Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

COMANDANTE DO 34º BATALHÃO DA PM, EM MAGÉ, É EXONERADO APÓS GESTÃO DE OITO MESES
IMG_1090
+
Categoria: Home top slider
mar, 18, 2014
Foi realizada na manhã do dia 17, a Solenidade de Passagem de Comando no 34º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em Magé. O comandante tenente-coronel Friederik Minervini Bassani ficou há apenas oito meses no cargo (a média para a renovação entre comandos na PM é de dois anos), e agora tomará posse no 39º BPM em Belford Roxo, enquanto o comandante tenente-coronel André Henrique de Oliveira da Silva, vindo do 35º BPM em Itaboraí, já deu início à nova gestão. A exoneração e nomeação foram publicadas no Boletim da Polícia Militar, respectivamente nos dias 7 e 10 de março.
IMG_1097
O comandante do 3º CPA, Coronel Macedo, cita Magé e Queimados como cidades que mais têm se aproximado das metas da PM. Na foto acima, o comandante Friedrick à esquerda, e o comandante Henrique à direita

Na cerimônia, discursou o comandante do 3ª Comando de Policiamento de Área (CPA), responsável pelos batalhões da Baixada Fluminense, coronel Macedo. Exclusivamente ao site O Mangue, ele disse: “foi uma movimentação de praxe. A corporação precisou do coronel Friederik para outra missão. Do ponto de vista estratégico, o sistema integrado de metas e indicadores estratégicos, o 34º BPM de Magé e o 24º, cuja sede fica em Queimados, são os únicos que se aproximam. A situação de metas na Baixada não é boa, a criminalidade aumentou, e os índices de violência têm crescido, mas aqueles que quase cumprem as metas são os de Magé e de Queimados”.
O comandante acrescentou ainda sobre a possibilidade de migração de bandidos de comunidades pacificadas do Rio a Magé: “não há dado científico, pesquisa, que comprove isso. Mas a sensação, a impressão, mostram que sim”.
Já o novo comandante do 34º BPM (que além de Magé responde por Guapimirim), registrou: “a Secretaria de Segurança estabelece algumas metas, o coronel Friederik vinha muito bem e nós vamos tentar dar continuidade ao trabalho e sempre superar, sempre melhorar. Os roubos de rua, a transeuntes e veículos são os que mais atingem a população em Magé”.
Instituto de Segurança Pública: comparação entre os comandos Bakr e Bassini, em cinco meses
Apesar da chamada “imprensa oficial” (que possui contratos e parcerias com o poder público) de Magé, ter tido como uma “lástima” a substituição do comando, de acordo com os números apresentados pelo site do Instituto de Segurança Pública do estado, órgão responsável por pesquisa e análise criminal, não há motivo para choro. Como o ISP ainda não disponibilizou os dados relativos ao ano de 2014, pode-se fazer uma comparação entre a gestão do comandante Bassini, de agosto, quando assumiu, até dezembro de 2013, e a gestão de seu antecessor, comandante tenente coronel Ricardo Bakr de Souza Faria, também por cinco meses: de janeiro a maio.
A interpretação dos números fica a cargo de cada leitor, que também pode, caso tenha interesse, fazer a comparação no próprio site do ISP(http://www.isp.rj.gov.br/). Lembrando que o governo do estado trabalha com o conceito de “segurança integrada”; logo, os números coincidem com as gestões dos titulares das Delegacias Legais em Magé (65ª), Piabetá (66ª) e Guapimirim (67ª), que juntas com o 34º BPM formam a chamada Área Integrada de Segurança Pública (AISP). Na tabela abaixo estão transcritas as 20 principais ocorrências policiais:
Comandante Ricardo Bakr – Janeiro a Maio de 2013Comandante Friederik Bassini – Agosto a dezembro de 2013
Homicídio Doloso – 40Homicídio Doloso – 42
Tentativa de Homicídio – 56Tentativa de Homicídio – 66
Lesão Corporal Dolosa – 767Lesão Corporal Dolosa – 778
Estupro – 62Estupro – 58
Roubo a Estabelecimento Comercial – 28Roubo a Estabelecimento Comercial – 37
Roubo a Residência – 14Roubo a Residência – 4
Roubo em Coletivo – 23Roubo em Coletivo – 11
Roubo a Transeuntes – 157Roubo a Transeuntes – 159
Roubo de Veículos – 74Roubo de Veículos – 122
Furto de Veículos – 90Furto de Veículos – 93
Apreensão de Drogas – 111Apreensão de Drogas – 97
Armas Apreendidas – 66Armas Apreendidas – 78
Apreensão de Crianças/Adolescentes – 77Apreensão de Crianças/Adolescentes – 106
Recuperação de Veículos – 136Recuperação de Veículos – 125
Prisões – 262Prisões – 316
Cumprimento de Mandato de Prisão – 91Cumprimento de Mandato de Prisão – 113
Estelionato – 104Estelionato – 136
Extorsão – 16Extorsão – 8
Roubos – 387Roubos – 413
Furtos – 635Furtos – 684
Em um dos sites da chamada “imprensa oficial”, é possível ler um apelo feito pelo seu editor, em nome de uma suposta “comunidade mageense”, ao comandante geral da PM no estado, José Luiz Menezes Pedro Kirilos, para que “se possível pondere e mantenha a permanência do atual comando (…) aguardamos a possibilidade de decisão do Comando Geral da PM-RJ na reversão de transferência do Cel. Friederik Bassani, medida a qual agradecemos antecipadamente”.
IMG_1111
O editor de um dos veículos de comunicação conhecidos como “oficiais” de Magé, saiu contra a substituição

O texto ainda diz que o “importante trabalho desenvolvido por Bassani e equipe no município de Magé, conta com satisfação unânime da população e demais membros do segmento”, sem no entanto apontar um membro sequer dessa “população” ou um membro do “segmento” que fosse contrário à troca.
Entre as instituições representadas na cerimônia do dia 17, destaque para o Conselho Comunitário de Segurança de Guapimirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário