Recebo esta pergunta quase que diariamente pelas redes sociais, blog, telefone, pessoalmente e por sinal de fumaça. Acho que falta informação na internet para os que desejam ingressar nas forças armadas dos Estados Unidos, mas ao mesmo tempo algumas pessoas não se dão ao trabalho de fazer uma simples pesquisa ou usar o bom senso.
“Tem que saber Inglês?”, “tenho 14 anos, posso me alistar?”. Se alistar em um Exército de outro país, demanda muito planejamento e pesquisa, e tenho a impressão de que alguns acham que é fácil ou que o processo vai acontecer da noite pro dia. Querem entrar semana que vem e embarcar para os Estados Unidos amanhã  Não é bem assim.
Vou falar aqui do processo de alistamento no Exército, pois foi pelo qual eu passei e o que tenho mais informação, mas posso garantir que as outras forças são similares quanto ao seu processo de seleção. Também vale ressaltar que as informações que vou passar são atualizadas, mas podem mudar após a data desta postagem.
Requisitos de Status Legal nos EUA – Este requisito é o primeiro e o mais importante para o alistamento. É um item básico e sem ele o recrutador não poderá iniciar o processo de alistamento. É necessário ser CIDADÃO DOS ESTADOS UNIDOS OU SER RESIDENTE PERMANENTE (Ter o Green Card). Não há outra forma de ser mais claro. Antes existia o MAVNI, um programa para o alistamento de imigrantes que obedeciam a certos critério, mas este programa está suspenso para 2017, por enquanto. Há brasileiros que se alistam por terem conseguido o Green Card ou a cidadania Norte Americana, mas como conseguir isso não é assunto que é da minha especialidade, mas há inúmeras páginas e fóruns na internet que transmitem estas informações.
Requisitos de Idade – Ter entre 17 e 35 anos.
Requisitos Físicos – Você estará se alistando em um Exército, não em um acampamento de férias. Estar em condicionamento físico bom é o mínimo que se espera de um candidato. Mas sempre é bom tentar justificar em números o que é considerado aceitável para o alistamento. Todos os candidatos fazem um teste físico durante o processo, ele não é oficial, mas demonstra a sua condição física ao recrutador e indica possíveis áreas de melhora antes do embarque para o treinamento básico. Costumo dizer que o indicado é conseguir fazer 50 flexões e 60 abdominais em 2 minutos, além de correr 3,2 Km em menos de 15 minutos para os homens. Para as mulheres os números são menores, 25 flexões, 60 abdominais e a corrida em menos de 17 minutos. Durante o treinamento você sera testado e avaliado oficialmente e sua condição física sera melhorada, portanto se obedecer os números que mencionei, não terá problemas com a parte física.
Requisitos Morais – O seu passado negro te condenará! Se você já foi preso por assaltar um banco, esqueça, essa vida de milico nos EUA não é pra você. Crimes de proporções menores como dirigir sem habilitação, consumir bebida alcoólica quando era menor de idade também podem ser uma barreiro ao alistamento, portanto se comporte! Endividamentos e o nome sujo nos EUA podem criar problemas se estiver se alistando em uma função que exija algum nível de sigilo.
Requisitos Educacionais – No mínimo, ensino médio completo. Ter o ensino superior completo ou incompleto te dará o direito de se alistar com uma patente um superior. Se a sua educação foi conseguida no Brasil, não há problema, o Exército Americano traduzirá os seus documentos. Há empresas aqui nos EUA que fazem isso também.
Requisitos Intelectuais – A prova de entrada se chama ASVAB. Não é um concurso geral como no Brasil, você compete consigo mesmo. Exige conhecimentos de matemática e Inglês. Há outras matérias na prova mas estas só servem para aferir sua afinidade com determinados trabalhos que o recrutador te oferecerá antes de se alistar. Cada MOS (Trabalho dentro do Exército) exige um mínimo. No meu caso, Médico de Combate foi 110. (Cerca de 75% da prova), Operador de tanque por exemplo, exige uma pontuação menor (cerca de 50%) e por ai vai. Então, quanto melhor for na prova, mais chances terá de escolher o que você quiser fazer dentro do Exército. ESTUDE!
Se você tem todos estes requisitos, parabéns, pode começar a pensar em se alistar. Basta entrar em uma unidade de recrutamento. Estão espalhadas pelos EUA. Leve todos os seus documentos e o recrutador fara todo o trabalho. Vai agendar uma data para você fazer o ASVAB e após o resultado, te dará cerca de 5 opções de função (MOS) dentro do Exército. Após isso, o recrutador te dará uma data de apresentação e embarque pro treinamento básico.