Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

terça-feira, 17 de novembro de 2015

BH

PMs matam adolescente de 14 anos com tiro nas costas 

Militares dizem que jovem não respeitou ordem de parada e ameaçou atirar; arma era de brinquedo

POMPEIA
Local. Marcas que seriam de sangue ainda estavam no chão; no detalhe, luvas que teriam sido usadas pelos PMs para manusear o rapaz
PUBLICADO EM 16/09/15 - 03h00
Um adolescente de 14 anos foi morto na noite de anteontem vítima de disparos de arma de fogo efetuados por policiais militares. Hugo Vinícius Braz da Silva foi atingido nas costas durante perseguição de dois policiais no bairro Pompeia, na região Leste de Belo Horizonte. Os militares atribuem a ação a legítima defesa, pois acreditavam que o garoto estaria armado e ele teria se voltado em direção a eles. Um outro adolescente, que disse ter presenciado a cena, alega, no entanto, que Silva estava fugindo dos policiais ao ser alvejado pelos tiros, e não os ameaçando. A arma que estava com o garoto era de brinquedo.
Ao ser levado ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA–BH), a testemunha, de 17 anos, afirmou que foi coagida e ameaçada pelos militares para manter a versão apresentada por eles. A intimidação teria acontecido na sede do 22º Batalhão de Polícia Militar, no Santa Lúcia, na região Centro-Sul da capital, momentos antes de sua condução ao CIA–BH.
O procedimento padrão é levar adolescentes envolvidos de alguma forma em atos infracionais diretamente para o centro. A PM, por sua vez, não confirma o “desvio” no caminho. “Quem acusa tem que provar”, disse o assessor de comunicação do 22º batalhão, capitão Jackson Ramos. “Não tenho como falar se isso aconteceu, preciso que ele prove”, completou.

Lapso temporal. A versão dos policiais, que consta no boletim de ocorrência, marca os disparos às 3h24. No entanto, o garoto de 14 anos, socorrido pela própria PM, deu entrada no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII antes da meia-noite, morrendo logo após receber os primeiros atendimentos. Todas as testemunhas ouvidas pela reportagem no local do crime confirmaram que os tiros começaram por volta das 23h30.


12
 



Destino correto seria delegacia para menores


Entre o socorro ao menor morto e a chegada do outro adolescente ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH) se passaram mais de quatro horas. O jovem detido afirma que foi levado a um batalhão da Polícia Militar antes, o que, segundo especialistas, é proibido. 

O presidente da Comissão de Sistema Prisional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Adilson Rocha, explica que isso é comum, mas contra a lei, e que os policiais podem inclusive responder por crime de abuso de autoridade. “Há determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para que, em caso de apreensão, ele seja levado para a delegacia de orientação e proteção do adolescente. Lá tem ambiente próprio e pessoas preparadas”, explica. 

O pesquisador em segurança pública e ex-policial Jorge Tassi afirma que o mesmo vale para adultos. “Os únicos destinos de uma pessoa após dada a voz de prisão são a Polícia Judiciária (Polícia Civil) ou a Federal. Senão teremos casos como o do pedreiro Amarildo, mantido horas em uma UPP do Rio de Janeiro e morto”.

COMENTÁRIOS (50)

Marcos<br />Victor
Marcos
Victor
HÁ ERRO GRAVE nesta publicação que compromete a credibilidade do jornal Hoje em Dia. A publicação informa, equivocadamente, que os policiais alegam que os fatos ocorreram às 3h24. No entanto, como pode-se verificar no Resumo de Evento confeccionado pelos mesmos, os policiais informam claramente que os fatos ocorreram por volta de 00h28. O registro de 3h24 se refere ao momento em que a ocorrência foi formalizada na unidade da Polícia Civil, e não ao momento dos fatos. Tal versão apresentada pelo jornal, somada ao título tendencioso que já condena, falsamente, os policiais, distorce a verdade dos fatos e induz a população ao erro. Espero que tal erro seja corrigido e a responsável devidamente cientificada, a fim de que a mesma não reincida.
Respostas (1) -  - 0 - 12:51 PM Sep 18, 2015
Rafael<br />Silva<br />Gomes
Rafael
Silva
Gomes
Infelizmente a vida desse garoto foi julgada por uma pessoa que estava despreparada e deve responder pelos seus atos. Que esses policiais tenham um julgamento coeso com a gravidade de suas atitudes. Espero que a família desse garoto consiga um bom advogado, para que esse crime não fique impune.
Respostas (1) -  - 14 - 1:51 PM Sep 17, 2015
Bruno<br />do<br />Anjos
Bruno
do
Anjos
Este garoto de 14 anos que tanto dizem coitadinho , era bandido, eles estavam planejando assaltar. o policial que atirou deveria ser colocado como herói e não ser preso. Justiça hipócrita e sociedade medíocre. que diz que ele e coitadinho levo o colega dele de 17 anos para casa e cuida! 
Respostas (1) -  - 11 - 1:38 PM Sep 17, 2015
flavio<br />cruz<br />
flavio
cruz
A Estória está correta pobre na rua é bandido como a pm nao queria perder uma arma plantou uma de mentira
Respostas (3) -  - 31 - 6:11 PM Sep 16, 2015
Lilou
Lilou
Se o PM tivesse levado um tiro ninguem ia perder seu tempo para postar alguma condolencia. Lembrem-se todo policial seja PM, PF ou PC que morre em servico o cidadao ficara com o custo da pensao, seguro de vida e o treinamento para substituicao do morto e mais um salario. Em paises de primeiro mundo o cidadao proteje o dinheiro do contribuinte.O mesmo vale pra qdo maes desmioladas e estudantes agridem professora e ela se afasta, o medico do posto de saude que e agredido...sai tudo do nosso bolso. A PC deveria ser mais transparente nos antigos e inuteis Inqueritos..assim nao precisaria ser refeito durante o processo. Sao todos da seguranca nao sei porq vcs se julgam melhor. Basta ir a uma delegacia pra ver o atendimento. Nem conseguimos identificar quem e quem ja q vcs nunca podem se identificar pro cidadao. Vcs precisam ser mais transparentes. 
Responder -  - 11 - 5:41 PM Sep 16, 2015
walter<br />oliveira
walter
oliveira
Este comentário não foi aprovado por não se enquadrar nos termos de veiculação desta seção 
(Confira os termos no final da página, junto ao formulário de envio de comentários)

5:09 PM Sep 16, 2015
Esperança
Esperança
Engraçado, a Imprensa como sempre ja julgou e condenou os policiais. "PMs matam adolescente de 14 anos com tiro nas costas ", mídia hipócrita,sensacionalista, como se o menininho aí fosse inocente, tava só passeando de bicicleta como uma arma de brinquedo? Haaa vá. O povo que defende bandido merece o governo que tem. Sei que não devem postar este comentário mas..... Brasilll ta perdido, entregue nas mãos de bandidos e imprensa comprada! 
Respostas (4) -  - 19 - 5:07 PM Sep 16, 2015
João<br />paulo<br /><br />Melo
João
paulo

Melo
Boa militares e fogo na bomba o brasil e assim fogo pra todos os lados. Um futuro bandido a menos.
Responder -  - 26 - 3:07 PM Sep 16, 2015
The<br />Best
The
Best
Menos um meliante.
Responder -  - 25 - 2:45 PM Sep 16, 2015
Arthur<br />Fernandes
Arthur
Fernandes
Nos EUA o Policial que mata um bandido é condecorado com uma medalha de honra, aqui o Policial vai preso. Viva a Inversão de valores no Brasil. Aperte o 13 e confirma! 
Respostas (1) -  - 37 - 1:23 PM Sep 16, 2015
Fabão
Fabão
O que um adolescente dessa idade estava fazendo na rua a essa hora ? Indo para a escola ? Saindo da igreja ? 
Respostas (1) -  - 30 - 1:10 PM Sep 16, 2015
Carlos
Carlos
12:57hs - HA CONTROVÉRSIAS, TEM QUE HAVER MUITA EXPLICAÇÃO AS INFORMAÇÕES NÃO BATEM, E OS POLICIAIS GAGUEJAM. A DECLARAÇÃO DO CAPITÃO Jackson Ramos ASSINALA O COOPERATIVISMO E DESPERTA A SUSPEITA DE SUPER PROTEÇÃO. INFELIZMENTE JÁ ERA DE SE ESPERAR.
Responder -  - 43 - 12:58 PM Sep 16, 2015
sabata
sabata
com alguns comentários aqui vou já dizer direto muitos defendendo os menores entao acho que deveria a partir do ano que vem as policias ao atender uma ocorrençia deixar as armas de lado e enfrentar eles com um buqué de flores ou quem defende criminosos chamar o homem aranha ao invés da PMMG.
Respostas (2) -  - 30 - 11:41 AM Sep 16, 2015
PH
PH
O NOSSO ECA É UMA MÃE. NÃO, ELE É PIOR AINDA, É A RECEITA DO MAL, É O AMPARO DESTES "MENORES" QUE ROUBAM, MATAM, ESTUPRAM E TRUCIDAM A SOCIEDADE. FAZ O SEGUINTE, COLOCAM ESTE POVO QUE TANTO EXALTAM A DEFESA DOS MESMOS, PARA ACOMPANHAR OS POLICIAIS NAS RONDAS, E QUERA DEUS QUE PARTICIPEM DE UM EVENTO DESSA NATUREZA, SÓ PRA SENTIR A ADRENALINA, O GOSTO DE SANGUE NA BOCA E DÁ UM COLETE PRA ELES, MAS ARMA NÃO, DÁ UMA FLOR, PARA SE DEFEDEREM!!! POIS, AFINAL, ELE SÃO MENORES. TÁ AÍ, O RESULTADO DE 20 ANOS DE ECA NO BRASIL. BRASIL, O ÚLTIMO APAGA A LUZ, NÃO TEM, NEM LUZ TEM MAIS.
Responder -  - 17 - 11:31 AM Sep 16, 2015
The<br />Best
The
Best
Este comentário não foi aprovado por não se enquadrar nos termos de veiculação desta seção 
(Confira os termos no final da página, junto ao formulário de envio de comentários)

10:19 AM Sep 16, 2015
Epitáfio
Epitáfio
Não vou nem entrar no mérito de quem está errado ou certo, não estava lá e não posso palpitar algo que vi baseado numa reportagem. A verdade é que esses menores de hoje dão medo até em bandido de verdade e a policia militar não fica a trás, pois na corporação tem policiais que maculam a imagem da polícia e isso é fato! Tem que apurar e se de fato os policiais fizeram o que estão sendo acusados, que paguem e sirvam de exemplo pois a policia está muito desacreditada para ficar encobertando esse tipo de crimes.
Responder -  - 12 - 10:14 AM Sep 16, 2015
Lucas
Lucas
E acho curioso ver o quanto se defende o nosso modelo atual de polícia militar, dizendo que eles "só aparecem quando erram". Perguntar não ofende: com que frequência eles acertam? Já viram qual a frequência com que crimes são solucionados no Brasil? A taxa é baixíssima, e isso se dá justamente porque a nossa polícia não funciona, pelos mais diversos motivos - péssimo treinamento, a mentalidade de militar que não serve para combater o crime nas cidades, a corrupção, a falta de ação das corregedorias que frequentemente acobertam os erros, incapacidade de lidar com os membros que passam por problemas ou que cometem desvios, etc. Esse modelo precisa de uma reforma urgente, do contrário o crime vai continuar rolando solto no país.
Responder -  - 26 - 10:06 AM Sep 16, 2015
paulo<br />costa
paulo
costa
e todo mundo descendo o sarrafo na PM, mas ninguem quer ver que o coitadinho do menor estava com uma réplica de pistola! Mas o PM que possui visão infra-vermelha com poderes especiais de identificar que o pobrezinho estava com uma réplica e não com uma pistola de verdade, atirou no coitado por não ativar o sistema de rastreio de réplica de armas de fogo! Correu ao receber o comando de parar? Estava com um pistola na cintura? Queria o que? 
Respostas (3) -  - 28 - 10:04 AM Sep 16, 2015
eduardo<br />mello
eduardo
mello
Gostei de ver a mensagem na parede.
Responder -  - 4 - 9:58 AM Sep 16, 2015
Lucas
Lucas
Acho curioso quando vejo pessoas pedindo pena de morte no Brasil. Pena de morte sempre existiu por aqui - e não precisa nem de julgamento.
Responder -  - 23 - 9:57 AM Sep 16, 2015
CELSO
CELSO
À essa hora na rua esse ADOLESCENTE, não estava rezando, aposto!
Respostas (1) -  - 19 - 9:40 AM Sep 16, 2015
Geral<br />Dino
Geral
Dino
Este comentário não foi aprovado por não se enquadrar nos termos de veiculação desta seção 
(Confira os termos no final da página, junto ao formulário de envio de comentários)

9:10 AM Sep 16, 2015
Tiago
Tiago
No ECA deveria constar também que as nossas pobres e indefesas criancinhas, as 23:00hs, deveriam estar em casa dormindo para ir estudar no dia seguinte, e também deveriam respeitar os pais acima de tudo. Mas não, o ECA só ensina menores e se tornarem bandidos profissionais logo cedo. Não estou defendendo os PMs, mas, se recebem denuncia de roubo, e um "menor" corre com a mão na cintura quase meia noite? Santinho é que não é. Não duvido nada do policial ter tomado tal atitude por saber que de qualquer forma eles iriam "sobrar". Se esse "dimenor coitadinho" estivesse dentro de casa como uma criança de 14 anos correta deve fazer, ele estaria vivo ainda.
Responder -  - 39 - 9:01 AM Sep 16, 2015
Santiago<br />Aguiar
Santiago
Aguiar
Nossa! Que tanto de possíveis abusos e crimes! Temos, em tese, homicídio qualificado, ameaça, constrangimento ilegal, abuso de autoridade (prender e conduzir para o quartel o menor de idade) carcere privado (manter ilegalmente o menor por mais de uma hora no quartel), falsidade ideológica (fraudar a verdade dos fatos em relatório no BO), fraude processual (se comprovado que ameaçaram o menor para mentir) e formação de quadrilha (acaso tenham sido mais de três militares envolvidos nos fatos). E dizem que a PM quer o ciclo completo de polícia, passando a ter os poderes dos delegados de polícia!!! Absurdo!!! É preciso que a Polícia Civil instaure procedimento policial e investigue tudo, prestando, dessa forma, a necessária satisfação à sociedade, e isso porque sabemos que "festa na casa da gente toca a música que a gente quer", ou seja, se deixar a PM fazer a investigação desses fatos, as investigações podem não serem idôneas e serem fraudadas em face ao corporativismo militar. A Polícia Civil, isenta e imparcial no caso, deve ser firme e implacável e cumprir o seu dever diante de tanto descalabro e desrespeito a vida humana.
Respostas (4) -  - 75 - 8:52 AM Sep 16, 2015
MARCIO<br />DE<br />JESUS
MARCIO
DE
JESUS
Aposto que ele estava orando...por isso esse pais esta como o vemos, inversão de valores, o marginal é que está certo...depois dos fatos sempre aparecem os "especialistas" de fundo de quintal...tem que dar é risada deste país...deveria mudar o nome para "ALCATRÁS...
Responder -  - 37 - 8:32 AM Sep 16, 2015
Lilou
Lilou
Cuidado com o pre julgamento...lembram do fato em q PM faziam treino de tiro em um matagal e uma PC e o marido foram ao local??? A pericia ja confirmou que todos os tiros que acertaram as costas do marido dela foi disparado pela propria PC. Bandido agindo no escuro e dificil...e uma profissao ingrata qto acerta so o Estado aparece mas qdo erra o PM paga sozinho. O Estado sai fora... 
Respostas (3) -  - 23 - 7:40 AM Sep 16, 2015
ENVIAR COMENTÁRIO

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ATENÇÃO
Cadastre-se para poder comentar
Comentar com FacebookComentar com Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário