segunda-feira, 8 de junho de 2015
Mundo: POLICIAL AGRIDE DE JOVEM NEGRA E PUXA SEUS CABELOS DURANTE FESTA
Uma festa na piscina terminou em confusão na noite de sexta-feira (5) em McKinney, cidade do Texas, nos Estados Unidos. Exaltado, um policialbranco empurrou uma menina negra ao chão, puxou seus cabelos, apoiou-se sobre ela de joelhos e, em seguida, apontou sua arma contra outros jovens negros que criticavam sua truculência.
A ação do policial foi filmada e divulgada no You tube na tarde de sábado (6). O caso levantou mais uma polêmica em torno do racismo e da violência policial contra os negros nos EUA. O oficial, cuja identidade não foi revelada, foi afastado do cargo.
O incidente começou às 19h15 (horário local) de sexta, quando três oficiais chegaram a um condomínio residencial para atender a uma ocorrência. Moradores e um segurança particular reclamavam que vários jovens usavam, sem permissão, a piscina comunitária do condomínio, e se recusavam a sair do local.
Segundo o jornal The Dallas Morning News, moradores disseram que os adolescentes começaram a brigar entre si. Quando os três policiais chegaram, dezenas de jovens estavam deixando o local, mas acabaram ficando nervosos com a polícia.
Ele então tenta forçar uma jovem a se sentar no chão, puxando-lhe os cabelos. Ele a joga ao chão e se apoia sobre ela com os joelhos. É possível ouvir a jovem chorando com o rosto no chão.
Quando outros adolescentes se aproximam, o policial saca sua arma e pede que eles se afastem. Nesse momento que os outros dois agentes se aproximam, e o oficial mais exaltado guarda sua arma.
O chefe da polícia de McKinney, Greg Conley, anunciou em coletiva na tarde de domingo (7) que o oficial foi afastado temporariamente da corporação.
Ele não revelou a identidade do oficial nem informou há quantos anos ele atua na corporação. Disse apenas que o caso está sendo investigado, mas sem detalhar o que especificamente está sendo apurado no caso.
“O vídeo levantou preocupações que estão sendo investigadas”.
Segundo a reportagem do Dallas Morning News, dezenas de pessoas foram à coletiva para protestar contra a ação policial. Eles disseram que, apesar de a festa ser multirracial, apenas os negros foram alvo dos policiais.
O jornal informa ainda que 75% da população de McKinney são brancas e 10%, negras.
Fonte: R7
Publicação: Guilherme Assunção – Regional Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário