Brentano estava desde 2015 detido no Batalhão da Polícia Militar de Joinville.
Por G1 SC
Após mais de dois anos detido no 8º Batalhão da Polícia Militar de Joinville, o ex-policial militar Luís Paulo Mota Brentano, condenado por matar o surfista Ricardo dos Santos, foi transferido na quinta-feira (3) para a Penitenciária Industrial de Joinville, no Norte catarinense, confirmou a Polícia Militar. Ele estava detido no batalhão desde o início de 2015, quando cometeu o crime.
A determinação foi expedida ainda na quinta-feira pelo juiz João Marcos Buch. Pelo despacho, a escolha se deu pela penitenciária ser modelo e "dificilmente" outra penitenciária possa garantir a segurança do apenado. Cabe a direção garantir "a segurança e integridade física
No dia 20 de julho, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em julgamento de uma apelação interposta pela defesa do ex-PM, determinou a redução da pena e a transferência para o sistema prisional.
Brentano havia sido condenado a 22 anos de prisão em regime fechado e oito meses de detenção em regime semiaberto em júri popular que durou dois dias em dezembro de 2016. A acusação pedia pena máxima, de 34 anos, por homicídio triplamente qualificado.
A pena dele foi reduzida para 17 anos e seis meses de reclusão em regime fechado e sete meses e 15 dias de detenção em regime semiaberto.
O agravente de abuso de autoridade foi retirado, e as penas de embriaguez e homicídio, juntas, foram reduzidas
Ricardinho foi morto em janeiro de 2015 (Foto: Arquivo Pessoa
Crime
No dia 19 de janeiro de 2015, Brentano disparou dois tiros contra o surfista - um pelas costas. Os disparos atingiram vários órgãos. Ricardinho passou por quatro cirurgias, mas morreu no dia seguinte. A defesa afirmou que o ex-PM agiu em legítima defesa.
Expulsão e prisão
m 17 de julho de 2015, a PM decidiu pela saída de Brentano da corporação, após analisar durante seis meses o processo com 500 páginas. A defesa recorreu, mas teve os pedidos negados. Em setembro daquele ano, ele foi oficialmente expulso da Polícia Militar.
Com isso, ele não teria mais direito de cumprir a prisão preventiva dentro do quartel. Mas a defesa dele conseguiu um habeas corpus no Tribunal de Justiça alegando que ele corria risco de vida se fosse transferido para um presídio, pelo fato de ser um ex-policial.
Brentano ficou mais de dois anos detido em cela do Batalhã da PM, mesmo expulso em 2015 (Foto: Reprodução/Facebook
34
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
POPULARES
- CoelhorbHÁ 11 MESESDaqui a pouco ele vai para o semi aberto. Já à vitima nunca mais terá liberdade, essa está prisão perpétua em uma cova. Tinha que ter pena de morte, só assim a justiça seria feita. Pois equiparia a pena de ambas as partes.
- João SilvaHÁ 11 MESESUma coisa que não entendi, afinal o avô e o surfista tinham mesmo um facão e uma enxada? e se ele for morto por outros detentos na prisão, quem será responsabilizado?, será o estado? e Deus ao observar tudo isso o que pensaria a respeito? um crime justificaria outro crime? vamos aguardar as próximas reencarnações.
- CassioHÁ 11 MESESDane-se. Bandido bom não é bandido morto? Você se preocupa com outras pessoas que cometeram crimes muito menores que esse e estão sujeitas ao nosso sistema carcerario?
- Afonso MartinsHÁ 11 MESESpolicial que densora a farda não e mais policial ok nos países primero mundo vao para cadeia comum ; esses são piores que bandidos no meu ponto de vista ;
- Devair PaulinoHÁ 11 MESESEste elemento tem que ser executado dentro de qualquer prisão.
- Edson SilvaHÁ 11 MESESOnde ficará não importa, cometeu crime, foi condenado, tem que ficar preso pelo tempo determinado na sentença.
- Thais SilvaHÁ 11 MESESNilson falou tudo, marginais na teoria falando de um que praticou. Me pergunto se um dia não virarão na prática.
- Roberto SilvaHÁ 11 MESESSurfistas sào marrentos. Na praia eles expulsam visitantes que atraplhem suas ondas. Este se deu mal.
- Tales AzisakaHÁ 11 MESESNunca vi surfistas expulsarem gente da praia por atrapalhar as ondas...ja vi expulsarem gente por jogar sujeita na areia...e ja vi surfistas salvarem muita gente de se afogar
- Claudio PaulaHÁ 11 MESEShá tá, o fato de serem marrentos, não tem o direito de viverem??
- Robert AndersonHÁ 11 MESESO covardão agora vai ver o que é bom prá curar canalhas covardes do tipo dele. Quando a população carceraria souber quem é ele; ai quero ver machão se cagar todinho.
- Manoel SilveiraHÁ 11 MESESSou a favor de penas em dobro para policiais que cometem crimes e também para quem cometa crimes contra policiais. Acho que não preciso explicar porque! Descanse em paz Ricardinho.
- Gabriel RufinoHÁ 11 MESESA justiça só foi feita porque este ex-policial matou um cidadão de classe alta e que a familia correu atras com bons advogados por isso ele não consegui culpar a vitima e dizer que foi legitima defesa,agora por outro lado se fosse um cidadão da favela de familia humilde nada aconteceria com este ex-policial ele estaria rindo na PM até hoje no Brasil quem tem dinheiro tem a sua justiça feita quem não tem resta a dor da perda .
- Josue DeganHÁ 11 MESESQue apodreça na cadeia. E tomara que os marginais descubram que ele foi policial, diga-se de passagem um péssimo policial.
- Maiycon ChagasHÁ 11 MESESTomara que cuidem muito bem dele na cadeia. A PM, não generalizando, mas é uma vergonha nacional. Esse vai ver o outro lado. De caçador a caça.
- TremendãoHÁ 11 MESESEsses PM que saem da ativa , a maioria continua andando armado.
- TremendãoHÁ 11 MESESSerá que os manos vão dar um corretivo nele , na cadeia.
- Hedgar CortesHÁ 11 MESESLuís Paulo Mota Brentano, apodreça na cadeia, e que seus dias de vida sejam amaldiçoados e dolorosos seu resto de aborto ..esses são votos meus e de Satã ;)
- Leandro SilvaHÁ 11 MESESMais uma morte na conta do álcool, desta vez de uma grande pessoa. Ainda que não seja satisfatória, já que o citado criminoso ficará tão somente 7 anos preso em regime fechado, a justiça dos homens está sendo feita. Descanse em paz Ricardinho.
- Graça MeloHÁ 11 MESESQue absurdo conseguiram reduzir a pena!!!!
- Sebastiao SilvaHÁ 11 MESESAssassino Covarde, vai na porta da casa do rapaz e mata por que foi chamado atenção pela decência ao baixar as calças para urinar em rua pública após encher a cara de cachaça. Muitos anos de cadeia para esse ex-policial marginal.
- Marcelo FidallgoHÁ 11 MESESnão foi bem isso... mas ele tem que ficar preso sem dúvidas... mas não foi bem isso
- Maria CostaHÁ 11 MESESCovarde! Não entendo porque a justiça reduz a pena de um criminoso desse naipe. Por isso o crime compensa no Brasil, é uma vergonha que dá nojo!
- Marcio AntonioHÁ 11 MESESTomara que matem este PM na cadeia, que é o que ele merece
- Tony StarkHÁ 11 MESESEstou torcendo pra ser comido e morto lá.
- Rafael MacedoHÁ 11 MESESMatou por querer matar... Vai pagar na cadeia . No meu país,seria morte por morte
- Fábio ParraHÁ 11 MESESDaqui a pouco o verme matador sai.
- Abraham LincolnHÁ 11 MESESPenso na dor da família... isso não muda nada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário