Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

sábado, 6 de dezembro de 2014

Racismo e violência policial: 6 meses sem Toni Bernardo

Qua, 21 de Março de 2012 11:24

Por  Aldeia Sina



ntem, 21, comemorou-se o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. Hoje, 22, uma reunião no Auditório 1 do ICHS da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) marcará os 6 meses do assassinato do estudante africano  Toni Bernardo da Silva, da UFMT, por dois policiais militares e um empresário, na pizzaria Rola Papo, no bairro Boa Esperança.

Com horário marcado para as 19h, o evento consta de esclarecimento jurídico quanto a morte de Toni, vídeo debate e encaminhamentos de ações e intervenções.

Segundo a professora Janaina Pereira Monteiro, testemunha no caso, “foram muitos socos na cabeça, no rosto e no pescoço. Ele já estava imobilizado não havia a necessidade de continuarem batendo”, afirmou.

Janaína, que é vizinha da pizzaria, ao perceber o tumulto no estabelecimento presenciou Bernado deitado de bruços e imobilizado por dois homens sendo “um branco e um negro”. Conforme o testemunho da professora um dos PM’s dizia aos gritos: “Você sabe por que está apanhando? Porque você é bandido”.
Para Marcemila Melo Reis, juíza da 3ª Vara Criminal de Cuiabá, o empresário e os dois policiais militares acusados de espancar Toni até a morte vão responder na Justiça pelo crime de homicídio.


O corpo do estudante foi levado para Guiné-Bissau, onde foi recebido por familiares. O fato gerou comoção no meio acadêmico, inclusive com protestos no local do crime.


Nenhum comentário:

Postar um comentário