Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

OBSERVATÓRIO DAS VIOLÊNCIAS POLICIAIS-04

 2018
Violência Policial
Defesa dos Direitos Humanos

Desde 2006 o Observatório das Violências Policiais-SP foi integrado ao Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL- PUC-SP), vinculado ao Programa de Estudos de Pós-graduação em História da PUCSP. Desde 2017 somos o Observatório das Violências Policiais e dos Direitos Humanos.
 




Cartilla sobre Abordagem Policial



Campanha de Anistia Internacional


Derechos Humanos no Brasil 2017







Sitio Premiado - Selo Direitos Nota 10 - DHnet

Homem morre durante ação da PM na Luz, em São Paulo
15.07.2018
Jeniffer Mendonça, Ponte
Um morador de rua identificado como Lucas morreu, vítima de uma parada cardíaca, durante uma operação da Polícia Militar na Luz, região central de São Paulo. Segundo o depoimento de moradores e imagens obtidos pela Ponte, teria havido omissão de socorro.


No Rio, centenas de pessoas vão às ruas pedir respostas sobre assassinato de Marielle
12.07.2018
Flora Castro, Brasil de Fato
A manifestação “Quantos mais tem que morrer para essa guerra acabar?” foi organizada pelas ex-assessoras da vereadora e diversos movimentos sociais. O ato também pediu o fim da violência das operações policiais e da intervenção militar e teve participação da família de Marielle e de familiares de vítimas da violência de Estado.



Militares aterrorizam comunidades da Zona Sul e Norte do Rio
11.07.2018
Esquerda Diário
Em mais um dia de operações das Forças Armadas, a cidade do Rio de Janeiro amanhece com duas áreas afetadas pela ocupação de forças da intervenção militar. São mais de 4 mil homens, helicópteros sobrevoando de medrugada e disparos ao nascer do sol.


GCM retira cobertores de moradores de rua na Cracolândia, denuncia pastoral
11.07.2018
Jeniffer Mendonça, Ponte
A GCM (Guarda Civil Metropolitana) retirou cobertores de pessoas em situação de rua e dependentes químicos na manhã de terça-feira (10/7) durante ação de zeladoria na Rua Hevéltia, região conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo. A denúncia foi feita por membros da Pastoral do Povo da Rua, que acompanharam a ação.


“Choram marias e clarices no solo do Brasil”
07.07.2018
Vinicius Souza, Jornalistas Livres
Ivo Herzog, filho de Clarice e Vladimir, o jornalista torturado até a morte pela ditadura civil-militar no Brasil em 1975, escreve nota sobre a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.


Jovem que teve namorada morta por PM em Poá denuncia intimidação de policiais
06.07.2018
Arthur Stabile, Ponte
Após policial de folga atirar e matar Brenda Lima de Oliveira, Rhuan Macedo alega que vizinhos têm tido celulares verificados e ‘presença ostensiva de viaturas’ o intimidando. Segundo o jovem, de 19 anos, policiais têm abordado moradores da região onde mora para verificar se eles possuem vídeos com imagens do policial atirando contra a moto em que o casal estava.


Por beijar um homem, PM de SP é atacado por colegas de farda
05.07.2018
Paulo Eduardo Dias e Juliana Santoro, Ponte
Soldado Leandro Prior recebeu ameaças e se internou em clínica de repouso após a PM abrir investigação; governador Márcio França (PSB) disse que ‘farda tem que estar respeitada’.


Ato de mães contra violência do Estado termina com uma detida em SP
02.07.2018
Jeniffer Mendonça, Daniel Arroyo e Sérgio Silva, Ponte
Mãe de Marcos Vinícius, morto em operação policial no Complexo da Maré, no Rio, participou de marcha na Avenida Paulista. A bandeira que Bruna Silva estendia com os braços esticados e firmes era a camiseta da escola ainda manchada de sangue de seu filho e, nas costas, a mochila escolar laranja Mulher afirma que foi assediada por PM e presa após tirar satisfação.


Servidores do Rio são reprimidos por PM em ato contra reforma da previdência de Crivella
26.06.2018
Esquerda Diário
A manifestação em frente à Câmara Municipal foi duramente reprimida pela polícia, que logo no início já ameaçava professores com uma arma de bala de borracha.


PMs matam e recolhem cadáver por conta própria, mas são denunciados por legista
26.06.2018
Arthur Stabile, Ponte
Policiais militares ignoram civis e tentam investigar os homicídios cometidos pela própria corporação; "isso demonstra o total descontrole em que está a PM de SP", afirma desembargadora.


Polícia comete um quarto dos homicídios em São Paulo
23.06.2018
Rute Pina, Brasil de Fato
A cada dois dias, três denúncias de mortes causadas por policiais foram protocoladas na Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo. No total, o órgão recebeu 227 queixas de homicídio nos primeiros cinco meses deste ano. Aumento da letalidade policial não acompanha a redução da taxa de homicídios.


Mãe de jovem morto no Rio: “É um Estado doente que mata criança com roupa de escola”
22.06.2018
Felipe Betim, El País
"Ele disse: 'Mãe, eu sei quem atirou em mim, eu vi quem atirou em mim. Foi o blindado, mãe. Ele não me viu com a roupa de escola?", conta Bruna.


Professores relatam pânico em escola de aluno baleado no Rio
22.06.2018
Júlia Dias Carneiro, BBC
“Você está no meio da aula e começa o desespero”. Em instantes, estudantes de todas as turmas do Ciep Operário Vicente Mariano estavam sentados ou deitados no corredor enquanto os tiros soavam lá fora, vindos, segundo relatos de professores e moradores, de um helicóptero da Polícia Civil que sobrevoava.


Mãe de adolescente morto na Maré faz desabafo
21.06.2018
Extra


Morre estudante baleado durante operação policial no Complexo da Maré
20.06.2018
Douglas Corrêa, Agência Brasil
Morreu no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, o estudante Marcos Vinicius da Silva, de 14 anos, baleado na barriga por uma bala perdida, durante uma operação da Polícia Civil. Até o fim da tarde, antes da morte do estudante, já eram contabilizadas seis mortes decorrentes da operação.


Feira de Santana (BA) sofre onda de homicídios após morte de policial
18.06.2018
Arthur Stabile, Ponte
Homicídio do soldado Wagner Silva Araújo que tentou evitar assalto é seguida de assassinatos nas periferias; este é segundo final de semana no estado com mortes posteriores à execução de um PM.


Em dois dias, Bahia registra 31 assassinatos após execução de PM
14.06.2018
Arthur Stabile, Ponte
Indícios apontam para atuação de grupos de extermínio, que, segundo especialistas, agem especialmente em áreas periféricas quando um policial é assassinado.


Por engano, a PM prendeu Juan. E por engano, o matou
14.06.2018
Leonardo Coelho, Ponte
Policial à paisana pensou que brincadeira de amigos era assalto e disparou cerca de 11 vezes contra o grupo; em março, Juan foi detido ao ser confundido com assaltante.


Cinco anos depois, o saldo é bastante negativo para o direito de protesto
11.06.2018
Artigo 19
Desde 2013, a violência policial contra manifestantes sofisticou-se, uma série de projetos de lei que visavam restringir manifestações foram apresentadosl, e diversas decisões judiciais lesivas a manifestantes foram proferidas por tribunais brasileiros.


Justiça paulista condena Estado a pagar R$ 5 mil a jornalista agredido por PM
03.06.2018
Arthur Stabile e Maria Teresa Cruz, Ponte
Major Paulo Sérgio Fabbris agrediu e prendeu o jornalista Galeno Amorim, que cobria uma reintegração de posse; policial já foi flagrado agredindo duas sem-teto, em 2011.


Incêndio em batalhão da PM de GO mata 9 adolescentes e governo culpa os mortos
26.05.2018
Yago Sales, Ponte
Alojamento para jovens infratores abrigava 11, quando a lei limita um por espaço; capacidade de 50 adolescentes era desrespeitada: 80 estavam internados.


Repudio ao uso de Forças Armadas para conter a mobilização de caminhoneiros
25.05.2018
Esquerda Diário
Temer acaba de anunciar o uso de Forças Armadas para conter a mobilização de caminhoneiros. Repudiamos a repressão.


Um ano após massacre de Pau D'Arco, mandantes do crime seguem impunes
24.05.2018
Rede Brasil Atual
Investigação identificou 17 policiais como autores da execução de 10 trabalhadores rurais. Desde 1980, 846 camponeses foram mortos no Pará e apenas 14 mandantes foram condenados.


Justiça de SP mantém anulação de júris do Carandiru e PMs terão novo julgamento
22.05.2018
Arthur Stabile, Ponte
O desembargador Ivan Sartori, da 4ª Câmara Criminal do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve sua posição para anular os julgamentos dos 74 PMs que atuaram no massacre do Carandiru, ocorrido em 2 de outubro de 1992, com a morte de 111 pessoas. §por 3 votos a 0, os desembargadores mantiveram a decisão e os policiais passarão por novo júri. Ainda não se sabe se o julgamento será desmembrado.


PM dá “gravata” em aluno em escola no interior de SP e é afastado
21.05.2018
Arthur Stabile, Ponte
Na escola estadual em Pirajuí, no interior de São Paulo, um vídeo, gravado por estudantes da Escola Estadual Alfredo Pujol, comprovou a agressão e gerou o afastamento de policial. De acordo com a corporação, ele está fora dos serviços de rua até o final das investigações.


Assassino de Marielle e Anderson pode ser um caveira do Bope
16.05.2018
Sérgio Ramalho, The Intercept
A suspeita levou a Divisão de Homicídios, a DH, a solicitar ao comando do Bope a apresentação de todas as submetralhadoras HK MP-5 para a realização de exame de comparação balística, segundo duas fontes ligadas à investigação.


“PM me arrancou de ônibus a caminho de reportagem”
12.05.2018
Fausto Salvadori, Ponte
Repórter da Ponte conta como foi arrancado à força de um ônibus por policiais rodoviários de Campinas (SP), a caminho de pauta sobre violência policial.


Mães de Maio relembram filhos que a polícia matou – e uma mãe que tombou
12.05.2018
Fausto Salvadori, Ponte
Foi a primeira vez em 12 anos que as Mães de Maio relembraram o massacre dos seus filhos sem a presença de Vera Lúcia Gonzaga dos Santos, uma das fundadoras do movimento e a mais velha das Mães.


Em todo o país, mães se organizam e pedem justiça por filhos assassinados pelo Estado
12.05.2018
Rute Pina, Brasil de Fato
Mulheres transformaram dor em militância e organizam rede de apoio e de denúncia. Para trocar experiências e propor ações em âmbito nacional, as mães realizam em Salvador (BA), III Encontro da Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado, que este ano é o caráter internacional: integrantes de coletivos dos EUA, da Colômbia e da Palestina terão representantes no evento.


PM agride alunos com cassetetes e gás pimenta em escola de Santos (SP)
11.05.2018
John Silva, Ponte
Escola chamou PM para retirar epresentante de classe que havia discutido com coordenadora. Quando os policiais tentaram o jovem de 17 anos, parte dos estudantes foi para cima dos PMs, que reagiram com golpes de cassetete e spray de pimenta. Após exposição nas redes, estudante foi expulso e perdeu emprego.


Dois PMs estavam no carro usado no assassinato de Marielle e Anderson, diz jornal
10.05.2018
Leonardo Coelho, Ponte
Pelo menos dois PMs participaram da execução de Marielle Franco e Anderson Gomes, segundo o Jornal O Globo. Um seria lotado no 16º BPM (Olaria) e outro seria um ex-PM do batalhão da Maré, o 22°BPM. A informação veio da mesma testemunha que já havia citado o envolvimento no crime do vereador Marcello Siciliano e do ex-PM Orlando Araújo.


Após morte de policial, ação de grupos de extermínio mata mais de 60 em Belém 
10.05.2018
Leonardo Coelho, Ponte
Doutora em ciências sociais, a tenente-coronel da reserva da PM paraense, Cristiane do Socorro Loureiro Lima, explica que, quando morre um policial, automaticamente os homicídios crescem, pela ação ilegal de policiais que passam a agir como matadores.


A detenção de Teresa Gimenes Guarani Mbya pela Guarda Municipal de POA e o direito à diferença
01.05.2018
Conselho Estadual dos Povos Indígenas/RS
Os agentes da Guarda Municipal de prisão à Teresa por ter um macaquinho bugio como animal de estimação, conduzindo-a, juntamente com as crianças e o bichinho


PM deixa fora da Justiça comum grupo de policiais pegos com ‘kits flagrantes’
30.04.2018
Arthur Stabile, Ponte
Corporação usa lei específica para as Forças Armadas, sancionada por Temer, para mandar réus à Justiça militar; de 11 presos, 8 já voltaram ao trabalho.


Cavalaria invade Universidade de Brasília
26.04.2018
Paulo Henrique Amorim, Conversa Afiada
A Polícia Militar reprimiu com violência uma manifestação de estudantes da Universidade de Brasília (UnB), na Esplanada dos Minstérios. A cavalaria e a Tropa de Choque estavam presentes.


Repúdio à detenção arbitrária de direitor do sindicato da USP
26.04.2018
Forum das Seis
Indignação frente a prisão arbitária de Marcelo Pablito. Durante uma movilização, horas antes do início da greve votada pelos trabalhadores da USP, a PM paulista prendeu o diretor do sindicato.


Absurda repressão no ato dos professores da educação infantil em BH
23.04.2018
Esquerda Diário
Profissionais da educação infantil foram atacados com bombas, gás e jatos de água. Dois diretores do sindicato foram presos.


“Não foi Operação Meduça, foi a operação medonha”
20.04.2018
Jornalistas Livres
Farsa da intervenção: elogiada por Temer, operação anunciou que prendeu 159 milicianos, mas aprisionou dezenas de inocentes que apenas curtiam shows de pagode. Sobreviventes denunciam chacina também!


PMs invadem casas sem mandado durante ação em favela no centro de SP
20.04.2018
Arthur Stabile, Ponte
Testemunhas negam ligação dos três detidos com os quase 200 kg de drogas encontrados na Favela do Moinho; para advogado, ação foi abusiva.


Obra vencedora do Jabuti é censurada por “crítica à PM”
17.04.2018
Caio Sandin, R7

A ilustração de Gidalti Moura Junior que foi censurada em Belém é capa do álbum Castanha do Pará


Delegado viu pessoas baleadas ainda com vida no dia do massacre de Pau D’Arco
17.04.2018
Lilian Campelo, Brasil de Fato
De capuz e óculos de sol, para proteger a sua identidade, Valdivino Miranda da Silva foi o primeiro policial a ser interrogado durante a audiência de instrução e julgamento. Ainda serão interrogados 16 policiais réus pelo assassinato de 10 trabalhadores rurais na fazenda Santa Lúcia.


Após 20 anos, comandantes são condenados por assassinato de canavieiro em Goiana/PE
17.04.2018
CPT
Luís Carlos da Silva, foi assassinado com um tiro na nuca, enquanto tentava fugir da emboscada planejada por Marcelo Renato da Silva e Sylvio Cláudio Coutinho, comandante da Polícia Militar e chefe de segurança da Usina Santa Teresa, respectivamente.


Documentário “Auto de Resistência” traz história de mortos pela polícia no RJ
14.04.2018
Jeniffer Mendonça, Ponte
A diretora do filme, Natasha Neri publicou um livro com outros pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 2013, sobre autos de resistência entre 2001 e 2011. “Os casos que chegam a ter um processo são a exceção. A militância dos familiares ou por conta da existência de vídeos que caem nas redes sociais acabam influenciando a possibilidade de abrir um processo”, revela.


Policial acusado de espancar Luana Barbosa volta a trabalhar nas ruas
12.04.2018
Pedro Borges, Alma Preta
Um dos policiais acusados de participar do espancamento de Luana Barbosa voltou a trabalhar em “atividade operacional” em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, como informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado, em entrevista sobre os dois anos do caso.


Corregedoria descobre combo de “kits flagrantes” e prende 11 PMs
12.04.2018
Arthur Stabile e Fausto Salvadori, Ponte
As drogas, armamento e armas de brinquedos apreendidos nos dormitórios seriam o que os policiais chamam de “kit flagrante”: objetos que servem para ser colocados em cenas de crime para mascarar execuções ou forjar ocorrências de tráfico de drogas.


Duas pessoas são feridas em ação da PM e GCM na região da Luz (SP)
12.04.2018
Arthur Stabile, Ponte
Estilhaços de bomba atingiram o rosto de um homem, enquanto outro acabou ferido no braço. “Foram bater em um cara e o fluxo se revoltou. Não teve nenhuma prisão antes”, conta Raphael Escobar, da Craco Resiste. Além e umda pedra jogada, uma loja foi saqueada durante a revolta e um agência bancária foi depredada.


Polícia Militar ataca manifestantes pro Lula em Curitiba e fere pelo menos 15 pessoas
08.04.2018
Forum
A vigília de milhares de pessoas em Curitiba foi reprimida de forma violenta e truculenta pela Polícia Militar durante a noite no momento em que o ex-presidente Lula chegava à capital paranaense. Bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, balas de borracha e cassetetes atingiram diversas pessoas que participavam de ato em apoio ao petista. Quatro das pessoas feridas são crianças.


PM impede assembleia sindical e prende presidente de Sintricom
31.03.2018
Causa Operária
A Polícia Militar impedeu uma assembleia dos trabalhadores da Engecampo, empreiteira que presta serviços para a Petrobras, na Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba. Foi preso Ivam Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção do Mobiliário e Montagem Industrial de São José dos Campos.


Polícia invade baile funk na Rocinha e mata oito jovens
24.03.2018
Esquerda Diário
Um dos rapazes, Matheus da Silva Duarte, de 19 anos, foi baleado pelas costas durante o tiroteio. Márcio, pai do jovem, afirmou que a polícia invadiu o evento batendo nos moradores por volta das 5h50 da madrugada. Julio Lima Moraes, 23 anos, foi baleado pela polícia e segundo a família o ocorrido foi durante o horário que ele saia para trabalhar em uma churrascaria. A versão da polícia é que houve troca de tiros com traficantes da região.


Encontro de poetas de rua sofre violência policial e prisões abusivas
24.03.2018
Jornalistas Livres
O abuso da PM ocorreu no município de São José (SC), quando os poetas e poetisas realizavam a 18ª edição do Slam, que anunciava, em seu cartaz de divulgação, a homenagem a Carolina Maria de Jesus, mulher negra, favelada, catadora e moradora da favela do Canindé, considerada uma das primeiras escritoras negras do Brasil e uma das mais conhecidas no mundo.


Ex-PM e quatro policiais são presos suspeitos de matar homem em Ceará
21.03.2018
G1
Homem foi morto na calçada de uma casa com mais de dez tiros em Jijoca de Jericoacoara.


Polícia Militar manteve mulheres de ocupação do MST sob cárcere em ônibus
20.03.2018
Forum
Após realizar uma manifestação na sede da Nestlé, em São Lourenço-MG, para denunciar o processo de privatização das águas promovido pelo governo de Temer, a polícia segurou os ônibus numa rua, cercando-os com uma viatura. Após revistar as mulheres, os policiais apreenderam as chaves de 9 veículos e mantiveram mais de 400 mulheres presas nos ônibus.


Policial rodoviário critica homenagem a Marielle em bar, e manda prender o dono do estabelecimento
19.03.2018
Kiko Nogueira, Diário do Centro do Mundo
Alfredinho do Bar Bipbip é “conduzido” para a delegacia por conta de uma confusão criada por um policial de folga, que chamou um carro da Policia Rodoviária Federal com 4 PRF armados com fuzis, para acompanhar sua briga de bar.


Bebê de 2 anos e outras duas pessoas morrem em tiroteio no Alemão (RJ)
17.03.2018
Arthur Stabile e Leonardo Coelho, Ponte
O bebé Benjamin foi atingido por um tiro na cabeça. Balas perdidas de confronto entre PM e supostos assaltantes atingem moradores; além dos mortos, outros três ficaram feridos.


Ameaças aterrorizam ativistas que denunciam violência policial em Acari (RJ)
15.03.2018
Maria Teresa Cruz e Daniel Arroyo, Ponte
Desde que o governo federal anunciou a intervenção federal militar na segurança do Rio de Janeiro, há um mês, as incursões do 41º Batalhão da Polícia Militar, considerado o mais letal do estado, tornaram-se mais constantes e violentas, segundo ativistas e moradores de Acari, na região norte do Rio. As mesmas vozes contam que quem ousa denunciar a truculência dos policiais passa a sofrer ameaças. Parte das denúncias veio da vereadora Marielle Franco.


GCM e PM atacaram com bombas de gás, balas de borracha e bastões à protesta dos professores: 15 feridos
14.03.2018
Arthur Stabile, Ponte
Estado e município se unem em agressão a professores em São Paulo. Centenas de professores foram à Câmara dos Vereadores de São Paulo protestar contra um projeto de lei do executivo que altera a previdência dos servidores municipais.


Dez maiores chacinas de SP tiveram participação de PMs
10.03.2018
Josmar Jozino, Ponte
Desde 1981, ataques a tiros com mais vítimas no Estado tiveram entre os assassinos policiais militares atuantes ou já fora da corporação.


Prefeitura do Rio destrói quiosques em favela com ação militar e revolta ambulantes
09.03.2018
Marina Lang, UOL
Junto à Guarda Municipal e por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Prefeitura do Rio de Janeiro fez uma ação na praça Miami, no centro da Vila Kennedy, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro. Quiosques foram destruídos por uma retroescavadeira. "Que covardia! criei minha famiíli aqui", dizia um dos atingidos.


Agente da PF, vereador em Campo Grande diz que índios “têm que apanhar”
09.03.2018
De Olho nos Ruralistas
O vereador de Campo Grande André Salineiro (PSDB) disse na Câmara para polícia “descer o cacete mesmo” em indígenas que protestavam por saúde. “Quando tem uma interrupção dessa, tem que chegar lá o policiamento e, se não tiver conversa, tem que descer o cacete mesmo. Têm que apanhar porque eles vão revidar e aí é a hora de apanhar”, esbravejou na tribuna.


Moradores de rua da Mooca, SP, denunciam violência sistemática da GCM e da PM
09.03.2018
Julio Renato Lancellotti


O Capitão armado com iuma pistola invadiu a agência dos Correios de Maricá no RJ e fez funcionários reféns
08.03.2018
O Fluminense
Um capitão do Exército rendeu funcionários dos Correios de Maricá e fez, por pouco mais de 40 minutos, funcionários e clientes reféns após descobrir que uma encomenda não tinha chegado na unidade.


Militares confiscam e vasculham celulares de moradores dos morros cariocas
08.03.2018
Causa Operária
Na favela da Vila Kennedy, em Rio de Janeiro, mais uma denúncia do abuso das forças armadas foi feita essa semana: Os militares estão confiscando celulares e aparelhos eletrônicos dos moradores, os quais estão sendo vasculhados pelos soldados do exército.



O lucrativo exército de segurança privada no Rio
16.07.2018
Breno Costa, Reinaldo Chaves e Hyury Potter,
The Intercept
Existe um universo paralelo na segurança do Rio de Janeiro. Além de policiais, fuzileiros de guerra e delegados engravatados que buscam solucionar assassinatos e outros crimes, empresas de segurança legais e clandestinas.



Sem casa, sem emprego e com mais criancas mortas: o Brasil do golpe é um pesadelo
16.07.2018
Joaquim de Carvalho, DCM
As notícias dão a medida de como o Brasil piorou nos últimos anos.


Mortalidade infantil sobe em Brasil pela 1ª vez em 26 anos
16.07.2018
Cláudia Collucci, Marina Merlo e João Pedro Pitombo, Folha de S.Paulo
A tendência é que o índice de 2017 também se mantenha acima do registrado em 2015. A epidemia do vírus da zika e a crise econômica são apontadas pelo Ministério da Saúde como causas.


Documentos encaminhados ao CNJ sobre situação de presos têm sido ignorados
13.07.2018
Fernanda Valente, ConJur
Não foi só o abaixo-assinado dos presos de Goiás, entregue nas mãos da ministra Cármen Lúcia, que não teve resposta. Pedidos de presos para que a ministra reconsiderasse uma decisão sobre o decreto de indulto também foram ignorados pela presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.


Há 5 anos da morte de Amarildo família ainda espera indenização do Estado do Rio
13.07.2018
Douglas Silva, Esquerda Diário
Após três anos de sua morte, o governo do Estado do Rio foi condenado a indenizar a família do pedreiro em R$ 3,5 milhões (R$ 500 mil para cada um de seus filhos e companheira), além de uma pensão de uma salário mínimo por mês para Elizabete. Porém, depois de cinco anos, a família segue na Justiça para conseguir receber a indenização.


Dono da Riachuelo é condenado por injúria contra procuradora do Trabalho no RN
12.07.2018
Rafael Duarte, Saiba Mais
O empresário Flávio Rocha, dono do grupo Riachuelo, foi condenado pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte pelo crime de injúria e danos morais praticados contra a procuradora do Trabalho Ileana Neiva Mousinho. A sentença é do juiz da 2ª Vara Federal Walter Nunes da Silva.


Escola Sem Partido quer silenciar professores
11.07.2018
Ana Luiza Bitencourt, Vermelho
Conhecida como Lei da Mordaça, a proposta quer, na verdade, impedir a discussão sobre política, gênero e diversidade em sala de aula. Para os comunistas, o PL 7180/14, que pode ser votado nesta quarta (11) pela comissão especial que trata do tema na Casa, é um ultraje e PRECISA ser barrado!


“A extrema pobreza voltou aos níveis de 12 anos atrás”
10.07.2018
Thiago Domenici Pública
Para Francisco Menezes, os números de pobreza sugerem que o Brasil voltará ao Mapa da Fome da ONU. Um relatório atualizado deve ser lançado no fim do mês e fará novo alerta sobre a situação.


Repudio às ameaças sofridas pela Professora Débora Diniz
04.07.2018
NEPeM-CEAM/UnB
Estas ameaças atentam contra direitos humanos e liberdades fundamentais e nos provocam a assumir uma postura firme e inequívoca de repúdio à intolerância e à violência.


Na ONU, Cimi rebate afirmação do Brasil de que demarcações de terras indígenas estão avançando
04.07.2018
Ascom/CIMI
Representação do Brasil no Conselho de Direitos Humanos havia citado dados incompletos sobre demarcações de terras indígenas. Em resposta, Cimi denunciou a paralisação das demarcações e o nefasto Parecer 001/2017 da AGU.


Comunidades de fundo e fecho de pasto na Bahia
03.07.2018
Jessica Mota e Carolina Motoki, Repórter Brasil
Comunidades centenárias veem os rios secando enquanto são ameaçadas de expulsão pelas mesmas fazendas que desviam as águas.


Mais de 400 famílias sofrem ameaça de despejo em Jaciara (MT)
02.07.2018
MST
Centenas de polícias estiveram no acampamento Padre José Tenente Cate, em Jaciara, Mato Grosso do Sul, para uma ação de despejo contra 400 famílias, por pedido da prefeitura municipal. As famílias estão na área há dois anos e meio plantando e cultivando alimentos.


Padre Amaro livre, ainda esperamos justiça e paz
29.06.2018
CPT
Após 90 dias preso injustamente, a justiça, enfim, concede o habeas corpus a Padre Amaro. Apoiadores do padre e a comunidade local se alegram com a decisão, mas ainda temem pelo futuro.


Docas de Santos é denunciada por violação dos direitos humanos durante a ditadura
27.06.2018
Carlos Ratton, Diário do Litoral
Em documento intitulado ‘Dossiê Docas’, pesquisadores requerem a instauração de inquérito civil público contra a responsável pelo maior Porto da América Latina.


Assessora de vereador da DEM posta fotos falsas caluniando jovem morto na Maré
22.06.2018
Esquerda Diário
Tatiana Mendonça, assessora do vereador do Carlo Caiado (DEM), é uma das responsáveis pela criminosa campanha de calúnias e difamações que as vítimas da brutal violência policial no Rio vêm sofrendo.


Um dia após começo do inverno, funcionários da Prefeitura de SP recolhem pertences de moradores de rua
22.06.2018
Roberta Giacomoni, G1
A Prefeitura de São Paulo recolheu os pertences de dois moradores de rua que ficam na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na altura do número 2.000, no Centro da capital. Segundo testemunhas, entre o material recolhido havia cobertores, sapatos e objetos pessoais.


Advogada denuncia caráter policialesco de reunão com camponeses em Pará
22.06.2018
Luciana Oliveira
“Pressão psicológica pela presença ostensiva da polícia na sala de reunião: filmando, fotografando, identificando as pessoas e apontando ostensivamente o armamento de fogo”.


Me demiti quando vi separarem irmãos brasileiros em abrigo dos EUA. Proibiram até que se abraçassem
21.06.2018
Antar Davidson de Sá, The Intercept
Eu sou norte-americano, filho de um brasileiro, e trabalhava no abrigo para crianças desacompanhadas Southwest Key, em Tucson, Arizona. Não conseguia pensar em outra coisa que não fosse o rosto de desespero dos dois meninos e da menina brasileiros que haviam sido separados da mãe


Matsés exigem de Brasil e Peru paralisação da exploração de petróleo e respeito aos isolados
21.06.2018
Francisco Loebens, CIMI
Manifestaram repúdio às atividades de pesquisa e exploração de petróleo e gás na Terra Indígena Vale do Javari, na Reserva Nacional Matsés, da Comunidad Nativa Matsés, na Reserva Indígena Yavari-Tapiche e no Parque Nacional Sierra del Divisor, que fazem parte do território ancestral e tradicional do povo Matsés.


Justiça "atropela" Incra e despeja ribeirinhos assentados no Marajó
21.06.2018
Lilian Campelo, Brasil de Fato
Valdely Moraes de Souza, 36 anos, viu sua casa de madeira ser destruída no lote de assentamento rural situado na Ilha dos Carás, em Afuá (PA), por homens que cumpriam ordem judicial do juiz da vara única da comarca.


49 crianças brasileiras estão separadas de pais nos EUA
20.06.2018
Estelita Hass Carazzai, Folha de S.Paulo
Uma nova lista compilada pelo governo dos Estados Unidos e enviada a autoridades do Brasil mostra que pelo menos 49 crianças brasileiras estão em abrigos para menores pelo país, separadas dos pais. Abrigo em Chicago concentra 21 menores.


Tatiene Dias, 2ª mulher condenada à esterilização forçada pela Justiça
19.06.2018
Esquerda Diário
O promotor Frederico Barruffinni e o juiz Djalma Moreira Gomes envolvidos no caso de Janaina, esterilizada após da ação do Ministério Público de São Paulo, decidem por esterilizar uma segunda mulher, Tatiene Monique Dias.


União, Funai e Estado de Rondônia têm 30 dias para apresentar plano de proteção da Terra Indígena Karipuna
19.06.2018
MPF Rondônia/CIMI
A determinação é para que a ação continuada dos órgãos consiga prevenir e reprimir os crimes ambientais no interior e no entorno da terra Karipuna.


Agrotóxicos seriam causa de puberdade precoce em bebês, aponta pesquisa
18.06.2018
Ana Aranha, Repórter Brasil
Meninas de um ano que desenvolveram mamas moram em comunidades cercadas de plantações no Ceará. Críticos dizem que projeto de lei dos agrotóxicos aumenta risco de intoxicações.


Metroviários de SP demitidos após greve de 2014 serão reintegrados
18.06.2018
Júlia Dolce, Brasil de Fato
Acordo homologado na última quarta-feira beneficiou 37 trabalhadores que paralisaram as atividades às vésperas da Copa 2014.


Violência do Judiciário - TRF 1ª Região emite ordem de despejo a 96 famílias em MT
18.06.2018
CPT
Situação de injustiça e desumanidade estão sofrendo as famílias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Nova Conquista II.


Se dizendo policiais, homens armados ameaçam retomada Guarani Mbya em Porto Alegre
17.06.2018
CIMI regional Sul
Os homens exigiram que os indígenas saíssem da retomada na Ponta do Arado e que os removeriam à força se resistissem.


Exército formaliza impedimento de visita aos abrigos
17.06.2018
CSP-Conlutas
Com encaminhamentos importantes para a continuidade da campanha “Nenhum ser humano é ilegal. Migrar é um direito”, os movimentos que participaram da caravana reafirmaram o repúdio à militarização por parte do governo para tentar resolver um problema que é social.


STF decide que condução coercitiva é prática de regime de exceção
14.06.2018
Rede Brasil Atual
É contra princípio da presunção de inocência: condução coercitiva "fragiliza o homem e coloca em dúvida o caráter".


Relatório sobre a situação das/os defensoras/es de direitos humanos em Anapu e Altamira (PA)
14.06.2018
Glaucia Marinho, Justiça Global
A região é marcada por conflitos violentos que opõem, de um lado, aqueles que defendem os direitos humanos e as formas tradicionais de uso da terra e dos recursos naturais e, de outro, os que procuram impor outras formas de apropriação e de exploração do território, que vão desde a monocultura, a pecuária extensiva, a exploração ilegal de madeira a grandes projetos de geração de energia e de mineração em larga escala. Não por acaso, o Pará lidera o ranking de assassinatos no campo.


Deputados aprovam urgência à projeto que permite a Petrobras entregar 70% do pré-sal
14.06.2018
Esquerda Diário
A privatização da empresa e a subsmissão dos recursos naturais aos lucros de grandes empresas imperialistas estão na ponta da caneta dos deputados.


Vazamento de óleo contamina a Baía de Todos-os-Santos (BA), denunciam quilombolas
08.06.2018
CPT
A contaminação das águas da Baía de Todos-os-Santos, no estado da Bahia, tem afetado a vida das comunidades quilombolas que sobrevivem da pesca. Último episódio ocorreu com o rompimento de um oleoduto; comunidades exigem descontaminação da área.


Fotos de 1981: funcionários de Itaipu comemoram incêndio em casas de indígenas
12.06.2018
Amanda Audi, The Intercept
Inéditas, as fotos revelam que, para a construção da hidrelétrica, funcionários colocavam fogo em ocas de índios guarani que viviam na região de Foz do Iguaçu, no Paraná, para expulsá-los do local.


Cartilha traz direitos de refugiados e migrantes
11.06.2018
CSP-Conlutas
O guia, produzido em espanhol e em português pela CSP-Conlutas (confira abaixo), e que conta com o apoio da Comissão Pastoral da Terra, traz uma série de informações sobre os direitos de refugiados e migrantes venezuelanos que estão no Brasil.


Racismo marca ataque a escola quilombola no Rio de Janeiro
10.06.2018
Juliana Gonçalves, Brasil de Fato
A escola municipal Áurea Pires da Gama, dentro do quilombo, de Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, foi violentamente depredada. Segundo Marilda Souza, coordenadora da Associação de Remanescentes do Quilombo, os ataques começaram em 2015 quando a escola se autodeclarou quilombola.


Moradora de rua teve esterilização determinada sem direito de defesa
09.06.2018
Oscar Vilhena Vieira, Folha de S.Paulo
No município de Mococa, por solicitação de um membro do Ministério Público, um juiz ordenou a esterilização compulsória de Janaina, uma mulher pobre, em situação de rua. Quando por recurso do município, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou a decisão do juiz, a mutilação já havia ocorrido.


Sem Terra denunciam represália contra acampamento Gabriel Pimenta, em Minas Gerais
09.06.2018
Rozana Maria, MST
Grande imprensa da região de Barbacena criminaliza a luta pela terra e gera insegurança para trabalhadores que vivem em acampamento no município de Antônio Carlos.


Em Heliópolis, Caminhada pela Paz pede fim do genocídio contra pobres
08.06.2018
Rede Brasil Atual
Movimentos sociais, igrejas e escolas da região convocaram a 20ª edição da marcha organizada em uma das maiores favelas da cidade de São Paulo.


“Mulata, analfa, postura de macaco”: racistas do Direito nunca foram punidos
08.06.2018
Eliana Alves Cruz, The Intercept
Em pleno 2018, o esporte ainda funciona como álcool na ferida aberta e gasolina na fogueira altíssima das tensões raciais que nunca foram admitidas.


Nota Pública sobre a possibilidade de despejo de 96 famílias do Assentamento Nova Conquista II (MT)
08.06.2018
CPT
O assentamento das famílias já está consolidado, o INCRA já criou a portaria de criação (nº. 607), bem como demarcou e cortou todos os lotes, porem, as famílias foram surpreendidas com a absurda decisão da desembargadora Daniele Maranhão Costa, do TRF da 1ª Região – Brasília, onde a mesma determina a “suspensão da execução da sentença”. Essa decisão, caso cumprida pelo juízo da 1ª Vara da Justiça Federal de Sinop, irá acarretar o despejo das 96 famílias.


Indígenas de Peruíbe, no litoral de São Paulo, correm risco de perder terras
07.06.2018
Lu Sudré, Brasil de Fato
Oito aldeias localizadas na terra indígena de Piaçaguera tiveram processo de homologação suspenso. Cerca de 600 indígenas que vivem nas oito aldeias localizadas na cidade de Peruíbe, litoral de São Paulo, estão sob a ameaça de perderem suas terras.


Juradas de morte: como sobrevivem lideranças rurais em meio ao aumento da violência no campo
05.06.2018
Daniel Camargos, Repórter Brasil
Trabalhadores rurais que não abrem mão da terra são ameaçados por madeireiros, fazendeiros e até empresas mineradoras por todo o país. Enfraquecimento na política de reforma agrária é apontado como principal fator para escalada de assassinatos.


Mulheres presas têm 20 vezes mais chance de se suicidar do que população em geral
05.06.2018
Maria Teresa Cruz, Ponte
Mulher negra, mãe, presa provisoriamente e com risco 20 vezes maior de cometer suicídio. Este é o perfil definido pelos principais dados do Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias).


Chance de negro ser morto no Brasil é 2,5 vezes maior do que um branco
05.06.2018
Arthur Stabile, Ponte
Em dez anos, taxa de homicídios de negros cresceu 23,1%; no mesmo período, a taxa entre os não negros teve uma redução de 6,8%, aponta Atlas da Violência.


Metade dos assassinatos no campo em 2017 foram chacinas
04.06.2018
Rute Pina, Brasil de Fato
De acordo com o relatório da CPT, das 71 mortes registradas em 2017, 31 ocorreram em massacres; ou seja, 44% das vítimas de conflitos políticos no campo foram assassinadas em chacinas.


Assassinado Katison de Souza liderança camponês no Pará
02.06.2018
MPA
O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) denuncia o assassinato de Katison de Souza. Ele ia para a casa de seu pai onde trabalhava, no caminho foi abordado e assassinado por vários golpes de facão. O líder camponês foi encontrado à beira da estrada já sem vida em Santa Izabel (PA). Katison vinha recebendo ameaças desde o ano passado.


A Greve dos Petroleiros e o Lawfare Trabalhista
30.05.2018
Tiago Muniz Cavalcanti e Juliana Teixeira Esteves, Justificando
Uma decisão política contra uma greve: a criminalização do movimento social pelo Tribunal Superior do Trabalho.


MEC ameaça permanência de 4 mil indígenas e quilombolas na universidade
30.05.2018
Guilherme Cavalli, Ascom/CIMI
Rossieli Soares, ministro da Educação, comunicou cortes no auxílio financeiro à indígenas e quilombolas que estudam em universidades federais.


Grileiros e madeireiros anunciam a morte de agricultores na região oeste do Pará
29.05.2018
CPT
Osvalinda e Daniel Pereira são agricultores familiar e estão ameaçados há seis anos por madeireiros e latifundiários do município de Trairão, no oeste do Pará. Ao saírem de casa para fazer a colheita de maracujá, encontraram duas covas que trazem o prelúdio de suas mortes.


Jagunços armados tentam invadir acampamento no interior de São Paulo
27.05.2018
Brasil de Fato
Moradores do Acampamento 8 de Março, do município de Riversul, em São Paulo, são ameaçados por posseiros e jagunços, que, armados, tentam entrar no local.


CPT divulga nota sobre decisão do STF que libertou o assassino da irmã Dorothy
25.05.2018
CUT
O ministro Marco Aurélio de Melo do Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou as páginas dos noticiários, em conceder habeas corpus a Regivaldo Pereira Galvão, condenado pelo assassinato da missionária Dorothy Stang. Conhecido também como 'Taradão', Regivaldo foi condenado há 30 anos de prisão.


Juiz federal realiza inspeção judicial em quilombo de Rondônia
25.05.2018
CPT
Um juiz federal de Ji-Paraná (RO) realizou uma inspeção no Distrito do Forte Príncipe da Beira, aos remanescentes de quilombo de Costa Marques, na divisa entre o Brasil e a Bolívia. A comunidade quilombola está em conflito com o Exército Brasileiro, pela superposição da área tradicional com o 7º Batalhão de Fronteira.


Presos de Lucélia (SP) estão só de cueca e sem remédios há um mês, afirmam parentes
25.05.2018
Arthur Stabile, Ponte
O desembargador Ivan Sartori, da 4ª Câmara Criminal do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve sua posição para anular os julgamentos dos 74 PMs que atuaram no massacre do Carandiru, ocorrido em 2 de outubro de 1992, com a morte de 111 pessoas. §por 3 votos a 0, os desembargadores mantiveram a decisão e os policiais passarão por novo júri. Ainda não se sabe se o julgamento será desmembrado.


Relatório sobre o genocídio da população negra de Belo Horizonte é apresentado
24.05.2018
Pedro Lovisi e Pedro Spinelli, Jornalistas Livres
Andar nas ruas de Belo Horizonte já pode ser inseguro e preocupante, mas se você é negro e pobre, as chances de alguma tragédia acontecer são três vezes maior, afinal, a cada quatro jovens mortos em BH, três são negros.


Relatório da PCr sobre prisão de Pesqueira denuncia superlotação e condições degradantes
24.05.2018
Pastoral Carcerária
Dentre as diversas irregularidades que o relatório denuncia, a hiperlotação do presídio é uma das principais. A unidade foi projetada para abrigar 144 pessoas, mas na época em que o relatório foi entregue, a população prisional era de cerca de 1000 presos.


Como o Pará se tornou o território dos massacres no campo
23.05.2018
Maria Teresa Cruz, Ponte
“A corrida por terra em cidades como Conceição do Araguaia, Redenção, Santana, Santa Maria das Barreiras começa a partir da abertura da construção da rodovia Belém-Brasília. Quando se instaura o governo da ditadura militar, essa dinâmica aumenta”.


Despejo de 1200 pessoas é iminente em Rio Grande da Serra
23.05.2018
Andrezza Bicudo da Silva, Jornalistas Livres
Os moradores do bairro Pedreira, na periferia de Rio Grande da Serra – SP, estão vivendo sob medo e incerteza. Isso porque o prefeito da cidade, Gabriel Maranhão (PSDB), pretende expulsar a população e demolir suas casas para dar prosseguimento às obras do Parque Linear, já em funcionamento.


Apib repudia tentativa do ministro de Minas e Energia de atropelar consulta a indígenas Waimiri-Atroari
22.05.2018
Ascom/CIMI
Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) denuncia a tentativa do ministro de Minas e Energia do governo Temer, Moreira Franco, de passar por cima do direito à Consulta Livre, Prévia e Informada do povo Waimiri-Atroari, para garantir a construção de uma linha de transmissão entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR).


Após breve comoção pelas mortes do fogo, SP ignora os que morrem no frio
21.05.2018
Leonardo Sakamoto, UOL
São Paulo teve a madrugada mais gelada do ano. Dois homens em situação de rua foram encontrados mortos – um na Zona Oeste, outro no Centro. Estavam sem agasalho ou cobertor e não apresentavam sinais de violência. As pessoas não só morrem de frio na capital paulista, a bem da verdade. Nem por causa do fogo. Morrem de especulação imobiliária e da falta de políticas públicas de moradia e de atendimento assistencial.


Militarização dos abrigos para indígenas Warao em Roraima preocupa entidades e organizações da sociedade civil
21.05.2018
J. Rosha, Ascom
A presença do Exército Brasileiro mudou radicalmente o dia a dia do local que recebe indígenas Warao vindos da Venezuela. Presença militar desrespeita organização social do povo. Indígenas se consideram intimidados e submetidos a uma vigilância extrema.


No Pará, advogado e militante histórico ameaçado de morte
16.05.2018
CPT
A Comissão Pastoral da Terra do Pará, a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e a Terra de Direitos divulgam Nota Pública sobre as ameaças sofridas pelo advogado e militante Rivelino Zarpellon.


Uma sadia recomendação do TRF-1 para a Egrégia Corte Constitucional
16.05.2018
Adelar Cupsinski, Rafael Modesto dos Santos e Vanessa Rodrigues, CIMI
Superando decisões do STF baseadas na ultrapassada lei da tutela, TRF-1 admite povo Myky como parte de processo sobre demarcação de sua Terra Indígena.


 

leia
MERLINO PRESENTE!Caderno de
Combate pela Memória

MERLINO PRESENTE!
site


Rua Monte Alegre 984 - Perdizes -  Prédio Novo - 4º andar - Bloco A - Sala 4E08 - CEP 05014-901 - São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário