Imagens »Vídeo mostra PM disparando tiro de borracha em direção a estudanteLeonardo Ferreira, de 21 anos, foi atingido no ombro
02/10/2015 11:34
Saiba mais...
Movimento Ocupe Estelita organiza coletiva e manifestação na Praça do DerbyManifestantes tomam as ruas em defesa do EstelitaUm dia após a PF apontar fraudes no leilão do Estelita, ex-prefeito João Paulo quebra o silêncioMovimento Ocupe Estelita organiza ato na Praça do DerbyPF apura suspeita de fraude em leilão do terreno do Cais José EstelitaCriança é baleada em operação do BopeO fato aconteceu por volta das 20h, quando a caminhada passava pelo Cais do Apolo. Na ocasião, os manifestantes levantam uma faixa para passar pelos policiais. O tecido bate na cabeça do PM que efetua o disparo. A Polícia Militar se pronunciou sobre o caso por meio de uma nota oficial. Confira o documento na íntegra:
O Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco, através da Assessoria de Comunicação Social, esclarece que repudia a ação contida nas imagens que mostram um policial militar do Batalhão de Rádio-Patrulha realizando um disparo com munição de elastômero contra manifestantes do movimento Ocupe Estelita. De imediato o Comando já determinou a apuração rigorosa dos fatos, que considera lamentável e equivocado. Até que sejam concluídas as apurações, já foi determinado ao comando do BPRP que afaste o policial militar envolvido no episódio das ocorrências de mesma natureza. As imagens mostram que a ação é isolada e a presença da PM no local tinha por objetivo garantir a segurança de todas as pessoas que participavam da manifestação e daquelas que transitavam pelo local. O Comando esclarece, ainda, que a Corporação zela pela integridade física e pelo respeito aos direitos humanos nos protocolos operacionais adotados no âmbito da PMPE.
Foto: Direitis Urbanos/ Reprodução/ WhatsApp |
O deputado estadual Edilson Silva (PSOL) protocolou uma denúncia na Corregedoria da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), documento que também deve ser entregue ao Comando Geral da Polícia Militar. O parlamentar também pede que o policial seja afastado, submetido a avaliações psicológica e psiquiátrica, desarmado e punido.
Cerca de 300 pessoas participaram da manifestação, de acordo com a Polícia Militar. O protesto saiu da Praça do Derby e passou pela Avenida Conde da Boa Vista e Rua da Aurora. Durante o percurso, encenações artísticas e exibição de faixas e cartazes.
Quando chegaram em frente à sede da Prefeitura do Recife, os integrantes do MOE protocolaram uma carta para ser entregue ao prefeito Geraldo Julio (PSB) pedindo o cancelamento de todos os protocolos a respeito do Projeto Novo Recife. “Nossa principal demanda é o cancelamento de todos os protocolos que envolvem o projeto Novo Recife”, afirmou Petrus Cavalcanti, organizador do movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário