Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Chamar delegados de vidda excelência..!?


Chamar Delegado de Vossa Excelência?



 0 0 0
 
Print Friendly


Nem no banheiro a gente fica em paz. A indignação lá nos acompanha também. Dia desses peguei a revista Istoé, de 25 de junho deste ano, para passar o tempo naquela famosa sala privada. Não é que eu me deparo com uma nota na página 25 de revista intitulada “Vossa Excelência, o delegado”.
Por Ricardo Medeiros
Pronto, já fiquei irritado. Conforme a nota: “O Presidente do Sindicato dos Delegados do Distrito Federal, Mauro César Lima, enviou à Polícia Civil de Brasília um ofício em que pede que os delegados passem a ser chamados de Vossa Excelência. Ele tece uma longa explicação e sublinha: ‘Não é questão de vaidade, mas de profissionalismo e valorização do trabalho dos policiais’”.
Na internet descubro um texto de Rubem Queiroz Cobra (http://www.cobra.pages.nom.br/bmp-pronomes.html): “(…) quando a autoridade pública tende a ser atrabiliária e aterrorizante, o medo é, com certeza, um fator no inconsciente coletivo que leva ao excesso de frases e cumprimentos laudatórios em que a subserviência é uma defesa e a sabujice uma estratégia. No Estado Moderno, onde existe verdadeiramente Justiça e os funcionários do Poder são corretos, os cidadãos não precisam temer a arbitrariedade, e por isso o tratamento não enfrenta nenhuma barreira e pode dispensar perfeitamente estas formas fantasiosas e ultrapassadas de tratamento com origem nos círculos da tirania por direito divino e nos meios oficiais corruptos. O respeito pelo cargo de uma autoridade, ou pela autoridade mesma, ou pela pessoa que exerce a autoridade, consiste em respeitar a Lei por cujo cumprimento ela é responsável, e não em chamá-la de “Excelentíssima”.
Bravo. Desculpe o trocadilho e a redundância, você é um verdadeiro Cobra.
E como funcionaria no rádio esta idéia de Mauro César Lima, caso houvesse uma lei aprovando a aberração de que todos deveriam chamar delegados de Vossa Excelência. Alguns radialistas já se referem a eles de “doutor delegado”.  Com uma lei impondo o absurdo, ficaria mais ou menos assim: “bom dia Vossa excelência doutor delegado”. É muita humilhação, senhoras e senhores.
 

{moscomment}



Por Ricardo Medeiros

Doutor em Rádio pelo Departamento de História da Université du Maine (Le Mans, França). Radialista, jornalista, escritor e professor de rádio do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e assessor de imprensa da Prefeitura de Florianópolis. É um dos fundadores do Instituto Caros Ouvintes. 
Veja todas as publicações de .



Publicado em 19/08/2007. • Tags:  





Comente no Facebook

0 comentários

One Response to Chamar Delegado de Vossa Excelência?

  1. Como Policial Civil do RJ me sinto envergonhado com essa pretensão absurda dos delegados. Após receberem um aumento salarial desproporcional em relação aos inspetores e oficiais de cartório, esses senhores perderam a noção do ridículo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário