BATALHÃO DE BANGU SERÁ A PRIMEIRA UNIDADE DA PM A PASSAR POR INSPEÇÃO DO EXÉRCITO
A primeira inspeção do Gabinete de Intervenção Federal (GIF) a uma unidade policial militar será feita nesta quarta-feira, no Batalhão de Bangu (14º BPM), na Zona Oeste do Rio. A comitiva será liderada pelo chefe do Gabinete de Intervenção Federal, General Mauro Sinott.
O objetivo da inspeção é fazer um diagnóstico das áreas funcionais que estão em análise pelo gabinete para futuras ações. A cada semana, uma organização policial militar ou civil será inspecionada. Além disso, militares planejam um aumento do efetivo das Forças Armadas encarregado de ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado.
O reforço, que pode chegar a 5 mil homens, levará o modelo de incursões na Vila Kennedy a outras comunidades. Favelas dos complexos da Maré e do Alemão podem entrar no cronograma de operações. Segundo um oficial, as vistorias nos batalhões terão como objetivo principal verificar as condições de trabalho da tropa da PM.
HISTÓRICO DE CORRUPÇÃO
O batalhão de Bangu atende justamente a área da Vila Kennedy, onde desde o dia 23 de fevereiro os militares realizam operações. O local é considerado uma espécie de laboratório. O batalhão tem ainda um histórico de problemas com policiais envolvidos em crimes.
O mais recente acontecem em 2014, quando seis oficiais — incluindo o então comandante Alexandre Fontenelle Ribeiro de Oliveira — e 18 praças do 14º BPM foram presos por usarem a estrutura do batalhão para abrigar uma quadrilha que exigia propinas de empresas de ônibus, motoristas de vans, mototaxistas e comerciantes do bairro. Em troca, os policiais não coibiriam irregularidades.
No último dia 27, quando foi apresentado à imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle, o general Walter Braga Netto, nomeado interventor no Rio, afirmou que pretende "recuperar a autoestima do policial", mas também destacou que vai "fortalecer as corregedorias", para endurecer o combate à corrupção
Fonte : O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário