Pauta do Dia
Jornalismo Policial
Guerra da Milícia: Liga da Justiça x Comando Chico Bala
Quando entraram na Favela do Barbante, em Inhoaíba, no início da tarde do dia 3 de janeiro, os oito homens armados que atingiram um morador por engano estavam atrás do ex-guarda municipal e atual auxiliar de serviços gerais Maciel Paiva de Souza – acusado por eles de denunciá-los por controlar a região após a prisão de integrantes do grupo rival, conhecido como Liga da Justiça. Ele conseguiu fugir e, com medo, gravou um vídeo onde pede ajuda. O depoimento foi enviado, com exclusividade, para o jornal Povo do Rio.
“Eu não fujo da Justiça. Estou fugindo da covardia porque temo pela minha vida e a da minha família. Gravo este vídeo acreditando que autoridades que realmente queiram investigar vão fazer Justiça”, desabafa em um dos trechos da gravação.
Ao ver as imagens do atentado onde Adílson de Souza Alfredo, 33, acabou sendo vítima de bala perdida na perna, ele reconheceu um dos homens que segurava um fuzil. Ele foi identificado como sendo o ex-policial militar Carlos Mendes da Silva Filho. Ele e outras cinco pessoas vão a júri popular no próximo dia 30 de abril pelo crime que ficou conhecido como “Chacina do Bar do Wilson”, ocorrido em 2005. Na ocasião, três pessoas morreram e duas ficaram feridas. Eles chegaram a ficar dois anos e oito meses presos.
Entre os outros acusados, os também ex-PMs Alan Moreira da Silva, Eduardo Chagas e Alexandre da Silva Monteiro, conhecido como Popeye. O auxiliar de serviços gerais acredita que eles também acompanhavam Mendes na tentativa de matá-lo, já que ele será uma das testemunhas no julgamento. Todos foram expulsos da corporação devido à ação pela qual serão julgados daqui a três meses. Os outros dois acusados são Nazareno Alves Silva e Josimar José da Silva. Todos estão indiciados no processo número 2005.205.003910-2 da 1ª Vara Criminal de Campo Grande, por homicídio qualificado mediante paga e à traição (três vezes) e tentativa de homicídio qualificado para assegurar a execução de outro crime (duas vezes), além de formação de quadrilha ou bando armado.
Os cinco homens seriam integrantes da milícia Comando Chico Bala (CCB), que assumiu os pontos que pertenciam ao grupo Liga da Justiça, após a prisão da maioria de seus membros, que acabou fragilizando o poder do ex-PM Ricardo Teixeira Cruz, o Batman – que já não detém a hegemonia do controle das áreas dominadas por grupos paramilitares em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.
O líder do novo grupo é o sargento PM Francisco César Silva Oliveira, conhecido como Chico Bala e ex-aliado e principal rival de Batman, que tentou matá-lo em agosto de 2007, na Região dos Lagos. Na época, o policial, lotado no 25º BPM (Cabo Frio), foi vítima de um atentado, juntamente com sua família, em São Pedro da Aldeia. Atingido por cinco tiros, ele sobreviveu. No entanto, sua mulher, Maria Cláudia Silva de Oliveira, 31, e seu enteado, Ian Coutinho da Silva, 13, não resistiram aos ferimentos e morreram.
A partir desta ocorrência, Chico Bala começou a ajudar o delegado Marcus Neves, então titular da 35ª DP (Campo Grande), nas investigações que acabariam desmantelando a Liga da Justiça. Entre as prisões realizadas com seu auxílio, estão as dos políticos Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, Natalino Guimarães, Carmen Glória Guinâncio Guimarães, a Carminha Jerominho, e Luciano Guinânceo Guimarães, o Luciano Jerominho.
Além de Chico Bala e Popeye, o ex-PM Hebert Canijo da Silva, o Escangalhado, e o bombeiro Carlos Alexandre da Silva, o Gaguinho, também passaram a ajudar nas investigações policiais, inclusive andando em viaturas – de prefixo 67-8999 e 67-8998 – e circulando com armas da instituição. O fato chegou à Corregedoria da Polícia Civil, que prendeu, no dia 21 de novembro, Gaguinho e os policiais civis Diogo e Lício, lotados na Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter). Os três estavam em frente à Chefia da instituição e o bombeiro segurava um fuzil. No entanto, horas depois, os três foram soltos devido ao que o delegado Marcus Neves definiu como “um mal entendido”.
No dia 1º de dezembro, o capitão da Polícia Militar Luiz Alexandre publicou em seu blog na internet um vídeo mostrando Escangalhado e Gaguinho chegando a uma lanchonete na Zona Oeste em duas viaturas da Polinter, acompanhados pelos policiais civis identificados apenas como Diogo, Lício, Pereira e um quarto não identificado, além de um PM do 4º BPM (São Cristóvão). Todos seriam informantes do delegado Marcus Neves quando o mesmo ainda era titular da 35ª DP.
Flagrados pelo circuito interno de segurança do estabelecimento, eles novamente estavam ostentando fuzis ao lado de agentes da Polinter. Os dois tinham autorização da cúpula da Segurança Pública do Rio para atuar como informantes da especializada, mas, na verdade, segundo denúncias, vinham agindo como se fossem policiais.
No mês seguinte às denúncias, Gaguinho foi executado com mais de 20 tiros. O crime ocorreu em um posto de combustível localizado na esquina da Estrada do Gabinal com a Rua Quintanilha, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, por volta das 8h30 do dia 5 de janeiro. Horas depois, o agente penitenciário aposentado Wagner Rezende de Miranda, o Waguinho Desipe, 52, foi assassinado na Estrada do Tinguí, em Campo Grande. Os dois nomes constam entre os 218 indiciados por envolvimento com milícias no documento preparado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) destinada a discutir o surgimento e a ascensão dos grupos em território fluminense.
Após seis meses de trabalho, a CPI das Milícias, presidida pelo deputado Marcelo Freixo (PSOL), indiciou 248 dos 1.122 suspeitos de integrar grupos paramilitares em 171 comunidades do Rio – sendo um político, 8 policiais civis, 97 policiais militares, 3 bombeiros, 2 agentes penitenciários, 2 militares das Forças Armadas, 5 militares de órgãos não identificados e 130 civis. O relatório final da comissão foi apresentado na Alerj e na Câmara dos Vereadores — já que há deputados e vereadores entre os denunciados. O documento também foi entregue, em novembro, ao secretário da Anistia Internacional, Tim Cahill, e será enviado a 70 países, às Organizações das Nações Unidas (ONU) e à Comunidade Européia.
Também indiciado na CPI das Milícias da Alerj, Maciel Paiva de Souza – que era guarda municipal e foi preso em 2005 por porte ilegal de arma – afirma no vídeo que está disposto a contribuir com a Justiça. Ele também revelou ter sido coagido por Chico Bala a trocar a Liga da Justiça pelo Comando Chico Bala (CCB).
“Ele me disse que papai do céu estava me dando uma oportunidade e que todos que trabalhavam para o vereador Jerominho estavam passando para o lado dele. Disse que esse era o recado que tinha pra me dar e foi embora”, afirmou.
Ao se recusar a participar do esquema, Maciel passou a ser o maior suspeito de ter sido o responsável pelas filmagens que denunciavam comparsas de Chico Bala empunhando armas da Polícia Civil e andando com policiais da 35ª DP – posteriormente transferidos para a Polinter.
“Existe um esquema, manipulações de quem vai entrar na lista. Não sei qual é o esquema, quais são os interesses, mas sou cidadão e hoje não posso sequer andar na rua. Perdi meu direito de ir e vir”, disse.
No dia 12 de junho do ano passado, Maciel foi detido juntamente com Vanderson Navegantes Azevedo, Luciano Sabino da Silva e outros conhecidos identificados como Daniel e Ralff no interior do Condomínio Parque dos Eucaliptos, que fica próximo à Favela do Barbante. Eles foram levados para a 35ª DP.
“Perguntei se estávamos presos. Eles disseram que não estávamos presos, mas que não podíamos falar com ninguém. Às 14 horas do dia seguinte o Daniel foi liberado. Após cerca de 30 horas de prisão eles tentaram nos convencer a assinar um flagrante de formação de quadrilha, mas nos recusamos. Tentei cortar meu pulso em desespero e só depois disso tivemos acesso a advogado, família e alimento”, relata Maciel no vídeo, contando que foram transferidos para a carceragem da 39ª DP (Pavuna) três dias após a prisão.
“Às 14 horas de sábado, dia 15 de junho, fomos transferidos para a Pavuna, onde ficamos 42 dias acautelados. O sub-síndico do condomínio, apontado como chefe da quadrilha da qual eu estava sendo acusado de fazer parte, me ameaçou e disse que eu era um homem morto. No vídeo, ele ainda afirma que a equipe de Marcus Neves voltou ao condomínio para verificar uma denúncia de furto de energia, e, entre os agentes, estava o cabo reformado da Marinha Carlos Eduardo Marinho dos Santos, o Marinho. O ex-militar se encontrava armado, fantasiado de policial civil, e ameaçou jogar uma bomba no condomínio, gritando que o condomínio era dele e iria matar a todos.
O sub-síndico do Condomínio Parque dos Eucaliptos é o cabo da Marinha Carlos Eduardo Marinho dos Santos, o Marinho, também indiciado na CPI das Milícias da Alerj. Ele está preso, acusado de chefiar a milícia nas favelas Cezarino, em Paciência, e da Foice, em Pedra de Guaratiba.
O denunciante procurou a Promotoria e foi orientado a também ir ao Ministério Público e ao Setor de Investigações.
“Não faria isso porque notícias chegaram até mim de que há conivência do promotor com o delegado Marcus Neves e o adjunto dele, Eduardo Jorge. Quero garantia de vida”, disse.
todos os familiares foram mortos , a informação saiu de dentro da delegacia policial . podemos ver a impunidade povo BRASILEIRO. de a sua opinião .
PELO DIA ANDA COM UMA ARMA DE CALIBRE 40 MAIS NA CASA DE TEM DOIS HK 47 VAMOS VER ISSO AI POLICIA DA 36DP E DA 35DP
vcs todos tem familia isso dai é coisas de gente grande ,eles que tem ser entender ,e nao os miudos,todos ja estao presos vcs tambem querem faz
companhia a eles, parem com isso……..ou vao ficar sem dinheiro e preso ou mortosss…..queremos pazzzzzzzzzz
voce pença que não vao morre mas esta muito emganado]pq sua hora vai chegar pq voce e muito safado mata pessoas que nao tem nada ave com isso isso nao e ser um cara do bope que mata sem esta no trabalho ainda mas participa da melicia…………
para com isso vai sair sua pp é só aguardar nome dos matadores de santa cruz subten deucio, sdpm lira 21bpm,ex policia de lima que matou policia no dpo de sanbaetiba junto com popay vcs vão tudo em cana é so esperar.
vcs já botaram o filho dele na rua só falta o velho.
ele matou o amigo dele vulgo sassa, a familia dele sabe mas tem q ficar quieto viu foi ficar envolvido com esse subten reformado deu o q deu autor dos disporo léo capoera agora vcs q
olha ha ousadia no centro de santa cruz poxa vamos ver isso autoridades
tenho certesa q vcs vão botar esse velho em cana.
AQUELE ERA BARBARO COM OS INIMIGOS E SAFADOS,
+ SABIA COMANDAR SANTA CRUZ COMO NINGUEM
POR QUE ESSAS PESSOAS QUE JA FOI NOTICIARIO, NADA A ELES ACONTECEM???
PQ SIMPLESMENTE CADA UM TEM O SEU “PEDACINHO” PRA SE CALAR E O QUE É PIOR, INCRIMINAR QUEM NADA TEM COM ISSO.
POR QUE SERÁ QUE A DH, TAO EMPENHADA EM ELUCIDAR TANTOS CRIMES, TANTAS ATROCIDADES, NAO CORRE ATRAS DO QUE ESTA ESCRITO ACIMA?
PQ SERÁ QUE ESSAS PESSOAS CITADAS ACIMA, ALGUNS AINDA EXERCEM SEUS CARGOS, RECEBEM MENSALMENTE, E NADA É FEITO????
É POLÍTICA COM FALTA DE CARATER, SUBORNOS…. É LAMENTAVEL SABER QUE A POLÍCIA NAO TOMA AS DEVIDAS ATITUDES, E COM ISSO, A JUSTIÇA NAO É FEITA.
ATÉ PQ Q JUSTIÇA É CEGA, RSRSRS, MAIS TEM BOLSO E CARTEIRA PARA GUARDAR AS PROPINAS PAGAS PARA SE CALAREM DIANTE DE TAL ATROCIDADE.
pra ta com essa pose toda ou é ladrao ou ganho na mega sena.ta se garatindo em quem no cleito fica mermo dando mole na feira livre de Santa Cruz as terça feira cobrando taxas dos barraqueiro cobrando as loja na reta da Base aérea tu é cuzao flavinho boca de lata ta ficando forte se achando no pode né tu vai de ralo otario tu e judas trai os irmao pra subir pra te poder tu mato o sargento armou tudo ta pensando que tu vai passa batido vai de ralo e vai pior pq traidor merece a forca.
esse subten deucios matou um companheiro na propia casa pq estava roubando ele um tmb subten e o marcelinho arrecadado dele ai pegou um siena prata deixou na porta de sua casa para encriminar as pessoas até pagou duas pessoas para apontar mais vai cair por terra pq a justiça sabe de tudo ele tinha era q se preucupar com seu filho sergio de lima expm q foi roubar o dpo de sambaetiba ele e alexandre popay e ex andrade.
e o cbpm emilio do 27bpm que da apoio ao bando e mora proximo ao sub ten delcios.
Também soube dos fatos , e , aproveitando q já é caminho,que deem uma passadinha lá em PRAIA GRANDE , NA RUA “M”, N°146 EM PRAIA GRANDE ,pois é lá que reside o SR DÉLSON ANANIAS DE LIMA E TAMBÉM SEU FILHO ladrão de DPO SÉRGIO RICARDO SOUZA DE LIMA que foi expulso da PM após passar 8 meses preso ! Aliás PRAIA GRANDE virou o paraíso de fugitivos da justiça do BANDO COMANDO CHICO BALA , pois lá o SR DÉLCIO providenciou um eficiente sistema de vijilancia por câmeras onde todas as vias de acesso são filmadas , permitindo aos vagabundos saberen com antecipação da aproximação de viaturas que não estão no contexto desta quadrila . E paralelo a isto tudo, existe também a COOPER OESTE que é uma COOPERATIVA que tem como testa de ferro um homem chamado PAULO ROBERTO MARINHO , q nada mais é do que um bucha contratado por SR DÉLCIO , DE LIMA E O CHICO BALA , PARA SERVIR DE laranja para estes vagabundos !! Porém , a draco , o GAECO, A DH E A POLINTER já sabem de tudo aliás existe um bombeiro de nome WALLACE q está preso em bangú 6 que vai depor em juízo falando tudo sobre estes vagabundos com riqueza de detalhes , e aí eu vou querer ver eles se safarem!! AHHHHH E TEM MAIS não adianta se esconder em uma das suas três casas EM PARIA GRANDE q todas já estão mapeadas tá!!!! Vocês vivem dizendo q não tem nada a aver com o safado do POPAY , PORÉM O CONTADOR DA QUADRILHA DE VCS É JUSTAMENTE O DIDICO , que vem a ser primo do POPAY!!! QUE COINCIDÊNCIA NÉ!! e TEM MAIS , LEMBRA DAQUELES 7 Q UE FORAM PRESOS NA ESTRADA DA POSSE EM CAMPO GRANDE ACUSADOS DE ROUBAREM UM CARRO NA ÁREA ? POIS É , FORAM PRESOS COM UNS REVOLVERES VELHOS EEEEEEEEEEEE UMA METRALHADORA Q ERA DE QUEM????DO DE LIMA , QUE ALIÁS O POPAY FICOU PUTO POIS O DE LIMA ESTAVA COBRANDO ESTA METRALHADORA E NEM DEU ATENÇÃO A SEUS CAPANGAS Q FORAM PRESOS tst tst tst ,q coisa feia em DE LIMA!!! A CASINHA DE AREIA DE VCS JÁ ESTÁ CAINDO !!SEUS VAGABUNDOS LADRÕES DE DPO!!! E como se tudo isso ainda não fosse pouco esse velho vagabundo chamado DÉLSON ANANIAS DE LIMA ainda é um agiota safado q vive aterrorizando quem pega deinheiro com ele e se atraza em pagar!! O velho é tão safado que invade a casa dos devedores e literalmente faz a mudança!! TOMA VERGONHA NESTA CARA SEU VELHO SEM VERGONHA !! Aterrorizar tarbalhador é mole !! Quero ver é ser homem e enfrentar quem tem condições de correr atraz de seus prejuízos , esculachar jente de bem é mole , seu SAFADO FROUXO!!!