segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Insatisfação - Desabafo de um policial
O texto abaixo trata-se de um comentário que foi postado neste blog no artigo "Os policiais estão insatisfeitos". Muitíssimo interessante. Excelente. O autor não se identificou, mas isso não importa, porque, como ele mesmo disse, "o que ficará escrito na memória de cada um são as ideias".
Quando jovem, vislumbrei entrar para a Polícia Militar por pensar ser uma instituição forte, respeitada na sociedade e humana. Vocação? No início, talvez até minha personalidade se identificasse com a profissão, mas no devido tempo, após tanta humilhação, decepções e discriminações por parte da sociedade e dos próprios integrantes em posições melhores, a tal vocação caiu num precipício profundo e sem volta. Os valores da secular instituição evaporaram como mágica. Forte, não é mais. Talvez nunca fosse. Respeitada na sociedade? Nossa realidade atual já explica perfeitamente que não é. O que existe é um medo terrível da Polícia Militar. Humana? Se nem ao menos internamente temos o tratamento digno e humanitário, o que dirá na sociedade.
O policial está insatisfeito, pois a sociedade é hipócrita e omissa. Ninguém realmente quer se comprometer com um problema. Querem apenas criticar. Quando o assunto nos meios de comunicação é segurança pública, somente comenta-se a versão negativa das atitudes do policial. Que ele deveria ter feito de outra maneira, que deveria estar preparado, pois estudou, se formou e blá, blá, blá. É a mesma história que já estamos esgotados de tanto ouvir. E quanto ao cidadão sem o mínimo de educação no trato com o policial? O que se tem feito para reverter essa situação? Nada! Absolutamente nada! Nossas escolas estão falidas e com professores também desmotivados com a profissão.
O policial está insatisfeito com o Governo que engana a sociedade descaradamente e ainda o obriga a compactuar com isso. O policial está insatisfeito com aqueles que podem e detêm o poder, mas infelizmente o usam em benefício próprio. Você acredita que algum juiz ou oficial desta polícia vai arriscar sua carreira por algum soldado? Jamais! Portanto, parem com estes devaneios e esqueçam essa hipótese absurda. Aliás, se você estivesse na posição deles ,também nada faria, pois infelizmente também temos “policiais praças” que não merecem o mínimo de confiança, respeito e muito menos um risco pessoal de seu comandante.
Algumas mudanças já estão ocorrendo referente ao convívio profissional entre oficiais e praças, mas ainda é cedo para tirarmos uma conclusão satisfatória. Raríssimas exceções nasceram para serem líderes. A Polícia precisa de líderes, e não de chefes.
O policial está insatisfeito com ele mesmo, pois é um ser humano que se sente incapaz; mesmo lutando e arriscando a vida, não vê os frutos de seu suor. Precisa de outros para dar continuidade a sua plantação, mas infelizmente estes “outros” não tem os mesmos ideais. Assim, todo seu trabalho é inútil, o cansaço, inevitável, e a decepção, sua colheita.
E não adianta nos fornecer munição à vontade. Não adianta portarmos uma bazuca ou um fuzil de última tecnologia. Enquanto o cidadão não aprender a ter EDUCAÇÃO, nada vai funcionar na segurança pública. Enquanto o marginal, o bandido, não ser punido severamente por nossas leis, nada vai funcionar na segurança pública.
Aos idealistas de plantão, lamento decepcioná-los, mas, no ritmo que estamos caminhando, a tendência é piorar. Então, proponho aos mais novos que procurem estudar e prestar outros concursos. Contudo, se realmente não tiver opção e deseja ficar nessa ingrata profissão, que seja uma “internet ambulante”. Tenha as leis na ponta da língua, pois somente com o conhecimento alcançará o poder, a autoridade e, consequentemente, o respeito e o sucesso. Quanto aos mais velhos, "administrem" o que puder, use toda sua experiência e pense exclusivamente na sua vida e da sua família, pois se vier acontecer algo inesperado é no aconchego de seu lar que encontrará refúgio e apoio.
Já não tenho mais disposição para encarar outras aventuras nessa vida, então não me venha criticar por aquilo que somente quem passou conhece. Por isso e pela exclusiva necessidade de sobreviver nesse país, vou continuar minha caminhada nessa magnífica profissão ingrata.
É vergonhoso não poder citar nosso verdadeiro nome num país que se diz democrático, mas aqui isto pouco importa, afinal o que ficará escrito na memória de cada um são as ideias.
Finalizando, existem muitos motivos para a insatisfação do policial, mas, a fim de evitar ser redundante, termino com uma palavra que deve ser usada por todos: paciência, praça, paciência.
E que Deus nos ajude, e muito, muito...
53 comentários:
Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.
Hoje, apos varias decepçoes no decorrer de meus humildes 4 anos de corporaçao, me decepcionei novamente.
Eram 17:30h ( 18:30 terminaria o turno) e eu dirigia uma VP com um companheiro ao lado e avistamos ao longe uma enorme nuvem de fumaça. Ao aproximarmos, vimos que altas chamas corriam pelo capim e se aproximavam de uma macega nos fundos de uma escola, pondo em risco a estrutura. Posicionei a VP e saimos para verificar a situaçao, analizar o incendio, como o vento alastrava as chamas e percebemos tambem que ao lado da escola 2 casas corriam risco. O fogo estava colado na cerca de madeira das casas e corria risco de se aproximar mais. 3 pessoas estavam proximas sem saber o que fazer e, apesar de nada falarem, seus olhos pediam que a PM intervisse.
Ai veio minha decepçao.
Peguei o radio da VP e pedi apoio a Sala de Operaçoes. O militar desdenhou de minhas palavras e enrolou, dizendo que ninguem dos bombeiros atendia, que os militares do Meio Ambiente nao tinha como deslocar por falta de viatura, que iria quebrar meu galho e ver se achava alguem da prefeitura.
Meu mundo desabou e minha alma chorou.
Mas entao falei com o companheiro, vamos nós mesmo cara!
Pegamos 2 baldes, que por sinal eram os unicos no local e numa caixa d'agua retiramos agua. Começamos a tentar controlar. Depois apareceram mais umas 3 pessoas, que nos cederam uma vassoura, uma mangueira de jardim e 2 fraldas molhadas para nos protegermos do calor do fogo e da fumaça. Enfim conseguimos depois de umas 2 horas, controlar o fogo que ficou a 3 metros da humilde casa de uns 40m2, com uma porta, 2 janelas e telha de amianto.
Pude perceber a gratidao das pessoas.
Pronto!
Vi que meu suor valeu a pena!
Resumindo! Apesar de voce estar "sozinho", nao ter o apoio nem de seus companheiros que tinham o DEVER de lhe ajudar, faça a sua parte, pois talvez a sua açao tenha mais valor do que tudo no mundo.
A gratidao daquela humilde familia vale mais do que tudo, mais do que salario, mais do que a humilhaçao dos oficiais, mais do que tudo.
Faça a sua parte, durmo com a consciencia tranquila e senso de dever cumprido.
Afinal companheiros, a recompensa maior será dada pelo nosso SALVADOR! Jesus Cristo!!!!!!!!!!!!
bandido? Se um policial morre alguém já viu alguém dos direitos humanos visitar a família? Querido amigo, você não está sozinho; Sua crítica é a de todos.
Com todo o respeito creio que estamos enxergando as coisas só ate a altura do umbigo.
Tá faltando a nós uma certa empatia. Uma visão mais ampla das coisas.
Somos apenas uma peça da engrenagem denominada (in?)"segurança pública".
Não devemos acreditar que vamos resolver os problemas do mundo.
Não devemos carregar frustrações por problemas não resolvidos e que nem sempre é de nossa competência.
Depois de uma longa jornada na gloriosa polícia militar aprendi várias coisas. Eis algumas:
1ª)submeta-se, sem reservas, aos interesses e ao bem comum, da coletividade.
2ª)Trabalhe no anonimato, evitando a publicidade e a propaganda. A função da imprensa, na maioria dos casos, é de desqualificar o nosso serviço.
3ª)Trate a todos como seres humanos. O cidadão infrator não é meu inimigo pessoal.
4ª)Não fiques indignado por causa dos que praticam o mal. Não tenhas invejas do homem violento, sanguinário. Porque eles são como a erva e a verdura. Serão ceifados cedos e murcharão.
Quero agradecer sua consideração em postar meu desabafo neste nobre espaço virtual e especialmente aos comentários, anônimos ou não. Obrigado á todos!
Parabéns.
O companheiro sabe se exprimir muito bem. Podemos ver com grande clareza a insatisfação que é gerada na tropa. E é isso mesmo. Mas todos nós temos que exercitar a capacidade de aprender, de evoluir e compreender o que a sociedade quer. Se quer uma polícia operaciaonal, vamos dar, se quer uma polícia omissa, também temos que dar. Uma coisa é certa, somos cumpridores da lei, e nada mais que isso. Não vestiremos capa de super homem, dando a cara a tapa, com risco de perder o emprego com nossas famílias nos espeando. Quem quiser sair que saia, já quem quiser ficar, que seja o que o regulamento quer... pois as leis só tendem a ficar piores pra quem quer trabalhar... um abraço para todos.
O SENHOR JESUS, DISSE QUE O MUNDO JÁS NO MALIGNO, E QUE CAMINHA PARA A DESTRUIÇÃO, PORTANTO CABE A CADA UM DE NÓS FAZER A NOSSA PARTE E MANTER A CONCIÊCIA LIMPA, PORQUE MESMO SEM PERCEBER ESTAMOS ALTERANDO O ESTADO DAS COISAS, ENTÃO, DEVEMOS ALTERAR DE FORMA POSITIVA.
MUITAS INJUSTIÇAS ACONTECEM NESTE MUNDO, COM NÓS MILITARES E COM TODO MUNDO E AS VEZES TAMBÉM SOMOS INJUSTOS, POIS, NÃO SOMOS PERFEITOS, SOMOS PECADORES, ERRAMOS ATÉ COM BOAS INTENCÕES. O CERTO É QUE DEUS SABE DE TODAS AS COISAS.
ESTA ESCRITO QUE AQUELES QUE SÃO DE CRISTO ELE CUIDA DELES ATÉ ENQUANTO DORMEM.
EU NÃO TENHO NENHUM ARREPENDIMENTO POR SER POLICIAL, E SEMPRO ESTOU MOTIVADO, POR QUE, TENHO MINHAS PRÓPRIAS CONVICCÕES, SEI QUE NÃO VOU CONSERTAR O MUNDO, MAS. VOU DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO PARA QUE ELE SEJA MELHOR.
UM ABRAÇO A TODOS E QUE O SENHOR JESUS CONFORTE OS NOSSOS CORAÇÕES!
SD GOMES.
nem dos comandantes ou do cliente.Uma coisa é certa, somos cumpridores da lei, e nada mais que isso. Não vestiremos capa de super homem, dando a cara a tapa, com risco de perder o emprego com nossas famílias nos esperando. Quem quiser sair que saia, já quem quiser ficar, que seja o que o regulamento quer... pois as leis só tendem a ficar piores pra quem quer trabalhar... um abraço para todos.Mas nem por isso devemos desistir.
Fica claro para os militares estaduais que somos deferenciados, que a nossa ética tem características próprias, assim como o nosso padrão de comportamento, perante a sociedade, deve sempre se ajustar com base nos valores de disciplina e hierarquia, dentro de uma moral e ética peculiares Á VIDA CASTRENSE.
Ao ingressarmos nessa extraordinária profissão, devemos, desde os primeiros momentos, construírmos nossas carreiras em bases sólidas, que possam sustentar as imensas adversidades que virão, principalmente, ao longo do serviço ativo.Carreira que é definida no Vade -Mécum Nr 10 de Cerimonial Militar do Exército, da seguinte forma:
' A carreira militar não é uma atividade inespecífica e descartável, um simples emprego, uma ocupação, mas um ofício a b s o r v e n t e e exclusivista que nos condiciona e auto-limita até o fim.
Ela não nos exige as horas de trabalho da lei, mas todas as horas da vida, nos impondo também nossos destinos.
A farda não é uma veste, que se despe com facilidade e até com indiferença, mas uma outra pele, que adere à própria alma, irreversivelmente para sempre. ( Brasil, 2002, Cap 1, p1)'.
Assim, verifica-se que não é qualquer cidadão que pode ostentar uma farda e, em nome do Estado, proteger e socorrer pessoas as quais se dedica e se empenha até com o sacrifício da própria vida. Deve, portanto, agir o policial com caráter elevado e conduta irrepreensível,pois só assim será respeitado e admirado.
Nas fatalidades ou imprevistos advindos de sua atuação operacional, será imprescindível em um processo de perda da graduação, a vida pregressa do miliciano, se foi ela, realmente construída em bases sólidas.
Os casos que conhecemos evidenciam esta assertiva, isto é, da imprescindibilidade de um extrato funcional exemplar, para sustentar a permanência, nas fileiras das instituíções militares estaduais, daqueles que dignificam a farda que ostentam.
Casos veridicos que conhecemos nos mostram dia-a-dia quanto é difícil exercermos nossa profissão e volta e meia aparece uns espertalhões querendo nos ensinar como trabalhar. Interessante que quando comparecem em um Consultório dentário não tentam ensinar o ofício ao prtofissional e o mesmo procedimento adota quando busca auxílio a um profissional da área médica. Mas aos policiais militares querem ensinar.
Há uma parabola que consta: sapateiro não vás além das sandálias.
Certa vez um valoroso pintor em um seu famoso quadro ao desenhar uma sandália não a projetou dentro das rigidas especificações técnicas e o sapateiro ao verificar o vício perceptivel somente a quem labutasse em tal mister, apontou tal diferença, contudo tentou analisar as demais partes da obra, quando foi severavente admoestado no sentido de que não ultrapasse seu conhecimento, pois especialistas e críticos de obras de artes elogiavam o trabalho.
Assim caminha a humanidade e a sociedade da qual pertencemos.
Que Deus nos abençõe em nossa árdua jornada.
Tenho 29 anos de serviços prestados à Gloriosa e não é fácil conviver com tanta indiferença.
Somente para refletir:
Certa vez um discipulo com uma borboleta na mão indagou ao mestre. A borboleta está viva ou está morta?
O mestre pensou: Se eu disser que está viva, ele aperta a mão e abate a borboleta.
Se eu disser que está morta, ele solta e eu erro.Então respondeu a resposta está em sua mão.
A citada parabola consta dos ensinamentos de Buda. Já foi plagiada como um pássaro. Contudo o que vale são os ensimentos.
não sou da PM nem almejo
sou apenas(?) uma cidadã, estou do lado de cá...
e posso dizer uma coisa,alguem aí em cima disse q a sociedade não gosta da PM apenas a teme e é verdade,
pq a PM não respeita o cidadão pobre, negro,
morador de rua... vivo isso, estudo isso, vj tds os dias.
Está na hora da policia rever seus conceitos, seu olhar sobre os moradores da favela(nem tds sao bandidos, ser pobre não é crime!). No dia que a PM tratar o morador de uma comunidade pobre com respeito e dignidade terá um aliado na luta contra os criminosos. Faço pesquisa sobre este tema e os resultados mostram uma população que não vê a PM como sua guardiã e uma PM que vê sempre o pobre como suspeito.O policial numa favela se vê como numa guerra e num território inimigo. Somente punindo severamente e expulsando os policiais corruptos e que abusam da autoridade delegada, e se unindo à população,o respeito e dignidade que os policiais merecem serão obtidos de volta.
Suas observações são interessantes, mas vamos tentar esclarecer alguns pontos.
1- Como você mesma disse “estou do lado de cá”. Acho que devemos parar com este modo de ver as coisas. Não deveriam existir lados. A sociedade deveria apoiar a Polícia e vice-versa.
2- Concordo também com você que ser pobre não é crime, mas ser sem educação é lamentável para a convivência. Também sei de PMs ignorantes que não tratam as pessoas bem, mas isso muitas das vezes não vem da Polícia e sim do caráter de cada um, afinal os policiais são frutos da própria sociedade, certo? Infelizmente o fato de sempre o suspeito ser um “pobre” se dá por várias razões. Subentende-se que o sujeito sendo pobre lhe está faltando algo, tais como, saúde, alimento, cultura e principalmente dignidade para viver. Mas o que o PM encontra são pobres que tem como objetivo roubar bens materiais daqueles que trabalham para conseguir. Esses são ou ao menos deveriam ser os principais suspeitos.
3- Quando você vai a casa de uma pessoa para visitar o que você espera dela? Cortesia, respeito e educação, certo? Então é isso que o PM espera quando vai a uma favela e tem que cumprir a lei. O mínimo de informação dos moradores, afinal bandidos não tem a famosa estrela na testa para diferenciá-los dos outros cidadãos de bem. Somente assim a Polícia vai ajudar o morador honesto a ter uma vida digna, mas é isso que encontra? Não! É recebido a balas e/ou desrespeito. Por isso o PM está já programado inconscientemente a entrar na favela em estado de alerta máximo, afinal ele é um ser humano e sente o que todos sentem, ou seja, medo.
4- O medo é o principal ingrediente para o caos social e a forma mais primitiva de sobrevivência. Já que você estuda o assunto deve saber também que muitos moradores compactuam com o crime, o trafico de drogas e não ajudam a PM a extirpar os criminosos de seu bairro. Alguns por medo, outros também pelo caráter. Correto?
Bem, somente assim através do conhecimento dos problemas, vamos chegar mesmo á longo prazo, a uma solução.
A Polícia Militar é uma Instituíção séria e cumpridora dos ditames legais, o que diferencia são alguns de seus integrantes que atuam de formas diversas dos ensinamentos morais e profissionais em todas as asferas.
Existe em sua região integrantes da Polícia Comunitária que buscam parcerias junto às Comunidades no sentido de direcionamento para atuações em conjunto, haja vista que o morador de determinado setor é o profundo conhecedor de seus problemas.
A Polícia Militar busca sempre o bem estar social e parcerias com as Comunidades visando a garantia do cidadão de bem e coibir o cidadão infrator, mas para que este resultado seja alcançado é necessário a participação da comunidade, tem que ser uma via de mão dupla.
Conforme as sábias palavras postadas em 12 set 09 - 05:07- pelo companheiro - a família é a base de tudo.
Parabéns.
Mais pretendo entrar sim o ano que vem. Tenho esse sonho desde menina.
Concordo com tudo que o colega disse,é uma linda profissao, porem muito ingrata, mais mesmo assim quero muito ser uma militar. O policial esta insatisfeito, pois a sociedade é hipocrita e omissa, e que os juizes e oficias nunca dariam a vida por um soldado, infelismente essa é a dura realidade.
Vejo nesse colega, um homem insatisfeito com essa dura realidade.
Mais peço a DEUS que ilumine todos os soldados, que precisam muito de DEUS no caminho deles, pois eles fazem tudo por uma vida, arrisca sua propria vida e mesmo assim nao sao recompensado com tudo que merece...
Que DEUS ajude muito vcs, por que um dia eu vo ta ai junto com vcs, mesmo sabendo de tudo isso.
Ao companheiro digo o seguinte: não saio deste trabalho simplesmente por que não posso, por vários fatores que não são de seu interesse. Somente o que precisa saber é que, quando entrei na PM não pedi a ninguém para isso. Muito menos a você. Fiz provas, exames médicos-odontológicos-psicológicos e físicos, conseguindo aprovação por mérito próprio, OK? E não vou pedir a NINGUÉM para sair. Em minha carreira foram muitos problemas que me levaram a chegar a síntese do texto que foi postado, mas que nesse espaço são inviáveis serem relatados. Se não entendeu meu texto, sugiro que lei novamente. Enquanto nessa PM existir pessoas como você, que viajam nesse conceito do "pede pra sair" (acho que você está assistindo muito Tropa de Elite) vamos continuar a amargar desilusões nessa ingrata profissão.
Fechando, em ser "firme" comigo, pode tentar a vontade companheiro. Mas pode ter certeza que vai encontrar uma pedreira pela frente.
TUDO QUE O COMPANHEIRO FALA É A REALIDADE. AO LONGO DE MEUS 15 ANOS DE POLICIA JÁ VI DE TUDO. VI SUPERORES AMEAÇAR PRAÇAS POR ESTAREM FAZENDO CUMPRIR A LEI, E OUTROS INÚMEROS CASOS. PARA TUDO E PARA TODOS OS REGULAMENTOS, AS NORMAS, E AS LEIS PODEM SER DEIXADOS, MELHOR MANIPULADOS, E QUEM SABE ATÉ MESMO ASSASSINADOS, PORÉM PARA FAVORECER O PRAÇA NADA PODESER ESQUECIDO NADA PODE SER MODIFICADO E NEM REVISTO. QUANDO INDAGAMOS OU QUEM SABE SUGERIMOS UMA MUDANÇA, A RESPOSTAS VEM RÁPIDO E NO FIM É SEMPRE A MESMA. "NÃO É POSSIVEL TAL MODIFICAÇÃO, POIS A MESMA FERI O REGULAMENTO". SENDO ASSIM,"CUMPRA-SE".
EX: TRABALHO EM UMA CIDADE QUE NÃO TEM ÔNIBUS TODOS OS DIAS. MINHA FAMÍLIA MORA EM OUTRA CIDADE. JÁ TENTEI ACHAR CASA PARA ALUGAR PARA ASSIM TER MINHA FAMÍLIA MAIS PRÓXIMA, PORÉM EM TAL CIDADE CASA DE ALUGUEL É DIFÍCIL. CASA PARA COMPRAR É IMPOSSÍVEL, E SE ASSIM NÃO FOSSE, O PROMORAR TÁ DIFÍCIL, POIS AMIGOS MEUS ESTÃO ESPERANDO JÁ 6 MESES DEFINIÇÃO, SENDO QUE DE TANTO ESPERAR TEM PROPRIETÁRIO DE RESIDÊNCIA QUERENDO ATÉ ENTRAR NA JUSTIÇA. COM TODAS ESTAS DIFICULDADES SÓ ME RESTA DUAS ALTERNATIVAS SÃO ELAS: 1º) ESQUEÇO QUE TENHO FAMÍLIA E SÓ MANDO O DINHEIRO NO INÍCIO DO MÊS. 2º)COMPRO UMA MOTOCICLETA MESMO SEM DINHEIRO E TODO DIA DE SERVIÇO RODO 150 QUILOMETROS.
TUDO ISTO PODERIA SER EVITADO SE NOSSA ESCALA DE SERVIÇO FOSSE FLEXIVEL DE ACORDO COM CADA CASO. LEMBRANDO SEMPRE QUE É POSSIVEL SEM PREJUISO PARA O SERVIÇO E A SOCIEDADE.
- Quando eu crescer quero ser como você, um Policial!
É com isso que me agarro cada dia do meu árduo e estressante trabalho.
Grato.
Porque as policias dos países de 1º mundo são respeitadas e bem pagas?
desde pequeno vejo filmes policiais e vejo como os governantes e a propria sociedade apoiam os policiais,mas,neste Brasil somos peças de reposição e nossas famílias que se danem.
TEMOS UM SALÁRIO DE FOME,UM ATENDIMENTO MÉDICO PRECÁRIO e vamos caminhando para ver aonde chega.
confirmação de divisa para cabo acredito só quando o saci cruzar as pernas,e tem mais, agora somos obrigados a tirar a licença prêmio e não podemos conta-las em dobro.
É, esta difícil.
Mas automaticamente virei teu fã...
sd_pmsoares@hotmail.com é meu e-mail, gostaria de trocar umas idéias sobre o tema...
abraço e sucesso.
o mesmo comecou seu discurso, dizendo que em meio a tropa existem pessoas de ma idole, pessoas sem moral, pessoas inedoneas, tudo isso porque durante o carnaval os carros de dois oficiais foram arranhados, um do cap cmt da cia e outro da p1 , olha nao sei quem fez mas desde ja o parabenizo pela sua coragem, cmt sem moral, sem escrupulos, marginais estao por toda a corporacao uns fazem cfo, outros ctsp, uns aproveitando-se de seu relativo poder fazem coisas alem que a lei permite, o sr sabe o que assedio moral, nao, nao, nao e uma coisa dificil de se provar, nesta instituicao isto nao acontece claro, ne ou acontece o certo e o seguinte quem bate esquece, quem apanha nao, o inferno nao esta depois da morte se voce fizer mal a alguem aqui esteje preparado para pagar.
tão bom, tão forte
heroi sem ser reconhecido
capaz de enfrentar a morte
preparado para qualquer ocorrido...
já mais titubiar
decissões firme e certas
muito tem a se responsabilizar
por fatos e questões diretas...
a estrada é longa e cansativa
mas nunca olhar para tras
firme passos de locomotiva
levando a todos a alegria e a paz...
porque caminhar
numa estrada sem rumo
sem saber onde chegar?
pois os passos do soldado
é reto como prumo
e nunca se queixa de se cansar...
não são assim
tão reconhecidos
são julgados enfim
pelos ocorridos
mas sempre chegam no fim
com a bandeira
nos braços estendidos...
não se cansa de ser policial
o orgulho espelha no sembrante
todo dia é momento especial
de vestir a farda bravejante...
não espera elogio
de quem não sabe dar valor
enfrenta amargo este tedio
seja qual situação for...
mais um dia vencido
conseguiu sobreviver
cansado e sofrido
vai pra casa
com sua familia conviver...
mal amanhece
lá se vai de novo
poucos reconhece
aquele que vai salvar o povo...
não sei quando vai acabar
não sei quando isso vai terminar
só queremos mais compreensão e respeito
por essa bandeira que carregamos no peito....
não vou tombar facilmente
mas fico alegre de retornar
para minha familia ficar contente
pela porta da sala eu tenho que entrar...
vivo...
boa noite,,,,Nao é comentário e sim um desabafo e ate pedido de socorro...Moro na cidade de inhapim mg.Onde nasci e prestei serviço na PMMG nesta cidade por 14anos,combatendo ocrime e proporcionando segurança ao cidadãos de bem.Hoje já na reserva remunerada desde de maio de 2010,consegui comprar uma casa one resido com esposa e dois filhos de 15 e 08 anos.Porem há 4 meses mudou um individuo para residência vizinha a minha e começou fazer trafico de drogas e ainda fornecer o terraço para os usuários fazerem uso,sendo que sempre minha residência estava com cheiro de maconha,a fumaça entrava pela janela da sala e do quarto de meus filhos.Quando tive certeza que ali estava sendo um ponto de venda e uso de maconha,chamei a atenção do morador dizendo que parasse com com aquel prática criminosa ou então mudasse dali.No mesmo dia procurei o pelotão Pm e repassei informações sobre o ocorrido.O cmt do pelotão me disse que iria determinar que as guarnições intensificassem patrulhamento e busca pessoal em suspeitos na rua próximo a minha residência.O que realmente fora feito,tendo um gurpm abordado o individuo vizinho que estava fazendo o trafíco.Contudo após a saída da gurPM,tal individuo abordado começou a gritar do meio da rua "Foi este viado do cabo Bosco que mandou me abordar,este desgraçado que já ta aponsentado",de imediato,procurei a delegacia de Policia civil para fazer uma representação mas o detetive que la estava me disse que quem registrava BOPC seria outro detetive que não se encontrava,Entao nada foi reistrado naquele dia.Contudo pela manha do outro dia,acordei pela manha com o suspeito de trafico de drogas,gritando com a mae dele que"enquanto eu não der um jeito neste cabo bosco,eu não sossego.Diante de todo fato e de estar sendo ameçado,naquele dia de arma em punho abordei tal individuo onde determinei que ficasse em posição de busca e o revistei e determinei que parasse de me injuriar e ameaçar por que não iria permitir tal ameaças dele nem trafico de drogas .Em seguida sai de carro para o banco e quando retornei minha esposa me disse que uma gurPM havia registrado um BOPM me acusando de ameaça e espancamento.Fato se deu inicio de 4/12/13,minha abordagem dia 10/12.Resumindo,o traficante virou vitima e eu 2SGT da reserva,autor de ameça,agressao e uma representação da delegada contra mim por desacato,pelo fato de terem me dito que ela iria cassar meu porte de armas e eu tê-la questionado por qual motivo.o que me angustia mais é que o bandido virou vitima e eu bandido por não ter permitido trafico de drogas ao lado de minha residência.....
16 de dezembro de 2013 16:38