Vídeo de agressão policial a negros no Texas causa revolta



Polícia foi chamada para interromper uma festa na piscina comunitária de um bairro residencial. O caso aconteceu no sábado, dia 06 de junho de 2015.
Um vídeo de um policial apontando a arma e derrubando uma menina negra no chão vem causando polêmica nos EUA. Segundo informações da imprensa local, a polícia do distrito de McKinney, no Texas, foi chamada para interromper uma festa na piscina em um bairro residencial, mas a maneira como os policiais trataram os jovens negros está sendo alvo de críticas por parte de ativistas.
Os jovens festejavam em uma piscina comunitária, quando residentes chamaram a polícia dizendo que “um grupo de pessoas, que não morava na área e não tinha permissão para estar lá, se recusava a deixar o local”.
Assista ao vídeo:
No vídeo, é possível ver um policial em específico correndo atrás dos jovens pelas ruas e gritando para que todos saiam de lá ou sentem no chão. Em seguida, ele agarra uma garota negra pela cabeça e a joga no chão, mantendo-se em cima dela para que não se movesse. Alguns jovens então começam a gritar pedindo para ele parar e dizendo que isso é um abuso, quando ele tira a arma e aponta para o grupo desarmado para dispersar os jovens, revoltados com a situação.
O departamento de polícia do distrito emitiu uma nota sobre o vídeo, dizendo que o incidente já está sendo investigado e que o policial em questão foi afastado do cargo por tempo indeterminado.
A pessoas locais dizem que a polícia foi chamada por moradores por considerarem “anormal” a quantidade de descendentes afros no local, sendo que é um bairro de brancos de classe média alta.
Os jovens agredidos eram convidados de uma festa de um morador local e os policiais ordenaram que todos os negros se retirassem do local e que ficassem deitados na calçada, o que deu início ao que se pode ver no vídeo.