Do UOL, em São Paulo
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) anunciou, em nota divulgada na noite de hoje, a prisão preventiva de oito policiais militares envolvidos no espancamento de um jovem na madrugada do último sábado (13), na zona norte de São Paulo. Segundo a assessoria da PM, os oito serão levados ainda hoje ao presídio Romão Gomes, exclusivo para agentes da corporação.
"A Polícia Militar solicitou nesta segunda-feira (15) a prisão preventiva dos oito policiais envolvidos na ocorrência da madrugada do último sábado (13), na zona norte da capital. A Justiça deferiu o pedido e a Corregedoria da PM cumpriu os mandados", diz o comunicado da SSP.
Identificados, os PMs haviam sido afastados no sábado (13) do serviço operacional. Graças às imagens, foi possível identificar que os agentes pertencem ao 43º batalhão, no bairro do Jaçanã.
Em coletiva na tarde de hoje, o titular da SSP-SP, João Camilo Pires de Campos, prometeu "apurar com o rigor que merece o fato". Mais tarde, a secretaria informou o afastamento de 14 policiais militares envolvidos em casos de agressões no final de semana, incluindo os participantes do incidente na zona norte de São Paulo.
Ao tentar se defender dos golpes, o jovem afirmava ser trabalhador e que estava na casa da namorada. Os policiais ainda ameaçaram moradores que viram as agressões e filmaram a ação.
Levado pelos policiais ao 73º Distrito Policial, também no Jaçanã, o jovem de 27 anos afirmou no final de semana que se machucou ao cair no chão e bater a cabeça contra uma escada. A versão foi a mesma apresentada por dois soldados no DP.
A princípio, o delegado responsável colocou no primeiro Boletim de Ocorrência do caso — de desacato e resistência — somente a versão dos PMs. Apenas depois que as imagens se tornaram públicas que o delegado fez um BO complementar de tortura e falso testemunho.
Ainda no sábado, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), classificou a atitude dos policiais como "absolutamente condenável". "O governo de São Paulo não compactua com qualquer tipo de violência", publicou Doria no Twitter.
37 Comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso
Sujeitos desprezíveis. Não acredito que toda a corporação seja composta por pessoas como essas mas seria necessária uma varredura, punição, remodelar o sistema e tentar diminuir o índice de corrupção. Triste!
Mas não foi o Dória que no início da campanha Bolsodoria disse que a polícia iria agir com firmeza "violência " no combate ao crime "jovens negros na periferia de SP"? UOL já sabem da sua CENSURA aos meus comentários sempre que falo do Governo do PSDB, tirei um print do mesmo para publicar nas redes sociais caso não for publicado aqui junto com a palavra CENSURADO.
Esses dias por causa de um simples acidente de trânsito fui parar na delegacia. Fiquei ouvindo PM´s conversando por mais de 5 horas porque os caras não tinham internet no local!. A mentalidade deles é de moleques da 5° série. São completamente alienados, não tem estudo, acreditam em qualquer coisa que espalham no whatsapp. Deus me livre.
ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE TODOS OS PMS E TODAS AS VIATURAS TEREM CÂMERAS INSTALADAS, OPERACAO DA POLICIA SEJA ELA MILITAR OU CIVIL, TEM QUE SER FILMADA, E NAO ME VENHAM COM ESTORINHA DE QUE NÃO USAM CÂMERAS PARA SEGURANÇA DOS POLICIAIS, NÃO QUER SER FILMADO, MUDA DE PROFISSÃO, TENHO CERTEZA QUE POLICIAL QUE FAZ O SEU TRABALHO CORRETAMENTE, NAO VAI SE IMPORTAR DE SER FILMADO.
Ser assessor de imprensa de Polícia Militar é a maior moleza no Brasil. É só pegar a nota de três dias antes, inverter a ordem das frases e embaralhar outra vez as palavras-chave de sempre: procedimento não condiz, rigoroso inquérito, punição exemplar, determinou imediato afastamento, prestando serviços administrativos, repudia veementemente, corporação não compactua, contraria totalmente a orientação, apuração minuciosa dos fatos, não se pode tomar um desvio de conduta para fazer juízo de valor a uma instituição valorosa, proteger a população, recebidos a tiros, força moderada, perícia vai esclarecer os fatos, lamentamos profundamente, veemente repúdio, não faz parte da orientação do comando, uma apuração das circunstâncias do que realmente aconteceu e - como não poderia faltar - claro: o CASO ISOLADO! Se alguém fizer uma pesquisa boa mesmo, verá que desde janeiro, deve ter sido o "CASO ISOLADO" NÚMERO. 62.749.528. Contando só da capital, claro.
Esse Romão Gomes é a maior mamata. Presídio comum devia ser o justo.
Basta um vídeo e a versões combinadas caem por terra. Viva a tecnologia.
Tem de ser sempre filmados e denunciados os crimes dos policiais
Esses loucos fardados, eleitores do bozo, tinham que ser condenados por crime hediondo, fica uns 10 anos na cadeia..
cada ser humano covearde.puro espancamento teve de juntar varios pms para descer a lenha no desprotegido.nao sei que odio tao grande tem os pms quando eles se deparam com pessoas humildes, desamparadas,desprotegidas. quando vao agir diante de pessoas que detem o poder só faltam eles pedirem pra beijar os pes do dito cujo mesmo o dito cujo esteja totalmente errado mas mesmo assim o pm é extremamente cortez . triste como 90% dos pms adoraram massacrar o desprotegido.
A escalada da violência policial tem tudo a ver com o radicalismo pregado por Bolsonaristas. É para onde eles estão querendo levar o país. Precisam ser banidos da sociedade.
Hoje alguns casos deste tipo são descobertos graças a filmagens com celulares e cameras de segurança. Hoje, com a imprensa livre e diversos meios de divulgação de notícia, a corrupção dos governos é bastante noticiada e a população fica ciente. Na ditadura não existia nada disso - nem imprensa livre e nem meios da população divulgar os abusos militares. Consequentemente não havia denuncias. Inacreditável como muitos acreditam que nesse período não havia corrupção e as coisas funcionavam, sem desconfiar que na verdade o problema era que não era possível denunciar o que estava errado...
QUAL O TREINAMENTO QUE ESSES SELVAGENS RECEBEM? ISSO NÃO É POLÍCIA. SÃO CRIMINOSO DE FARDA. E A CÚPULA COVARDE DESSA CORPORAÇÃO QUE NÃO SE PRONUNCIA E NÃO DÃO UM BASTA PRENDENDO E EXPULSANDO ESSES BANDIDOS, POR QUE NÃO FAZEM NADA???
Manda embora sem direito a nada... ah não pode porque são funcionários públicos. Até quando. ???????
Não me sinto seguro com a nossa PM acredito que tenha bons policiais na corporação e os que são péssimos tem que sumir da INSTITUIÇÃO!!
Deveria haver a demissão sumária desses covardes
Boa noite, parabéns corregedoria, jaula para esses ANIMAIS, falta os outros ANIMAIS de Barueri, cadeia para esses ANIMAIS, que vergonha para os filhos as mães desses ANIMAIS vendo eles torturar trabalhadores, ANIMAIS.
EI, ESPERO QUE PUBLIQUEM! ISSO AJUDA A CONSERTAR O QUE "TUDO TÁ ERRADO"
QUE SEJAM EXPULSOS IMEDIATAMENTE. ESTES VAGABUNDOS VESTIDOS DE POLÍCIA DEVEM SER PUNIDOS EXEMPLARMENTE. SECRETARIA DE SEGURANÇA O BRIO DESTA CORPORAÇÃO FICOU COMPROMETIDO.
TENHO IMENSO ASCO DA PM. ASSISTI A ESSES VÍDEOS ME DEIXA COM HIPERTENSÃO.
EM TODOS OS RAMOS EXISTEM PESSOAS QUE NÃO PRESTA,PRECISAMOS SABER SEPARAR E ENTENDER QUE NEM TODOS SÃO IGUAIS ...POR QUE SE NÃO ESSE MUNDO VAI VIRAR UM INFERNO ....
Senhores Secretários da Secretaria de Segurança, pedimos que estes vagabundos vestidos de PM sejam expulsos de imediato, tendo em vista que até ontem falava muito bem da atuação de PM de SP, resultado que estes criminosos mancharam o brio desta corporação, deixando em dúvida a existência desta instituição.