Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

domingo, 25 de março de 2018

Jogo de empurra: PM diz que tribunal soltou suspeitos, e desembargador faz críticas à segurança






Policiais militares e civis durante operação na Rocinha - Agência O Globo / Fábio Guimarães


Leia mais: https://oglobo.globo.com/rio/jogo-de-empurra-pm-diz-que-tribunal-soltou-suspeitos-desembargador-faz-criticas-seguranca-21840988#ixzz5Am0wMrc0 
stest 


Major Ivan Blaz atribuiu parte da responsabilidade à Justiça, que libertou envolvidos na guerra do tráfico


POR 


RIO — Embora a cúpula da segurança não tenha se manifestado sobre os confrontos na Rocinha, o relações-públicas da Polícia Militar, major Ivan Blaz, atribuiu parte da responsabilidade dos acontecimentos de domingo à decisão da Justiça que libertou os principais envolvidos na guerra do tráfico. Ao justificar ontem as dificuldades da polícia, o major afirmou que a PM já havia feito a sua parte em 2010, quando prendeu oito integrantes da quadrilha que tinham invadido o Hotel InterContinental, em São Conrado:

Não posso deixar de falar que a Polícia Militar já fez a sua parte aqui na Rocinha contra essas quadrilhas que estão se digladiando, quando prendeu em 2010 os dois protagonistas dessa ação na invasão ao Hotel Intercontinental. Infelizmente, eles foram colocados em liberdade por entenderem que não eram um perigo para a sociedade, e os resultados a gente está vendo hoje — afirmou o oficial.


Ivan Blaz se referia às prisões de Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, e Ítalo de Jesus Campos, o Perninha, libertados pela 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. Há pouco mais de duas semanas, Rogério mandou executar Perninha — que teria sido o escolhido por Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, para tomar o poder na comunidade. Perninha e Rogério eram dois dos oito homens que participaram da invasão do hotel e tomaram hóspedes e funcionários como reféns.


Em nota, o desembargador Siro Darlan, presidente da 7ª Câmara Criminal, afirmou que o major está equivocado sobre as razões que levaram a Justiça a libertar o grupo. Ele lembrou que a sua decisão teve como base o excesso de prazo para realizar o julgamento. Segundo Darlan, foi concedida uma liminar determinando a libertação, e, posteriormente, ele e os outros dois


desembargadores da câmara mantiveram a decisão, por unanimidade, no julgamento em 13 de março de 2012. O magistrado ressaltou ainda que não houve recurso do Ministério Público e que a causa do “excesso de prazo” foram as “sucessivas ausências dos policiais militares arrolados como testemunhas”.


Siro Darlan também destacou que a sentença da 7ª Câmara não foi reformada por tribunais superiores. Segundo ele, atribuir à Justiça a culpa pela guerra na Rocinha é “no mínimo irresponsável”. Na nota, o desembargador cita a “incapacidade dos atuais responsáveis pela política de segurança do estado em garantir a segurança pública de todos”.



Em julho de 2014, no entanto, o desembargador já havia mandado soltar Danúbia de Souza Rangel, mulher de Nem, chefe do tráfico da Rocinha. Na decisão em que concedeu à acusada o direito à prisão domiciliar, Siro Darlan alegou que não havia indícios de que, em liberdade, Danúbia colocaria em risco a ordem pública ou a aplicação da lei. O magistrado explicou, na época, que a acusada tem uma filha, de 4 anos, que, de acordo com a avaliação médica e psiquiátrica, vinha sofrendo transtornos desde a prisão da mãe.



Danúbia acabou sendo presa um mês depois por determinação de outros desembargadores. Em março de 2016, ela foi condenada a 28 anos de prisão por tráfico, associação para o tráfico e corrupção, mas tinha sido solta uma semana antes. Desde então, está foragida. Agora a polícia investiga se ela está envolvida na invasão à Rocinha no domingo. Danúbia estaria proibida de entrar na favela por inimigos de Nem e é suspeita de estar enviando recados da quadrilha para seu marido.

Leia mais: https://oglobo.globo.com/rio/jogo-de-empurra-pm-diz-que-tribunal-soltou-suspeitos-desembargador-faz-criticas-seguranca-21840988#ixzz5AlyqrJR3 
stest 




Jogo de empurra: PM diz que tribunal soltou suspeitos, e desembargador faz críticas à segurança - Jornal O Globo


Diário Oficial publica exoneração de Leba e Wolney Dias dos comandos das polícias Civil e Militar

Leia mais: https://oglobo.globo.com/rio/diario-oficial-publica-exoneracao-de-leba-wolney-dias-dos-comandos-das-policias-civil-militar-22479702#ixzz5Am2qppk8 
stest 




Jogo de empurra: PM diz que tribunal soltou suspeitos, e desembargador faz críticas à segurança - Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário