Ação visa cumprir 48 mandados de prisão contra uma organização criminosa liderada por policiais civis que extorquiam dinheiro de pessoas envolvidas com atividades ilícitas,
Por Mahomed Saigg e Nicolas Satriano, TV Globo e G1 Rio
Policiais Civis são suspeitos de comandar quadilha no Rio de Janeiro
Uma operação desencadeada na manhã desta quinta-feira (30) prendeu 48 suspeitos denunciados por extorquir dinheiro de pessoas envolvidas com atividades ilícitas no Rio de Janeiro.
Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), o grupo extorquia dinheiro de vendedores de mercadorias piratas, ambulantes, postos de gasolina, bingos, donos de veículos clonados e comerciantes em alguma situação irregular.
A ação, que visa cumprir 48 mandados de prisão contra a organização criminosa liderada por policiais, é comandada por agentes do MP-RJ e da Secretaria de Segurança Pública do Rio, por meio do Gaeco, e a Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
“A Secretaria de Segurança não admite desvio de conduta de policiais”, disse Augusto César Naylor, na primeira entrevista desde que assumiu o cargo de subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança do Rio.
Segundo as investigações, o mais alto escalão, denominado "Administração", era composto pelo delegado Rodrigo Sebastian Santoro Nunes e seu braço direito Delmo Fernandes Baptista Nunes, chefe do setor de investigações, que foi preso na manhã desta quinta-feira. Outro delegado com papel importante no esquema seria Thiago Luis Martins da Silva, que está entre os presos desta manhã. A ação é a segunda fase da operação denominada Quarto Elemento.
Entre os 48 denunciados estão 24 policiais civis (22 presos), 6 policiais militares (5 presos), 2 bombeiros militares (2 presos), um agente penitenciário (preso) e outras 15 pessoas que atuavam como informantes ou ajudantes dos policiais.
O G1 entrou em contato com a Polícia Civil para obter posicionamento da instituição sobre a atuação de policiais no esquema criminoso, mas o órgão informou que apenas a Secretaria de Segurança Pública e o Ministério Público vão se pronunciar a respeito da operação.
O Corpo de Bombeiros informou que está acompanhando a operação e ressaltou que a corporação está colaborando com as investigações.
De acordo com o Ministério Público, todos os suspeitos estavam reunidos em torno de um objetivo comum: identificar possíveis infratores da lei, seu potencial econômico e realizar batidas policiais contra eles, sempre com a intenção de flagrá-los cometendo crimes ou irregularidades administrativas.
Agentes visam cumprir 48 mandados de prisão na manhã desta quinta-feira — Foto: Reprodução / TV Globo
A partir dessa situação, em vez de seguir a lei, os denunciados exigiam uma quantia em dinheiro para que os infratores não fossem presos ou tivessem as mercadorias apreendidas e sofressem os devidos procedimentos legais. Segundo a denúncia, a organização criminosa fazia graves ameaças e até agredia fisicamente as vítimas. Em certos casos, o grupo denunciado ainda desviava para si os objetos apreendidos com os alvos, para posterior revenda.
Os suspeitos foram denunciados por organização criminosa, corrupção, extorsão, concussão e peculato, entre outros crimes.
A operação conta com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência, da Corregedoria da Polícia Civil e da Corregedoria da Polícia Militar. A Polícia Civil não participou dessa investigação.
Ação conta com o apoio do Ministério Público do RJ — Foto: Reprodução/ TV Globo
Entenda como funcionava o esquema
Qualquer pessoa que praticava ilícito ou estabelecimento em situação irregular era alvo do grupo. Para que o esquema funcionasse, operavam os chamados informantes - pessoas responsáveis por levar aos policiais denunciados dados sobre possíveis alvos envolvidos com ilícitos e que poderiam gerar os atos de extorsão ou concussão e recolhimento de propina.
Uma vez identificada a vítima em potencial, o grupo criminoso simulava uma ação policial (o "bote" propriamente dito) para exigir pagamento e deixar de efetuar a devida prisão em flagrante. Esses informantes, em sua maioria não policiais, eram remunerados com parte do valor obtido nas extorsões.
De acordo com o MP-RJ, os denunciados Rodrigo Santoro e Delmo Fernandes detinham o domínio final de toda ação delituosa e se encarregavam de gerenciar, fiscalizar e receber os lucros financeiros produzidos pelos demais membros da organização.
A atuação de Thiago Luis ocorria quando o "bote" não era acertado no local da abordagem. Nesses casos, o alvo era levado para a delegacia e, por vezes, apresentado ao delegado Thiago Luis, que atuava no convencimento ao pagamento ilegal de propina, na medida em que dava credibilidade às ameaças feitas pelo grupo no local da abordagem.
Operação prende 42 suspeitos de extorsão e participação em crimes no RJ | Rio de Janeiro | G1
283
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
POPULARES
- Jose SilvaHÁ 2 MESESNão tem nada mais destrutivo para a sociedade , do que policiais corruptos . Tinha que apodrecer na cadeia .
- MarceloHÁ 2 MESESOS BANDIDOS DE VERDAE ESTÃO TODOS EM BRASÍLIA E UM ESTÁ PRESO NO PARANÁ
- Marcio ZimmermannHÁ 2 MESESOlha só os "carta branca" do bozonaro.
- Elio AlvesHÁ 2 MESESMais um FRUSTRADO por ter sido REPROVADO no Concurso para Soldado PM. Pelo visto não serviu as Forças Armadas, por isso tanto despeito. Quando você generaliza, chamando toda a Corporação de "quadrilha", mostra claramente o quanto é preconceituoso contra Policiais; é a típica postura de atirar pedras no telhado alheio quando se tem telhado de vidro.
- Marcos BorgesHÁ 2 MESESDANIEL QUEM QUER SER PM?VAI ESTUDAR PARA CONCURSO DE VERDADE.EXEMPLO TJ,TRF,TRT,TCE,AUDITOR DA RECEITA FEDERA,ISSO SIM É CONCURSO MAIS PM.
- TatianaHÁ 2 MESESMorei em um prédio na Av Sernambetiba(Acquabella) que hoje está avaliado em torno de 2 milhões e meio e condomínio de 3 mil reais. Lá tinha um morador que se dizia (empresário) ele e a esposa. Passado um tempo fui a uma delegacia fazer um B.O e qual minha surpresa!! os eram Detetives de policia. Será que a renda dos dois somados daria para comprar um Apt desses ?
- DanielHÁ 2 MESESe a sua?
- Elio AlvesHÁ 2 MESESEngraçado isso. Por quais motivos vocês não fazem AUDITORIA na VIDA DOS POLICIAIS? POLICIAL não pode ter bens.... E aqueles que vem de famílias privilegiadas. É exatamente por "posturas"como a sua Tatiana que tem Policiais Civis e Militares em vários Estados recebendo indenizações de CALUNIADORES e de DIFAMADORES.
- Celso PatricioHÁ 2 MESESE aqueles que pagavam proprina? Eram vitimas ou culpados?
- Victor LinsHÁ 2 MESESAo contrário, se ele oferecer propina, aí sim estará cometendo o crime de corrupção ativa.
- Victor LinsHÁ 2 MESESPela reportagem o crime deles foi anterior à extorsão e por isso devem responder, mas pagar para se livrar da extorsão não é crime.
- Marcos BorgesHÁ 2 MESESTODOS SAFADOS DA POLICIA DEVERIAM SER MANDADO PARA CUMPRIR A PENA NA INDONÉSIA.TODOS ELEITORES DOS COXINHAS.FAZ O SEGUINTE UMA BOMBA DAS QUE FORAM JOGADA EM HIROSHIMA ACABAVA O PROBLEMA NO HIO DE JUANEIRO OU TERRA DE BANDIDOS ESCAPA NINGUÉM.
- Elio AlvesHÁ 2 MESESSó por usar o termo "conchinhas", já é possível imaginar oque vem a seguir. Pois bem, "Rio de Janeiro terra de bandidos", onde não tem?? Talvez no "partido"que você segue não tenha ninguém condenado nem cumprindo pena... A propósito, os "safados da polícia"assim como todos nós Cidadãos, somos fruto da MESMA SOCIEDADE HIPÓCRITA E ESPECIALISTA EM APONTAR OS DEDOS AOS OUTROS. Sugiro uma reflexão: Vamos nos olhar no ESPELHO??? Que tal???
- João FelippHÁ 2 MESESMas no RIo quem escapa do assaltante cai na mão da milícia e se, por acaso, escapar da milícia cai na mão dos ''puliça''.... estado falido é isso ..e por ai vão todos e não vai demorar muito.
- Mendes SivaHÁ 2 MESESCadê os 500 kg. de pasta base de cocaína que sumiu do Denarc de Campinas, apareceu? A corregedoria prendeu alguém? Paulistas sujos, sempre falando da sujeira alheia!
- Ricardo AlmeidaHÁ 2 MESESBandido bom é bandido morto.
- Marcio ZimmermannHÁ 2 MESESNesse tipo de noticia a turma do 17 desaparece.
- Hernesto CartoHÁ 2 MESESNão sei se será coincidência, mas hoje depois dessas prisões, tem muito menos apoiador do Bostanaro nas redes
- Hernesto CartoHÁ 2 MESESTem policiais corruptos tão burros que apoiam o Bostanaro achando que distribuindo armas a população vai ficar do lado deles. Na hora que um cidadão de bem se ver ameaçado por um sujeito desses o manda para o inferno com todo o amparo da lei
- Marcio ZimmermannHÁ 2 MESESNo governo do bozo o tal amparo só vai valer para quando um marginal fardado matar. O cidadão comum pensa que vai ganhar medalha, mas vai ganhar é uma vala caso tente se defender de um desses pulhas.
- Luiz FernandoHÁ 2 MESESPor isso voto no Mito, terei minha arma, se um policial vier querendo tirar vantagens, abusando do poder, passo fogo, depois o Mito me dá medalha e 'retaguarda jurídica' .
- Luiz FernandoHÁ 2 MESESAfinal, 'criminoso não é ser humano normal, tem que matar e depois ser condecorado'.Morte a todo Policial Bandido, podem fuzilar mesmo, não precisa economizar munição, dá logo 10 ou 30 tiros em cada um.
- Fábio OliveiraHÁ 2 MESESEntenderam ou fica mais fácil se desenhar?
- Georges CostaridisHÁ 2 MESESTá e no governo, onde tem muito mais ratos?
- Nilton CostaHÁ 2 MESESNão se justifica um "roubo menor".
- lucianoHÁ 2 MESESCiro Gomes joinha no verde
- Cristiane SilvaHÁ 2 MESESGanharia no primeiro turno kkk
- lucianoHÁ 2 MESESate agora 60% ciro vai ganhar fácil
- Jackson LopesHÁ 2 MESESNada de novidade nessa matéria a final esse é o Rio de Janeiro
- Flavio MartinsHÁ 2 MESESNão legalize as drogas!!!! Ajudem nossos polícias.....
- SamHÁ 2 MESESOutro dia me disseram que policiais são corruptos por causa dos baixos salários... Errado! Ora, se honestidade estivesse relacionada com salário, nenhum político roubaria. Simplesmente isso é falta de caráter, e essas frutas podres que usam farda ou distintivos , não passam de seres desprezíveis e que não horam suas fardas e seus distintivos.
- Bruno'sHÁ 2 MESES??????????????????????? ??????????????????????? ??????????????????????? ??????????????????????? ??????????????????????? ???????????????????????
- Carlos MedeirosHÁ 2 MESESÔ, Sam! Quequéisso? Dando bola descarada para esses arrivistas? E eu, como fico? Não fico?
- Marcos MoreiraHÁ 2 MESESPolícia civil a mais ordinária corrupta do nosso país,do acerto jogo do bicho ,caça níquel etc
- Explanador VerdadesHÁ 2 MESESCadê os defensores destes bandidos?? Por que não falam bandido bom é bandido morto??? Quanto menos eleitor de bolsotário nas ruas, melhor para a sociedade. LIXOSSSS !!!!
- Zeca TrabalhadorHÁ 2 MESESCOXINHAS..... FUNCIONÁRIA DE BOULOS FOI AMEAÇADA POR SEGUIDOR DO BRONCONARO ARMADO!!! OS BANDIDONAROS JÁ COMEÇARAM A DAR O AR DA GRAÇA DELES. ACHAM QUE VÃO TRANSFORMAR O BRASIL, NO VELHO OESTE AMERICANO. AINDA BEM QUE AS CHANCES DESDE TRASTE GANHAR... É NENHUMA!!!..... hehehe.
- Zeca TrabalhadorHÁ 2 MESESComentarista....M.ENSALÃO sempre teve, porque quem não molha as mãos dos p.olíticossahfados do c.ongresso, NÃO G.OVERNA. E P.ETROLÃO é cria do /P/M/D/B/, que você b.ateu panela pra apoiar!!!. Mas quem não tinha o apoio, NEM E.LEIÇÃO GANHARIA!!! Entre fingir que não via eles roubarem, e g.overnar para os pobres, o L.ULA escolheu TIRAR A BARRIGA DO POVO DA MISÉRIA. Somos gratos a ele por isso. A D.ilma peitou os VAhGABUNDOS, e todos vimos o que aconteceu a ela. Da proxima vez, B.ATA COM A PANELA EM SUA CABEÇA, pra ver se tem algo dentro....ALÉM DE VENTO!!!.........hehehe.
- Rubens VianaHÁ 2 MESESMelhor fazer a denuncia por aqui mesmo, se ele vai a delegacia, é perigoso ter alguma ordem de prisão pra ele.
- Dilvaine BorgesHÁ 2 MESEScom essas leis o nossa patria esta se afundando ao caus social, esta afundando no mar da corrupçao, esta afundando em previlegios dos servidores e politicos e nao tem um candidato falando nesse tema sobre previlegios e imunidades e foro previlegiado
- Dilvaine BorgesHÁ 2 MESESe tem mais, eles vao ser exulsos e vao recorrer e a justiça vao obrigar o governo a recontratalos de volta, devido a estabilidade de emprego que servidores publicos tem e nos nao temos, e igual a imunidade dos politcos
- Dilvaine BorgesHÁ 2 MESESE vero se fosse em um pais serio esses funcionarios publicos seriam presos e teriam que devolver todo os salarios que tinham recebido durante o tempo em que foram foncionarios e ainda multa de 30 a 50% do valor e o patrimonio deles seriam confiscados e transformado em creches, escolas posto de saude etc, vejam bem os numeros uma quadrilha de 43 elementos e 28 funcionarios publicos nessa quadrilha
- Nilton CostaHÁ 2 MESESDesde o tempo em que vovó era virgem que existia corrupção na polícia. O jogo do bicho acontecia quase na porta da delegacia e sempre foi contravenção, na verdade "todo mundo recebia o seu e se respeitavam". "O mão-branca" foi o precursor da milícia, Mariel Mariscot era homem de confiança do poder e matava alguns ladrões para encobrir outros crimes. A novidade é que hoje temos 210 milhões de brasileiros.
- Osmar RaachHÁ 2 MESESÉ o fim dos tempos, não temos mais em quem confiar, judicíario, legislativo e polícia. Ah se fosse um país sério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário