Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Diretor de presídio é exonerado após fuga de 34 detentos

A decisão do Governo é retroativa ao dia 7 de dezembro, menos de um mês após a fuga de 34 presidiários, que ocorreu no dia 15 de novembro



DA REDAÇÃO
10.01.2018 | 17h51
  EM POCONÉ
Itamar Gonçalo da Costa foi exonerado do cargo de diretor da Cadeia Pública de Poconé (100 km ao Sul de Cuiabá), conforme Diário Oficial do Estado que circula nesta quarta-feira (10).
No lugar de Itamar, foi nomeado Silvio Roberto Alves, que exercia o cargo de subdiretor do Centro de Ressocialização, no bairro Carumbé, em Cuiabá.
A decisão do Governo é retroativa ao dia 7 de dezembro, menos de um mês após a fuga de 34 detentos, que ocorreu no dia 15 de novembro.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Costa foi exonerado por livre descisão da secretaria.
A fuga em massa ocorreu no momento da chamada “tranca”, quando os detentos devem se recolher para suas celas, após o banho de sol. Os presos renderam um agente, tomaram a arma e fugiram em seguida levando outras armas e munições da unidade.
Um dos agentes disparou com munição não letal, tentando impedir a fuga, mas os presos partiram para cima dele e o prenderam em uma das celas. 
Ne época, a Sejudh reconheceu que o fato ocorreu por falhas estruturais que seriam sanadas.
A fuga
Na tarde do dia 15 de novembro, os presos fizeram uma rebelião na cadeia de Poconé e 34 presos fugiram da unidade que tem cerca de 50 presos. Os fugitivos espancaram o agente que fazia a segurança no local, roubaram a arma dele e fugiram em seguida.
Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindspen), João Batista, apenas um agente estava de plantão no momento da fuga.
Moradores de Poconé relataram que os fugitivos pularam muros de casas para se esconder da polícia. Muitos disseram ter vivido momentos de pânico.
As Polícias Civil e Militar se mobilizaram para reforçar a “caça” aos fugitivos, que estavam armados com 5 pistolas calibre 12, 2 CTs ponto 40, 5 pistolas ponto 40 e mais armamentos, todos roubados no momento da fuga da cadeia. 
Pelo menos 13 fugitivos foram recapturados nas primeiras horas após a fuga.
Leia mais

Vídeos



Nenhum comentário:

Postar um comentário