Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

domingo, 4 de abril de 2021

Polícia suspeita que cabo da Rota morto foi fuzilado por PMs...

 Fernando Flávio Flores, policial da Rota morto em SP em maio de 2019 - Reprodução/Facebook

Fernando Flávio Flores, policial da Rota morto em SP em maio de 2019Imagem: Reprodução/FacebookJosmar Jozino e Luís AdornoColaboração para o UOL e do UOL, em São PauloAtualizada em 28/05/2020 10h27

O cabo Fernando Flávio Flores, 38, da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), assassinado com ao menos 70 tiros em maio do ano passado, no Jardim Satélite, zona sul de São Paulo, pode ter sido morto por colegas de farda.

Essa é a principal hipótese da Polícia Civil e da PM (Polícia Militar), que ganhou força depois que as investigações apontaram que o carro usado pelos assassinos no dia do crime foi escoltado por um veículo de propriedade de um oficial da corporação. A motivação do crime ainda é incerta e está sendo investigada.

Flores sofreu a emboscada quando tirava um Fiat Doblò verde da garagem de sua casa, na rua Artur Nascimento Júnior. Ele pretendia ir para o trabalho, no quartel da Rota, na avenida Tiradentes, Bom Retiro, no centro.

Eram 6h35, quando um carro Hyundai modelo I-30 prata trafegando lentamente se aproximou e parou em frente à casa de Flores. Ele tinha acabado de tirar o Doblò da garagem.

Primeiro, um homem armado de fuzil desceu pela porta traseira esquerda do veículo prata e disparou dezenas de vezes contra Flores. Depois, outro homem saiu do mesmo carro pela porta traseira direita e também atirou contra o cabo.

O Doblò ficou todo perfurado de balas. Flores teve morte instantânea. Câmeras de segurança da rua filmaram a ação. A mulher e os três filhos do policial acordaram assustados. Vizinhos ficaram em pânico. As imagens foram veiculadas pela imprensa.

Minutos depois do crime, um veículo prata do mesmo modelo usado pelos assassinos, foi encontrado carbonizado na rua José Nicolau de Lima, bairro Jardim Casa Grande, zona sul da capital. Dentro do carro havia cartuchos de fuzil calibre 5.56.

Policiais civis rastrearam todas as câmeras de segurança de trânsito desde a rua Artur Nascimento Júnior até o local onde o veículo Hyundai I-30 foi encontrado.

As investigações apontaram que o carro usado no assassinato do cabo Flores foi escoltado por outro veículo, cujo dono é um oficial de uma unidade de elite da PM.

Investigadores suspeitam que os assassinos eram próximos ao policial porque ele havia mudado sua escala de trabalho apenas dois dias antes do homicídio.

A primeira linha de investigação, praticamente descartada tanto pela PM quanto pela Polícia Civil, era a de que a ação tinha sido realizada por integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Fontes do alto comando da PM, que pediram anonimato, porém, disseram à reportagem que Flores estaria envolvido com "pessoas erradas", sem entrar em detalhes. Até agora, no entanto, isso não foi comprovado.

Questionada sobre o andamento das investigações, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirmou que "o inquérito policial segue em andamento pelo DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa) em segredo de Justiça".

Carro do cabo da Rota fuzilado em maio de 2019 - Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo - Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo
Carro do cabo da Rota fuzilado em maio de 2019
Imagem: Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Alvo fácil

O cabo Flores morava a menos de 100 metros de um ponto de venda de drogas, onde vários traficantes já foram presos em flagrante e condenados pela Justiça. A vizinhança com criminosos no bairro fazia do policial militar um alvo vulnerável, dizem investigadores.

Em janeiro de 2019, quatro meses antes de ser assassinado, Flores se envolveu em uma ocorrência de intervenção policial seguida de morte. Ele e outros dois PMs da Rota mataram um rapaz procurado pela Justiça.

Os policiais militares disseram que chegaram ao endereço do foragido por meio de denúncia anônima e que foram recebidos a tiros por ele. Os PMs foram indiciados por homicídio. O processo está em andamento.

Investigadores, no entanto, acreditam que ele não seria assassinado por membros do crime organizado ou traficantes por receio do que poderia vir a acontecer após atacar um policial da Rota.

6:30

Veja imagens do crime

Band Notí­cias

Homenagem em SP e indenização à família

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou uma homenagem ao policial militar. Ele virou nome de logradouro no Jardim Satélite, bairro sob jurisdição da subprefeitura de Capela do Socorro.

O projeto de lei partiu do vereador Rodrigo Goulart (PSD). Na justificativa, o parlamentar argumentou que Flores atuou 18 anos na Polícia Militar, sendo 13 anos e meio na Rota.

Para o vereador, Flores era respeitado e exemplo aos seus pares, digno de reconhecimento por parte de seus superiores. O parlamentar argumentou ainda que o cabo agiu sempre de forma consciente e prestativa às necessidades inerentes à função.

Na justificativa do projeto de lei, o vereador acrescentou que, além de notável, Flores sempre colaborou nos resultados operacionais da Rota e nos serviços de segurança pública e morreu em razão do cumprimento de seu dever como policial militar.

O governo do estado também entendeu que o cabo morreu em cumprimento de seu dever, a caminho do trabalho. Por isso, pagou R$ 200 mil de seguro para a família do PM. A indenização é paga aos PMs mortos em serviço ou durante a ida ou volta do serviço.

PMs da Rota não morrem em serviço

Dados da PM, obtidos pelo UOL por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação) mostram que o último policial militar da Rota morto em serviço foi vitimado em maio de 2000. De lá para cá, houve pelo menos 27 baixas de PMs do batalhão mortos de forma violenta, mas sempre durante a folga.

Investigadores e oficiais da PM, no entanto, argumentam que, por serem da Rota, esses policiais estão sempre visados e podem ser alvos do crime organizado durante a folga. Especialistas classificam essas mortes como um "ciclo de vinganças", porque elas nunca param.

VEJA TAMBÉM


Polícia suspeita que cabo da Rota morto foi fuzilado por PMs - 28/05/2020 - UOL Notícias

284 Comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Wagner3,14

A vinte anos atrás um policial da Rota foi morto no exercício da função, de lá pra cá morreram 27, provavelmente fazendo segurança particular para empresário ou dono de mansão. Como cidadão, eu não tenho acesso a segurança pública, eu não entendo porque as pessoas defendem cegamente esse tipo de policia.

Seahl

Esse morreu porque, provavelmente, era integro.

zeck

Se esse gestorzinho se preocupasse com a policia, daria um bom salario e colocaria tds com carros blindados, ou pelo menos um desconto para que eles pode-se comprar, mas pelo que vejo, nem Air Beg tem as viaturas, ou seja, esse pinóquio não esta nem ai pra o povo.

gabriel S game

esse modelo de segurança publica com 2 policias trabalhando sem se comunicar entre elas ,,,e pra piorar adotam guardas municipais pra fazer i mesmo serviço que a PM faz ,, ou seja sao 3 equipes de segurança enxugando gelo....esse modelo interessa a quem ,,, A GURADA MUNICIPAL DEVERIA EXISTIR PRA AZER O SERVIÇO DE TODAS AS GUARDAS DE PREDIOS DO GOVERNO,,,,COLEGIOS,,,,TRANSITO ,, PRA LIBERAR OS PMS ,,PRO SERVIÇO OSTENSIVO NA RUA ,, COM NENHUM PM DENTRO DE QUARTEL OU TOMANDO CONTA DE NENHUMA GUARDA ,, E A POLICIA CIVIL SOMENTE PRA INVESTIGAÇAO E CUMPRIR MANDADOS DE PRISAO,,, SE CADA UMA CUMPRIR SUA MSSAO SEM INTERFERIR NO SERVIÇO DA OUTRA SERIA A FORMA INTELIGENTE NESSE PROCESSO ,,TENDO POREM UM COMANDO UNICO E TODAS OBEDECENDO A ESSE COMANDO E TROCANDO INFORMAÇOES DIARIAS ,,

Zé Fini

Conheço bem um cara que foi da Rota em SP nos anos 70 que ficou com graves sequelas psicológicas daqueles tempos.

TheBrain

Suspeita? Tá mais do que na cara!

bdpyj9k732fj

Aguardem o troco da Rota !!!!

Werde Gomes

Certamente não foram professores e alunos em quem a PM adora bater covardemente.

the blak

Este sertamente sim era onesto não quis se envolver no esquema e foi eliminado elite só para a impressa

Erlan Rodrigues

Podem apostar um braço nesta historia: Neste angu tem caroço e dos grandes!

cabeludo2004

Mas porque PM iria matar um colega?

Renato Corrêa

TROPA DE ELITE (O FILME).

shorse

É interessante que os bandidos são sempre inocentes e pacientes quando julgados, enquanto o cidadão de bem é só estatísticas e mais nada!!!!!!!! Enquanto todos os bandidos tem todos os direitos ao seu favor até os direitos humanos a vitima cidadão de bem, só tem o direito de morrer e nada de direitos humanos!!!!

Oscar Lira

Inaceitável. A suspeita da morte de um polícial por policiais é inaceitável. A investigação tem que ser implacável para apurar os fatos. Em todas profissões temos pessoas sem caráter inseridas nas mesmas. Essas pessoas (sem caráter) destroem tudo que uma classe conquista ao longo de sua história. A polícia de São Paulo é uma das melhores do Brasil. Fora os mal caráteres infiltrados, 99% são o que temos de melhor no funcionalismo público. Saem as ruas para defender a todos e extirpar os que não pode viver em sociedade. Nasci e fui criado no Capão Redondo, só não gosta da polícia quem gosta de bandido.

não tenho apelido

boa parte dos homicidios no brasil são cometidos por pms. é uma triste realidade.

flori

QUANDO ESTÃO EM APUROS PENSAM EM DEUS E CHAMA A POLICIA, O PERIGO PASSA ESQUECEM DEUS E XINGA A POLÍCIA.

EKUKA

Rota é a unica instituição nesse País que todos respeitam. Já repararam que sempre a Policia que mata e nunca os bandidos, mas cada um publica o que quiser,

Willian Souza Rodrigues

Um oficial suspeito? Precisa dizer mais o quê? A Pm é corrupta. Tropa de elite (filme) não é ficção, somente retrata a realidade.

Maximus Búri Santos

Polícia são bandidos fardados. O que eles podem fazer com você, pois ninguém tem como fugir da polícia, nem mesmo os maiores criminosos não fardados farão. E eles estão mais a mando de políticos do que do povo.

Guizão Tricolor

Viva a ROTA o maior batalhão policial do Brasil!!! Deus da a vida, a ROTA tira!!!

crumetal

Mas um caso que vai ser esquecido , quantos já foram assassinados e nada ficou claro e aquele garotinho , que disseram que ele matou seus pais policiais , o comandante , que ao ir na padaria no seu primeiro dia de férias foi executado ?? e aí ?

Nelson José Monteiro

Isto é Brasil. Passou um ano e pouco sabem. investigação lenta, letárgica, zzzzzzzzz. No Brasil, até o passado é incerto. Carandiró 28 anos e cabe recurso, Kiss mais de 5 anos e nada, daqui a 20 anos dirão que identificaram um suspeito deste crime, mas o processo foi comido pelas baratas. Do que se tratava mesmo??

DeVeneto

Cara..acabei de passar nessa rua atraves do Google Maps e vou te dizer....ate mesmo virtualmente voce precisa estar armado com uma metralhadora se voce quiser navegar nessa rua.

Raimundo Oliveira

Na verdade a PM é corrupta assim como no Rio de Janeiro, porém a justiça sabe mas não faz nada.... O Brasil é um país podre e corrupto a começar pelos políticos que em plena pandemia desvia a verba destinada as vítimas do COVID-19

Bruxa 71

Se essa hipótese da Polícia Civil de da PM paulista se confirmar no decorrer das investigações o governador precisa urgentemente repensar o modelo de segurança pública necessária para São Paulo porque senão a segurança publica tá fadada ao fracasso.

h.mello811168466

Todos os setores de serviços, sejam públicos ou privados, abrigam criminosos, ou pessoas com desvio de conduta (ético ou moral). Isso não deve comprometer a existência da Instituição pública ou privada. Não existe crime perfeito e os responsáveis serão presos, julgados e condenados. É o quanto basta! Instituições precisam de aperfeiçoamentos, não de extinção. E as penas dos crimes, em casos graves e gravíssimos precisam ser aumentadas e endurecidas as benesses carcerárias. É isso!

marfortes

♪ ♫ ♪ ♫ SKINDO, SKINDO ♪ ♫ ♪ ♫ OLHA A POLICIA DO DÓRIA AI GEEEEENTE ! PORQUE O COVEIRO OPORTUNISTA DÓRIA DO P$DB, AUTORIZOU CARNAVAL E BLOQUINHOS EM SÃO PAULO ??? OLHA AI O RESULTADO.

Luiz.bsb

fui policial por 30 anos e o conselho que dou a colega policial é que nunca entre para a banda podre das policias, porque sua vida vai valer menos que seu salario. Eu nunca vi ninguém escapar de uma casinha.

Leonardo Costa

Quanta podridão na polícia.

Sr Santini

Me lembrei do caso Marcelo Pesseguini.

Apenas prevalece

No Brasil é assim: "Quem diz a realidade fica oculto para quem não gosta ou não pode ouvi-la"! Prova disso está no meu comentário não publicado!....Agora não sei qual é a finalidade, já que não é imparcial !!

Apenas prevalece

No Brasil é assim: "Quem diz a realidade fica oculto para quem não gosta ou não pode ouvi-la! Prova disso está no meu comentário não publicado!....Agora não sei qual é a finalidade, já que não é imparcial!

warning123

QUANDO O COMUNISMO SERÁ BANIDO E PROIBIDO NO BRASIL?

Filsen Carvalho

Essa é a triste realidade de São Paulo, violência sem fim .

Filsen Carvalho

Essa é a triste realidade de São Paulo, violência sem fim .

Pobre Mático

Se fosse safo mesmo teria percebido o outro carro e trocado tiros pelo menos

DeCaraLimpa

Escoltados por carro oficial? Caros colegas, os caras são muito "Zé Mané". Assinou o atestado de "boorrice"!

Oscar Bravo

A ONU DEVERIA MANDAR TROPAS DO HAITI PRA CUIDAR DA SEGURANÇA NO BRASIL.

Bingolacio

Reportagem muito confusa. Pode até ser que o policial tenha sido assassinado pelos próprios colegas, mas o UOL não passa muita credibilidade.

papsicodelico

A ESQUERDA ADORA QUANDO MORRE UM POLICIA, FAZEM UM FESTA NA MATERIA ACUSANDO OUTROS POLICIA.

ztantofazh

...tem uns bandidos que usam farda e outros que não...

Marcos

Cruzes cobra comendo cobra 








Nenhum comentário:

Postar um comentário