Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Registros de injúria racial aumentam mais de 200% em Santa Catarina

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em um ano o número passou de 337 para 1.060 
19/11/2019 - 16h52 - Atualizada em: 20/11/2019 - 08h04
COMPARTILHE

Por Ângela Prestes
Gráfico mostra casos de injúria racial no país
(Foto: )

Santa Catarina tem a maior taxa de registros de injúria racial do Brasil. Foram 15 casos denunciados a cada 100 mil habitantes no ano de 2018. Em relação aos números absolutos, o Estado fica em 4º lugar no ranking, com 1.060 registros. Um aumento de 211% em relação ao ano de 2017 que teve 337 denúncias. Considerando a taxa o Estado catarinense é o primeiro, seguido pelo Rio Grande do Sul (13,3) e Mato Grosso (12,3). Já em números absolutos quem ocupa o primeiro lugar é o Rio Grande do Sul (1.507), seguido pelo Paraná (1.239) e Rio de Janeiro (1.073). Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Para a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes do Estado de Santa Catarina, Regina Célia da Silva Suenes, apesar de importantes avanços em diversos setores do desenvolvimento, ainda persistem as desigualdades raciais, étnicas e de gênero.
— Santa Catarina é um Estado eminentemente branco, que perpetua os resquícios históricos de exclusão e discriminação racial. Os dados mostram que o Estado ainda está muito aquém de uma realidade ideal em termos de igualdade, principalmente em relação à diferença salarial, de funções de liderança que não são exercidas pelo negro, o pouco acesso a educação de ensino superior, ao alto índice de suicídio entre jovens negros, entre outros.

Região Sul no topo do ranking

Em todo o Brasil, a variação foi menor. O número passou de 6.195 em 2017 para 7.616 no ano passado, um aumento de 20%. As regiões Sul e Sudeste estão no topo da lista dos Estados brasileiros com mais registros de casos de injúria. Para a coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) e professora da educação quilombola, Maria de Lourdes Mina, os dados têm relação com a imigração europeia.
— Está relacionado com a formação dos Estados. Santa Catarina é um dos mais racistas, e tem uma concepção eurocêntrica. Pra mudar isso é preciso ter uma política séria de reparações. Reparações por todo o sofrimento, todos os assassinatos da população negra. Se você se debruça na história de como foi a perversidade no período da escravidão vai entender que o Estado deve essa política de reparações.
É o acesso a educação de qualidade, a moradia adequada, entre outros, que mudará esse cenário. Segundo Regina, hoje, apesar dos significativos avanços em relação à promoção de direitos a população negra, ainda se trata de uma minoria que tem acesso a eles.
— A ideia de inferioridade do negro é fundamentada por esta constituição escravista por um lado, da manutenção de uma condição social de subalternidade do outro, elementos que levam a sociedade brasileira a reproduzir práticas racistas e desiguais que só serão superadas com um processo de profunda transformação social. Portanto, enquanto Estado se pode contribuir para este desafio com ações que possibilitem diagnóstico, planejamento, articulação, que são fundamentais para a construção de políticas públicas para a população negra.

Liberdade para denunciar

O aumento no número de registros pode, de certa forma, representar um sentimento maior de liberdade para fazer a denúncia. Esse avanço é fruto de trabalhos como o do Movimento Negro Unificado, que atua há 26 anos em Santa Catarina.
— É resultado da identificação da população negra enquanto negros. Hoje temos um debate muito mais aberto e muito mais intenso. Não podemos negar que o debate está mais próximo das pessoas que se fortalecem para fazer as denúncias, explica Maria de Lourdes.
Para Regina, é fundamental denunciar para resguardar a cidadania e a dignidade da população negra, além de serem ferramentas que engrossarão os números que comporão o diagnóstico para a construção de Políticas Públicas no Estado.
— A falta de Políticas Públicas efetivas em relação à população negra incorre em uma abertura para fortalecer a invisibilidade e o racismo estrutural existente. Na verdade o racismo sempre esteve presente, o número de registros só desvenda uma demanda reprimida e o mito da democracia racial.
O importante é continuar discutindo o assunto e trazer para a frente do debate a realidade da população negra.
— A discussão do tema é uma tarefa que não é só do movimento negro, mas de toda a sociedade. As vidas negras importam, são elas que estão aí na base da sociedade, que construíram e continuam construindo esses Estados, conclui Maria de Lourdes.

Diferença entre racismo e injúria racial

A injúria racial acontece quando alguém usa a origem, etnia, raça ou religião para ofender a honra de outra pessoa. Ela está prevista no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal: "Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência". A pena é de um a três anos de prisão.
Já o crime de racismo, inafiançável e imprescritível, se caracteriza por uma discriminação generalizada a um grupo de pessoas. A Lei do Racismo foi sancionada em 5 de janeiro de 1989 e a pena varia entre 1 a 5 anos de prisão, de acordo com o caso.
https://www.nsctotal.com.br/noticias/registros-de-injuria-racial-aumentam-mais-de-200-em-santa-catarina

8 Comments
Sort by 
Lucas Ramirez
Me pergunto se não há uma relação entre o grande racismo não só por parte de Santa Catarina, mas de outros estados do Sul e a baixa taxa de desemprego nessas regiões, porque afinal, uma sociedade racista também reflete num mercado de trabalho racista, então, se a etinía negra tem dificuldade em adentrar ao mercado de trabalho, naturalmente ela vai para outras regiões, o que também pode ajudar a explicar o porquê é minoria nos Estados do sul. Fica fácil ser o número "um" quando você reserva os bens só para os patrícios brancos, principalmente os de origem européia e praticamente expulsa o "excedente". Só uma reflexão...
LikeReply21w

Gustavo Motta
Não, essa afirmação não é preconceituosa, ela se baseia nos dados. Aliás, SC não é um dos mais racistas, é o mais racista, e novamente existe base para se afirmar isso: os dados da matéria. Ao afirmar que o estado tem uma concepção eurocêntrica, ela tbm não erra, até pq os estados do sul como um todo construíram uma identidade cultural mto próximo da europeia, para isso apagando traços africanos e indígenas. Isso é oq se chama de "eurocentrismo". Já a política de reparações tem como base as Leis 12.288/2010 e 12.711/2012. Basta serem colocadas em prática e aprimoradas.
LikeReply30w Edited
Fabio De Oliveira Ribeiro
Esses dados não podem ser ignorados pelo Procurador Geral da República. Ele deveria iniciar imediatamente uma Operação Vara Racistas nos Estados mais afetados pela onda de racismo estimulada pelos políticos ligados a Jair Bolsonaro.
https://jornalggn.com.br/.../quando-o-mpf-iniciara-a.../
LikeReply30w

André Soares
Racismo é quando brancos vem aqui questionar a matéria ou rebater outros comentadores que se mostram antifascistas.
LikeReply530w
Leandro Medeiros
Sou branco e descendente de europeus e nunca desrespeitei ninguem, entao acho um grande preconceito essa ligação de crimes de injúria com a minha origem, como se ela fosse algo ruim da qual deva me envergonhar. Sinto que todos sao defendidos nesse país, agora se você é branco e descendente de europeu você é um opressor e racista. Pessoal vamos amadurecer, esse é discurso de quem quer dividir o país, essas políticas de empoderamento nao passam de ideologias bobas. Somos brasileiros, um povo, uma nação
LikeReply30w

Rodrigo Blockl
Desde as 6 da manhã estão falando nisso.
LikeReply130w
Solange Oliveira
Hoje dia da consciência negra, assistindo os telejornais locais como o Bom dia Santa Catarina, não vi nenhuma chamada falando sobre a população negra que nasceu e que mora no estado e o que essa população sofre com a discriminação no dia a dia. Assisto sempre ampla divulgação das festas alemãs, italiananas e portuguesas que foram os principais colonizadores do estado, mas muitos negros nasceram aqui, foram escravos e ajudaram no crescimento do estado e porque nada é falado no dia da Consciência Negra sobre o assunto Racismo que é muito forte aqui. Enquanto eventos com descedentes europeus é bem divulgado como a festa alemã, etc. Será que a população negra não tem importancia? a omissão da fala dessa pauta não tem fundo Racista? exclusiva? silenciosa? Um orgão de comunicação como a NSC tem que se posicionar perante seus telespectadores, assim espero.
LikeReply530w
Reginaldo Manganelli Coimbra
Está relacionado com a formação dos Estados. Santa Catarina é um dos mais racistas, e tem uma concepção eurocêntrica. Pra mudar isso é preciso ter uma política séria de reparações.
Me pergunto, esta afirmação não é preconceituosa? Como seria feito esta reparação? Com que critério ?
LikeReply430w

Nenhum comentário:

Postar um comentário