Twitter/Reprodução + Bruno Wendel/CORREIO/Reprodução
Um policial foi flagrado agredindo e ofendendo um adolescente de 16 anos durante uma abordagem em Salvador, na noite desse domingo (2). O caso foi filmado por um morador do bairro Fazenda Coutos, no subúrbio da cidade. No vídeo, o militar é visto dando chutes e socos em um rapaz, além de insultá-lo de forma racista ao se referir ao cabelo dele.
Nas imagens, que já circulam pelas redes sociais, ainda é possível ouvir o militar chamar o jovem de “viado”. “Você para mim é ladrão, você é vagabundo. Olha essa desgraça desse cabelo aqui. Tire aí vá, essa desgraça desse cabelo aqui. Você é o quê? Você é trabalhador, viado? É?”, grita o policial, no momento em que puxa um boné que o jovem usava.
Medo de represália
Ao jornal Correio, o jovem conta que, no dia da abordagem, havia levado uma amiga da namorada dele ao ponto de ônibus. “Parei para conversar com um colega que tava de carro. Foi quando a viatura veio e fez a abordagem. Deu chute primeiro na perna do meu colega e depois veio para cima de mim. Falou que eu era vagabundo com esse cabelo aqui, ladrão”, explica.
O adolescente usa o cabelo black power há um ano e nunca havia sido discriminado antes. Ele também conta que teme por uma represália do policial. “Me sinto ameaçado, se ele [o PM] vai querer me pegar por causa do vídeo, fazer maldade comigo”, relata.
Governador diz que conduta é inadmissível
Por meio do Twitter, o governador da Bahia disse que não admite o “comportamento de violência policial como o ocorrido no vídeo que circula nas redes sociais. É inaceitável, inadmissível e não reflete o comportamento e os ideais da instituição”, escreveu Rui Costa.
O governante ainda afirma que determinou “apuração rigorosa e imediata da Corregedoria da Polícia Militar com as devidas punições legais aos responsáveis e divulgação para a sociedade das medidas adotadas”.
Por meio de nota (leia abaixo na íntegra), a Polícia Militar da Bahia disse que o policial já foi identificado e afastado das ruas. O órgão ainda informou que não compactua com a “violência e rechaça todo e qualquer tipo conduta arbitrária e preconceituosa por parte de qualquer integrante da corporação”.
Nota da PM da Bahia na íntegra
“O policial militar já foi identificado e ouvido na 19ª CIPM, unidade onde ele é lotado. Ele foi afastado das ruas e cumprirá expediente administrativo. O vídeo foi encaminhado ontem mesmo para a Corregedoria Geral da Polícia Militar para que seja instaurado um feito investigatório com o objetivo de apurar nas esferas administrativa e criminal.
A PM não preconiza a violência e rechaça todo e qualquer tipo conduta arbitrária e preconceituosa por parte de qualquer integrante da corporação”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário