Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

Essa e a verdadeira cara da nossa Segurança Publica

domingo, 18 de outubro de 2015

Prisco denuncia perseguição do comandante do 5º BPM de Euclides da Cunha

 12 Mai 2015  
Prisco denuncia perseguição do comandante do 5º BPM de Euclides da CunhaFoto: Gil Santos Notícias
A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), recebeu requerimento do vice-presidente, deputado Marcos Prisco, na manhã desta terça-feira, 12, para visitar os Cursos de Formação de Soldados oferecidos pela Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA).
"Precisamos que a Comissão vá até os cursos de formação para ver de que forma nossos policiais são preparados para lidar com a sociedade. Os Direito Humanos, infelizmente, ainda não conseguiram adentrar nos cursos de formação e nas casernas da PMBA”, afirmou o parlamentar.
A solicitação é provocada pela denúncia de maus-tratos no curso realizado no 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Euclides da Cunha. De acordo com Prisco, alunos sofrem cotidianamente com abuso de autoridade, assédio moral e perseguição pessoal durante a instrução.
Os fatos chegaram ao conhecimento do deputado através de participante do curso que alega perseguição direta do comandante da unidade, o tenente-coronel Josenilton da Hora Silva.
Segundo o reclamante, as retaliações foram agravadas após sua manifestação de descontentamento com a metodologia arbitrária empregada. Devido às queixas, o aspirante corre o risco de não obter o certificado de formação. 
Após demonstrar insatisfação com o treinamento, o aluno foi encaminhado para a avaliação na junta médica da PM, que determinou o afastamento por 120 dias das atividades sob a justificativa de insanidade mental. No entanto, contrariando o laudo militar, o aluno apresenta dois relatórios médicos que comprovam sua aptidão física e mental para desempenho das tarefas.
As ameaças nas quais o comandante coage o estudante foram gravadas em áudio e compõem a denúncia.
Prisco relatou que ao ser informado sobre queixa formal no Ministério Público do Estado da Bahia (PM-BA), o tenente-coronel teria afirmado que não teria nenhum problema quanto a isso, pois tem muitos amigos na cidade.
A Revista Livre em contato com o 5º BPM de Euclides da Cunha e foi informada pelo capitão Paulo Oliveira Frois, que o comandante da unidade não se pronunciará pessoalmente sobre os fatos. O representante declarou que os trâmites normais foram tomados para que a assessoria de comunicação da corporação se pronuncie sobre as denúncias.
Até o fechamento da reportagem a Revista Livre não teve êxito no contato com o departamento de comunicação social da PMBA.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alba, deputado Marcelino Galo, acatou a solicitação de Prisco, reiterando que as visitas aos Cursos de Formação de Soldados devem iniciar no 5º BPM de Euclides da Cunha, antes do encerramento em 29 de maio.
A solicitação será encaminhada ao Comando Geral da PM para liberação do acesso dos parlamentares.
Avalie este item
(6 votos)
Marcelo Ferrão / Redação

Marcelo Ferrão é repórter da Revista Livre e da Folha de Camaçari. Ativista de Direitos Humanos e fotojornalista, adora as coisas da Bahia.
Siga o autor nas redes sociais: 
       
E-mail marceloferrao@hotmail.com
ShareThis Copy and Paste
- See more at: http://revistalivre.com.br/politica-2/assembleia-legislativa/item/933-prisco-denuncia-perseguicao-do-comando-do-5-bpm-de-euclides-da-cunha.html#sthash.UT7nUS8W.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário