Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

terça-feira, 20 de março de 2018

Um show de selvageria patrocinada por Policiais e guardas contra servidores


Por Lívia Machado, G1 SP
 

Protesto de servidores contra reforma da previdência tem confronto em SP

Cinco servidores e um idoso que não participava do protesto foram agredidos por PMs e guardas



Ao menos seis pessoas ficaram feridas na confusão ocorrida durante protesto de professores em frente à Câmara Municipal de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (14).

Segundo o advogado Cleiton Leite Coutinho, que defende o Sindicato Geral dos Servidores (Sindsep), entre os feridos socorridos e levados para o Hospital Municipal do Servidor Público estão cinco funcionários públicos e um idoso que não participava da manifestação.

O ato foi contra a reforma da Previdência de servidores municipais. De autoria da gestão de João Doria (PSDB), o projeto de lei pretende, entre outros pontos, aumentar a alíquota básica de 11% para 14%. O texto foi discutido e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta.
Greve dos professores e funcionários da educação atinge 82% das escolas municipais


Parte dos manifestantes pôde entrar na Casa para acompanhar a sessão aberta, mas a maioria ficou de fora. Por volta das 14h, os manifestantes que ficaram de fora tentaram entrar no prédio, mas foram impedidos pelos guardas e por PMs. Houve tumulto e os policiais e guardas usaram bombas, cassetetes e balas de borracha contra os manifestantes.
Professora fica ferida durante tumulto dentro da Câmara  (Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO)

Professora fica ferida durante tumulto dentro da Câmara (Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

Os feridos foram levados ao Hospital do Servidor Público. Entre eles estava a professora que fraturou o nariz após ser agredida dentro da Câmara (veja foto acima). Ela foi socorrida e precisará passar por nova avaliação médica durante a semana para ver a necessidade de cirurgia.



Outro servidor atendido no hospital foi atingido por uma bala de borracha no queixo. O homem, que não quis ter o nome revelado, disse que estava do lado externo da Câmara, chamando as pessoas para se juntarem e ficarem perto do carro de som. “Policiais vieram de surpresa. Quem estava lá fora estava pacificamente“, contou.
Servidor municipal agredido em ato na Câmara levou cinco pontos no queixo (Foto: Lívia Machado/G1)
Servidor municipal agredido em ato na Câmara levou cinco pontos no queixo (Foto: Lívia Machado/G1)

Ele afirmou que levou tempo para perceber que tinha sido alvejado por uma bala de borracha. “Primeiro veio uma bomba de gás e fiquei atordoado. Na sequência veio o tiro. Cai de lado, do baque. Estava ardendo, pensei que era da bomba, mas um rapaz me avisou que eu tinha sido ferido e o sangue começou a pingar.



Ele contou que levou três pontos externos e dois internos. Após a entrevista, voltou a sangrar pela boca e teve de voltar ao hospital para trocar o curativo.


Questionada sobre a ação, a Polícia Militar informou, em nota, que "houve necessidade de intervenção" após início de tumulto. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) disse em nota que “lamenta o fato de que, ao agir para proteger o patrimônio público e os vereadores de tentativas de agressão durante tumulto na sessão da CCJ da Câmara Municipal nesta quarta-feira (14), tenha havido o ferimento de uma das manifestantes”

O órgão acrescenta que "foi instaurado procedimento administrativo para apuração de todos os fatos e circunstâncias e respectivas responsabilidades"
Feridos durante a confusão em frente à Cãmara Municipal de São Paulo (Foto: Arquivo pessoal)
Feridos durante a confusão em frente à Cãmara Municipal de São Paulo (Foto: Arquivo pessoal)

Os servidores ouvidos pelo G1 negam que tenha havido confronto e afirmam que foram reprimidos com violência pela GCM e Polícia Militar. Eles disseram que começaram a bater na porta com as mãos para fazer barulho, pedindo para entrar, quando souberam que quem estava no interior da Casa tinha sido agredido.

O advogado diz que pretende fazer um boletim de ocorrência de lesão corporal. "Foi desproporcional a força utilizada, o aparato policial utilizado, acredito que pela presidência da Casa. E eles também devem responder por isso”, disse. "Os professores estão muito machucados.

Homem ficou ferido após explosão de bomba durante confusão em frente à Câmara Municipal de São Paulo (Foto: Livia Machado/G1)
Homem ficou ferido após explosão de bomba durante confusão em frente à Câmara Municipal de São Paulo (Foto: Livia Machado/G1)
Outro ferido foi o encarregado de equipe Severino Teixeira do Nascimento, de 63 anos. Ele tinha ido ao Ministério do Trabalho e, na volta, perguntou aos policiais se podia passar pela frente da Câmara para pegar um ônibus e retornar à sua residência na Vila Mariana. O tumulto começou e ele foi atingido por um estilhaço de bomba.

“Eu aguentei e não caí porque tenho natureza forte. Se fosse alguém com natureza fraca, não teria aguentado, não”, afirmou.


Ele foi socorrido por professores que protestavam e levado, inicialmente, a um hospital privado, que recusou atendimento. Ao ser levado ao Hospital do Servidor, levou seis pontos
Senhor que passava pela Câmara Municipal de São Paulo é ferido. Ele disse que não participava da manifestação (Foto: Reprodução/TV Globo)
Senhor que passava pela Câmara Municipal de São Paulo é ferido. Ele disse que não participava da manifestação (Foto: Reprodução/TV Globo


Câmara e Doria



Em nota, a presidência da Câmara Municipal de São Paulo informou que foi "garantido o debate democrático do PL 621/16. Tanto que assegurou o acesso de manifestantes ao plenário onde ocorria a reunião da CCJ e ao auditório externo até a lotação máxima dos dois espaços.

A Câmara vai apurar eventuais excessos das forças de segurança que atuam dentro do Legislativo

Com a confusão, a sessão que discute a reforma chegou a ser interrompida. Por volta das 15h20 os trabalhos foram retomados, mas sem público e com as portas fechadas. Às 16h, os vereadores aprovaram a proposta de aumentar a alíquota básica de 11% para 14%. O PL ainda precisa passar por mais duas comissões para depois ser encaminhado à plenária e ser votado


O prefeito João Doria (PSDB), que participa de evento no Fórum Econômico Mundial para a América Latina, condenou o que chamou de "invasão" da Câmara e disse que houve excesso da GCM e dos manifestantes.


“Houve uma invasão, é preciso estar claro. Aliás, não foi um convite [feito aos professores], foi uma invasão, o que não justifica nenhum tipo de violência - nem da parte que invade, nem da parte que é invadida. A Prefeitura, a figura do prefeito, não justifica nem ampara nenhum tipo de invasão, mas condena a invasão”, declarou o prefeito.
Fumaça das bombas de efeito moral lançadas contra manifestantes (Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO)

Ao menos seis ficam feridos em confusão durante ato na Câmara de SP | São Paulo | G1


301

COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
RECENTES
POPULARES
  • Daniel
    HÁ 5 DIAS
    Quem critica a luta do Professores são os "Pobres de Direita", o mal do século XXI.
    • Yuki Rito
      HÁ 4 DIAS
      Luta ? kkkkk vai se tratar !
    • Paulo Mario
      HÁ 5 DIAS
      "Os professores" invadiram a Câmara Municipal estourando o portão e depredando e queriam que houvesse uma reação de chuva de rosas???? E ainda deixam a mensagem para seus alunos, vamos pra cima quebrando tudo! Depois é só reclamar na ouvidoria da policia ou direitos humanos... E Brasil.....
      • Daniel
        HÁ 5 DIAS
        Pobre de Direita, o mal do século XXI.
      • Sebastiao Andretta
        HÁ 5 DIAS
        Se os professores estão agindo assim, imaginem como devem estar agindo os alunos desses mesmos professores (as). Retrato da educação de um país de mal educados. Só por Deus!!!
        • Jose Silva
          HÁ 5 DIAS
          Me desculpe Sebastião, mas a reação dos professores é proporcional ao assalto que a prefeitura tenta promover contra o funcionalismo. Por décadas gastam mal, desviam verbas e quebram a previdência, agora os coitados dos funcionários que já ganham mal, terão que pagar pela conta? E aí vem você quer exemplo de educação? Vá plantar batatas...
          • Rachel Moreira
            HÁ 5 DIAS
            Sebastiao: Fala isto para os politicos corruptos e inescrupulosos. Fala isto para empresarios desonestos. Fala isto para os medicos que batem o ponto e vao para a academia. Fala isto para os empresarios que vendem gasolina adulterada. Depois que voce refletir sobre isto tudo, acho que mudara de ideia a respeito dos professores.
          • Lucas
            HÁ 5 DIAS
            A polícia vai dar o mesmo tratamento aos juízes que vão entrar em greve ou só vale professor apanhar?

            • Jose Silva
              HÁ 5 DIAS
              Pois é Dora, proteste em silêncio e de maneira passiva, que os juízes irão desistir deste auxilio imoral.
              • Rachel Moreira
                HÁ 5 DIAS
                Que piada.
              • Eduardo Silva
                HÁ 5 DIAS
                Brasileiro e uma anomalia cultural e genética. Governos municipais aumentando iptu em até 2000%. Governo federal lascando a faca na gasolina com aumento de 25%, gás de cozinha com aumento de 34%. Corrupção em todas as instituições, empresários ricaços que cometeram dezenas de crimes estão soltos, desemprego, violência, tentativa de reforma previdenciária, retirada de direitos, pessoas ganhando R$4,50 por hora de trabalho e o pessoal aqui revoltado com professores.

                • Yuki Rito
                  HÁ 5 DIAS
                  Que mané direitos,vão trabalhar seus vagaus !
                  • Claudio Barela
                    HÁ 5 DIAS
                    Dora Melo, seu comentário é fascista, a única forma de tirar a paz dos políticos e dos governos corruptos, assim como das classes dominantes, é causando instabilidade política que vai afetar diretamente na economia, ou seja mexer no bolso desses safados... Então quer tirar a paz dos políticos, só indo para as ruas protestar de forma dura, já vimos isso em 2013, infelizmente foi só uma onda de protestos, que pena! Sem quebra-quebra nada vai mudar! Fora isso, o resto é discurso conservador e fascista!
                  • Pedro Moura
                    HÁ 5 DIAS
                    Quanto despreparo das autoridades policiais e dos políticos em tratar o PROFESSOR como trataram. Repugno todos por isso. As eleições estão ai, vamos dar o troco para eles.
                    • Manoel Nóbrega
                      HÁ 5 DIAS
                      Professores?! Que professores?! Coitados dos professores que são confundidos com estes arruaceiros alienados pelo comunismo.
                    • Maria Eduarda
                      HÁ 5 DIAS
                      Essa hipocrisia me enoja! Essa turba enfurecida, premeditou cada detalhe dessa invasão. E jogou pedra na Policia, depredou o prédio da Câmara e não vi ninguém condenar essa barbárie! Só quando a Policia começou a REAGIR, ai os valentões começaram a se fazer de vitima. Vão bem criminalizando a policia e vitimizando bandidos... Estão insatisfeitos? Peçam demissão em massa... os estudantes agradecem!!!
                      • Hermes
                        HÁ 5 DIAS
                        É a meia dúzia de pão com mortadela
                        • Manoel Nóbrega
                          HÁ 5 DIAS
                          Ô!, Maria Eduarda, você salvou o meu dia! Ainda bem que neste país há pessoas como você que conseguem enxergar a verdade, o fato como realmente ele é.
                        • Manoel Nóbrega
                          HÁ 5 DIAS
                          Os feridos são o foco da notícia?! Ora, senhores, os feridos são CONSEQUÊNCIA dos atos praticados ANTES. Por que esquecem disto? Além disso, a polícia fez a parte dela.
                          • Sociólogo Cesar
                            HÁ 6 DIAS
                            Bando de folgados esses professores parasitas do Estado. Alem de incompetentes, são preguiçosos e baderneiros. Se eles fossem competentes estariam na iniciativa privada

                            • Rachel Moreira
                              HÁ 5 DIAS
                              Este Sociologo e um desequilibrado.
                              • Jose Silva
                                HÁ 5 DIAS
                                Na verdade ele é só um trouxa!
                              • Ledenir Presa
                                HÁ 6 DIAS
                                O salário pra você não é bom, não estás contente, não estás feliz, peça a conta e vai fazer algo diferente e não fique ai provocando outros funcionários públicos (guardas municipais, etc) só estão cumprindo os seus deveres constitucionais de preservação do patrimônio público.

                                • Rachel Moreira
                                  HÁ 5 DIAS
                                  E vai fazer o que? Ja estao de joelho, so falta rastejar.
                                  • Jose Silva
                                    HÁ 5 DIAS
                                    Dora, você é um gênio. Ensine ao povo brasileiro como fazer isto... Antes lembre-se o Gilmar Mendes, mandou soltar ontem, mais 4 condenados em segunda instância. Parece que não tem nada a ver com o assunto, mas é só um exemplo de como as funcionam no Brasil. É o dinheiro público escorrendo pelos ralos o tempo todo e de que adianta protestar passivamente? Tem que quebrar tudo, quem sabe se os nossos políticos ficarem com medo de morrer as coisas mudam.
                                  • Marcos
                                    HÁ 5 DIAS
                                    Aula de hoje: " DESTRUIÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO ". Algum aluno ainda tem dúvida?!

                                    • Dora Melo
                                      HÁ 5 DIAS
                                      Exatamente por isto Rachel, a luta civilizada foi permitida, inclusive, deixaram os professores entrar até a lotação máxima. Fora que a boa luta continua,faltam 2 comissões antes de ir para votação.
                                      • Jose Silva
                                        HÁ 5 DIAS
                                        Dora, a simples tentativa de aumentar os descontos dos servidores já é uma violência. Todos nós sabemos que se a previdência anda mal é por culpa dos desvios do dinheiro público, pois em nenhum lugar do mundo se arrecada tanto. Querer passar mais essa conta para os funcionários é também uma forma de violência, é o mesmo que enfiar a mão no bolso deles. No caso quem da a aula são os políticos: "Como meter a mão no bolso do funcionalismo".
                                      • Phoer Gouvea
                                        HÁ 5 DIAS
                                        não são professores, são criminosos
                                        • Lucas
                                          HÁ 5 DIAS
                                          Em apenas três meses o Governo já arrecadou 500 bilhões em impostos, e mesmo assim continuamos numa crise financeira e com déficit. Obviamente por causa de corrupção. Mas ao invés de criticarem os políticos preferem criticar os professores dizendo que estão dando prejuízo ao depredar. Por isso que esse País não vai pra frente.

                                          • Rachel Moreira
                                            HÁ 5 DIAS
                                            A saida e cortar o numero de vereadores, deputados, ministros, assessores parlamentares, reduzir a remuneraçao dos politicos dos STF e judiciario que recebem muito mais do que merecem etc e tal.
                                            • Dora Melo
                                              HÁ 5 DIAS
                                              Agora sim Rachel, usando a razão acima da emoção, chegaremos muito mais longe.
                                            • Ana Sanches
                                              HÁ 6 DIAS
                                              Sinto informar mas a população não apóia vandalismo.

                                              • Rachel Moreira
                                                HÁ 5 DIAS
                                                Ana fala isto entao aos politicos. Eles vandalizaram as escolas, os hospitais, as estradas com a corrupcao deles. Todos os politicos e empreiteiros sao os responsaveis pela quebra do Brasil indepente do partido.
                                                • Rachel Moreira
                                                  HÁ 5 DIAS
                                                  Os politicos sao os inimigos do povo brasileiros. Ah! os empresarios inescrupulosos tambem.
                                                • Vaicorinthians
                                                  HÁ 5 DIAS
                                                  ter um desconto maior na folha do servidor para equalizar os deficit com a previdência pode, mais retirar mimos da camara dos veredores não, isso e o "brasil"
                                                  • Rachel Moreira
                                                    HÁ 5 DIAS
                                                    Os policiais sempre pisando na bola. Deviam dar e na cara dos politicos. Os professores ganham um cala- boca. Uma sociedade que nao respeita os idosos, os professores, os animais, as crianças e todos aqueles em situaçao de vulnerabilidade pode fechar as portas porque fracassou.
                                                  • Shop Usados
                                                    HÁ 5 DIAS
                                                    Amas vão fechar, onibus estão todos sucateados, e vc votou nessa coisa, pq? Pq é sem noção mesmo.
                                                    • Dora Melo
                                                      HÁ 5 DIAS
                                                      Quando será que professores vão aprender, a não ir pra cima de barreiras com homens fardados e achar que isto é que vai resolver o problema deles ? Outra coisa: Se estavam dando cacetadas, por que só uma foi atingida?

                                                      • Shop Usados
                                                        HÁ 5 DIAS
                                                        Quem deveria aprender algo é vc, que recebe apenas 0 conto pra ajudar a direita malvada se criar.
                                                        • Marcos
                                                          HÁ 5 DIAS
                                                          Meu caro, deixemos de lado o idealismo político. Ponha sua mente pra funcionar, analise o cenário à luz da democracia e dos direitos dos outros!
                                                        • Marcos
                                                          HÁ 5 DIAS
                                                          Ser um profissional da educação não dá direito a ter uma licença para falar o que quiser e vandalizar o patrimônio público !!!
                                                          • Marcos
                                                            HÁ 5 DIAS
                                                            Cadê o meu comentário???!!!
                                                            • Vaicorinthians
                                                              HÁ 5 DIAS
                                                              Não e so o seu, e uma pratica corriqueira desse site apagar comentarios que não e favoravel ao poder publico
                                                            • Calor Nabacurinha
                                                              HÁ 5 DIAS
                                                              Forssa Dória nao abaicha a guarda.
                                                              • Jalhen Rabei
                                                                HÁ 5 DIAS
                                                                Esses maloqueiro estão pensando que nossa São Paulo é a Venezuela.
                                                                • Jalhen Rabei
                                                                  HÁ 5 DIAS
                                                                  Esses maloqueiro estão pensando que Sampa é a Venezuela .
                                                                • Aparecida Leite
                                                                  HÁ 6 DIAS
                                                                  Quem não está feliz com o emprego pede para sair. O mercado está oferecendo muitas vagas de professor...

                                                                  • Luiz Minatti
                                                                    HÁ 5 DIAS
                                                                    O melhor salário para professor, acho que é no estado do Maranhão. Tu és tão legal que só usa o prenome. Esse fato que aconteceu foi ótimo, pois assim o povo vai vendo que estão querendo imitar o Jair. Este pelo menos sempre disse pra que veio, não mente, tem suas bandeiras, mas nunca falou mal dos professores e outros servidores.
                                                                    • Claudio Sousa
                                                                      HÁ 5 DIAS
                                                                      Bater em professor é ser covarde
                                                                    • Luiz Minatti
                                                                      HÁ 5 DIAS
                                                                      Triste, professores não merecem esse tratamento. Precisam desarmar os espíritos; e por que só eles tem que pagar o pato ?
                                                                      • Claudio Sousa
                                                                        HÁ 5 DIAS
                                                                        Em sp é o pato da fiesp e as panelas da vergonha
                                                                      • Paulo Bertazzi
                                                                        HÁ 5 DIAS
                                                                        É do couro que sai a correia. Quando acabar o dindin o aumento de impostos será inevitável pra bancar a previdência. Só que aí quem paga é o povo todo!
                                                                        • Claudio Sousa
                                                                          HÁ 5 DIAS
                                                                          Se e burro cara
                                                                        • Maurício Lima
                                                                          HÁ 5 DIAS
                                                                          Esse professores não estão exigindo nada menos que a população continue a pagar pelas aposentadorias deles...
                                                                          • Sylvio Romero
                                                                            HÁ 5 DIAS
                                                                            G1 errou na dito q diz: professora ferida... Ela é manifestante / baderneira. Professora é a profissão q deve exercer na sala de aula. Fora dela ela não é professora nenhuma
                                                                            • Claudio Sousa
                                                                              HÁ 5 DIAS
                                                                              E vc um atabalhoado

                                                                            Nenhum comentário:

                                                                            Postar um comentário