Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

segunda-feira, 19 de março de 2018

Delegado é afastado do cargo por postagem contra vereadora Marielle Franco

As declarações consideradas preconceituosas foram publicadas pelo policial em uma rede social


A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco divulgou nota comunicando o afastamento do delegado Jorge Ferreira do plantão da Delegacia da Mulher. A decisão foi tomada, nesse domingo (18), por conta de declarações postadas pelo policial em uma rede social sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol/RJ), morta a tiros no dia 14 deste mês. Há apenas um mês, ele dava plantões na Delegacia da Mulher de Santo Amaro, sem exercer cargos de chefia ou coordenação na unidade.
(foto: Reprodução Facebook)

De acordo com a nota, o conteúdo da postagem foi encaminhado à Corregedoria Geral da SDS, que iniciou uma investigação preliminar, na qual o servidor terá direito à ampla defesa e ao contraditório. “Até a conclusão do procedimento administrativo, o servidor ficará à disposição do setor de recursos humanos da PCPE”, diz o texto.

Ainda de acordo com a nota, o teor das afirmações é incompatível com o posicionamento do Governo, da Secretaria de Defesa Social e da Polícia Civil, “que prezam e focam todos os seus esforços na preservação da vida, proteção dos cidadãos, tolerância e paz social”. O texto é assinado pelo Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e Polícia Civil de Pernambuco.

Defesa


Também foi por meio das redes sociais que o delegado Jorge Ferreira resolveu se defender sobre o assunto. Em um vídeo com cerca de dez minutos, o delegado disse não ter sido o autor da postagem. "Fui informado por um amigo sobre a publicação. Quando eu saí da rede social eu vi que tinham vários aparelhos logados na minha conta e eu nem sabia. Tinha inclusive um no Crato, mas eu nunca estive lá. Eu saí imediatamente de todos, mas não sei como postaram isso", enfatizou. 

Ainda no vídeo, o delegado disse defender que antes das acusações sejam realizadas as investigações. "Eu tenho posturas políticas muito claras, todo mundo sabe. Eu sou a favor da lei, da ordem, do trabalho bem executado. O que eu venho postando e replicando é para fomentar a discussão porque defendo a ideia de que antes de se acusar se apure. Mal aconteceu o homicídio e já se começou a acusar a Policia Militar. Eu defendo que não, que seria interessante antes ver todas as possibilidades", diz.

Já a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (ADEPPE) divulgou uma nota afirmando que o post não é de autoria do referido Delegado. "Jorge Ferreira é um profissional responsável e extremamente dedicado à missão a que foi incumbido, na defesa dos direitos da mulher. Aqueles que o conhecem minimamente sabem que Jorge possui um temperamento completamente incompatível com o conteúdo chulo e grosseiro do texto publicado", diz o texto. Por fim, a associação disse estar apurando como se deu a fraude perpetrada, se através de uma conta falsa ou se houve invasão da conta do delegado Jorge Ferreira.

A pré-candidata ao governo de Pernambuco pelo Psol, Dani Portela, por sua vez,  divulgou nota de repúdio exigindo apuração imediata sobre
supostas postagens de delegado Jorge Ferreira. “Não bastasse o assassinato de Marielle Franco, uma mulher negra e militante, algumas pessoas começaram a replicar nas redes sociais conteúdo falso, as famosas Fake News, com o objetivo de assassinar, dessa vez, a reputação de Marielle. Exigimos, diante da gravidade e da repercussão, a devida investigação da postagem e, caso se confirme autoria do delegado na produção do conteúdo, que ele seja punido dentro dos rigores da lei. É inadmissível que agentes públicos, que têm por objetivo servir à população, sejam instrumentos de propagação de ódio, difamação e mentiras. Principalmente quando ocupam espaços em que devem garantir a segurança das mulheres. Não iremos retribuir com a mesma moeda ataques que nada contribuem para o bem-estar social, mas exigimos uma apuração rigorosa dos fatos”, desrtaca na nota.
https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/03/19/interna_politica,945003/delegado-e-afastado-do-cargo-por-postagem-contra-vereadora-marielle-fr.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário