Estudante de 18 anos estava com amigos em frente a mercado na Zona Oeste da capital quando policiais os abordaram. Agressão foi registrada por câmera de segurança.
Por Glauco Araújo, G1 SP
Polícia Militar instaurou inquérito policial militar para apurar a conduta dos dois policiais militares envolvidos na agressão com tapas e soco a um jovem durante abordagem na noite de domingo (4), em frente a um mercado na Avenida Circular, no Jardim Esmeralda, Zona Oeste de São Paulo. A ação foi filmada por câmera de segurança (veja acima). Os dois PMs foram afastados das funções durante todo o curso da investigação do caso.
"Soube dessa ocorrência na parte da manhã, tive acesso ao Boletim de Ocorrência e abri procedimento na Ouvidoria. Encaminhei requerimento de apuração à Corregedoria da PM. As imagens falam por sim, elas colaboram para confirmar a agressão e transgressão disciplinar. Encaminhei pedido ao comando da Polícia Militar, que me informou que eles foram afastados durante toda a apuração do caso", disse Benedito Domingos Mariano, ouvidor de Polícia.
O ouvidor informou ao G1 que deve ouvir o depoimento do jovem agredido. "A família do jovem será ouvida pela Ouvidoria. Outra situação de ameaça será acompanhada por nós.
Agressão
O vídeo mostra um grupo de amigos sendo abordados por dois PMs que desceram de uma viatura. Dois jovens descem com as mãos para cima, e um deles leva um empurrão. Em seguida, o outro policial dá um tapa no rosto e, logo depois, um soco na boca pelas costas.
“Meu lábio ficou preso ao aparelho, fez um corte grande e eu fiquei sangrando. O policial ainda tirou sarro que eu estava sangrando”, disse o jovem ao G1. Ele não quis que seu nome fosse divulgado por medo de represálias
Ele acrescentou que foi ameaçado pelo agente. "Quando eu falei que iria buscar meus direitos, o policial me ameaçou dizendo ‘você vai morrer. Vou vir com meu carro encapado, dar uns tiros em você e ninguém vai saber quem foi”, afirmou
O jovem e sua mãe afirmam que foram ao 75º DP (Jardim Arpoador), que fica perto do local da agressão, mas receberam a orientação de voltar outro dia por causa de duas grandes ocorrências que eram registradas no momento. O boletim de ocorrência foi registrado dois dias depois da agressão, no 51º Distrito Policial (Butantã)
Em nota, a Secretaria da Segurança Publica informou que a Polícia Civil está investigando o caso por meio de inquérito policial pelo 75º DP (Jardim Arpoador). A vítima prestou depoimento e representou criminalmente contra os policiais militares. Uma cópia do boletim foi encaminhada à Corregedoria da PM.
A Polícia Militar informou que as imagens foram analisadas e os policiais envolvidos na ocorrência identificados. Eles foram afastados do serviço operacional até a conclusão do IPM instaurado pelo batalhão da região
Procurado para saber se algum promotor já está no caso, o Ministério Público (MP) afirmou que o inquérito ainda não foi recebido
Rapaz vítima de agressão de PM na Zona Oeste de São Paulo mostra lábio ferido após levar soco (Foto: Glauco Araújo/G1
Perseguição
A família do rapaz teve acesso às imagens da agressão. Segundo a mãe do jovem, que também pediu para não ter o nome divulgado, seu irmão reconheceu o policial agressor de outra abordagem, ocorrida no dia 26
Na ocasião, policiais militares foram à casa da família com mandado judicial. “Meu irmão, quando viu a cena da agressão falou: ‘Foi esse policial que entrou em casa’”, disse a mãe.
Na ocasião, os policiais disseram que o jovem agredido havia roubado um carro importado, a geladeira que estava na casa e um tênis. “Meu irmão me ligou e eu falei com os policiais pelo viva-voz do celular e disse que tudo que estava na casa era comprado e tinha as notas fiscais para provar”, contou a mulher. Ela disse que o PM levou uma cópia do RG do filho que estava na casa
O rapaz afirma acreditar que está sendo perseguido por ter tido passagem, há três anos, pela Fundação Casa. Ele contou que, quando tinha 15 anos, foi detido por roubar encomendas de Sedex e passou 45 dias internado
Ele afirmou que, depois da experiência na fundação, passou a investir nos estudos e agora procura emprego. "O menino teve passagem na Fundação Casa, mas agora está estudando e procurando emprego. Esse tipo de ação policial só acontece por preconceito ao jovem, negro e que mora em periferia. A nossa recomendação à polícia é que se um jovem está comentendo algum delito que ele seja levado para a delegacia e não partir para a agressão", disse Gledson Silva Deseatto, conselheiro do Conselho Tutelar Rio Pequeno, que prestou apoio à família do jovem, mesmo ele sendo maior de idade.
A mãe do rapaz também contou que ele está com medo de voltar para casa, que fica perto do local da agressão, por causa da ameaça de morte que o filho recebeu. “Entre o risco de meu filho ser morto pelos policiais e não fazer nada, eu preferi fazer a denúncia. Esses policiais não estão preparados para defender a sociedade”, disse a mãe. “Não consigo dormir, qualquer carro que passa ao meu lado, qualquer barulho que ouço em casa já fico assustada.
O coordenador da Comissão da Infância e Juventude do Condepe, Ariel de Castro Alves, disse que vai acompanhar o caso. "Recebemos a denúncia e o vídeo através do Conselho Tutelar. Pediremos para Ouvidoria de Polícia instaurar um procedimento e requisitar que a Cooregedoria da PM e a Polícia Civil investiguem os possíveis crimes de abuso de autoridade e até de tortura", disse.
53
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
POPULARES
- Leonam CmpHÁ 4 MESESJá vi cenas assim ao vivo, e só lhes digo uma coisa: se acontecer comigo, reajo na hora, o que não é uma boa ideia, ja que se reagir eles vão sacar a arma e me matar, mas prefiro a morte do que levar desaforo pra casa, ou, aposto na tese, viva hoje e se vingue amanha, no dia seguinte vou atras do cara.
- Leonam CmpHÁ 4 MESESclaudio, ja vi fazer com pessoas honestas, tentei detalhar o ocorrido aqui mas o site bloqueia, então deixa quieto, conforme for o bairro, eles abusam do poder que tem, ate minha mãe ja sofreu uma agressão na minha frente.
- Leonam CmpHÁ 4 MESESeu era criança quando vi minha mãe sendo agredida na porta de casa por um PM, tinha 9 anos, foi a 30 anos atras, mas me lembro como se fosse ontem.
- ElenaHÁ 4 MESESEu pergunto. Pra que mesmo serve a polícia??
- BerebaHÁ 4 MESESÉ só obedecer como o outro cara, que nada ocorre. Agora se ficar com folga, responder atravessado e não respeitar, vai levar esporro.
- Claudio BarbosaHÁ 4 MESESEu trabalho, ando direito, nunca fui parar em delegacia, e nunca fui desrespeitado pela polícia. Será porque? Sou um E. T ?
- Maria GobiraHÁ 4 MESESConfio na Polícia Militar. E outra essa reação do Policial foi de graça??? Infelizmente a maior parte da sociedade vai julgar o Policial Militar sem nem mesmo saber o que realmente aconteceu no local porque eles filmaram oque era interessante pra eles
- Marcondes SousaHÁ 4 MESESvoce deve ser mais uma marmita de policial
- Fábio ParraHÁ 4 MESESFia, policial correto cumpre o procedimento, do contrário é policial com desvio de conduta, e esses são tão perigosos qto um bandido.
- JackHÁ 4 MESESE paulista ainda tem coragem de abrir a boca para falar mal do Rio. Se dentista cuida de dente, paulista cuida de que?
- Funky CatHÁ 4 MESESda sua irma
- Claudio BarbosaHÁ 4 MESESVem roubar aqui em S.P vem? Vai tomar sua linha rapidinho.
- Claudio BarbosaHÁ 4 MESESA população de bem está do lado da polícia. Isto ai é bandido, tem que respeitar a policia e pronto.
- Saqueador MentalHÁ 4 MESESsó isso?? merecia era um tiro na cara isso sim!! kkkkkkk bandido
- José PadilhaHÁ 4 MESESAlguém sabe se o preço da Simba ainda continua R$2,99?
- Marcondes SousaHÁ 4 MESESfumou peda?
- Jackson SantosHÁ 4 MESESViolência policial, racismo desde os anos 90
- Apenas VerdadesHÁ 4 MESESÉ aquela situação né, a Polícia sabe quem é quem e o que cada um apronta. Pros PMs terem chegado dessa forma, é porque muita coisa rolou antes. Agora é fácil o GêUm postar o video, que realmente revolta e gerar revolta social. Mas tudo tem um porque e o pobre jovem indefeso tem passagem pela FC!
- Emerson SinhoreliHÁ 4 MESESAtitude errada, a policia deve seguir as leis, os bandidos fardados foram covardes e agiram fora da lei, expulsão da PM é o que merecem.
- BerebaHÁ 4 MESESPodem ver que o outro cara não sofre nenhuma agressão, que de pronto atendeu os pedidos de mãos na cabeça, virar de costas e etc... Agora o moleque folgado tem que levar esporro para aprender a respeitar autoridade.
- Freda SilvaHÁ 4 MESESEu sendo policial não chegava mais perto de ninguém, a sociedade que se vire sozinha, ou chama jornalistas e advogados dos Direitos Humanos quando forem assaltados, roubados, violentados ou assassinados.
- Celio MoraesHÁ 4 MESESEsqueceu de dizer que usa no bico da padaria também.....kkkkkkk
- BerebaHÁ 4 MESESMoleque folgado, mereceu. Pode ver que o outro cara, que obedeceu os PMS não sofreu nada.
- José PadilhaHÁ 4 MESESGente do céu, estou indignado: o Palmeiras não tem mundial!
- RafaelHÁ 4 MESESNão há mocinhos nesta estória, só bandidos.
- Afinymsn11 BrasilHÁ 4 MESESPéssimos policiais. Ignoram o treinamento e as ordens que recebem para agirem de forma truculenta por conta própria. É por conta de marginais enfiados dentro de fardas policiais como estes que a sociedade teme a polícia. Tem que ser julgados, penitenciados e expulsos da corporação. Covardes..
- Jo KerHÁ 4 MESESVERMES COVARDES!!! DEIXAM PONTO NA BOCA DE INOCENTES, MATAM EM BAR ENCAPUZADOS, MATAM OS MLKS E OS CARAS NA COVARDIA NAS QUEBRADAS... POR ISSO QUANDO OS CARA TROMBA EM CIMA DO FOGUETE É POUCAS!!!! QUER SER COVARDE A FAVOR DO ESTADO TIRANO SAIBA QUE A QUALQUER HORA A MORTE PODE CHEGAR
- Emerson SinhoreliHÁ 4 MESESMas nas bocas de fumo passam somente para recolher o arrego.
- Jo KerHÁ 4 MESESSEM FALAR QUE A MAIORIA É C0RN0... CONHEÇO VÁRIOS A MULHERZINHA PATY TÁ DANDO PRA OUTRO AÍ ELES DESCONTA NOS INOCENTES... CABEÇA QUENTE POR CAUSA DO CHIFRE
- Claudio BarbosaHÁ 4 MESESPelas informações na reportagem sobre as crianças, eu prefiro não deixar me levar pelas imagens. Ontem 2 crianças dessas estava entrando na frente dos carros no semáforo fechado e metendo a pistola na cara dos motoristas. Alguém chamou a policia pra essas crianças. Se com 15 anos ja estava roubando, flor que se cheira não é.
- Emerson SinhoreliHÁ 4 MESESExtinção de PMs bandidos, covardes que não seguem a lei, em uma democracia todos devem seguir as leis e as imagens são claras que os bandidos de farda agrediram os rapazes que não ofereceram resistência.
- Chucky WagnerHÁ 4 MESESe ainda querem que haja comoção quando pm morre :/
- Márcio AlexandreHÁ 4 MESESBandido é bandido e pronto não é a farda que vai livrar.
- André FernandesHÁ 4 MESESGeralmente dizem que é um caso isolado ,mas na verdade isso é mais frequente que se imagina.
- TulioHÁ 4 MESESÉ assim mesmo, Não tem coragem de peitar o PCC e ficam agredindo o cidadão de bem.
- Valgmar LopesHÁ 4 MESESDesqualificados e incompetentes, um dia essa praga de PM vai ser extinta!!! Polícia somente Civil! Chega de desqualificados armados que servem para agredir as pessoas sem razão ou motivo!!! Ninguém suporta mais essa policia burra!
- Leander AlvesHÁ 4 MESESCapitão do Mato da PM....
- Giovanni CostaHÁ 4 MESESEu fico indignado com uma imagem dessa, isso é pura covardia , é falta de respeito com o cidadão de bem que paga os impostos com tanto sacrificio e quando sai pra tomar um refrigerante ter só o SIMBA. DIGA NÃO AO SIMBA!
- Mai SilvaHÁ 4 MESESMas por que essa covardia?
- Ilone ClezarHÁ 4 MESESVai ser policial e aguentar a marginalia
- Alex BonagioHÁ 4 MESESpq são frouxos frustrados que serão apenas peões pro resto da vida desviando de balas por miséria. em parte falta preparo e treinamento pra esses coitados miseráveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário