Prisco denuncia perseguição do comandante do 5º BPM de Euclides da Cunha
A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), recebeu requerimento do vice-presidente, deputado Marcos Prisco, na manhã desta terça-feira, 12, para visitar os Cursos de Formação de Soldados oferecidos pela Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA).
"Precisamos que a Comissão vá até os cursos de formação para ver de que forma nossos policiais são preparados para lidar com a sociedade. Os Direito Humanos, infelizmente, ainda não conseguiram adentrar nos cursos de formação e nas casernas da PMBA”, afirmou o parlamentar.
A solicitação é provocada pela denúncia de maus-tratos no curso realizado no 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Euclides da Cunha. De acordo com Prisco, alunos sofrem cotidianamente com abuso de autoridade, assédio moral e perseguição pessoal durante a instrução.
Os fatos chegaram ao conhecimento do deputado através de participante do curso que alega perseguição direta do comandante da unidade, o tenente-coronel Josenilton da Hora Silva.
Segundo o reclamante, as retaliações foram agravadas após sua manifestação de descontentamento com a metodologia arbitrária empregada. Devido às queixas, o aspirante corre o risco de não obter o certificado de formação.
Após demonstrar insatisfação com o treinamento, o aluno foi encaminhado para a avaliação na junta médica da PM, que determinou o afastamento por 120 dias das atividades sob a justificativa de insanidade mental. No entanto, contrariando o laudo militar, o aluno apresenta dois relatórios médicos que comprovam sua aptidão física e mental para desempenho das tarefas.
As ameaças nas quais o comandante coage o estudante foram gravadas em áudio e compõem a denúncia.
Prisco relatou que ao ser informado sobre queixa formal no Ministério Público do Estado da Bahia (PM-BA), o tenente-coronel teria afirmado que não teria nenhum problema quanto a isso, pois tem muitos amigos na cidade.
A Revista Livre em contato com o 5º BPM de Euclides da Cunha e foi informada pelo capitão Paulo Oliveira Frois, que o comandante da unidade não se pronunciará pessoalmente sobre os fatos. O representante declarou que os trâmites normais foram tomados para que a assessoria de comunicação da corporação se pronuncie sobre as denúncias.
Até o fechamento da reportagem a Revista Livre não teve êxito no contato com o departamento de comunicação social da PMBA.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alba, deputado Marcelino Galo, acatou a solicitação de Prisco, reiterando que as visitas aos Cursos de Formação de Soldados devem iniciar no 5º BPM de Euclides da Cunha, antes do encerramento em 29 de maio.
A solicitação será encaminhada ao Comando Geral da PM para liberação do acesso dos parlamentares.
0 0 Google +0 0
Marcelo Ferrão / Redação
Marcelo Ferrão é repórter da Revista Livre e da Folha de Camaçari. Ativista de Direitos Humanos e fotojornalista, adora as coisas da Bahia.
Siga o autor nas redes sociais:
Mais recentes de Marcelo Ferrão / Redação
- Terreiros de Camaçari promovem Xirê de Rua na Praça da Simpatia
- Conselho Tutelar da Orla inaugura brinquedoteca Dona Guigui em Arembepe
- Moradores de Arembepe denunciam extração de bambus da via principal
- Prefeitura de Camaçari expulsa estudantes e imprensa de audiência sobre transporte público
- VÍDEO: juventude protesta em frente à sala do prefeito Ademar Delgado.
Itens relacionados (por tag)
- Ratos na cozinha e comida com baratas é servida para alunos da PM
- Polícia prepara operações integradas em Camaçari
- Perseguição, homofobia e assédio moral contra PMs
- Nossos policiais estão sofrendo
- PM-BA: oficiais acusados de obrigar praças a fazerem escolta particular
- PM baiano desvenda significados de tatuagens no mundo do crime
Mais nesta categoria: « "A violência psicológica atinge a alma da mulher" Ratos na cozinha e comida com baratas é servida para alunos da PM »
ShareThis Copy and Paste
- See more at: http://revistalivre.com.br/politica-2/assembleia-legislativa/item/933-prisco-denuncia-perseguicao-do-comando-do-5-bpm-de-euclides-da-cunha.html#sthash.UT7nUS8W.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário