Conivência da Conmebol alimenta violência, mas nada justifica arma dentro de campo qui, 04/04/13 por marcelo.bechler |categoria Sem categoria Antes de mais nada, para evitar que alguém entenda mal: não acho que o Atlético seja culpado e deva receber punição pelo o ocorrido no Independência.
A confusão se restringiu a torcedores de um time derrotado, que reclamavam sabe-se lá o que com a arbitragem e uma reação exagerada da polícia, entrando no campo de jogo com armas (ainda que de balas de borracha) apontadas.
A questão principal, ao meu ver, gira em torno da falta de critério da Conmebol para punir. Ano passado uma final de campeonato foi interrompida no meio, por uma situação parecida, e nada aconteceu. Uma multa de 100 mil dólares para cada clube e o São Paulo teve que jogar uma partida no Pacaembu. Caso ali algo sério fosse feito, como excluir o culpado da competição e impossibilitar participações futuras, os jogadores do Arsenal pensariam duas vezes antes de ser valentes. A Conmebol teve sua chance de tomar controle da situação e perdeu.
Tem mais uma agora. A ação da polícia acabou se tornando um caso a parte.
O exagero aconteceu quando, depois de uma situação praticamente controlada, oficiais entraram no campo com armas na mão proporcionando uma cena horrível. Entendo que é necessário conter os ataques e garantir a segurança de todos, mas a ação (que até então era de mediação) extrapolou naquele momento (a partir de 0’29’’ no vídeo).
Peleas y trompadas entre jugadores de Arsenal y la Policia Brasileña - 4-4-
2013
Publicado em 03/04/2013
https://twitter.com/1pocodeto2 - http://www.facebook.com/unmundodecuri... - Peleas y trompadas entre jugadores de Arsenal y la Policia Brasileña - 4-4-2013 Não foi a primeira vez. Ninguém me contou, eu estava no Independência em Atlético e Vitória no Campeonato Brasileiro de 1999 e vi de perto.
Depois de uma briga generalizada em campo a polícia apartou uma confusão relativamente pequena na arquibancada usando cassetetes, escudos e cachorros.
Sobrou para culpados e inocentes, mulheres foram jogadas no chão pela PM.
Eu tinha 12 anos e se não corresse, apanharia também. Cada um tem um caso parecido para contar. Atlético-MG 1 x 2 Vitória -
Campeonato Brasileiro de 1999
Enviado em 13/01/2012
Ainda na primeira fase do Brasileirão, Leão tirou a invencibilidade da equipe mineira no Independência ao derrotá-la com gols de Cláudio e Baiano. A partida ficou marcada por uma confusão generalizada que teve início no gramado e partiu para a arquibancada. Muita gente em Belo Horizonte questiona a política do “não”. Vários eventos são cancelados ou limitados pela ação preventiva da polícia, não é? E a crítica, pelo o que eu vejo, normalmente se dá porque dizem que os policias não querem fazer planejamento de segurança. Inclusive quando se fala em clássico com apenas uma torcida.
Os críticos são os mesmos que agora aplaudem o revide às agressões, uma vez que os argentinos bateram primeiro? Se uma pessoa agride um policial na rua ele tem direito ao revide ou o dever de prendê-lo? A conivência e mão leve da Conmebol permitem a agressividade e alimentam a violência. Mas não é possível que seja certo aplaudir armas apontadas para conter uma confusão de campo.
http://colunas.radioglobo.globoradio.globo.com/platb/marcelobechler/2013/04/04/conveniencia-da-conmebol-alimenta-violencia-mas-nada-justifica-arma-dentro-de-campo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário