Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Evento de partido de Bolsonaro exibe apoio inexistente de entidades da PF


Gustavo Maia
Do UOL, em Brasília

 Ouvir texto

 
0:00
 Imprimir Comunicar erro

  • Fátima Meira/FuturaPress/Estadão Conteúdo
Duas entidades representativas da Polícia Federal apareciam até esta quarta-feira (18) como apoiadoras da Cúpula Conservadora das Américas, que será realizada em Foz do Iguaçu (PR) no fim do mês por uma fundação do partido do presidenciável e deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ). Os apoios foram retirados do site oficial do evento a pedido das associações por um motivo simples: não existiam.
A reportagem do UOL procurou a ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) e a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) para questioná-las sobre a suposta contribuição com a cúpula, que foi criada para servir de contraponto ao Foro de São Paulo --conferência que reúne partidos da esquerda latino-americana.
Reprodução
Antes: site do evento exibia logotipos de entidades ligadas à PF
O presidente da ADPF, Edvandir Paiva, demonstrou surpresa ao ser informado que uma logomarca da associação era exibida na página do evento (foto acima) e logo disse que não houve autorização por parte da entidade. "Está desautorizada a utilização da marca da ADPF no evento", declarou. Ele notou, inclusive, que o logotipo utilizado era o antigo da associação.
Representante de cerca de 2.300 delegados da PF, Paiva disse que iria entrar em contato com a organização do evento para saber "que história é essa" e frisou que a ADPF não tem relação com partidos "nem de esquerda nem de direita", incluindo o PSL. Menos de duas horas depois, a logomarca havia sumido do site. Restavam a da Fenapef e a do CES (Centro de Estudos em Seguridade), única a confirmar o apoio.
Já a federação nacional, que representa os quase 15 mil policiais federais brasileiros, informou que houve uma "conversa inicial" com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenciável e um dos dois organizadores do evento, mas que as duas partes "não fecharam nem formalizaram nenhum apoio". Eduardo é escrivão da PF e tem relações próximas com representantes da categoria.
Reprodução/Cúpula Conservadora
Depois: site da Cúpula Conservadora retirou logotipos de associações ligadas à PF
Segundo a entidade, a intenção inicial era que a Fenapef apoiasse com a indicação de um palestrante, o que acabou não ocorrendo. Ainda de acordo com a federação, a organização da cúpula justificou a exibição do apoio inexistente dizendo que houve uma "precipitação". No início da noite, a marca da Fenapef foi retirada da página do evento (foto acima).
A reportagem questionou a assessoria da organização da cúpula nesta quarta por telefone e por meio de mensagens, mas não obteve qualquer resposta até a publicação deste texto.
cúpula está marcada para o próximo dia 28 e será realizada pela Fundação Indigo de Políticas Públicas, que pertence ao PSL. Além de Eduardo Bolsonaro, o deputado federal Delegado Francischini (PSL-PR) também atua como organizador do evento.
O plano é "reunir importantes líderes e economistas liberais da América Latina para debater os problemas atuais que ocorrem em nosso país e no mundo", em mesas-redondas abordando economia, segurança, cultura e política. Jair Bolsonaro será um dos palestrantes.

"Apoio técnico"

Com a retirada dos dois apoios, sobrou apenas o Centro de Estudos em Seguridade, associação civil sem fins lucrativos fundada por professores dos cursos de ciências atuarias e contabilidade da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Diretor executivo do CES, Abraham Weintraub explicou ao UOL que a entidade está apenas "dando apoio técnico ao selecionar e convidar alguns acadêmicos no Brasil e em outros países para o debate econômico e jurídico". Ele é um dos palestrantes confirmados para a mesa-redonda de economia.
"Não há valor financeiro algum envolvido. Nossa motivação é colaborar para o desenvolvimento do debate técnico e científico neste segmento liberal de pensamento político e filosófico", explicou Weintraub.
Questionado se via algum problema em associar a entidade a um evento realizado por um partido, o diretor foi categórico: "muito pelo contrário".
"Uma de nossas funções em nosso estatuto é fomentar o debate científico e a troca de informações técnicas, como realizado em nossa proposta de Reforma da Previdência Fásica, apresentada no Congresso Nacional como uma alternativa melhor que a reforma da previdência que os governos Lula/Dilma/Temer tentaram impor ao Brasil", explicou.

Bancada da Lava Jato

Apesar de não apoiar a Cúpula Conservadora, a ADPF realizou na semana passada, em Curitiba, um evento para reunir 13 delegados federais pré-candidatos a cargos públicos na eleição desse ano. O objetivo da associação é tentar eleger uma espécie de "bancada da Lava Jato" no Congresso.
Edvandir Paiva afirmou que a entidade deve contribuir com a sociedade em um momento no qual "não se sabe qual caminho seguir". "Há uma descrença em nomes, em projetos e em plataformas. Nós temos essa responsabilidade de oferecer caminhos, como um dos órgãos mais respeitados pela sociedade", afirmou.
Os aspirantes estão filiados a partidos como Rede, PSL, PPS, PR, PDT, PRB e PPL – sendo que o PSL, de Bolsonaro, representa a grande maioria.

Veja também


Avatar do usuário
  • TODOS
  • MAIS CURTIDOS
  • ESCOLHA DO EDITOR
  1. Avatar de verdoka

    verdoka

    23 horas atrás
    bolsonaro é a personificação do que chamamos fake news, ele é a proṕria.
  2. Avatar de Baga Tela

    Baga Tela

    ontem
    Quanto amadorismo, que mentira mais tosca e vergonhosa
  3. Avatar de Visitante

    Visitante

    23 horas atrás
    Já começou a palhaçada mentirosa. Porque será que todo político mente tanto na campanha?
  4. Avatar de Visitante

    Visitante

    23 horas atrás
    Pura fraude.
  5. Avatar de PassatBoy

    PassatBoy

    23 horas atrás
    Quando eu digo que o povo da direita não pode falar do povo da esquerda, por que são tudo farinha do mesmo saco. Ou seja, Bolsonaro é tão desonesto como qualquer político. Cúpula dos conservadores, aqueles que não toleram o diferente, aqueles que querem remover direitos conquistado do povo, pois para eles, só eles tem direito as coisas, pois para eles, eles são maioria, não são maioria, o povo brasileiro em sua maioria não são conservadores, basta ver as festas que aqui enchem de gente. Aliais, a direita possuem mal representantes que sujam seus ideias, como Bolsonaro, MBL, igual ao filho do Bolsonaro que editou um vídeo e a polícia do senado com a perícia mostrou que ele editou um vídeo sobre falas do Jean Wyllys, isso demonstra, mal caratismo, e isso ocorre dos dois lados.
  6. Avatar de Chutador

    Chutador

    23 horas atrás
    Cara de pau desse candidato. Prega abertamente o fim da carreir de Delegado. Entende que os policiais militares e investigadores podem substituir essa função. E ainda coloca no site que tem o apoio da Associação dos Delegados. Ser desprezível!
  7. Avatar de chiscaoito

    chiscaoito

    23 horas atrás
    Tamos lascados...
  8. Avatar de O Seu na Reta

    O Seu na Reta

    23 horas atrás
    E o seu herói mente....
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso

Nenhum comentário:

Postar um comentário