Artistas relataram nas redes sociais ameaças feitas pela PM, caso tocassem músicas que falam de violência policial
Parece inacreditável, mas aconteceu: a Polícia Militar de Recife tentou, durante o Carnaval, impedir artistas de cantarem uma música de Chico Scince, e outras que denunciam a violência cometida pelo Estado contra comunidades periféricas.
Sim, a censura se instalou no país, despudorada, apoiada pelo presidente da república.
Em nota, a PM disse não há qualquer proibição a artistas, e que foi instruída a suspender blocos que estourassem o tempo de apresentação. Mas não foi o que se viu. Os integrantes da banda Janete Saiu Para Beber relataram no Instagram que a PM invadiu o palco no momento que a banda tocava a música “Banditismo por uma questão de classe”, de Chico Science.
“A POLÍCIA MILITAR FEZ UMA BARREIRA ENTRE O PÚBLICO E A BANDA. TIVEMOS QUE PARAR O SHOW COM AMEAÇA DE LEVAR NOSSO VOCALISTA PRESO. A PRODUÇÃO FOI INCRÍVEL E CONSEGUIU REVERTER A SITUAÇÃO, MAS O MAIS ABSURDO FORAM OS ARGUMENTOS: CHICO SCIENCE NÃO PODE TOCAR, NÃO PODE!”
A banda Devotos passou por situação semelhante, e também foi às redes denunciar a ação da PM:
“TODOS QUE CONHECEM A DEVOTOS SABEM DA NOSSA POÉTICA, QUE A NOSSA LIGUAGEM É COLOQUIAL, É URBANA, DE DENÚNCIA, DE ALERTA E DE POSICIONAMENTO, USANDO A MÚSICA COMO “ARMA”. INFELIZMENTE ESTAMOS VIVENDO UM REGIME DE REPRESSÃO VELADA, QUE PARA A MAIORIA É NORMAL, MAS PARA QUEM TRABALHA COM CULTURA, E CULTURA VOLTADA PARA O RESGATE SOCIAL, COMO É O NOSSO CASO, SABE QUE ESTAMOS SENDO MINADOS, PERSEGUIDOS E AMEAÇADOS DE NÃO EXERCER NOSSAS AÇÕES E QUEREM CALAR NOSSAS VOZES. NA NOITE ANTERIOR NO PÓLO DA BAIRRO DA VÁRZEA, SUBÚRBIO DE RECIFE, NÓS DA DEVOTOS TAMBÉM SOFREMOS AMEAÇAS DE PRISÃO LOGO DEPOIS QUE TOCAMOS A MÚSICA “DE ANDADA”, QUE ESTÁ NO NOSSO MAIS RECENTE DISCO, “O FIM QUE NUNCA ACABA”, E CONTINUAMOS COM “LUZ DA SALVAÇÃO”, DO CD “AGORA TÁ VALENDO”, DURANTE A EXECUÇÃO DELA AO VIVO FAZEMOS UMA HOMENAGEM A CHICO SCIENCE COM TRECHOS DE “BANDITISMO POR UMA QUESTÃO CLASSE”. LOGO CHEGOU, VINDO DO DIRETOR DE PALCO, QUE FOI PASSADA AO NOSSO ROADIE, A NOTÍCIA QUE A POLÍCIA NÃO HAVIA GOSTADO DO CONTEÚDO DAS LETRAS E AMEAÇOU, CASO O SHOW CONTINUASSE COM ESSES TEMAS QUE CITASSEM A POLÍCIA, IRIAM ACABAR O SHOW E LEVAR CANNIBAL (VOCALISTA) PRESO. SE ISSO NÃO FOR CESURA NÃO SABEMOS O QUE É. O SHOW CONTINUOU, ELES NÃO SUBIRAM NO PALCO E NEM TOCARAM NA BANDA, MAS A AMEAÇA FOI FEITA.”
O cantor Chico César foi ao Instagram manifestar apoio aos artistas censurados pela PM: “Solidariedade à banda @janetesaiuparabeber, censurada e proibida de tocar Chico Scince em Pernambuco pela PM local. Abuso de autoridade! Isso tem que acabar, logo. Fogo nos fascistas!”
Zélia Duncan também se manifestou: “Vamos todos tocar Chico Science!”
Ouça a música de Chico Science e Nação Zumbi censurada pela PM de Pernambuco em pleno Carnaval do Recife:
Nenhum comentário:
Postar um comentário