BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais
Lígia Beatriz de Paula Germano
Estrutura Curricular
DadoAula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno aprenderá mais sobre o período da ditadura civil e militar que ocupou o poder no País durante as duas décadas que se seguiram ao Golpe de 1964. O principal objetivo da aula é recuperar um pouco da trajetória da vida de 384 brasileiros. Em sua larga maioria, esses brasileiros eram opositores políticos da ditadura, foram mortos ou estão desaparecidos por ação de autoridade pública entre 1962 e 1985.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário trabalhar previamente com os alunos a Ditadura Militar (1964-1985), sua estrutura de repressão e formas políticas de resistência.
Estratégias e recursos da aula
Introdução
O foco da aula é estudar a Ditadura Militar (1964-1985), colocando o centro da discussão nos mortos e desaparecidos por ação de autoridade pública entre 1962 e 1985. O reconhecimento de responsabilidade por parte do Estado na morte ou desaparecimento desses brasileiros ocorreu em 2007 com o lançamento do livro Direito à Verdade e à Memória, (Link direto:http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf- Memórias Reveladas, acesso em: 15 mar.2011) da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da Secretaria Especial de Direitos Humanos.
Imagem 1
Livro-relatório Direito à Memória e à Verdade editado pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, ligada à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da RepúblicaNo entanto, é de extrema importância revisar os conhecimentos sobre a ditadura militar.
Atividade 1
Iniciaremos nossa atividade com uma revisão sobre o período em questão.Exibir os vídeos para os alunos e disponibilizar os textos abaixo:
Vídeo 1: História do Brasil por Boris Fausto - Regime Militar
(disponível no Portal do Professor)
Vídeo 2: Contos da Resistência (TV Câmara)
(disponível no Portal do Professor)
Texto 1: HistóriaNet - 31 de março: O Golpe Militar (Link direto -http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=291 | acesso em: 7 nov.2010)
Texto 2: OUL Educação - Breve história do regime militar (Link direto - http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/historia-regime-militar.jhtm | acesso em: 7 nov.2010)
Fazer um seminário com os alunos logo após a exibição dos vídeos e a leitura dos textos. Pautar a discussão com as seguintes perguntas:
a. Quem implantou a Ditadura Militar?
b. Porque implantaram a Ditadura Militar?
c. Quando e quanto tempo durou a Ditadura Militar?
d. Como acabou a Ditadura Militar?
e. Quem foi vítima da Ditadura Militar?
f. É possível voltar a ter outra Ditadura Militar? Como evitar?
g. Onde estão aqueles que implataram a Ditadura Militar?
Atividade 2
Dividir a turma em seis grupos. Cada grupo ficará responsável por um personagem.Grupo 1: Maurico Grabois
Imagem 2
Militante Mauricio GraboisExibir o vídeo da OAB/RJ - Mauricio Grabois (Link direto -http://www.youtube.com/watch?v=b_lrjkAWAZk | acesso em: 7 nov.2010)
Procurar a biográfia de Mauricio Grabois no livro "Direito à Memória e à Verdade" (pág229) (Link direto -http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf)
Os alunos deverão alencar e apresentar as caracteristicas mais importantes de sua vida e militância.
Grupo 2: David Capistrano
Imagem 3
Militante David CapistranoExibir o vídeo da OAB/RJ - David Capistrano (Link direto -http://www.youtube.com/watch?v=8iuME1ahNX4&feature=related | acesso em: 7 nov.2010)
Procurar a biográfia de David Capistrano no livro "Direito à Memória e à Verdade" (pág373) (Link direto -http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf)
Os alunos deverão alencar e apresentar as caracteristicas mais importantes de sua vida e militância.
Grupo 3: Fernando Santa Cruz
Imagem 4
Militante Fernando Santa CruzExibir o vídeo da OAB/RJ - Fernando Santa Cruz (Link direto - http://www.youtube.com/watch?v=Bs2dRZgXzd0&feature=related | acesso em: 7 nov.2010)
Procurar a biográfia de Fernando Augusto Santa Cruz Oliveira no livro "Direito à Memória e à Verdade" (pág371) (Link direto -http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf)
Os alunos deverão alencar e apresentar as caracteristicas mais importantes de sua vida e militância.
Grupo 4: Heleny Ferreira Telles Guariba
Imagem 5
Militante Heleny GuaribaExibir o vídeo da OAB/RJ - Heleny Guariba (Link direto -http://www.youtube.com/watch?v=T3rlDbradgc | acesso em: 7 nov.2010)
Procurar a biográfia de Heleny Ferreira Telles Guariba no livro "Direito à Memória e à Verdade" (pág167) (Link direto -http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf)
Os alunos deverão alencar e apresentar as caracteristicas mais importantes de sua vida e militância.
Grupo 5: Sônia Maria de Moraes Angel Jones
Imagem 6
Militante Sônia Moraes AngelExibir o vídeo da OAB/RJ - Sônia Moraes Angel (Link direto -http://www.youtube.com/watch?v=9FRxpGvx7Mc&feature=related | acesso em: 7 nov.2010)
Procurar a biográfia de Sônia Maria de Moraes Angel Jones no livro "Direito à Memória e à Verdade" (pág363) (Link direto -http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf)
Os alunos deverão alencar e apresentar as caracteristicas mais importantes de sua vida e militância.
Grupo 6: Ana Rosa Kucinski Silva
Imagem 7
Militante Ana Rosa Kucinski SilvaExibir o vídeo da OAB/RJ - Ana Rosa Kucinski Silva (Link direto - http://www.youtube.com/watch?v=BDLU3NOk4Rc&feature=related | acesso em: 7 nov.2010)
Procurar a biográfia de Ana Rosa Kucinski Silva no livro"Direito à Memória e à Verdade" (pág380) (Link direto -http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf)
Os alunos deverão alencar e apresentar as caracteristicas mais importantes de sua vida e militância.
Atividade 3
Vídeo 1: Videocast Pablo Villaça: Quem eram os terroristas? (Link direto - http://www.youtube.com/watch?v=eYKBoiPZoCM&feature=player_embedded#! | acesso em: 7 nov.2010)Com a ajuda de dicionário e, se possível, com outros professores (Filosofia e Sociologia), definir com os alunos o que é ser terrorista. Observe nas biografias estudadas pelos alunos e destaque os seguintes aspectos:
a. Como estava a situação do País no período da militância?
b. Por que lançaram mão do recurso da luta armada?
c. Até onde vai o limite para se lutar contra um governo que foi imposto pelas armas?
d. Em que concordam e em que discordam das ações dessas pessoas?
Imagem 8
Cartaz de "Terroristas Procurados" com foto de militântes das organizações de esquerdaConclusão
A partir da discussão em sala de aula, reunindo os textos produzidos, os alunos deverão ser capazes de entender as diversas formas de militância política de esquerda contrárias ao regime militar iniciado em 1964. Deverão compreender, também, quais foram as formas de repressão e as ações do governo militar (1964-1985).Recursos Educacionais
NOME | TIPO |
---|---|
Regime Militar | Vídeo |
Recursos Complementares
Memória do Regime Militar - Veja Online (Link direto -http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/regime_militar/abre.html| acesso em: 8 nov.2010)
Cronologia da Ditadura Militar (Link diretohttp://www.sohistoria.com.br/ef2/ditadura/p3.php | acesso em: 15 mar.2011)
Depoimento do cantor Geraldo Azevedo, sobre a ditadura militar no programa do Jô - Parte1 | Parte2 (Link direto parte1 - http://www.youtube.com/watch?v=LaLZopJPfVE - Link direto parte2 http://www.youtube.com/watch?v=zkE4YldFfyA&feature=related | acesso em: 8 nov.2010)
Cronologia da Ditadura Militar (Link diretohttp://www.sohistoria.com.br/ef2/ditadura/p3.php | acesso em: 15 mar.2011)
Depoimento do cantor Geraldo Azevedo, sobre a ditadura militar no programa do Jô - Parte1 | Parte2 (Link direto parte1 - http://www.youtube.com/watch?v=LaLZopJPfVE - Link direto parte2 http://www.youtube.com/watch?v=zkE4YldFfyA&feature=related | acesso em: 8 nov.2010)
Avaliação
Peça aos alunos que escolham um dos personagens apresentados em sala de aula e elaborem um texto, com cerca de 30 linhas, conjugando a discussão da militância e a denominação de "terrorista" de que muitos são acusados.
Opinião de quem acessou
Quatro estrelas 1 classificações
- Cinco estrelas0/1 - 0%
- Quatro estrelas1/1 - 100%
- Três estrelas0/1 - 0%
- Duas estrelas0/1 - 0%
- Uma estrela0/1 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Opiniões
- Maria S. Tavares, Colégio Cinecista , Rio de Janeiro - disse:
mariasaletewv@outlook.com25/07/2014Quatro estrelasLegal.! Gostei. Melhor se um grupo de interessados expusesse, também, tipos de ditadura(s) dissimuladas/ veladas, visto que esta última é mais difícil de identificar, uma vèz que ela tenta se passar por democracia e fica ¨ enrolando¨ e é tão eficaz em enganar. Pense nisso com carinho, p/ favor, sim ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário