Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

sábado, 30 de abril de 2016

ESCRIVÃO ou ESCRAVÃO?



segunda-feira, 3 de janeiro de 2011


ESCRIVÃO ou Escravidão?


Atenção a todos vocês que querem conseguir seu lugar na Policia Civil, leiam um pouco sobre como é ser um escrivão de policia, antes de tentarem o concurso pra essa carreira. 


PRIMEIRO E TODOS OS DIAS DE SERVIÇO 
  
08:00 - Você chega todo empolgado para seu primeiro plantão. Com sua .40 nova e mais uma arma particular, sabe como é, plantão é tenso. Ao chegar e botar o pé na Delegacia você visualiza um aglomerado de pessoas sentadas aparentando um certo mau humor. Se dirige ao balcão e uma pessoa muito mal educada lhe fala “fala, o que foi, o plantão irá trocar só depois das oito”. Então você se identifica como o novo escrivão, a pessoa dá risada e grita para um senhor que está sentado , escondido atrás de uma montanha de papéis: “O NOVO ESCRAVÃO CHEGOU”, sendo que o senhor responde “MEUS PESÂMES”.
  

08:05 - Você então cumprimenta todo mundo e o Escrivão já fala: Tem um B.O. de furto para fazer, um de lesão corporal culposa, um TCO e a PM esta apresentando um flagrante de furto de “toca-fitas” que chegou as 05:00H, pode logar e começar. Porém vc fala, é meu primeiro dia, nem tenho acesso ao sistema, cadê o delegado de policia? O escripol, com uma olhar cínico responde “se vira mano”.


08:10 - a Equipe dos tiras chega e já começam a tirar uma com a sua cara “E ae escravão, pra quê duas armas ta doido?”. Você desesperado porque não tem senha, não tem ninguém para te ajudar, não tem chefia, não tem Delegado e o escrivão da noite tá montando o flagrante e em contagem regressiva para ir embora. Pergunta aos tiras e eles nada sabem (note que com o decorrer do tempo nada irá mudar). Liga pra um colega seu que esta em outro plantão, e ele também está desesperado na mesma situação. As pessoas já começam a reclamar e você ouve de fundo a seguinte frase “Eu pago meus impostos”. Parabéns, seus dez primeiros gloriosos minutos de polícia.
08:20 - Você entra na sala de flagrante e observa uma pessoa dormindo em um colchão inflável no maior conformo, você se espanta e pergunta “Quem é esse” daí o tira da sua equipe fala “é o Tonho, porra ele ainda não acordou, já acabou seu plantão, acorda ele lá senão ele vai perder o horário do bico”. Ao acordar o Tonho, num primeiro momento ele resmunga, mas quando percebe que já são 08h20min. exclama: “Carai hoje foi foda o plantão , mó frio” e começa desesperadamente a arrumar suas coisas.

  

08:30 - O escrivão da noite esta de saída e diz a você “liga pro DIPOL e fala que vc não tem acesso ao sistema”
08:40 - Depois de 10 minutos tentando você consegue falar com o DIPOL e eles criam sua conta, porém, você só começa a fazer o B.O. quando o Delegado de Policia iniciar o plantão, só que, cadê ele??


08:45 - Chega então o Delegado já falando “Porra fudeu, um aspira no plantão, não começou fazer B.O. ainda?” – Você explica a situação e ele fala “Caralho, que porra de Academia é essa, anota meu RG e senha assim você inicia o plantão quando chegar, e já pode chamar o próximo”, então você chama, era um BO de furto, aparentemente simples, porém quando você se da conta já relacionou 30 itens e a pessoa ainda quer que vc inclua fotos, cartas, agenda telefônica, chaves, isqueiro, cd´s de mp3 e outras coisa não importantes, nesse momento você nota os PM´s, todos te olham feio como se estivesse dizendo “e o flagrante, quando vai começar??”

09:00 - Seu primeiro B.O. você chama o Delegado para mostrar e ele “PORRA QUANTA COISA, TEM QUE SER MAIS RÁPIDO FILHO” manda imprimir e assina, dispensando a vitima. Você então fala “Doutor tem o flagrante” e ele fala “tá começa a fazer que vou tomar um café com os tiras, você segura aí né? ”. Você pensa em responder que, sozinho não vai segurar porra nenhuma, mas lembra-se que está no estágio probatório e qualquer coisinha é rua. Você desesperado sobe na chefia e encontra uma escrivã antiga, e pede ajuda, porém ela diz que nunca fez um BO no RDO e nem sabe mais como se faz flagrante, pois trabalha no cartório central há anos ,dizendo para que você espere o Chiquinho que chegará as 11:00, pois ele tem bastante experiência em plantão, e recém subiu para chefia.


09:15 - Você chama os PM´s e começa o cadastramento: pm´s, vitima, indiciado, veículo, bem como o tão valioso “toca-fitas” que havia sido subtraído. 


09:45 - Os tiras e o DelPol chegam e nem ao menos te trazem um pão de queijo, e vc já com fome, quando pede ao tira buscar um lanche ele te olha com cara de desdém e fala”Caraio por que não avisou antes” vc acha estranho que ele sai para buscar seu lanche e nem pede dinheiro, pronto, vc aprendeu agora o que era QSA, e fica por 5 segundos feliz.


10:00 - Vc vai a sala do Delegado e o vê no notebook, dando risadas, e quando o interrompe ele fala “Que foi agora?”, vc humildemente responde, Dr. já cadastrei todos no B.O., agora só falta fazer as oitivas. Ele ri da sua cara e diz “por que ainda não começou”. Na academia vc aprende que o Delegado “preside” o flagrante, e que ele colhe as oitivas e dita, porém, vc descobre agora que não passava de “fumaça”, parabéns vc acaba de aprender mais um termo.

10:15- Chega outra parte, dizendo que sua amiga tentou se suicidar tomando a garrafa inteira de desinfetante que comprou no Carrefour. Vc manda pegar a senha e pede para aguardar.

10:30 - Vc acabou a oitiva do PM condutor, e usando já de malandragem usa o famoso control c e control v na oitiva do PM testemunha. Chama vitima e começa a oitiva.


10:45 - Você chama o Delegado e fala “DR falta ouvir o preso” então o Delegado fala “não ele vai ficar calado”, vc acha estranho mas mesmo assim faz o interrogatório. Vc pede para os tiras anotarem os dados da vida pregressa e qualificação, e puxar o DVC e ouve “Não tenho senha PRODESP espera o AGETEL chegar”. Seu flagrante começa a demorar.

11:00- Chiquinho chega e vai te orientar falando “ok, falta a nota de culpa, pregressa, auto de exibição e apreensão, auto de entrega, auto de avaliação, oficio do presídio, oficio para o juiz corregedor, oficio para o defensor, requisição de IML, legitimação e as planilhas numeradas e pequenas”. Pronto vc se desespera, QUANTO PAPEL e que diabos é essa tal de planilha numerada, pensei que fosse tudo digital, afinal, estamos no século XXI. Vc então sobe na chefia e pega seu primeiro jogo de planilhas. Ao descer fica olhando para elas sem entender nada, ficando surpreso quando o Chiquinho lhe mostra a MÁQUINA DE ESCREVER, vc pensa mas que diabos é isso, nunca mexi num troço desses. Logo vc pega os carbonos e monta o jogo, ao final de datilografar vc percebe que somente a primeira pagina ficou escrita, pois vc colocou os carbonos ao contrário, então vc faz tudo de novo e começa e pensar “para que estudei tanto informática para entrar na PC?”.


11:30 - Você demora meia hora para preencher aquilo, afinal, vc tem 25 anos e nunca havia mexido em uma maquina de escrever, passa então aos tiras junto com a planilha de legitimação que o Chiquico caridosamente fez para vc, sendo que ainda os tiras nem ao menos haviam colhido as informações que vc pediu

11:45 - A PM apresenta outra ocorrência, sendo essa de caça-níqueis, vc chama o Delegado que finalmente sai da sala para vislumbrar a ocorrência e então vc fica surpreso com a boa vontade e o coleguismo de Chiquinho quando fala: “Dr. vamos fazer esse BO lá por cima, deixa com a chefia o DelPol Assistente disse que ele fará”, vc pensa nossa que caras legais, me ajudando, mais uma lição vc aprende, a famosa chuveirada.


12:00- Vc já morto de fome , o tal do pão de queijo que vc pediu às 09h45min, foi substituído por um bolinho de carne, e, já que vc é vegetariano não o come. Os tiras te passam as planilhas e as informações, vão ao fax e falam que irão passar para o IIRGD sua legitimação. Vc atendendo ao que o Chiquinho falou imprime todas as peças do flagrante em 7 vias, na impressora matricial, aquilo já esta te dando dor de cabeça,quando então um dos tiras vai almoçar, enquanto o outro ao seu lado joga paciência no computador, vc começa a ficar com raiva, o telefone toca, o tira não atende alegando que “está quase ganhando”.


12:10 - Chega o Agetel e vc pede para ele fazer as pesquisas, ele te olha com raiva, em 3 minutos ele faz e te entrega sem ao menos retirar as rebarbas da folha. Os tiras da chefia descem para conversar com o Agetel, eles falam baixo, pois ainda não te conhecem direito,vc só ouve algo como “tem uns corre para fazer”. Dez minutos após o agetel sai com os tiras.


13:00 Após todas as peças impressas, começam a assinar.

13:15 = Hora de montar o prontuário do preso, o flagrante pro juiz, o prontuário do Defensor e o Inquérito e sua cópia, vc fica perdido no mundaréu de papel, com uma listinha de cada prontuário, vc já passou do desespero para a depressão.


13:45 = Acabou de montar tudo, desde então, mais 4 ocorrências chegaram no distrito, uma de preservação de direitos, algo que vc nunca ouviu falar, extravio de placa, ameaça e roubo.

14:00 Vc nota que o Delegado não esta na sala dele, porém não faz falta mesmo e seu estomago começar a roncar. O tira voltou do almoço e o outro vai almoçar e vc diz, onde vcs almoçam por aqui. Ele te leva ao bar do Zé, 5 pilas o almoço, horrível, sem tempero, mas vc está esfomeado e nem liga.


14:30 = Seu celular toca e é o pessoal do DP, aos gritos mandando vc voltar pois o DP está um pandemônio, vc engole o resto da comida e volta, enquanto o tira ainda fica no “boteco”.


14:40 = vc mal chega no DP e o Delegado já fala, “Onde vc tava porra? Olha quanta gente tem para atender, quer me fuder, isso da corró”. Pronto vc nota que é a peça fundamental e única no plantão.


16:00 = Vc já fez os Bo´s pendentes e chega a vez da garota suicida, então vc pensa, o que irá fazer com o frasco do desinfetante, vai perguntar ao DELPOL e ele diz para vc apreendê-lo e posteriormente encaminhar para a pericia, vc diz que não tem armário e ouve “Se vira, a pica é sua” Pronto novamente a corró vem em sua cabeça, vc não sabe se leva para casa o frasco ou deixa em algum lugar.


16:15 = Seu telefone toca, sua namorada pergunta como vc está e vc responde “amor depois te ligo, ta foda aqui” desligando repentinamente, recebendo a mensagem dela instantes depois falando que vc é grosso, pronto, seu namoro começa a desabar.


16:30 = vc termina o BO e leva para o DElPOL assinar, não o acha, dez minutos depois vc o encontra e ele diz “PORRA da P barra nessa merda”. Logo ele fala “CADÊ o IML da moça, puta que pariu, que saudades do meu Escrivão, vou falar com o Titular, assim não dá”. Vc com cara de tonto volta, imprime o IML e dá o famoso P Barra, não sabendo porém que isso pode lhe causar conseqüências posteriores .

17:00 = Chega mais uma guarnição da PM, vc já começa a ficar com raiva de uma farda, e lhe passa o fato, Roubo, um indiciado e um menor. Mais uma vez vc se desespera e aprende que a pior merda do mundo é BO com menor, são mais peças e 10 vias de cada, além de encaminhar para a Vara da Infância. O Delegado nem está mais na sala, vc vai ao Chiquinho que esta ouvindo uma pessoa em seu cartório e não lhe pode ajudar, vc liga pro seu amigo que está em outro plantão e ele quase chorando, lhe explica o procedimento, afinal, ele acabara de fazer um BO nesses termos. Então vc lembra de uma Escrivã que foi trabalhar no DAP, e fica pensando será que lá é tão ruim como aqui, espero que sim.


17:05 = Começa a fazer o flagrante e as pessoas do plantão já começam a reclamar, o preso não pára de gritar na carceragem, os tiras foram tomar café e vc pensa – espero que me tragam um lanche – Desce o Titular e começa a gritar com vc, “PORRA O PRESO NÃO PARA DE GRITAR FAZ ALGO”, vc perde a cabeça e responde pela primeira vez “EU TO SOZINHO, FAZENDO BO” o Titular então indaga acerca dos tiras e Delpol e vc nada sabe, então o Titular diz que uma colega dele foi reclamar da demora no plantão, mas fala que irão fazer o BO por cima pois vc é muito lento, sua primeira crítica depois de um flagrante e uns 9 Bo´s.

17:10 = O Delegado de Plantão lhe chama na sala dele, dizendo que levou uma comida de rabo pois o plantão estava sozinho e que vc era dedo-duro, vc pensa, mas o que poderia fazer.

17:15 = Os tiras voltam e com cara feia para vc, pois o Delegado ligou para eles e os mandaram voltar, nem ao menos, levaram seu lanche, pronto, vc conseguiu arrumar inimizade na equipe.


17:30 = vc começa a fazer o flagrante, novamente a mesma rotina de milhares de folhas com o agravante do menor. Vc apreende sua primeira arma e se desespera, onde irei guardar isso.

18:00 = o Agetel chega no DP com os tiras, vc pede para ele fazer as pesquisas do indiciado, ele faz e depois se despede para ir embora, vc pensa, mas como assim??? Já???


18:30 = Chega a família do menor e após ficarem sabendo que ele será encaminha a Fundação CASA, começam a fazer escândalo no plantão, gritam com vc, umas 15 pessoas, pai, mãe, irmãos e os manos da quebrada, daí vc pensa, “ainda tem gente que acha que ser escrivão não é perigoso”, lembrando que na hora de ir vc terá que pegar busão, bem próximo aos vizinhos do menor, vc fica tenso.

19:00 = O pessoal da chefia vai embora, depois de finalmente terem acabado o BO de caça-níquel, um tanto quanto demorado por ser um BO simples, alguns sorridentes passam por vc e se despedem, o Chiquinho te deseja sorte e fala para vc pedir ajuda para o escrivão da noite.

19:40 = O Delegado pergunta a vc se vc bloqueou o veiculo que havia sido furtadoem um BO que vc fez, vc fala que não, pois era para ele fazer e ouve “PORRA QUE ME FUDER, ISSO DA PICA NA CORRÓ, ANOTA MEU SD E SENHA DO PRODESP E BLOQUEIA O CARRO”. Mais uma atribuição que não é sua mas vc “conquistou” devido sua competência.

19:50 = O Delegado começa a assinar todas as peças do flagrante e fica te acelerando, falando que ta dando a hora, vc começa a se perder e já esqueceu de tudo que tinha que fazer.

20:00 = Sua namorada te liga e pergunta se irão se ver de noite, vc diz que não, que prefere ir ao inferno do que vê-la. Pronto primeira crise no namoro.

20:30 = Após impressas todas as peças, o pessoal da noite já assumiu o plantão reclamando, QUANTOS BO´S, É SEMPRE ASSIM, ESSES MAUS COLEGAS”. O Delegado vai embora, os tiras da sua equipe foram embora e vc aprende na prática que não existe EQUIPE no plantão é cada um por si e FODA-SE o Escrivão.

21:30 = Vc acaba de montar todos os prontuários e lembra que faltou desbloquear um veiculo que vc havia entregue, vc entra em desespero e pergunta ao Escripol da noite, então vc liga pro CEPOL e passa os dados, pela primeira vez vc faz o serviço de AGETEL.

22:00 Após tudo resolvido vc pode ir embora e lembra que amanhã a noite ira voltar ao plantão, vc pensa tudo, suicídio, exoneração, matar alguém, porém se conforma e volta para casa, abre umas latas de cerveja, liga para namorada, briga com ela, toma lexotan e dorme. Tem sonhos horríveis com BO´s e pensa “tanto sacrifico para isso?”.
Autoria: Nunca saberão, se não o bonde pega...

Fonte: indicado por pelo leitor Francisco da PCBA, oriundo da comunidade do orkut  Escrivao do Brasil 


11 comentários:

  1. aqui em MG não é diferente, o sindicato se preocupa em contratar novos investigadores e esquecem que o que ta precisando mesmo, e muito sao os escrivaes... Esse cargo deveria ocupar mais de 50 por cento das vagas de concurso da civil, o que nao acontece
    Responder

    Respostas


    1. SOMENTE deveriam abrir vagas para Escrivães pois é o que realmente é necessário, além do mais Escrivão faz serviço de Investigador já o Investigador não faz o serviço de Escrivão, ou melhor "DIZ" que não sabe fazer.
  2. NAO FAÇAM CONCURSO PRA ESCRIVAO, SE TIVER DE AUXILIAR DE NECROPCIA PEGUEM, VCS NAO VAO SE ARREPENDER....
    Responder
  3. Aqui em MG não é diferente.[2]
    Não pagam arma decente e jogam a Polícia inteira nas nossas costas. Tô com um ano e meio e hoje eu falo que "SÓ ESTOU" porque gosto da Polícia. Não arrependo de onde tô. Só quero melhorias. Aliás, só quero o básico.
    Responder
  4. Escrivão contou esta história a um carroceiro, o burro chorou.
    Responder
  5. Agora sei por que são tão mal educados, mas a escolha é de vocês quando escolhe concurso, quem manda não estudar pra outros concursos acha que mandar é ganhar dinheiro ser autoridade não é grande coisa quando não se pode viver em paz pois sabem que o próximo a tomar um tiro pode ser vocês mesmo estando numa delegacia atrás de um balcão, achei este sat por acaso pois fui mau tratada por uma escrivã que se acha a delegada mas é assim mesmo no fim eu acabei de saber o motivo, sou uma cidadã, não sou ipocrita em dizer que pago seu salário pois o que ganha é uma mixaria comparada a responsabilidade pois uma faxineira ganha mais que vocês mas como disse a escolha foi de vocês e eu e o povo brasileiro não temos culpa pois pagamos nosso impostos assim como vocês em dia, mesmo não querendo pagamos, agora para melhorar não é mau tratando as pessoas que vai resolver, eu não posso mudar o mundo mas é como formiguinha cada um tem que fazer a sua parte, se reúna usem a cabeça chame atenção para vocês peça ajuda o governador do nosso estado sabe do que acontece mas se ninguém protesta pra ele esta tudo ótimo, pois assim sobra mais dinheiro para o estado desperdiça, e ai vão ficar Reclamando em vez de regaçar as mangas o maior veiculo de comunicação vocês tem que é a internet e a imprensa ass. janayna
    Responder
  6. só Escrivão TROUXA tá aturando isso hoje em dia.
    Responder
  7. daí o péssimo atendimento em delegacias e plantões de Polícia Civil: 1 Escrivão "faz tudo" e vários "Investigadores" que não investigam NADA e NADA fazem.
    Responder
  8. I have a dream. E no meu sonho, haviam duzentos Escrivães acorrentados no fundo do mar. "Um bom começo". A verdade é que institucionalizou-se o ESCRIVÃO como o cara que "bate máquina" e faz tudo para o "doutô", enquanto os tiras são responsáveis por "derrubar" tudo que a Depol necessita e "outras cositas mas". Esse tempo está passando, hoje todo mundo estuda, não bem mais analfabeto e batedor de máquina. Ninguém pode mais aceitar o assédio moral do jargão "ESCRAVÃO". Agora é assim: o delegado ligou e mandou você ir começando o Flagrante. Respondo: Tá bom doutor, assim que o senhor chegar eu levo a vítima até sua sala. Quem sabe, no máximo em oitenta anos, essa função vai ser valorizada, se não for extinta nos próximo cinco anos. Oxalá!
    Responder
  9. Falta união de todos policiais Escrivães a fim de mudar vários aspectos no dia a dia da atividade cartorária e organizar a denominação do escrivão junto à analise de documentos policiais, pois descarregam inúmeros serviços oriundos de vários órgãos de Segurança Publica e do Poder Judiciário. RESUMINDO... Escrivão é quem carrega a Delegacia, mas é pouco valorizado...
    Responder
  10. Essa carreira tem que acabar. Numa Polícia Civil moderna as funcões de escrivão e investigador devem ser unificadas, afinal todos são policiais. É um desperdício colocar um policial em uma função unicamente administrativa, carregando uma unidade policial nas costas, cheio de inquéritos e outros procedimentos para tocar (no caso de expediente), enquanto os "investinganadores" pouco têm a fazer (e ainda reclamam por terem que fazer relatórios de investigação/comunicações de serviço).
    Respon

Nenhum comentário:

Postar um comentário