Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

quarta-feira, 28 de março de 2018

Policial civil preso por corrupção em Operação ‘Fênix’ em Uberlândia é solto após decisão de ministra

Investigador responderá processo em liberdade e outros 38 policiais continuam na Casa de Custódia em Belo Horizonte; procedimento administrativo foi instaurado



Por Bárbara Almeida, G1 Triângulo Mineiro
 


Um policial civil preso na Operação "Fênix", do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi solto após liberação judicial do Superior Tribunal de Justiça. O investigador lotado em Uberlândia, denunciado por corrupção passiva, foi liberado da Casa de Custódia em Belo Horizonte no último dia 29 de dezembro e responderá o processo em liberdade.

Durante a operação realizada em dezembro de 2017, foram presos 39 policiais civis, dos quais dez são delegados, e 38 continuam detidos. De acordo com a sentença da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o investigador liberado após dez dias preso não pode se ausentar da comarca de Uberlândia sem autorização até o julgamento.


Segundo os advogados do réu, Rogério Inácio de Oliveira e Heitor Rodrigues de Souza Leão, o MPMG denunciou o policial após delação premiada por ter recebido a importância de R$ 330 em novembro de 2013 e que a defesa mostra que esse valor não foi de corrupção

Por nota, a assessoria de imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que o caso está sendo acompanhado pela Corregedoria da instituição e já foi instaurado procedimento administrativo por desvio de conduta do servidor. Se comprovada a participação do servidor ele será removido de local de trabalho, por conveniência da disciplina, obedecendo às regras insertas na lei orgânica da Instituição.


A reportagem também questionou sobre como a polícia está funcionando após os desfalques. Foi informado que todas as remoções e exonerações foram publicadas do Diário Oficial do Estado. E também que investigadores excedentes de concursos já realizados estão passando por curso de preparação na Academia da Polícia Civil e, após isto, serão designados às Delegacias de Polícia Civil, observando as necessidades de cada unidade.


A assessoria de comunicação do MPMG disse que não tem a atualização sobre a operação devido ao recesso, que segue até dia 6 de janeiro.

 A Operação "Fênix" foi deflagrada pela Promotoria, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia, no dia 19 de dezembro. A megaoperação culminou no cumprimento de mandados contra corrupção, associação criminosa, roubos, falsidade ideológica e outros crimes em Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná.

No dia seguinte, a Polícia Civil publicou no Diário Oficial do Estado a dispensa de alguns delegados presos na operação e nomeação dos novos responsáveis pelos departamentos de Uberlândia, Araguari, Patos de Minas e Pouso Alegre.

Uma nova publicação foi feita no dia 27 de dezembro nomeou o delegado regional de Uberlândia, Edson Rogério de Morais, como novo delegado-chefe do 9º Departamento de Polícia Civil. A função de delegado regional da cidade ficou a cargo de Luís Gustavo Oliveira.

Policial civil preso por corrupção em Operação ‘Fênix’ em Uberlândia é solto após decisão de ministra | Triângulo Mineiro | G1


Delegado da Polícia Civil preso na Operação 'Fênix' em Uberlândia é ...

https://g1.globo.com/.../delegado-da-policia-civil-preso-na-operacao-fenix-em-uberla...
7 de fev de 2018 - Samuel Barreto, ex-chefe de Departamento de Uberlândia, estava preso desde dezembro de 2017. Operação do MPMG prendeu nove delegados; oito deles continuam na Casa de Custódia da Polícia Civil em BH.

Esquema de propina! mais policiais presos em Uberlândia | TV ...

www.tvparanaiba.com.br/.../esquema-de-propina-mais-policiais-pres...
Vídeo enviado por TV Paranaíba
Procon de Uberlândia faz balanço sobre reclamações campeãs. em 23/02/2018. Prefeitura de Patos de ...

Mais cinco policiais civis presos em Uberaba | TV Paranaíba | A TV ...

www.tvparanaiba.com.br/.../mais-cinco-policiais-civis-presos-em-u...
Vídeo enviado por TV Paranaíba
Em Uberaba, cinco policiais civis e um advogado foram presos durante a terceira etapa da operação ...

Policiais civis presos no Triângulo Mineiro são transferidos para a ...

https://www.em.com.br/.../policiais-civis-presos-no-triangulo-mineiro-sao-transferidos...
20 de dez de 2017 - Os policiais, que estavam presos em Uberlândia, foram transferidos em ônibus do Detran/MG para a capital, sob forte escolta de agentes do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp) e da Corregedoria da Polícia Civil. Por volta das 20h desta quarta o comboio chegou à Rua Pitangui, ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário