Polícia diz que esses grupos são responsáveis por metade dos assassinatos na região. Justiça autorizou a gravação de conversas telefônicas deles
Por Jornal Nacional
Polícia do Rio prende milicianos que aterrorizavam cidades da região metropolitana
A polícia do Rio prendeu nesta segunda-feira (24) integrantes de três grupos de milicianos que aterrorizavam moradores na região metropolitana.
Policial e bandido. O homem de boné preso nesta segunda é sargento e chefe de uma milícia, como apontam as investigações. Os policiais prenderam 18 criminosos de 3 grupos diferentes de milicianos que dominam áreas em São Gonçalo e Maricá.
A polícia diz que esses grupos são responsáveis por metade dos assassinatos na região. A Justiça autorizou a gravação de conversas telefônicas deles.
Miliciano: Olha só, eu já tô no problema, filhão, com mais de 50 homicídios. Você acha que esse probleminha de loja vai querer me prejudicar em algum bagulho? Isso aí é pinto pra mim.
O Ministério Público diz que a milícia usa a violência para dominar o território e os serviços dentro de uma comunidade. E a lista é grande: segurança clandestina a comerciantes, venda de botijões de gás e cigarros, serviços clandestinos de internet e TV a cabo.
“Eu reputo até o tipo de ação deles mais danosa ainda do que a do tráfico. São crimes realmente que atingem duramente essa população menos favorecida que está sob o jugo deles”, diz o promotor de justiça Sérgio Lopes.
A polícia investiga se policiais estariam ajudando esses grupos de milicianos a aumentar o domínio na região metropolitana do Rio. A suspeita é que PMs corruptos organizem operações para expulsar traficantes de comunidades e abrir caminho para a milícia.
“Há possivelmente o envolvimento de policiais no sentido de dar cobertura para tomadas de bocas de fumo, tomadas de áreas e o domínio pela milícia”, explica a delegada Bárbara Lomba.
Em outra ligação, um miliciano que já estava preso fala de dentro da cadeia com um comerciante sobre a participação de policiais.
Miliciano: Eu tô pagando uma viatura aí pra entrar aí direto, entendeu? Pros outros sentir mais tranquilidade.
Comerciante: É eu vejo sim, de vez em quando entra um Voyagezinho.
Miliciano: Eu vou mandar eles aí dentro todo domingo ou todo sábado à noite. Aí eles vão parar, vão disfarçar, toma um café aí e pega o dinheiro com você aí.
E não há justificativa para não pagar
Miliciano: O que houve com a última quinzena que tu não pagou, mané?
Comerciante: Tá tendo assalto pra caramba
Miliciano: É, filhão, mas é vagabundo pra ... São Gonçalo todo assalta e todo mundo paga, cara. Você não é diferente de ninguém não, cara
Nenhum comentário:
Postar um comentário