PM’s absolvidos pela Justiça poderão retornar à Corporação
Bombeiros e policiais militares demitidos de suas corporações por processos administrativos decorrentes de ação criminal poderão ser reconduzidos às corporações se absolvidos na ação que deu origem à demissão. É o que determina a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 41/09, do deputado Wagner Montes (PDT), aprovada, em primeira discussão, nesta quarta-feira, pelo plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O texto inclui a previsão no artigo da Constituição Estadual que trata dos servidores militares.
– Hoje, os policiais e bombeiros que respondem a um processo administrativo e são absolvidos, no mesmo caso, pela Justiça comum, ainda podem ser excluídos da corporação por um conselho disciplinar. Isto é uma covardia. A PEC vai permitir que eles possam reingressar em suas corporações sem ter que entrar na Justiça pedindo para voltarem aos seus empregos – explica o parlamentar.
FONTE: Extra
NOTA DO BLOG: Muitos policiais são excluídos de suas Corporações por haver cometido algum crime. Porém, a Justiça muitas vezes resolve pela sua absolvição, o que ocasiona um transorno para o excluído e para a sua família. Acredito que se a Justiça Comum não entende o militar como culpado, assim também não o deve no processo administrativo, já que se o mesmo foi absolvido é por não haver provas suficientes para determinar a sua condenação. Se aprovada, a emenda passa a vigorar para o Estado do Rio de Janeiro, uma vez que é uma emenda constitucional estadual; mas poderá servir como base para as outras polícias militares brasileiras.
Avalie isto:
Rate This
OBS. Nem fui submetido a conselho, era CBPM e tinha 6 anos e quatro meses de PM.
na associação e pago no contra cheque vem desconto mais na vara de fazenda publica é de graça SOU CBPMRJ AGNALDO JOSE DA SILVA TORRES RG 64125
Tenho exame balístico e meu juri foi em 3/09/2013, onde o MP pediu minha absolvição, meu colega também foi absolvido, me ajuda em uma coisa, seu retorno foi baseado no resultado do conselho de disciplina, ou seja, já que foi de 3 a zero o comandante não podia te excluir, não é isso? Gostaria de tentar voltar pois, só nós sabemos o que passamos ao ser excluídos, Fui um bom policial, todos aqui no 8° BPM e moradores sabem do fato, Garotinho, manda em Campos e o fato foi bom para ele se promover, todos falam que foi política minha exclusão.
Em fim, pode me ajudar? Como foi o parecer da decisão para seu retorno, digo, quando eu entrar com um advogado você poderia fornecer dados a ele para me ajudar?