifestação no Rio de Janeiro, do cinegrafista da Band”.
Para o jornalista:
- O jornalista não pode tomar partido para aumentar a audiência.
- O jornalista deve noticiar o que acontece, não estimular para que algo novo aconteça.
- O jornalista deve lembrar que em situação de crise, a autoridade policial é responsável pela integridade física de todos, inclusive a do jornalista. Então quando ele avisar que não é seguro ele deve ser respeitado.
Para o manifestante:
- O bem público é de todos e o privado não lhe pertence, você não pode depredar porque simplesmente lhe deu na veneta.
- Quebrar todas as lixeiras e jogar o lixo na rua é falta de civilidade e não manifestação.
- 90% dos que os pichadores escrevem não é possível entender, e o que conseguimos tem erro de português.
Sou contra a violência policial, mas todos temos nossa parcela de culpa, minha foi ter votado no PT e no PSDB.
A PM é e sempre vai será criticada,nunca está bom…A PM tem mais é que ficar de braços cruzados esperando esses “manifestantes” quebrarem tudo.
A partir do momento em que um PM usa do abuso de poder para o cidadão ele está errado!
Quando voce estiver andando na rua e um policial nao for com a sua cara, te fazer uma geral e falar com voce, gritando, apontando o dedo na sua cara, e se vc tentar falar algo ele disser que vc esta cometendo desacato, vc vai mudar esse seu discursinho de “tem q sentar a lenha mesmo”.
O que falta é educação em todas as esferas desse país, o brasileiro qdo tem o mínimo de poder na mao se acha no direito de cometer abusos.
Me de uma explicacao plausivel no fato de um PM agredir reporteres? qual o direito que ele tem pra isso?? Se fosse o político corrupto que agredisse o repórter vc ia achar isso um absurdo!
Quanto aos encapuzados, acho sim q tem que agir com mais rigor, pois se esta escondendo a cara é pq coisa boa não vai fazer!
E por fim, defendo a policia desse pais, defendo por condições mais dignas e qm sabe um dia cheguemos no padrão da islandia, em que o POVO é educado e a policia não precisa utilizar de forca extrema, pois eh respeitada!
ou rico na rua e colocar com as pernas abertas
com a nao na cabeça so pobre e tratado
com esse tipo de abordagem direito para todos e assin que tem que ser ou eu to erado