Notícias
Manaus
15/10/2015 | 19:50
Major Justamante, do Corpo de Bombeiros do Amazonas, morre em curso de guerra na selva do Exército
Compartilhar:
Foto: Corpo do major Justamante será velado até de manhã, quando deve acontecer o sepultamento
O major Jorcimar Ferreira Justamante, de 40 anos, do Corpo de Bombeiros do Amazonas, morreu na manhã desta quinta-feira (15) durante aula do Curso de Operação de Selva (COS) do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), unidade do Exército Brasileiro. Os detalhes da morte ainda não foram divulgados, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fernando Sérgio, já está na unidade militar para se inteirar da situação. É esperada para instantes uma nota de esclarecimento.
Justamante ainda foi socorrido no hospital 28 de Agosto, mas não resistiu a uma forte parada cardiorespiratória.
O major estava há 13 anos no Corpo de Bombeiros e tinha vários cursos especiais e estava em busca de mais um, o de guerra na selva. Por sua formação, foi subcomandante do Batalhão de Bombeiros Especiais/Operações Especiais
Em instantes, mais informações.
Atualização às 17h40
NOTA DE FALECIMENTO DO COMANDO-GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS
O corpo de Bombeiros Militar do Amazonas lamenta informar que na manhã de hoje, 15 de outubro de 2015, a corporação se despede de mais um bravo companheiro e audaz guerreiro do fogo, o major QOBM Jorcimar Ferreira JUSTAMANTE. Nascido em 08 de outubro de 1975, tendo atualmente 40 anos de idade, sendo filho de Jorge Armano Justamante e Dulcimar Ferreira Justamante, e era casado com a sra. Maria Betânia Paes Justamante, tendo dois filhos: Fernando justamante, 12 anos e Danilo Justamante, 10 anos.
Foi oficial NPOR do Exército, da turma de 1996, tendo sido Tenente desta força armada durante os anos que antecederam seu ingresso no CBMAM, tendo sido incluído na corporação bombeiro militar em 31/05/2004, onde serviu por mais de 11 anos, no qual se dedicou ao salvamento, resgate e combate a incêndio nas mais diversas funções e missões desta corporação. Militar aguerrido, sempre se voluntariou para os diversos cursos operacionais que concluiu, tendo recebido os seguintes certificados:
Curso de Infantaria – 1º BIS/ExB/AM;
Estágio de Combate com Facas – 12ª Cia de PE/ ExB/AM
Motociclista Militar e Batedor 12ª Cia de PE;
Segurança Pessoal e de Autoridade nível II – 12ª Cia de PE;
Segurança Orgânica – 12ª Cia de PE
Guia Aéreo Avançado – 7º BIS;
Combatente de Força de Ação Rápida;
Curso de Oficial Bombeiros Militar – Feito em São Paulo.
Curso de Operações Contra Incêndio – TEXAS/USA
Curso de Comando e Estado Maior – CBMSC
Curso de Aperfeiçoamento de Oficial – CAO feito em Santa Catarina.
Curso de Prática de Resgate II e III (Edificações Colapsadas)
Curso de Prevenção, Preparo e Resposta para Desastres com Produtos Químicos Perigosos – UFAM
Entre outros.
Tendo exercido diversas funções de chefia e comandamento na corporação, sendo alocado por último como Subcomandante do batalhão de Bombeiros Especial – BBE.
Nas últimas semanas esteve envolvido no treinamento do Curso de Operações na Selva, ministrado pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva, quando na manhã de hoje, durante um treinamento aquático realizado na piscina do CIGS, veio a falecer. As causas exatas da morte serão obtidas através de laudo do IML e as circunstâncias serão informadas através da apuração feita pelo Exército Brasileiro (IPM, conforme nota do CMA à imprensa). O CBMAM da mesma forma abrirá um IPM para analisar as causas do Ocorrido.
O corpo do major Justamante será velado ainda hoje no Comando Geral do CBMAM, na avenida Codajás, 1503 – Petrópolis – Manaus – AM. A previsão é que o enterro se dará amanhã de manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário