Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

PMs do caso 'highlanders' são absolvidos em morte de deficiente

Grupo foi inocentado de crime por maioria dos votos do júri, na Grande SP.

Em 2010, PMs haviam sido condenados, mas decisão foi anulada.

Will SoaresDo G1 São Paulo

tópicos:
Os policiais militares Rodolfo da Silva Vieira, Anderson dos Santos Salles, Moisés Alves dos Santos e Joaquim Aleixo Neto foram absolvidos, nesta sexta-feira (6), da acusação do assassinato do deficiente mental Antônio Carlos Silva Alves, de 33 anos, morto em 2008. Eles são suspeitos de integrar um grupo de extermínio denominado ‘highlanders’, que ganhou este nome porque costumava decapitar suas vítimas.
Os réus foram julgados no fórum de Itapecericada Serra, na Grande São Paulo. O julgamento, que começou por volta das 11h da quinta-feira (5) e se estendeu até o começo da noite de sexta, inocentou os quatro PMs por decisão majoritária do júri. Foram quatro votos pela absolvição e três pela condenação.
Este foi o segundo julgamento dos policiais militares por conta do caso. O primeiro, realizado em 2010, determinou que eles eram culpados e setenciou cada um a 18 anos e 8 meses de prisão. A decisão, no entanto, foi anulada pela Justiça após pedido do advogado dos réus. O defensor alegou que os jurados poderiam ter sido influenciados por uma camiseta, mostrada pelo promotor durante os trabalhos, que continha uma foto da vítima e dizeres contra os PMs.
O pai da vítima, que também se chama Antônio, mostrou-se indignado com a absolvição e afirmou que vai recorrer: "Vamos tentar arrumar um advogado de coragem pra ajudar o promotor. Um promotor sozinho contra cinco advogados de defesa? É uma grande injustiça. Não é que a gente não tem condição de pagar advogado. Só que ninguém quer pegar essa causa. Quem vai querer acusar um grupo de extermínio? Tem que ter muita coragem".
Para ele, não há dúvidas de quem matou seu filho. "Tenho certeza absoluta que foram eles [PMs]. Amanhã nós vamos no fórum conversar com o promotor e pedir pra ele anular o julgamento. Se for o caso, nós vamos fazer passeata. Não pode ficar impune um negócio desses. Que país é esse? Isso não existe em lugar nenhum", completou.
Crime
Antônio Carlos Silva Alves foi encontrando morto em Itapecerica da Serra, em outubro de 2008. Deficiente mental, ele foi confundido pelos acusados com um ladrão, segundo a denúncia. Testemunhas afirmam que viram quando a vítima foi abordada pelos policiais. Segundo o Ministério Público, eles faziam parte de um grupo de extermínio formado por cerca de dez policiais.
O nome "highlander" surgiu em alusão ao filme estrelado por Christopher Lambert e Sean Connery na década de 80, no qual os guerreiros cortavam a cabeça de seus inimigos. Segundo a Polícia Civil, que investigou o crime, a cabeça e as mãos das vítimas eram cortadas pelos policiais militares para dificultar a 
  • 12/12/2015

8
 
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
RECENTES
POPULARES
  • Ozeias Souza
    HÁ 3 ANOS
    So bandido nessa PM.
    • Junior Dunga
      HÁ 3 ANOS
      vestem a farda para conseguir propina beijar os pés do superior essa será a sua sina isso se não encontrar com a morte na esquina pra terminar eu queira falar hoje você me caça, amanhã eu vou te caçar, porque com essa injustiça eu não vou ficar calado porcos fardados seus dias estão contados. porcos fardados seus dias estão contados
      • Marcos Goncalves
        HÁ 3 ANOS
        E quem é doido de testemunhar contar .. Olha o vigilante de Osasco morto .ELE ERA Testemunha
        • Caio Faria
          HÁ 3 ANOS
          Um júri formado de puxas saco, desse povinho que adora uma farda, e pensa que não importa o crime, se foi um policial tá td certo. Depois vai dizer que a pesquisa do datafolha sobre a sociedade temer tanto a polícia quanto o bandido é mentirosa.
          • Cavaleiro Apocalipse
            HÁ 3 ANOS
            Foram julgados pela SOCIEDADE e absolvidos. Agora deveriam entrar na JUSTIÇAS para serem indenizados. Não é isso que os verdadeiros bandidos e seus familiares fazem???
            • Diego Nascimento
              HÁ 3 ANOS
              Eita profissãozinha invejada essa do Policial Militar heim ?! Não sai da boca do povo !
              • David Santos
                HÁ 3 ANOS
                Vai fazer passeata no inferno seu desocupado...
                • elton ervangelista
                  HÁ 3 ANOS
                  Policial

                Nenhum comentário:

                Postar um comentário