Reportagem afirma que vereador Marcello Siciliano (PHS) e ex-policial militar que está preso queriam morte da vereadora. Procurado pelo jornal, Siciliano disse que não conhece o PM e que a notícia é 'mentirosa'.
Por G1 Rio
Caso Marielle: testemunha envolve vereador e miliciano em assassinato, diz jornal
Uma testemunha contou à polícia, segundo informações obtidas pelo jornal O Globo, que o vereador Marcello Siciliano (PHS) e o ex-policial militar Orlando Oliveira de Araújo queriam a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL).
Procurado pelo jornal, o vereador disse que não conhece o PM – condenado e preso por chefiar uma milícia – e afirmou que a acusação da testemunha é "mentirosa". Siciliano prestou depoimento à Divisão de Homicídios sobre o assassinato de Marielle, no início de abril, na condição de testemunha. O vereador considerou a acusação uma "covardia" (Leia a nota completa no fim desta reportagem).
A motivação do crime, de acordo com o depoimento, foi o avanço de ações comunitárias de Marielle em áreas de interesse da milícia na Zona Oeste.
A vereadora foi executada com quatro tiros na cabeça na noite de 14 de março. Na ação, o motorista Anderson Gomes também foi atingido e morreu e uma assessora foi ferida por estilhaços.
Marielle Franco em seu gabinete — Foto: Rodrigo Chadí/Fotoarena/Estadão Conteúdo/Arquivo
De acordo com O Globo, a testemunha diz que foi forçada a trabalhar para Orlando e deu detalhes de como a execução foi planejada e diz que participou de reuniões. As conversas entre Orlando e Siciliano teriam começado em junho do ano passado.
"Eu estava numa mesa, a uma distância de pouco mais de um metro dos dois. Eles estavam sentados numa mesa ao lado. O vereador falou alto: “Tem que ver a situação da Marielle. A mulher está me atrapalhando”. Depois, bateu forte com a mão na mesa e gritou: “Marielle, p*ranha do Freixo”. Depois, olhando para o ex-PM, disse: 'Precisamos resolver isso logo'", afirmou a testemunha, segundo O Globo.
Marielle foi assessora do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) durante a CPI das Milícias, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
A reportagem cita ainda que a testemunha concedeu três depoimentos à Divisão de Homicídios. Deu informações à polícia sobre datas, horários e reuniões entre Siciliano e o ex-PM, que atualmente está em Bangu 9, no Complexo Pentenciário de Gericinó, na Zona Oeste. Também teria fornecido nomes de quatro homens escolhidos para o assassinato, agora investigados pela polícia.
Ainda segundo a publicação, a testemunha contou que, um mês antes do atentado contra Marielle, o ex-PM deu a ordem para o crime de dentro da cela de Bangu 9.
O relato informa que Orlando, primeiro, mandou que homens de sua confiança providenciassem a clonagem de um carro, o Cobalt prata, e que o veículo foi visto circulando próximo da comunidade da Merk, na Zona Oeste, controlada pelo ex-PM
A testemunha afirmou também que um homem identificado como Thiago Macaco foi encarregado de fazer o levantamento dos hábitos da vereadora: onde ela costumava ir, o local que frequentava e todos os trajetos que Marielle usava ao sair da Câmara de Vereadores
O depoimento também cita que o ex-PM é "dono" da comunidade Vila Sapê, em Curicica, também na Zona Oeste, que trava uma guerra com os traficantes da Cidade de Deus. Segundo a testemunha, a vereadora passou a apoiar os moradores da Cidade de Deus e comprou briga com o ex-PM e o vereador, que tem uma parte do seu reduto eleitoral na região.
"Ela peitava o miliciano e o vereador. Os dois [o miliciano e Marielle] chegaram a travar uma briga por meio de associações de moradores da Cidade de Deus e da Vila Sapê. Ela tinha bastante personalidade. Peitava mesmo", revelou a testemunha, de acordo com o jornal.
Em nota, o vereador Marcelo Siciliano (PHS), negou qualquer envolvimento com o crime.
"Expresso aqui meu total repúdio a acusação de que eu queria a morte de Marielle Franco. Ela é totalmente falsa. Não conheço "Orlando da Curicica" e acho uma covardia tentarem me incriminar dessa forma. Marielle, além de colega de trabalho, era minha amiga. Tínhamos projetos de lei juntos. Essa acusação causa um sentimento de revolta por não ter qualquer fundamento. Eu, assim como muitos, já esperava que esse caso fosse elucidado o mais rápido possível. Agora, desejo ainda mais celeridade", explicou.
MORTE DA VEREADORA MARIELLE FRANCO
384
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
POPULARES
- Douglas BatistaHÁ 6 MESEStem que saber o pq dessa testemunha decidiu abrir o bico??!!
- Cabo BrunoHÁ 6 MESESFOI TARDE, ENTENDERAM?? TAAAARRRRDDDDEEEEEE!!!!!
- Carlos RossiHÁ 6 MESESNão vi essa turma do PSOL e da erva fazendo manifestação pelo estudante morto pelo tráfico. Espero que, pelo menos, peçam desculpas para a PM, que foi acusada de matar essa vereadora defensora de bandidos.
- Marcio ZimmermannHÁ 6 MESESCarlos Rossi não seja hipócrita. Até ontem vocês estavam detonando o tal estudante chamando de drogado e outras coisas. Agora que descobriram o assassino da vereadora vocês mudam o discurso e santificam o zé droguinha.
- Elza AngelliniHÁ 6 MESESpor enquanto é só suspeita, ainda n foi concluido o inquérito,
- Gabriel FreitasHÁ 6 MESESTem um tal de BOLSOLIXOTROOPER relinchando nos comentários, sempre que alguém comenta alguma coisa que desmente ou que prejudica seu discursinho embusteiro de defensor de policial bandido e incitador de estupro ele comenta em cima pra fingir que ganhou o debate. Provavelmente é só mais um molequinho que acha que tem sangue templário kkkkkkkkkk tem sangue de wotário!!!
- Carnambussú OrelhaHÁ 6 MESESKkkkkkkkkkk....gabigol pegou ar.....
- Gabriel FreitasHÁ 6 MESEScarnibol também acha que tem sangue templário
- Francisco MariaHÁ 6 MESESFoi um crime como todas as marcas de quem está no poder. Se essa não for a verdade, é irmã gêmea dela, A polícia vai ter que concluir por dedução, pois o crime foi muito bem planejado; depurar mais essa versão é um excelente caminho.
- Edsel NeumannHÁ 6 MESESSem nexo.
- Gabriel FreitasHÁ 6 MESEScom te ucu jair faz sexo
- BigdoidoHÁ 6 MESESOs coxinhas não estão gostando dessa repercussão. Ainda vai chegar neles.
- Edsel NeumannHÁ 6 MESESCada
- Gabriel FreitasHÁ 6 MESESedsel ta louca pra ir pra senzala hihihi
- Klauss ZamberHÁ 6 MESESNunca vi o bolsomentiroso e sua prole criticar ou dizer que irá combater a milícia no RJ
- Gabriel FreitasHÁ 6 MESEStem video dele apoiando até
- RichardHÁ 6 MESESEra óbvio que havia PM envolvido neste assassinato!!!
- Carlos RossiHÁ 6 MESESProfessor, o mesmo vale para os terroristas que lutavam pela instalação de uma ditadura do proletariado no Brasil. Uma dessas terroristas virou presidente e indenizou um monte de bandido que fazia atentado. O cargo não apaga a cultura terrorista.
- Gabriel FreitasHÁ 6 MESESTem um outro terrorista que tentou explodir um quartel e virou deputado federal, qual o nome dele mesmo?? Jailson? Jairo???
- Alberto LouveraHÁ 6 MESESEm 1993, na chacina de Vigário Geral, quando as autoridades descobriram que não conseguiriam identificar os autores daquela tragédia, criou uma testemunha bomba chamada Ivan Custódio. Vejo que a História, como sempre, se repete, ou seja, arruma-se "executores" e "mandantes", remete-se o inquérito para o Ministério Público para a denúncia, depois ao juiz para a pronúncia e, finalmente, o júri popular para a absolvição, jogando-se nas costas da sociedade a responsabilidade pelo fracasso de nossas instituições.
- Jorge.HÁ 6 MESESÉ de se pensar nessa tua teoria.
- Campos NetoHÁ 6 MESESComo tem fã do Boçalnaro que ainda insiste em difamar a vereadora com acusações que sabem ser falsas. Isso é falta de caráter.
- Armando CarvalhoHÁ 6 MESESO Snr Jungman tem a obrigação de elucidar este crime. Presos, os assassinos seriam condenados â prisão perpétua, sim. Qualquer outra punição a não ser esta é considerada um alento à impunidade. Marielle tinha um mandato popular, era uma representante do seu povo. Este crime não poderá ficar IMPUNE. Assim seja para o bem do CARIOCA E DO BRASILEIRO.
- Antonio GuilhermeHÁ 6 MESESAgora a polícia está com a faca o queijo e o rato na mão.
- Campos NetoHÁ 6 MESES?
- Robson SsHÁ 6 MESESRixa de facção criminosas rivais.
- Ailton SilvaHÁ 6 MESESOu seja , guerra de quadrilha!!
- BiduHÁ 6 MESESSó foi um do psol.......? Tem que melhorar isso viu!!!!!
- M MarcoHÁ 6 MESESE só grampear os telefones desse vereador que acham," grampeou achou!!!! Simplesmente assim!!!
- Sociólogo PauloHÁ 6 MESESPrimeiro ; Justiça para Mathuesa e Mariele, segundo; Fora temmer e Bolsoasno, terceiro; Lulala2018 é inocente. Nós iremos apelar para a corte internacional de justiça para ser decretada a prisão de todos os vereadores da camara do Rio de janeiro. Todos tinham inveja da atuação brilhante da nobre vereadora que foi genocidiada pelos fascistas
- Carlos RossiHÁ 6 MESESEsse foi vítima da erva estragada
- Leonardo OliveiraHÁ 6 MESESTodo mundo sabia desde o início que tinha sido uma milícia ou qualquer outro grupo criminoso, mas tinha uma galera mentindo pra ganhar voto dizendo que era um grande projeto nacional, envolvendo até o exército para exterminar negros, o bom é que todos vão percebendo a mentira desse discurso ridiculo
- M MarcoHÁ 6 MESESPronto já encontrou o chefe, agora ficou tudo mais fácil! Para encontrar quem fez a sujeira!!!
- Jubileo SilvaHÁ 6 MESESEnfim descobriram o assassino!
- Carla SousaHÁ 6 MESESConcordo com o comentarista Guilherme Silva. O motorista da vereadora foi a maior vítima, pois ela se meteu em caminhos perigosos. Sabe que aqui no Brasil, o certo tá "errado" e o errado tá "certo". Infelizmente é assim. Ou seja, você não pode ir muito fundo na sua opinião, que logo perde a vida!!
- FernandoHÁ 6 MESES"caso" merrecas com melecas...muito chato.
- Marcio ZimmermannHÁ 6 MESESVejam como são as coisas. PHS até poucas horas atrás era um partido cheio de santos direitistas. Bastou ser desmascarado e já virou comunista. KKKKK
- Marcio ZimmermannHÁ 6 MESESAposto que o Papa Max vota no PHS KKKK
- FernandoHÁ 6 MESESPapel Higiênico Sujo
- Josue CardosoHÁ 6 MESESSe fuçarem bem isso vão chegar muito longe... Até pros BoIsoIixos pode dar ruim.
- João AlguémHÁ 6 MESESmanifestoches & bolsominions fascistóides fartamente dectetados nos pitacos furados...
- Marcio ZimmermannHÁ 6 MESESE ainda tem idiota querendo eleger um politico carioca para a presidência. Sai fora.
- Marcio ZimmermannHÁ 6 MESESCarlito Sergio não tenho nada contra os cariocas, apenas acho que com a atual situação do Rio eleger um carioca para a presidência é correr o risco de dar mais poder as milícias do RJ.
- Floripa BrHÁ 6 MESESOs dois últimos presidentes não eram cariocas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário