Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Justiça de SP afasta policiais denunciados por elo com facção

Com a decisão, os agentes ficam afastados até o final processo. Não há prazo para que isso aconteça.

Por G1 Vale do Paraíba e região
 

Justiça atende pedido da promotoria para afastar policiais (Foto: André Bias/TV Vanguarda)

Justiça atende pedido da promotoria para afastar policiais (Foto: André Bias/TV Vanguarda

Justiça determinou o afastamento de 30 policiais civis acusados pelo Ministério Público de envolvimento com o tráfico de drogas na Zona Sul de São José dos Campos. Na prática, a medida atinge diretamente seis dos agentes, já que outros 22 estão afastados administrativamente e dois, que já tinham condenações por extorsão em outros processos, foram demitidos da corporação. Os denunciados estão presos desde novembro e recorrem na Justiça..



Os policiais denunciados pelo Ministério Público são acusados de elo com uma quadrilha ligada à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que comandava o tráfico na Zona Sul de São José dos Campos. O MP afirma que, tendo conhecimento da contabilidade do crime, os policiais usavam a informação para extorquir os traficantes.


A decisão do afastamento é do dia 26 e atende um pedido da promotoria no processo em que o órgão pede a condenação dos agentes por improbidade administrativa e que eles paguem uma indenização de R$ 2 milhões por dano moral coletivo. Essa ação civil é paralela à ação criminal que resultou na prisão.


Com a decisão, os agentes ficam afastados até o final processo - não há prazo para que isso aconteça. Eles já estavam fora das funções devido a uma medida interna da Secretaria de Segurança Pública (SSP).


Na sentença, a juíza Lais Helena de Carvalho aponta que a prisão não é definitiva, portanto os policiais poderiam ser soltos e, com isso, voltar a ocupar os cargos nas delegacias em que estavam. Para que isso não ocorra, ela determinou o afastamento.


"A retomada das funções venha a criar um ambiente ainda mais favorável aos atos de corrupção e improbidade narrados, envolvendo outros indivíduos nas ações, isolando as pessoas que honestamente labutam na polícia civil", traz trecho da decisão.

Denúncia



Os policiais foram denunciados pelo MP, que afirma que a ação do tráfico na zona sul da cidade é facilitada pela polícia que, tendo conhecimento da contabilidade do crime, usava a informação para extorquir os traficantes. A promotoria diz que o esquema movimentava R$ 2 milhões por mês. Os policiais negam as acusações.


Além dos policiais, também foram denunciados no esquema uma advogada, um ex-policial e quatro traficantes. Escutas telefonicas mostram nas conversas entre os traficantes que o pagamento de propina era assunto de rotina.


A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou em nota que "não compactua com desvios de conduta e todos os fatos estão sendo devidamente apurados", afirmou




10
 
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
RECENTES
POPULARES
  • Senador Carrasco
    HÁ 5 MESES
    E aqui na baixada santista, o MP está roncando faz décadas. . . Tem policial Civil e Militar, RICOS..!! . . . Basta observar como ostentam carrões, motos importadas e onde residem..!!
    • Arlindo Souza
      HÁ 5 MESES
      O MP, está roncando no Brasil inteiro.
      • Aldeno Ramos
        HÁ 5 MESES
        quem era para servir e proteger na verdade sao bandidos .llogico que nao sao todos ,mais confia em quem,E por isto que eu sempre falo existi uma diferença muito grande ,tem o policial e os policias agora fica a pergunta confia em quem ,
      • Roberto Schinemann
        HÁ 5 MESES
        P pior bandido e aquele que se esconde atras de distintivo e ou de uma farda..este e o mais perigoso.pois usa as prerrogativas do estado pra cometer seus ilícitos de toda monta..
        • Ricardo Cmpten
          HÁ 5 MESES
          Infelizmente casos como esses já deixaram de ser minoria passou da hora de fazer uma investigação federal nas policiais de todo o Brasil. Esses Policiais ostentavam vida de luxo e ninguém desconfiava? deve ter muita gente grande por trás disso ainda solta.
          • Leandro Almeida
            HÁ 5 MESES
            A diferença entre uma autoridade e um bandido é "uma decisão errada".
            • Luiza Menezes
              HÁ 5 MESES
              Onde anda a paulistada? Na página da cantora, falando mal do Rio...
              • Luiza Menezes
                HÁ 5 MESES
                NÃO ACREDITO. Não era só no Rio que a polícia era corrupta?
                • Fábio Parra
                  HÁ 5 MESES
                  Meu vizinho policial civil tem 3 milhões em carros e motos e parece que é normal, como ninguém investiga ?
                  • Edinson Lee
                    HÁ 5 MESES
                    O QUE????????? Os criminosos estão presos desde novembro????? Mas como o paladino dos criminosos Gilmala não reverteu essa injustiça, o que, Oh Meu Deus, Gilmala esta voltando agora em Fevereiro e pode apostar que pelo menos uma centena de criminosos serão soltos em semanas, o primeiro será o M.aluf.

                  Nenhum comentário:

                  Postar um comentário