Mundo
- Em destaque:
- Saiba qual o salário de Putin, Obama...
MUNDOESTADOS UNIDOS
Ex-militar pega 17 meses de prisão por entrar armado na Casa Branca
Veterano da guerra do Iraque, Omar Gonzalez foi diagnosticado com problemas mentais. O ato provocou a demissão da diretora do serviço secreto, Julia Pierson
- Atualizado em
A juíza federal Rosemary M. Collye, da corte americana do Distrito de Columbia, sentenciou nesta terça-feira a um ano e cinco meses de prisão o ex-militar Omar Gonzalez, que em setembro do ano passado pulou o muro da Casa Branca e conseguiu entrararmado com uma faca na residência presidencial. O ato provocou a demissão da diretora do serviço secreto, Julia Pierson, criticada pelas falhas no esquema de segurança que permitiram a entrada de Gonzalez na casa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O mandatário não estava no local no momento do incidente.
Veterano da guerra do Iraque, o texano de 43 anos foi diagnosticado com problemas mentais. Ele ainda terá de viver em liberdade condicional por três anos depois de deixar a prisão, informou a promotoria do Distrito de Columbia, por meio de um comunicado. Gonzalez havia sido condenado em 13 de março por entrar em um edifício governamental com uma arma, agredir os seguranças e resistir à prisão na Casa Branca. "O senhor González agora pagará o preço por sua decisão de ultrapassar a cerca e correr para dentro da Casa Branca", afirmou o procurador Vincent H. Cohen, encarregado do caso.
Gonzalez também está proibido de ir a Columbia, onde fica a capital dos Estados Unidos, por três anos e deverá participar de um programa de avaliação psiquiátrica. Durante o processo, os advogados de defesa do ex-militar destacaram que o condenado sofre de um transtorno por estresse pós-traumático e tem alucinações, paranoia e ansiedade.
Histórico - Antes de pular o muro da Casa Branca, Gonzalez tinha passeado com seus cachorros no entorno da Casa Branca e estacionado o carro em uma rua próxima. De acordo com a promotoria, ele escondeu munição e um facão no veículo. O ex-militar colocou uma faca de 7,62 centímetros na parte de trás da calça, passou por cima da cerca da Casa Branca, chegou ao jardim e correu até os arbustos localizados do lado de fora do portal norte. Em seguida, conseguiu ultrapassar as portas desta ala e, após passar pelas escadas, entrou na Sala Leste, onde o presidente costuma realizar seus atos de trabalho. Ele foi detido pela segurança no local.
O Serviço Secreto, muito questionado por este caso, deu ordens ao suspeito para que não ultrapasse a cerca. Um agente tentou bloquear as portas para impedir a entrada do ex-militar, mas foi atacado por Gonzalez e não conseguiu detê-lo. Segundo documentos da promotoria, o condenado já tinha se aproximado da Casa Branca com um machado de guerra em 25 de maio do ano passado, quando agentes do serviço secreto o detiveram e realizaram um interrogatório. Ele foi liberado após as autoridades determinarem que só havia equipamentos de escalada no carro do texano.
(Com agência EFE)
Comentários
Nenhum comentário:
Postar um comentário