Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Em SP, duas ações violentas de policiais militares causam repúdio

Edição do dia 09/03/2018
09/03/2018 20h52 - Atualizado em 09/03/2018 20h52

Em SP, duas ações violentas de policiais militares causam repúdio

Numa escola, policial dá uma grava em aluno imobilizado; na Zona Oeste, jovem é agredido antes de ser revistado pelo policial.










Duas ações violentas de policiais de São Paulo flagradas por câmeras provocaram indignação nos cidadãos. E, em pelo menos um dos casos, a punição dos responsáveis. A mais recente se tornou pública nesta sexta-feira (9).
“Professor, dá um jeito, professor”, um dos alunos pede.
É que um estudante está imobilizado por policiais. Um aluno chuta um dos PMs e outro revida. O policial dá uma gravata no estudante imobilizado, que fica no chão aparentemente desacordado. O PM verifica como o rapaz está.
A confusão continua e dois policias seguram e agridem outro estudante, de vermelho.
Segundo a polícia, os PMs foram chamados até a escola estadual pela diretoria para combater o tráfico e o consumo de drogas no local. Quatro alunos prestaram depoimento.
O aluno que foi imobilizado pelo policial, contou que viu “quando os PMs apertaram o pescoço de uma estudante e que foi à sala da diretoria para pedir ajuda e que os policiais o agrediram fisicamente e o algemaram”.
No termo de compromisso, o policial Charles Rocha afirmou que “ele e os outros policiais foram agredidos pelos estudantes e que ele chegou a levar três pontos no supercílio”.
Na Zona Oeste de São Paulo, outra confusão com policiais. As imagens gravadas por câmeras de segurança mostram uma abordagem de dois PMs: um deles dá um empurrão no rapaz de boné. O outro policial acerta um tapa no rosto dele. O rapaz tenta se livrar das agressões, mas o policial impede. Só então os jovens são revistados.
“Não pediram meu RG nem me revistaram. Só me bateram mesmo”, disse o rapaz. Ele levou três pontos na boca.
Os dois PMs foram afastados das ruas, mas negam a agressão.
“Ele foi tentar virar o corpo do rapaz quando houve um desequilíbrio ali e acabou parecendo ser uma agressão, mas na realidade não foi isso o que aconteceu”, explicou Marcos Manteiga, advogado dos policiais.
Segundo a porta-voz da PM de São Paulo, esses casos são minoria e inaceitáveis dentro da corporação.
“Esses dois casos não representam as mais de 93 mil intervenções diárias que nós temos em todo o estado. O policial é treinado cada vez mais para que a gente não possa ver nenhum tipo de ocorrência dessa natureza”, disse a capitão Cibele Marsolla, porta-voz da Polícia Militar
Os casos de violência policial acabam ganhado destaque porque, definitivamente, esse não é o comportamento esperado de um funcionário público que tem o dever de proteger o cidadão.
Na semana passada, o Jornal Nacional mostrou uma abordagem que teve um resultado bem diferente. Dois PMs pararam um carro que levava no porta-malas quase R$ 2 milhões em dinheiro vivo. Os homens tentaram subornar os policiais oferecendo R$ 800 mil para que fossem liberados.

Os PMs recusaram e, sem violência, prenderam os dois em flagrante por corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
Diante de abordagens tão diferentes, os cidadãos ficam sem saber qual bandeira os policiais pretendem carregar nas ruas: a da truculência de do revide ou a da defesa firme da lei.
A secretaria da segurança pública de São Paulo considera que, no caso da escola, os policiais militares foram agredidos e tiveram que reagir.  
46
 
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
RECENTES
POPULARES
  • Ribeiro Jackson
    HÁ 4 MESES
    Por causa desse canal ridículo cada ano o Brasil vai maia pro fundo so da gente sem vergonha na rua aprendendo com Voces globocanalhas
    • Luiz Eduardo
      HÁ 4 MESES
      Vocês são ridículos, o formam como englobam a ação correta dos policiais!
      • Vitor Tenório
        HÁ 4 MESES
        Meu repúdio vai é para vcs! Parabéns aos PM.
        • Luis Furtado
          HÁ 4 MESES
          Repúdio à população está ficando da GLOBO .
          • Tony Ribeiro
            HÁ 4 MESES
            Já osegundo caso é o de um flagrante abuso de autoridade por parte dos policiais que, a meu ver, merecem cadeia e expulsão da corporação. Até o advogado do policial que descaradamente diz que: - "..o policial foi tentar virar o corpo do rapaz e, houve um desequilíbrio fazendo parecer agressão.." - merece ser preso!!
            • Hélio Martins
              HÁ 4 MESES
              GLOBO só ouve um lado, e já faz julgamento, nunca analisa o ocorrido todo. Até quando ficará do lado desespero marginais mirins? Parabéns aos policiais. Se estes moleques não tem a educação adequada dos pais em casa, então de sentir o braço forte da lei mesmo.
              • Emerson Lima
                HÁ 4 MESES
                A Globo não gosta de policiais. Mas quando o MST invadiu a redação deles, semana passada, chamaram a polícia.
              • Graziela Pereira
                HÁ 4 MESES
                Deveria causar repúdio, o tráfico de drogas na escola, mas como hoje em dia o errado é certo e o certo é errado, nos deparamos com uma matéria onde se transforma delinquentes em vítimas e policiais como opressores.
                • Vinicius Silva
                  HÁ 4 MESES
                  Vces queriam que o policial apanhasse pro cara que estava reagindo a abordagem ? . Larga de hipocrisia redator do G1 são alunos assim que batem em professores e fazem das nossas escolas um parque de diversões de drogados .
                  • Alexandre Saad
                    HÁ 4 MESES
                    Parabens pm
                  • Milton Silva
                    HÁ 4 MESES
                    Parabéns aos policiais assim que se trata bandido
                    • sandro souza
                      HÁ 4 MESES
                      E muito fácil criticar a dura realidade que a polícia enfrenta pois em todas as ações da polícia tem reclamação que agiram com violência,gente vamos acordar a polícia nao está na rua pra agir com violência e sim pra defender a população toda vez que precisamos de ajuda pegamos o telefone e ligamos em um único número 190 e pedimos ajuda até porque não temos o número de telefone do chapolin colorado então vcs que só ficam ai reclamando acorda pois nem todo o mundo e santo se chamaram a pm e porque alguém precisava de ajuda.obs parabéns aos policiais
                      • Lilian Li
                        HÁ 4 MESES
                        Me poupem né!
                        • Tony Ribeiro
                          HÁ 4 MESES
                          A reportagem diz que os PMs foram chamados para conter o tráfico e uso de drogas no local. A primeira agressão registrada nas imagens é justamente de aluno chutando um policial. O que estava sendo imobilizado, só estava porque estava tentando resistir a uma voz de prisão. Ele diz, em depoimento que viu os policiais apertarem o pescoço de uma estudante (Cadê esta estudante? Cadê o boletim de ocorrência desta agressão?). Neste primeiro caso, se houve erro dos policiais, foi o de entrar em atrito corporal. Acho que o correto era chamar reforço e deter todos que estavam se opondo a ação policial.
                          • Felipe
                            HÁ 4 MESES
                            Parabéns aos policiais. Tem que colocar ordem. Escola é lugar de estudar. Se resistiu a prisão precisa usar da força.
                            • Ana Freya
                              HÁ 4 MESES
                              É necessário manter a ordem. Se a polícia foi chamada na escola é porque os estudantes não estavam só estudando correto?
                              • Suzana Sue
                                HÁ 4 MESES
                                Bateram pouco! Escola não é lugar pra fumar maconha. Esses lixos aí tem mais que apanhar muito mesmo. E que vergonha ehein globo! Defender bandido e depois reclamar da situação do país não dá né. Eu apoio os policias. Esses lixos que vcs defendem deveriam ainda fazer serviço comunitário para aprender..
                                • Juarez
                                  HÁ 4 MESES
                                  A globo sempre apoiou bandidos!!
                                  • Fernando Soligo
                                    HÁ 4 MESES
                                    Para nós cidadãos de bem que não temos passagens pela fundação casa, não roubamos motos, não usamos drogas dentro de escolas não temos nenhum repúdio ou indignação contra a PM. Quem tem repúdio ou indignação contra a PM são os parentes de bandidos ou algumas emissoras de TV. Nós cidadãos de bem queremos sim ver a PM tratando bandidos do jeito que eles merecem ser tratados, muito pelo contrário de vocês que os defendem.
                                    • Bira Francisco
                                      HÁ 4 MESES
                                      Jornal nacional, A força que o policial usa é escalonada. Presença, verbalização, força física, arma não letal, arma letal (basicamente isso). As duas primeiras falharam, então usaram a força. Está perfeito! O único repúdio aqui é o meu, a ver essa matéria.
                                      • Ricardo Cesar
                                        HÁ 4 MESES
                                        Quando deixamos de apoiar a policia em uma situação dessa e passa se a apoiar o delinquente juvenil...e que realmente os valores estão distorcidos....
                                        • Antonio Collodel
                                          HÁ 4 MESES
                                          Parabéns aos policiais, achei que foi pouco a ação deles,violência se combate com violência e acabou. .
                                          • Dharles Almeida
                                            HÁ 4 MESES
                                            Tá com dó pega e leva pra trabalhar aí seus lixos
                                            • Rose Escaliante
                                              HÁ 4 MESES
                                              Oq causa repúdio são essas reportagem que monstram claramente q lado o Globo está.... emenda um caso no outro só defamando policiais. Deveriam fazer reportagens mais serias e totalmente sem manipulação da opinião publica. É certo um deliquente desrespeitar uma autoridade????? Francamente heim
                                              • Adenilson Ricardo
                                                HÁ 4 MESES
                                                Parabens aos policiais fez um otimo trabalho
                                                • Aldolf Estaffemberg
                                                  HÁ 4 MESES
                                                  Divulguem o vídeo completo. O G1 parece que condescendente com marginais...
                                                  • Eliezer Nascimento
                                                    HÁ 4 MESES
                                                    Essa globo ta de brincadeira, tem que meter a Borracha nesses playboys msm

                                                    Nenhum comentário:

                                                    Postar um comentário