Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Especialistas avaliam ação de policiais


Que resultou na morte de estudante...Em ação desastrosa, sargento atira contra Uno que transportava três universitários. Bala atinge motorista de raspão e atravessa a cabeça do jovem José Chaves Alves. Policiais buscavam veículo da mesma cor que havia sido roubado momentos antes

Publicação: 05/04/2013 06:03 Atualização:

Mesmo se fossem bandidos, isso não é jeito de abordar ninguém. Nós somos pessoas dignas, honestas. Eles deveriam nos proteger Karla Pamplona Gonçalves, 22 anos, motorista do Uno baleado pela Polícia Militar (Monique Renne/CB/D.A Press)
Mesmo se fossem bandidos, isso não é jeito de abordar ninguém. Nós somos pessoas dignas, honestas. Eles deveriam nos proteger Karla Pamplona Gonçalves, 22 anos, motorista do Uno baleado pela Polícia Militar


A conduta do policial que resultou na morte do estudante José Chaves Alves Pereira, de 27 anos, é classificada como “suprema imprudência” e “bizarra” por especialistas em segurança pública ouvidos pelo Correio. De acordo com os estudiosos, até mesmo atirar no pneu do veículo a fim de imobilizá-lo revela falta de treinamento e expõe as consequências da ausência de um procedimento operacional padrão.



O professor do Centro de Altos Estudos de Segurança da PM de São Paulo e ex-secretário Nacional de Segurança Pública José Vicente da Silva Filho afirma que esse tipo de abordagem só existe no cinema. “É bizarro. Com certeza ele (policial que atirou) não aprendeu isso em nenhum treinamento. Não há qualquer amparo legal ou técnico para justificar essa ação. Eles deveriam estar presos, acusados de homicídio doloso porque sabiam dos riscos ao puxar o gatilho”, defende. O procedimento correto, segundo José Vicente, é o policial, avistando um veículo suspeito, comunicar o fato à central de operações e solicitar o bloqueio, com o apoio de outras viaturas, em um ponto mais adiante.

Esta matéria tem: (0) comentários


Nenhum comentário:

Postar um comentário