Jayme Alves de Oliveira Filho prestava serviços para o escritório de lavagem de dinheiro do doleiro, de acordo com as investigações. Ele foi condenado a 8 anos de prisão.
Por Adriana Justi, G1 PR, Curitiba
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, mandou prender preventivamente o policial federal afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, que tinha sido alvo da sétima fase da operação. A decisão é desta segunda (29).
O policial, que é conhecido como Jayme Careca, foi preso nesta terça (30), no Rio de Janeiro. Na decisão, Moro determinou que ele seja transferido para o sistema prisional em Curitiba em cárcere próprio para ex-policiais. No Rio, a PF disse que por enquanto ainda não definiu a remoção.
Oliveira Filho é acusado de prestar serviços de entrega de dinheiro para o escritório de lavagem de dinheiro do doleiro Alberto Youssef.
O policial foi condenado em maio de 2015 por lavagem de dinheiro a 13 anos, 3 meses e 15 dias de prisão e teve a pena diminuída para 8 anos e 4 meses de reclusão após recursos da defesa. A decisão foi julgada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em novembro do ano passado. Ele também foi inocentado do crime de participação em organização criminosa.
De acordo com Moro, em síntese, foi provado que agentes da empreiteira Camargo Correa destinaram cerca de R$ 50.035.912,33 de propina à diretoria de Abastecimento da Petrobras, que era comandada por Paulo Roberto Costa, em decorrência de obras celebradas pela empreiteira com a Petrobras referentes à REPAR e RNEST.
"Os repasses foram intermediados pelo escritório criminoso de Alberto Youssef. Teriam eles ainda se associado para a prática de crimes", disse Moro.
Ainda conforme o juiz federal, Jayme Alves cometeu os crimes utilizando seu cargo de policial, transportando malas de dinheiro em espécie para pagamento de propina a agentes públicos.
" Trata-se de exceção, é certo, nos quadros da Polícia Federal, mas sua conduta reprovável merece a censura penal, não se justificando submeter esta à demora dos múltiplos e generosos recursos de nosso sistema penal, por vezes utilizados mesmo por quem não tem razão e com o único propósito de gerar prescrição e impunidade", disse Moro ao decidir pela prisão.
Nesta quarta (31), o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou o último pedido da defesa de suspensão do cumprimento da pena de Jayme Careca.
Ao rejeitar o pedido, o ministro afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já entendeu que é possível o cumprimento da pena quando restarem somente recursos ao tribunais superiores, casos de STJ e STF.
Veja mais notícias da região no G1 Paraná.
33
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
POPULARES
- DreHÁ 3 MESESo que esse Moro quer agora ein?
- Joao PeloiaHÁ 3 MESESe o japones ainda ta com a tornozeleira..
- Marcos AlmeidaHÁ 3 MESESkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
- Conceição DóriaHÁ 3 MESESPeixe pequeno.E os tubarões, as orcas...envolvidos? Nem menção.....
- MarioHÁ 3 MESESJorge Cunha, por que em vez de viver com pão e mortadela, doados pelo PT, O SENHOR VÁ ESTUDAR, SE FORMAR, SER GENTE, E FAZER CONCURSO PARA JUIZ, TALVEZ DEPOIS DISSO TENHA UM ENTENDIMENTO MELHOR DO QUE É SER UMA JUIZ NESTE PAIS.
- Jorge CunhaHÁ 3 MESESOlha Moro, presta atenção: auxílio moradia, auxílio terno, auxílio alimentação, auxílio educação, etc. Presta atenção você tem que pagar as sua contas como qualquer cidadão, e não o Estado, você ganha o suficiente, considerando excluídos todos esses auxílios, que de auxílios não tem NADA.
- Pedro FernandoHÁ 3 MESESColega Jorge Cunha respeito a sua Opinião mas não Comparto veja bem agente federal que recebe auxílios por varios motivos é uma coisa mais usar o seu cargo para carregar malas y mais malas de Dinheiro para pagar Politicos Corruptos é outra não tem nada aver com auxílio J. Cunha é bandido Tbm.
- Cleverson MeirelesHÁ 3 MESESo concurso e publico, concorra.
- Dedé GomesHÁ 3 MESESQue herói... Cortando na própria carne...
- Dedé GomesHÁ 3 MESESNão gostaria de estar na pele de alguém julgado por ele...
- Cleverson MeirelesHÁ 3 MESESSimples, não pratique ações reprováveis juridicamente.
- Alexander SilvaHÁ 3 MESESteria que se igual com a pm do RJ para limpar a corrupção , e olha que muitos vão descordar de min, porque acha ou tem certeza que estou errado .
- Antonio BastosHÁ 3 MESESQuero ver mandar prender o lullarapio.
- Jean SantosHÁ 3 MESESprender aécio que é bom nada
- Giovanni AzeredoHÁ 3 MESESCOMO SE ELE É PARTE DE TUDO ISSO QUE AÍ ESTÁ.
- BotiniHÁ 3 MESESTreinado pelo FBI e pela CIA...
- Jorge JuniorHÁ 3 MESESEsse Moro não me decepciona...Parabéns!!!
- Senador CarrascoHÁ 3 MESESTá..!!. . . E o tal JAPA da PF, que pagava de superstar com aquele óculos, fruto de seus contrabandos..??
- Nicola NetoHÁ 3 MESESO que o PT diz desse decisão? Será que vão falar que golpe?
- SubconcientizandoHÁ 3 MESESAposto q nem vão comentar!!! Só falta agora este ex-policial dizer q foi tudo armado SÓ pra prende-lo... (!) LHULAnaCADEIA JÁÁÁÁÁ!!!!!
- Antonio AlvesHÁ 3 MESESNeste pais não tem justiça se tivesse tinha prendido Aecio Neves e o homem da mala de dinheiro com os 500.000 e tem burro falando que este pais tem justiça
- CarlosHÁ 3 MESESQuem tem que moralizar esse país é a justiça e a população não tem outro caminho em confiar a não ser a justiça. Parabéns a TRF-4. PF, STF, MPF, Moro, Carmem Lucia .
- PauloHÁ 3 MESESV. DISSE JUSTIÇA !!!!! ESSA QUE QUEREMOS
- Vitor CanatoHÁ 3 MESESFica o aviso para a alma mais honesta, dono do triplex e dono do sitio.
- PauloHÁ 3 MESESisso que é juiz 1.... não os 11
- Antonio TolentinoHÁ 3 MESESO juiz sergio moro é o cara ......parabens. so acho q o agente tem q ser tambem expulso da PF
Nenhum comentário:
Postar um comentário