Morre criança baleada por PM em favela do Caju; policiais serão afastados das ruas
A criança baleada por um policial militar da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Caju nesta quarta-feira (23) morreu. Herinaldo Vinicius da Santana, de 11 anos, foi baleado na tarde desta quarta-feira (23) no Parque Alegria, comunidade do bairro do Caju. De acordo com moradores, o PM teria se assustado ao ver a criança que brincava em um beco da favela.
A coordenação da UPA da Maré informou que Herinaldo Vinicius deu entrada na unidade às 16h desta quarta-feira. Foram feitas manobras de ressuscitação, mas ele morreu às 16h30.
Por meio de nota, a CPP (Coordenadoria de Polícia Pacificadora) determinou a abertura de um Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias da morte. A Polícia Civil investiga o caso e policiais da UPP Caju que patrulhavam o local onde o menino foi baleado serão afastados do serviço nas ruas.
Ele teria sido atingido no tórax por um tiro de fuzil. Um vídeo enviado à Record Rio mostra a criança no chão e moradores prestando socorro, levando-a para um carro (veja abaixo).
Publicidade
O trânsito na linha Vermelha foi fechado por cerca de 30 minutos, até por volta das 18h. O bloqueio havia sido feito pela Polícia Militar por questão de segurança, uma vez que moradores protestavam próximo à via. O mesmo aconteceu por volta das 18h10 na avenida Brasil — quando os dois sentidos da via foram fechados na altura da linha Vermelha.
Segundo as informações preliminares, a criança brincava perto de casa com um amigo, quando o PM se assustou, ao sair de um beco, e efetuou o disparo. Por volta das 17h40, moradores também se preparavam para uma manifestação na altura da passarela 3 da avenida Brasil.
Moradores gravaram socorro à criança baleada no Caju:
Nenhum comentário:
Postar um comentário