Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A covardia de policiais contra os cidadãos




É extremamente triste e revoltante presenciar cenas causadas por agentes policiais contra a população. Pessoas que deveriam cuidar da segurança da população, fazem o contrário. Infelizmente, é muito comum a ocorrência de atos de abuso de policiais que tendo o poder de sua arma amedrontam as pessoas, agredindo-as verbal, fisicamente ou das duas formas.



 Por que a polícia desrespeita tanto as pessoas?
Quais são os tipos de pessoas que mais são agredidas pela polícia? 
O que deve ser feito para diminuir essas ocorrências? 

A verdade é que a sociedade necessita das forças policiais para lhe assegurar a segurança no seu cotidiano. Entretanto, não é admissível que integrantes dessas mesmas forças de segurança promovam atos que ao invés de levar segurança, leva medo, desespero e intranqüilidade para as pessoas.


 Uma grande parte dos órgãos de segurança pública possui algum canal que serve para levar à punição de policial que cometa atos de abuso de autoridade, mas um percentual muito pequeno dos casos chega até esses canais. A imensa maioria não chega ao conhecimento de quem deveria punir esses agressores, muitas vezes em razão da intimidação por parte dos próprios bandidos com a condição de policial. Assim, a impunidade é muito alta no meio policial e estes ficam a vontade para fazer o que bem entenderem. A falta de punição desses policiais marginais levam à prática de atos tão bárbaros.

Casos como “sabe com quem está falando?” é extremamente corriqueiro no diálogo de um policial para com um cidadão. Muitas vezes, ou porque esse agressor está com a arma ou o cidadão não tem boa formação acaba aceitando a agressão e fica por isso mesmo, as autoridades que deveriam punir esse policial não fica sabendo e este último fica livre para agredir outras pessoas. Infelizmente, existem muitos outros tipos de casos que são muito mais graves do que isso. Casos em que pessoas são agredidas fisicamente de forma covarde e com gravidade ocorrem de forma bastante corriqueira. Muitas pessoas inocentes são mortas por policiais em serviços em de folga. Esses últimos tipos de agressão são, evidentemente, os piores, mas também são muito pouco punidos. Ou seja, os policiais, humilham, agridem, ferem e matam os cidadão e muito raramente são punidos por isso.

Eiventemente, que as polícias, tanto como instituições como também a grande maiorias de seus policiais são altamente necessários e prestam serviços que atendem as demandas da população. O grande problema é essa minoria que ao exercer as suas atividades de policiais, transformam-se em bandidos. Nas periferias das cidades, as pessoas ficam amedrontadas quando veem algum policial, dada tantas ações em que o cidadão, principalmente dessas áreas menos favorecidas, são agredidas sem merecer e sem nenhuma necessidade. As pesosas de bem devem denunciar aos órgãos de polícia que cuidam desses casos como as corregedorias e as mídias. É muito imprtante que todos fiquem sabendo desses atos deploráveis praticados por pessoas que deveriam está fazendo exatamente o contrário. Os policiais honestos possuem o dever e a obrigação de denuciar e impedir que atos desabonadores sejam praticados por seus colegas e denunciá-los aos seus superiores. Presisamos de homens e mulheres na polícia que estejam dispostos a trabalhar pela população. Não precisamos de marginais e bandidos nas polícias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário