“MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS”

FAÇA A LEITURA DO TEXTO INTEGRAL DA OBRA E PUBLIQUE SEU “POST”  ATÉ O DIA 06 DE ABRIL DE 2015.
  1. TÍTULO
  2. AUTOR
  3. ENREDO
  4. NARRADOR (FOCO NARRATIVO)
  5. PERSONAGENS
  6. TEMPO EM QUE OCORRE A AÇÃO
  7. ESPAÇO EM QUE OCORRE A AÇÃO
  8. COMENTÁRIOS GERAIS (Qual seu entendimento? Qual a importância da obra?)

65 comentários sobre ““MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS”

  1. 1. Memórias de um Sargento de Milícias
    2. Manuel Antônio de Almeida
    3. Memórias de um sargento de milícias narra a história de Leonardo (filho), um menino fruto de “beliscões e pisadelas” . A história se passa no período colonial brasileiro no Rio de Janeiro. Leonardo fora criado pelo padrinho pois o pai, Leonardo-Pataca o traumatizara dando-lhe um punta-pé; e a mãe que fugira de volta à Portugal. Inicialmente o autor nos apresentou Leonardo filho como sendo uma criança ligeiramente astuta que apronta poucas e boas à todos na vizinhança. Cada uma das personagens ao seu redor quer lhe providenciar uma carreira diferente, o padrinho queria que o garoto seguisse uma carreira religiosa, a madrinha queria transforma-lo em um artista, e D.Maria em um desembargador; ele muito vagabundo de tudo, não segue com nenhuma das recomendações. Assim que cresce, Leonardo continua sendo menino de tudo, no sentido de: não querer assumir grandes responsabilidades. Mesmo crescido, continua com suas aventuras, mas agora há algo a mais, Leonardo já é rapaz e se vê apaixonado pela sobrinha de D.Maria e logo mais por Vidinha uma mulata muito bonita, nisso a historia se desenvolve fazendo com que o leitor crie expectativas para todos citados no livro.
    4. Apesar do termo “memórias” no titulo da obra, quem a narra a historia é um narrador-observador, ou seja, é onisciente. Ele ao longo da narrativa faz comentários e descrições.
    5.
    Leonardo-Pataca: Pai de Leonardo e meirinho (oficial de justiça)
    Leonardo: Filho de Pataca, protagonista. Ele é o sargento de milicias a quem o titulo se refere, mesmo que o tenha conquistado somente ao final da narrativa
    Maria das Hortaliças: Mãe de Leonardo, mesmo sendo esposa de Leonardo-Pataca se envolve com outros homens
    Padrinho: Barbeiro, que após Leonardo sofrer o abandono dos pais é ele quem toma-lhe a guarda, sendo assim seu “segundo pai”
    Madrinha: Mulher robusta, que frequenta missas religiosas, é também parteira e fez o parto de Leonardo
    D.Maria: Senhora gorda e muito rica, tinha mania de “processos” (disputas judiciarias)
    Luisinha: Menina de aparência apática sempre que se via ela, estava com as faces entristecidas e com o queixo no peito
    Vidinha: Mulata jovem e muito bonita que gostava de cantar modinhas
    Major Vidigal: Exercia lei de acordo com seus princípios. Era temido e respeitados por todos.
    6. Segundo o livro, “Era no tempo do rei”, podemos concluir, então, que era no período colonial brasileiro. Não se pode esquecer de que a publicação data de 1852, tempo diferente do que vai na narração; a publicação se dá durante o período romântico da literatura brasileira.
    7. Na cidade do Rio de Janeiro, capital da Colônia.
    8. Memorias de um sargento de milicias é um romance atípico, pois foge aos padrões clássicos estabelecidos, como por exemplo: O autor não idealiza a mulher, pelo contrário, ele ressalta em suas descrições os defeitos de cada personagem, outro exemplo muito visível é que o herói também não é idealizado, Leonardo no caso, é vagabundo e mulherengo. Na época em que a obra fora publicada inicialmente , em folhetins, não era tão popular, fora realmente aceita posteriormente.
    1. Camila,
      Continue se comprometendo com o desenvolvimento de seu repertório cultural e literário. Só a leitura pode contribuir para isso. APROVADO. PAZ! Mathias.
  2. 1)Memórias de um sargento de milicias
    2)Manuel Antônio De Almeida
    3)O livro conta a história de um garoto chamado Leonardo que, após ser abandonado pelos seus pais Leonardo Pataca e Maria, devido a uma briga por traição por parte de sua mãe que fora viver com um capitão de Navio, foi viver com padrinho, um barbeiro. Ele queria educar o menino para ser um padre, o que não ocorreu. Já que o menino só aprontava travessuras e fazia brincadeiras. O padrinho tinha muita paciência com o garoto durante a sua infância. Com o passar dos tempos, Leonardo conheceu D.Maria uma amiga de seus padrinhos e sobrinha dela, Luisinha que vivia com ela. Leonardo logo se apaixona por Luisinha e ela igualmente; porém um homem chamado José Manuel pede Luisinha em casamento, com interesse na fortuna que ela herdaria. A moça por sua parte aceita o pedido de casamento. Leonardo inconformado tenta impedir o casamento que contou a madrinha da má intenção do rapaz. Sua madrinha conta oque Leonardo havia dito para D.Maria, que impede o casamento dos dois.
    Tempos depois, o padrinho de Leonardo fica doente e vem a falecer, deixando seus bens para Leonardo, uma vez que o padrinho já havia recebido a herança do capitão de navio que havia morrido. Seu pai, Leonardo Pataca que passava também por várias encrencas, sabendo dos bens do filho, chama-o para morar com ele , mas nao demora muito para que Leonardo se estressasse com seu pai e fugisse de casa. Após fugir de casa, Leonardo vai morar com um velho amigo, e conhece uma mulher que se chama Vidinha, a qual era disputada por dois primos. Leonardo se envolve com ela e ela, igualmente. Um dos primos com ciúmes , denuncia Leonardo para Vidgal , um sargento juiz muito temido , alegando que Leonardo estaria aproveitando das mulheres de sua família , o Vidigal por esta vez passa a perseguir Leonardo que é preso , e obrigado a servir o exercito , onde Leonardo “trai” Vidigal, alertando um imitador que o exército estava atras dele , Leonardo foi condenado sob juramento de algumas chibatadas.
    A Comadre (Madrinha) fica sabendo disso e pede ajuda a Maria Regalada, uma ex-amante de Vidigal, que não resistiu ao pedido das moças e além de soltar Leonardo o promoveu à sargento de milícias.
    Enquanto isso Luisinha casou-se, sim, com Jose Manuel, que a tratava muito mal; porém, o homem morre devido a uma doença, e Luisinha casa-se com Leonardo, agora um sargento
    4)É um romance narrado em terceira pessoa sendo um narrador observador que conta a história
    5)Leonardo: o sargento de milicias, menino que aprontava muito durante a infância
    Maria das Hortaliças: mãe de Leonardo, que o abandonou para ficar com outro homem
    Compadre (Padrinho): Dono de barbearia, toma conta de Leonardo após o abandono dos pais, o segundo pai dele
    Comadre (Madrinha): mulher gorda e ingênua, frequentadora de igreja
    Major Vidigal: homem alto, vigoroso e punidor, não muito gordo e com ar de moleirão
    D.Maria: idosa e muito gorda, era rica e devotada aos pobres , era apaixonada por disputas judiciais
    Luisinha: sobrinha de D.Maria , não era muito bonita , mas se tranforma ao longo da historia , casou-se com Leonardo
    Vidinha: mulata , bonita , que atraiu as atençoes de Leonardo
    6)A história se passa em tempo cronológico, apenas em algumas partes o narrador suspende essa sequência para se referir brevemente ao Passado. Há a expressão “Era no tempo do Rei…” referência ao ano de 1808. Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. O Tempo do autor é o ano de 1852, ano de publicação do romance, dentro do período romântico
    7) A ação se passa em uma cidade urbana, Rio de Janeiro, capital da colônia, no século XIX
    8)É um livro muito bom, apesar de em algumas passagens, como a de Leonardo ser Mulherengo e malandro, poder ser considerado um romance por ter um final feliz (por Leonardo reecontrar Luisinha). Mas eu considero um livro uma aventura, no qual o protagonista passa durante a sua vida ou seja o romance destoa do romantismo convencional, dando um sabor “melhor” ao livro
  3. 1- Memórias de um Sargento de Milícias
    2- Manuel Antônio de Alencar
    3-O livro conta a história de Leonardo, filho de Leonardo Pataca (meirinho) e Maria das Hortaliças que se conheceram com uma “pisadela é um beliscão”, Maria foge com um capitão de navio para Portugal e Leonardo Pataca também foge, assim, Leonardo fica com o compadre dele. Leonardo apronta muitas peraltices enquanto menino, e seu compadre queria que ele se tornasse padre, mas Leonardo apronta com o padre que estava em um caso com uma cigana, e, enquanto isso, Leonardo Pataca se enamora por uma cigana, mas ela o abandona, então ele recorre a feitiçaria que era um crime para reconquistá-lá, mas o Major Vidigal entra e prende os praticantes e Leonardo, que pede ajuda à comadre e ela pede ajuda a um Tenente-Coronel que acaba o soltando.
    Ao Leonardo Pataca saber que ele fora traído pela cigana com o padre, tenta falar com a cigana, mas ela não o queria mais, portanto ele contata um amigo para causar em uma festa, e o Major Vidigal prende o Padre que estava de semi-nú fazendo com que Leonardo passa-se mais tempo com a cigana.
    O Compadre comessa a frequentar a casa de D.maria, que possui uma sobrinha chamada Luisinha, por qual Leonardinho se enamora, mas aparece José manuel, que se enteressa pela Luisinha devido à sua herança, porém a comadre inventa mentiras para afastar José Manuel, porém D. Maria descobre e se afasta da comadre.
    Enquanto isso, a cigana trai novamente Leonardo Pataca, então este vai morar com a filha da comadre e tem um filho juntos, mas o compadre morre, portanto Leonardo vai morar com o seu pai, mas ele é sua madrinha brigavam muito, e Leonardo e vai embora.
    Leonardo comessa a morar com um amigo de infância, e conhece a Vidinha, eles se enamoram, mas os primos da Vidinha ficam com ciúmes e falam com o Major Vidigal, que tenta prendê-lo mas ele foge. Leonardo consegue um emprego porém é despedido, e logo em seguida, Vidigal consegue prendê-lo.
    Leonardo comessa a servir o exército por obrigação, e é colocado nos granadeiros por Vidigal, mas Leonardo apronta e é preso. A Comadre, a D.Maria e a Maria Regalada se unem e conversam com Vidigal, e liberta Leonardo e o promove a sargento.
    Enquanto isso, José Manuel, marido de Luisinha morre, assim, Leonardo se casa com ela, porém Leonardo Pataca e D.Maria morrem, e assim, o casal fica com muitas heranças
    4-O narrador é anônimo e é feita em terceira pessoa; esse narrador é onisciente.
    5- Leonardo, Leonardo Pataca, Maria das Hortaliças, Major Vidigal, Compadre, Comadre,Vidinha, Luisinha e D.Maria
    6- “Era no tempo do rei” Isso se refere à chegada da família real portuguesa ao Brasil no século XIX. É um tempo de referência. O ano de 1852 é o de publicação do romance, durante o período romântico da literatura brasileira.
    7- A história se passa no Rio de Janeiro, e ao longo do livro ele descreve paisagens como igrejas, escola, etc.
    8- Entendi que o livro conta a história de Leonardo, que se torna o “Sargento de Milícias” que é o título do livro, e é uma história de romance do século XIX, tanto é que o livro possui uma linguagem difícil de ser compreendida, dificultando o entendimento, porém é uma obra importante devido a ser antiga, o que a torna um clássico, e é um livro que cai muito em vestibulares.
    1. Paulo Henrique,
      Faltaram os comentários sobre os personagens. Isso é muito importante em uma análise. Isso fez com que a NOTA SEJA PARCIAL/APROVADO. PAZ! MATHIAS.
  4. 1- Memórias de um sargento de milícias
    2- Manuel Antônio de Almeida
    3-a História retrata um garoto, Leonardo, que perde os pais; sua mãe foge com um capitão de uma embarcação portuguesa, e seu pai o abandona. Contudo, Leonardo foi criado por seu padrinho, que sempre foi muito dedicado em sua função.
    Leonardo desde cedo é endiabrado e vive diversas aventuras, sempre enganando o seu padrinho, que, por gostar muito de Leonardo, não percebe que o menino é realmente muito agitado. Após alguns anos, o padrinho coloca Leonardo na escola, a tentativa não durou muito tempo.
    Leonardo quando adolescente vive diversos romances, sempre muito galanteador como seu pai. Os principais deles é com Luisinha e Vidinha. Depois de muito tempo, Leonardo já crescido, mais “esperto” e suas malandragens (Leonardo nunca deixou de ser malandro, a única diferença é que agora sabia como praticá-las) e depois de um desenrolar fascinante Leonardo fica com Luisinha, a garota que ele realmente ama.
    4- Narrador onisciente terceira pessoa
    5- Leonardo: personagem principal, muito endiabrado, malandro, que ao final do livro se torna um sargento de milícias.
    Leonardo Pataca: pai de Leonardo, que durante sua viagem ao Brasil conhece Maria das Hortaliças, mãe de Leonardo.
    Maria das Hortaliças: Uma camponesa que abandona Leonardo pai, e Leonardo filho, para fugir com um capitão português.
    Dona maria: Amiga da madrinha de Leonardo, era muito rica, e vivia abrindo processos judiciários.
    Madrinha: era bondosa com Leonardo, e frequentador da igreja.
    Padrinho: Barbeiro, que cuida de Leonardo, após o mesmo ser abandonado pelos pais.
    Vidinha: garota muito disputada, que acaba se envolvendo com Leonardo, e deixando seus pretendentes irritados.
    Luisinha: sobrinha de D.Maria que ao longo da história se torna uma mulher muito bonita, que atrai as atenções de Leonardo.
    Vidigal: era a autoridade que exercia a lei naquela época.
    6-Tempo cronológico, em sua grande maioria, apenas com alguns “flashbacks” para explicar certos acontecimentos, que não ficam muito claros ao longo da história. “Era no tempo do Rei…” tempo de referência – 1808/Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. O ano de 1852 é o de publicação da obra, durante o período romântico da literatura brasileira.
    7- Rio de Janeiro, no século XIX. Há a expressão “Era no tempo do Rei…” – 1808 é tempo de referência – Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. O ano de 1852 é o de publicação do romance, durante o período romântico da literatura brasileira.
    8- uma obra que nos mostra a vida como ela realmente é, com diversos romances, traições, malandragens, mostrando que até mesmo os mais honestos cometem deslizes. A obra é muito importante pois é o primeiro livro a descrever o malandro brasileiro, e uma classe mais social mais pobre, do que as descritas em outros livros.
  5. 1.Memórias de um Sargento de Milícias
    2.Manuel Antônio de Almeida
    3. Leonardo, filho de Leonardo Pataca e Maria das Hortaliças, protagoniza várias passagens divertidas e irônicas. Após ser abandonado por seus pais, Leonardo é criado pelo barbeiro, seu padrinho. O protagonista passa por várias aventuras, sempre enganando o barbeiro. Anos depois ele ingressa na escola. Nesta ocasião o menino se torna amigo de um sacristão, também propenso à malandragem, e assume a mesma função na Igreja, com a ajuda de Tomás da Sé, pai de seu colega. Leonardo é expulso da igreja após revelar uma história oculta do padre. Leonardo se interessa pela sobrinha de Dona Maria, amiga de seu padrinho. Luisinha passa a viver com essa senhora, depois de ter ficado órfã. Quando está prestes a conquistar a moça, entra em cena José Manuel, antigo amigo da madrinha de Leonardo. Ele antipatiza com o homem e logo se dá conta das más intenções dele.
    O barbeiro morre e o protagonista é confortado por sua amada. Ele se torna o herdeiro de seu padrinho. Como Pataca passa a administrar a herança, Leonardo é obrigado a ir morar com ele, mesmo a contragosto. Ele e a madrasta entram em guerra. Após uma grande discussão com o pai e a madrasta, Léo é expulso de casa, pois Pataca fica furioso quando seu passado vem à tona na guerra entre seu filho e sua nova esposa. Léo conhece Vidinha e se encanta pela mesma. Passa a morar junto com os jovens da Rua Vala.
    Dois primos de Vidinha competem entre si pelo amor da garota, mas ela gosta mesmo é de Leonardo. Os dois começam a namorar e esse relacionamento provoca ciúmes nos dois primos.
    Eles denunciam Léo a Vidigal, representante da lei, dizendo que o protagonista está vivendo de forma ilegal na residência e se aproveitando das mulheres. Leonardo é preso mas consegue fugir. Sua madrinha lhe arruma um emprego, mas Leonardo se envolve com a mulher de seu chefe e é demitido. Ele é preso de novo. Vidinha acaba se envolvendo com o ex-patrão do protagonista ao ir tirar satisfações com ele e a esposa dele.
    Leonardo é forçado a se alistar no exército, mas acaba cometendo mais uma de suas travessuras até lá dentro. Ao aprontar com Vidigal, é preso novamente. Por insistência da parteira, de D. Maria e da antiga amante, Maria Regalada, o Major acaba perdoando o malandro e lhe garante o posto de Sargento do Exército. Luisinha casou com José Manuel, que só se interessava pelo dinheiro da moça. Mas pouco tempo depois, o mesmo morre. Leonardo, com sua farda de sargento, agora consegue casar com Luisinha, que havia se tornado uma bela mulher. Com a morte de Dona Maria e Leonardo Pataca, o casal fica com suas heranças.
    4.A história é narrada em terceira pessoa, o narrador é onisciente.
    5.Leonardo-Pataca: Marido de Maria-da-Hortaliça e pai de Leonardo, o protagonista.
    Maria-da-Hortaliças: Mãe do protagonista e esposa infiel de Leonardo-Pataca.
    Leonardo: Protagonista do romance. Filho de Leonardo-Pataca e de Maria-da-Hortaliça, criado pelo barbeiro, seu padrinho. Desde pequeno ele já revela um caráter duvidoso. Quando se tornou rapaz, assumiu a malandragem como forma de vida. Não queria ser padre nem exercer qualquer ofício.
    A Comadre: Parteira, madrinha de Leonardo, ela estava sempre ajudando o afilhado.
    O Compadre: Barbeiro, padrinho de Leonardo. Não tinha esposa nem filhos. Dedicou a vida a Leonardo. No início desejava que ele fosse padre. Depois desistiu e fez tudo para que ele se casasse com Luisinha.
    Major Vidigal: Ele representava a justiça, o aparato policial da época. Concentrava em suas mãos a tarefa de julgar, a execução da sentença e também perseguia os infratores.
    Dona Maria: Uma mulher na terceira-idade, piedosa e caridosa. Adorava se envolver em demandas; ao vencer uma delas, conquista a guarda da sobrinha órfã. Era uma velha amiga do barbeiro.
    Luisinha: Sobrinha de Dona Maria. Quando perde os pais ela vai morar com Dona Maria, sua tia. Ela e Leonardo eram apaixonados um pelo outro. Na adolescência era sem graça; depois se transforma em uma bela mulher.
    Vidinha: A jovem mulata era desejada pelos dois primos. Leonardo também cai de amores por ela quando Tomás da Sé o apresenta à garota. Na época o grupo se reunia no Cajuzeiros e Vidinha cantava e tocava viola.
    6.a história se passa no início do século XIX. 1808 é um ano referência – “Era no tempo do Rei”… Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. O Ano de 1852 é o ano de publicação do romance, dentro do período romântico da literatura brasileira.
    7.a história se passa nas ruas pelo Rio de Janeiro.
    8.o livro retrata a malandragem carioca no início do século XIX, usa bastante a linguagem coloquial, tentando parecer bastante com o jeito que os cariocas realmente falam.
    1. Vinícius Gonzaga,
      Algumas correções, principalmente quanto ao século. O século é XIX e não XX. APROVADO. PAZ! MATHIAS.
  6. 1- Memórias de um sargento de Milícias
    2- Manuel Antônio de Almeida
    3- O protagonista, Leonardo, é filho de Maria das Hortaliças e de Leonardo Pataca, que se conheceram em um navio que os trouxe de Lisboa. Sua infância foi marcada pelo abandono de sua mãe, que o deixou para fugir com um capitão de um navio, e de seu pai, que após a fuga da mulher deixou o filho. Desde então Leonardo viveu com seu padrinho, um barbeiro que o criou com devoção e amor.
    Quando cresceu, o protagonista vivia fazendo travessuras e brincadeiras, que passavam despercebidas aos olhos de seu padrinho, que o amava incondicionalmente e por isso nunca percebeu que seu sobrinho era um menino levado. O barbeiro, dentro da sua enorme fé em Leonardo, deseja que ele se torne clérigo e tenta o preparar para essa função, enquanto sua madrinha, a mulher que fez seu parto, não acredita que esse seja a profissão correta para seu Leonardo.
    Depois de várias tentativas de fazer com que o protagonista deixe de se meter em confusão seu padrinho desiste e o coloca na escola, mas como vivia levando palmatórias de seu professor ele começa a cabular aulas. Ele se torna amigo de um sacristão e assim também se torna um, indo trabalhar em uma igreja. Nesta igreja há um padre que não segue seus votos completamente, pois se envolve com uma cigana, que por acaso é ex-amante de Leonardo Pataca. Quando o garoto travesso descobre isso ele expõe o padre em uma de suas missas e é expulso da igreja.
    Enquanto jovem Leonardo não possui um ofício, apesar das várias tentativas da madrinha para que ele deixa-se de ser vagabundo. O pai do protagonista se casa com a filha da madrinha de seu filho, uma mulher chamada Chiquinha, já o protagonista se apaixona pela Luisinha, que é parente de uma amiga de seu padrinho. Mas esse romance é atrapalhado por um homem chamado José Manuel, que contrata um mestre para fezer uma reza e colocar a madrinha de Luisinha contra Leonardo.
    Depois de um tempo o barbeiro morre e deixa toda sua herança para o protagonista, que é menor de idade e por isso tem que ir morar com seu pai, que se torna o administrador de sua herança, com sua meia-irmã e com sua madrasta, com quem constantemente briga.
    Um dia Leonardo é expulso de casa após uma discussão com sua madrasta. Ele reencontra seu colega que era sacristão e através dele conhece Vidinha, e se apaixona por ela. Leonardo vai morar na Rua da Vala e começa a namorar Vidinha, que tem dois primos que gostariam de se casar com ela. Por isso os mesmos dizem ao Vidigal, o representante da lei, que Leonardo vive como clandestino e abusa de meninas. Essa denúncia faz com que ele seja preso, mas Leonardo consegue escapar.
    A parteira o ajuda a arrumar um emprego na despensa do rei, mas logo é demitido por ter um caso com a mulher de seu chefe. Com isso ele é preso mais uma vez. Vidinha acaba se relacionando com o Toma-Largura, que era chefe de Leonardo, quando foi cobrar a amante de seu namorado.
    O protagonista se alista no exército, mas mesmo assim continua fazendo suas travessuras. Uma de suas brincadeiras foi com o Vidigal, que o prendeu novamente. Depois de um tempo o Vidigal perdoa Leonardo e o torna Sargento do Exército.
    Quando se torna sargento Leonardo se casa com Luisinha, que já havia se casado com José Manuel e ficado viúva. Quando Leonardo Pataca morre seu filho finalmente toma posse de suas heranças e vive feliz com sua mulher.
    4- Narrador em terceira pessoa. Ele vê o que acontece mas não participa da história.
    5- Leonardo Pataca: pai de Leonardo e marido de Maria das Hortaliças.
    Maria das Hortaliças: mãe de Leonardo.
    Leonardo: protagonista, filho de Leonardo Pataca e de Maria das Hortaliças mas criado pelo barbeiro. Gosta de aprontar e assume a malandragem durante sua juventude.
    Vidigal: representante da lei.
    Toma-Largura: marido da amante de Leonardo e seu chefe.
    Vidinha: mulata que era desejada pelos primos e apaixonada pelo protagonista.
    Luisinha: sobrinha de Dona Maria, verdadeiro amor de Leonardo.
    Chuiquinha: se casou com Leonardo Pataca e tem uma filha com ele.
    Tenente Coronel: vivia protegendo Leonardo e seu pai pois tinha uma divida com Maria das Hortaliças.
    Cigana: era o amor de Leonardo Pataca e também tinha um caso com o padre.
    Padrinho (compadre): barbeiro, criou Leonardo e queria que o mesmo fosse padre.
    Madrinha (comadre): parteira, sempre ajudava o afilhado.
    6- Toda a história se passa no tempo em que a família real chegou ao Brasil, ou seja, na época em que D. João VI era rei.
    7- A história se passa principalmente no Rio de Janeiro e tem como principais espaços a barbearia, a Rua da Vala, a Uchuaria Real, a casa do barbeiro, a casa de Leonardo Pataca, entre outras.
    8- O começo do livro é um pouco confuso mas ao desenrolar da história o entendimento do livro se torna fácil e a narrativa muito gostosa de se ler por causa das ironias e travessuras apresentadas na história.
    A importância desse livro é que ele mostra os costumes daquela época, a cultura, as diferentes classes sociais e suas rotinas, além dos aspectos morais considerados importantes durante o reinado de D. João VI.
  7. 1.MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
    2.Manuel Antônio de Almeida
    3. A história começa com o romance dentro de um navio que vem de Lisboa até o Brasil, entre Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça, que acaba originando no herói da história.
    Desde que nasceu, o herói da história é malandro, fazendo várias pegadinhas com as pessoas. Também desde novo já passa por uma situação difícil que é quando sua mãe foge com o capitão de um navio e leva o famoso pontapé de seu pai fazendo com que vá morar com seu padrinho, o barbeiro, que com o tempo passa a gostar muito do garoto e não percebe que ele é sapeca.
    O sonho do padrinho é que Leonardo (herói da história) vire padre. Então, o padrinho de Leonardo o coloca na escola. Nesse tempo, o menino conhece um sacristão que também é malandro como ele. Então, vira sacristão também; mas como os dois são sapecas tramam uma pegadinha com o padre que o tira do cargo de sacristão. A escola durou apenas um dia, pois levou muitas palmatórias de seu mestre.
    Já passado um tempo, Leonardo vira um desocupado e seu pai se casa com Chiquinha que é filha da parteira. Leonardo se apaixona por Luisinha que é uma menina que passa a morar com Dona Maria, mas quando está prestes a conquistá-la, aparece José Manuel para estragar tudo. Leonardinho já de cara não gosta dele e vê seus planos naufragarem. A parteira tenta ajudar Leonardo; mas não consegue, pois José Manuel contrata um mestre de reza para o ajudar a pôr Dona Maria contra Leonardo. Durante isso, o barbeiro morre e Leonardo vai morar com seu pai mesmo sem querer, pois o pai quer tomar conta de sua herança, mas ele briga com a mulher de seu pai e Leonardo Pataca fica furioso. Como já tinha dado um pontapé nele, Leonardo decidiu fugir. Em sua fuga, ele reencontra o seu antigo amigo sacristão e começa a namorar Vidinha, uma mulata com sorriso incrível, mas com isso ele provoca ciúmes dos 2 primos de Vidinha que denunciam Leonardo para o major Vidigal, que o prende. Mas Leonardo consegue escapar. Então, sua madrinha lhe arranja um emprego na despensa do rei, mas ele acaba se envolvendo com a mulher de seu chefe Toma-Larga e é despedido e preso novamente. Vidinha acaba se relacionando com Toma-Larga e Leonardo é obrigado a se alistar no exército, mas ele faz mais travessuras e é preso de novo. Sua madrinha junta com Dona Maria e Maria Regalada vão falar com Vidigal e convencem-no a soltar Leonardo e lhe garantir um posto como sargento.
    Leonardo sai da prisão mas tem um porém que é Luisinha ter se casado com José Manuel que além de a maltratar só pensava em sua herança. Passado um tempo José Manuel adoece e morre. Leonardo vira sargento de milicias para poder se casar com Luisinha.
    4.Terceira Pessoa: O narrador é observador, ele não participa das ações dos personagens só observa e conta.
    5.Leonardo Pataca: pai do Leonardo
    Leonardo: personagem principal filho de Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça.
    Madrinha: parteira e madrinha de Leonardo
    Major Vidigal: policial da época
    6. Tempo Cronológico: na época em que D. João VI era o príncipe de Portugal e veio ao Brasil com a Família Real Portuguesa – “Era no tempo do Rei”… O ano de 1852 é o ano de publicação do romance, durante o período romântico da literatura brasileira.
    7.Rio de janeiro, barbearia, casa da dona Maria. São lugares da cidade do Rio de Janeiro, capital da colônia.
    8.Meu entendimento sobre a obra é que ela é um romance que se passa no séc. XIX e que fala da história de um garoto até ele se tornar sargento de milicias.A importância do livro é que ele não se prende ao romantismo comum mas sim em um que tem trama e comédia fazendo dele um livro diferenciado.
  8. Titulo: Memórias de um Sargento de milícias
    Autor: Manuel Antônio de Almeida
    Enredo: O autor mostra a história de Leonardo desde que era um bebê. Menino muito bagunceiro e que não gostava muito da escola; é muito mulherengo, foi criado pelo seu padrinho, dono de uma barbearia.
    Acaba crescendo e descobrindo vários amores, como Luisinha de quem gosta muito mais. Antes dela, há várias outras mulheres e não se sabe de qual gosta mesmo mais. Acaba descobrindo que Luisinha é seu amor.
    Leonardo é obrigado pelos policiais a se alistar no exército, mas acaba não aguentando e cometendo travessuras. Sendo aprisionado, mas o major Vidigal acaba lhe desculpando e lhe garante o posto de sargento de Milícias. Luisinha casa-se com José Manuel, que não prestava muito e acaba morrendo. Leonardo. com sua farda de sargento de milícias, contrai matrimônio com Luisinha.
    Foco Narrativo: 3ª pessoa – narrador onisciente.
    Personagens: Leonardo Pataca, Maria-De-Hortaliça, Leonardo, Comadre, Compadre, Capitao do navio, Cabloco Velho, Cigana, Major Vidigal, Tenente-coronel, Mestre, Marujo, Velha Portuguesa, Vizinha do Compadre, Beata, Velho vizinho do Compadre, Mestre do Pequeno, Mestre de Cerimonia, Capuchinho italiano, Chiquinha, Dona Maria, Luisinha, Vidinha, Irmãs viúvas, filhos da viúva, Filhos da outra Viúva, Vizinhas de Dona Maria, Procurador de Dona Maria, Toma-Largura, Moça do caldo, Maria Regalada
    Tempo em que ocorre a ação: século XIX. “Era no tempo do Rei…”, 1808 tempo de referência – Chegada da Família Real Portuguesa. O Ano de 1852 é o ano de publicação do romance, dentro do período romântico da literatura brasileira.
    Espaço em que ocorre a açao: Terras cariocas(Rio de Janeiro), capital da Colônia.
    Comentários gerais: o livro mostra vários ensinamentos, mais há um que o livro deixa bem claro que é: até mesmo um “malandrão”, bagunceiro, consegue virar uma pessoa trabalhadora e com um emprego decente e que qualquer um consegue mudar, até mesmos os “mulherengos”, até mesmo Leonardo.
    1. Lucca Piva,
      Faltaram os comentários sobre os personagens. É um aspecto relevante para a análise de uma obra. NOTA PARCIAL/APROVADO. PAZ! MATHIAS.
  9. 1- Memórias de um sargento de milícias
    2- Manuel Antônio de Almeida
    3- Leonardo é um menino muito bagunceiro, filho de Leonardo-Pataca e de Maria, ele é abandonado pelos pais quando era pequeno e vai morar com o padrinho. O desejo do padrinho era de que aquele menino se tornasse padre. Após algum tempo o padrinho coloca o menino em uma escola, mas como já era de se esperar o menino bagunça muito durante a aula, passados alguns anos ele começa a cabular aulas. Em um dia desse ele conhece um sacristão e então decide se tornar sacristão também. Mas ele acaba sendo expulso pelo mestre de cerimônias da sacristia. Leonardo se apaixona por Luisinha, sobrinha de D Maria, mas essa acaba se casando com José Manuel para fazer a vontade de sua tia. Depois de alguns acontecimentos Leonardo conhece Vidinha, uma mulher atraente. Mas como seu pai Leonardo não tem muita sorte no amor, outros dois rapazes também sentem uma atração por Vidinha. Leonardo acaba sendo preso pelo Major Vidigal, ele é acusado de não colaborar com as tarefas de casa, ele consegue escapar e para que isso não volte a acontecer ele vai trabalhar na ucharia, lá ele tem um caso com uma garota que era casada com um servo do rei (toma-largura) por isso ele é mandado embora. Após a morte de José Manuel, Luisinha e Leonardo reatam o antigo namoro, mas como Leonardo era sargento, eles não podiam se casar. D Maria, a comadre, e Luisinha vão até a casa do major Vidigal e chegando lá elas encontram Maria-Regalada que era a sua ex-esposa, eles haviam reatado o namoro. Elas conseguiram convencer Vidigal, que por sua vez entregou dois papéis a Leonardo: um era sua baixa da tropa e outro sua nomeação de sargento de milícias, o que permitia o casamento.
    4- 3º pessoa, narrador não personagem.
    5- -Leonardo: personagem principal da história, menino que foi abandonado pelos pais quando pequeno e que foi morar com o padrinho, este por sua vez, mima o garoto que se torna um menino bagunceiro;
    -Leonardo-Pataca;
    -Maria
    -comadre
    -compadre
    -Luisinha
    -Major Vidigal
    -D Maria
    -Vidinha
    -Maria-Regalada
    6- Passado, período colonial. 1808 deve ser entendido como tempo de referência – “Era no tempo do Rei..” -, chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. O ano de 1852 é o de publicação do romance, durante o período romântico da literatura brasileira.
    7-Rio de Janeiro, capital da Colônia.
    8-No começo parecia um livro que não tinha muita ação, mas ao passar da história o livro foi se tornando mais interessante e legal. O fato de Leonardo não ter sorte no amor igual a seu pai Leonardo-Pataca traz um pouco de humor a história e a deixa mais interessante. o final é bem legal pois Leonardo acaba conseguindo se casar com sua amada e vira um sargento de milícias.
    1. Lucas Magalhães,
      Faltaram os comentários sobre os personagens. Parte importante para uma análise. NOTA PARCIAL/APROVADO. PAZ! MATHIAS.
  10. 1:Memórias de um Sargento de Milícias
    2:Manuel Antônio de Almeida
    3:O enredo conta a história da vida de Leonardo filho de Leonardo Pataca com Maria das Hortaliças; a história se passa em torno dele é contada até a parte que ele se torna o Sargento de milicias.
    4:Memórias de um Sargento de Milícias é romance narrado em terceira pessoa, sendo um narrador-observador quem conta a história.
    5:LUISINHA – moça com a qual Leonardo se casa. Em princípio é desengonçada e estranha, depois melhora. Casa-se com José Manuel, por influência da tia, arran­jando um marido que só deseja seus bens. É órfã. Fica viúva e une-se a Leonardo.
    CHIQUINHA – casa-se com Leonardo Pataca. É filha da Comadre.
    MARIA DAS HORTALIÇAS – mãe de Leonardo, uma saloia (camponesa) muito namoradeira, que abandona o filho para ficar com outro homem.
    LEONARDO-PATACA – pai de Leonardo, um meirinho (oficial de Justiça) que fora vendedor de roupas em Lisboa e, durante sua viagem ao Brasil, conhece Maria das Hortaliças, o que resultará no nascimento de Leonardo.
    MAJOR VIDIGAL: homem alto, não muito gordo, com ares de moleirão. Apesar do aspecto pachorrento, era quem impunha a lei de modo enérgico e centralizado.
    LEONARDO: protagonista que garante unidade à narrativa. O sargento de milícias a que se refere o título da obra é Leonardo, embora o personagem obtenha esse cargo somente nas últimas páginas do livro.
    6:A historia se passa no tempo do rei ou seja, quando o a familia real chegou ao Brasil.
    7:Ocorre no Rio de Janeiro, capital da Colônia.
    8:Meu entendimento sobre o livro é que ele mudou o jeito de se pensar como poderia ser escrito um romance, saindo do tipo de esteriótipo de antigamente de um herói e mocinhos. Esta obra é de certa forma um marco histórico.
    1. LUCAS FELICIANO,
      NOTA PARCIAL/APROVADO. Com certeza, você poderia ter aprofundado mais alguns aspectos importantes, principalmente a respeito dos comentários. PAZ! MATHIAS.
  11. 1- Memórias De Um Sargento De Milícias
    2- Manuel Antônio de Almeida
    3- Conta a história de Leonardo, que quando era pequeno só sabia aprontar travessuras e quando cresceu virou um sargento de milícias. Sua mãe, Maria da Hortaliça e seu pai, Leonardo-Pataca. Seu padrinho, o Barbeiro e como madrinha a Parteira. Quando seus pais brigaram, ele foi morar com o Padrinho que tentou educá-lo para que fosse padre, mas não conseguiu, pois o menino só sabia fazer brincadeiras e travessuras. O padrinho, como tinha paciência com o menino, conseguiu que ele ficasse na escola por mais dois anos e aprendeu a ler muito mal e a escrever pior ainda. Depois de crescer mais um pouco conheceu Luisinha, neta de D. Maria, que logo se apaixonaram, só que José Manuel um conhecido da família pediu Luisinha em casamento para roubar sua fortuna e Leonardo já sabia disso e faria tudo para impedir o casamento. Contou ao padrinho e a madrinha o interesse dele, então a madrinha logo foi contar para a D. Maria que o expulsou de sua casa e proibiu o casamento. Dias depois, seu padrinho caiu gravemente enfermo e três dias depois morreu deixando uma herança para Leonardo, pois quando era mais novo herdou a herança do capitão do navio que estava para morrer. E então, com interesse no dinheiro do filho, Leonardo-Pataca convidou seu filho para morar com ele mas não demorou muito tempo para começar a primeira briga e então Leonardo fugiu de casa e encontrou seu velho amigo e se apaixonou por Vidinha e por ali ficou.
    4- O romance é narrado em terceira pessoa, sendo um narrador-observador quem conta a história.
    5- Leonardo, Leonardo-Pataca Maria das Hortaliças, o padrinho, a madrinha, Major Vidigal, Dona Maria, Luisinha, Vidinha, Chiquinha, Maria Regalada, José Manuel.
    6- A história se passa no começo do século XIX. 1808 é período de referência – “Era no tempo do Rei…” -, chegada da Família Real Portuguesa. 1852 é o ano de publicação do romance, dentro do período romântico da Literatura brasileira.
    7- O espaço físico apresentado na obra é o meio urbano brasileiro do século XIX. A história se passa no Rio de Janeiro, e descreve seus principais pontos, como igrejas, principais ruas, mas descreve também pontos bem à margem da sociedade, como acampamentos de ciganos e bares.
    8- O romance de Manuel Antônio de Almeida destoa do romantismo convencional. Isso dá um sabor especial ao livro, menos pelo fato em si, e mais por mostrar a precariedade de certas classificações excessivamente redutoras. A narrativa tem o poder de ampliar a concepção de literatura romântica, mostrando que os escritores da estética sabiam explorar tanto o sentimentalismo quanto o humor em suas obras.
    1. Stephanni,
      NOTA PARCIAL/APROVADO. Não apresentou comentários sobre aspectos dos personagens. Esses comentários são importantes para a reflexão sobre o romance. PAZ! MATHIAS.
  12. 1- Memórias de um sargento de milícias
    2- Manuel Antônio de Almeida
    3- O autor do livro acompanha a trajetória da vida do protagonista Leonardo desde seu nascimento. Filho de Leonardo-Pataca e Maria das Hortaliças, a criança teve como um de seus padrinhos o Barbeiro. Após alguns anos de seu nascimento, Leonardo tem o abandono de seus pais, sendo criado por seu padrinho, o barbeiro, que se dedica à criança de corpo e alma.
    Anos depois, ele ingressa na escola, fazendo amizade com um sacristão, mas a tentativa de permanecer na escola é frustrada, pois o garoto leva apenas palmatórias do mestre. Na sociedade ele se torna um desocupado, se interessando pela sobrinha de uma amiga do barbeiro, que se chamava Luisinha. Leonardo perde o medo e se declara para Luisinha. Após a declaração, a garota passa por uma grande mudança no corpo e no comportamento, e durante esses momentos, o barbeiro morre, para grande tristeza do protagonista Leonardo, sendo confortado por Luisinha. Ele se torna o herdeiro de seu padrinho, mas como seu pai começa a administrar a herança, Leonardo é obrigado a ir morar com seu pai, mesmo a contragosto. Logo, o garoto se depara com sua madrasta, e ali iniciava uma grande guerra entre os dois. Após uma terrível discussão entre Pataca e a madrasta, Leonardo é expulso de casa e vai para o Cajueiro, onde ali reencontra seu antigo amigo sacristão e através dele conhece Vidinha por quem se encanta. O protagonista então recebe uma proposta para morar junto com um grupo de jovens. Leonardo começa a namorar Vidinha, gerando muito ciúmes entre os dois primos da garota. Os dois vão até o representante da lei e acusam o protagonista de estar vivendo clandestinamente na residência e se aproveitando das garotas. Leonardo é aprisionado, mas consegue escapar.
    Sua madrinha consegue para ele um trabalho na despensa do rei, mas Leonardo arma mais uma das suas maluquices. Ele tem um caso com a mulher de seu chefe e acaba sendo demitido. O protagonista é preso mais uma vez, onde é forçado pelos policiais a se alistar no Exército. Mas ele não resiste e traz suas travessuras até mesmo dentro da polícia. Ao aprontar com o representante da lei, é aprisionado de novo. Por insistência da parteira, de Dona Maria e da antiga amante, Maria Regalada, o Major acaba perdoando Leonardo e garante para ele o posto de Sargento do Exército.
    Leonardo, sabendo que Luisinha estava sendo maltratada por seu marido fica furioso, mas também contente, pois o marido dela acabou morrendo dias após a descoberta de Leonardo. O protagonista encanta a moça com sua farda de sargento de milícias e começa a se relacionar seriamente com ela. Ao decorrer do relacionamento, Leonardo Pataca morre, fazendo com que o casal tome posse de sua herança pondo fim à história.
    4- O foco narrativo é em terceira pessoa, transcrevendo uma narrativa muito dinâmica.
    5-
    Leonardo- Pataca: Marido de Maria-da-Hortaliça e pai de Leonardo, o protagonista.
    Maria-da-Hortaliça: Mãe do protagonista e esposa de Leonardo-Pataca.
    Leonardo: Protagonista do romance. Filho de Leonardo-Pataca e de Maria-da-Hortaliça, criado pelo barbeiro, seu padrinho. Quando se tornou rapaz, assumiu a malandragem como forma de vida.
    A Madrinha: Parteira, madrinha de Leonardo, ela estava sempre ajudando o afilhado.
    O Padrinho: Barbeiro, padrinho de Leonardo. Não tinha esposa nem filhos. Dedicou a vida a Leonardo. No início desejava que ele fosse padre. Depois desistiu e fez tudo para que ele se casasse com Luisinha.
    Capitão do Navio: Leonardo-Pataca o encontrou diversas vezes nas proximidades de sua casa. Ele acreditava que o homem fosse amante da sua mulher. Maria-da-Hortaliça foge com ele para Portugal.
    Cigana, A Madrasta: Novo amor de Leonardo-Pataca, depois da fuga de Maria. Ela também o traía. Tinha um caso com o mestre-de-cerimônias da igreja da Sé.
    Major Vidigal: Ele representava a justiça e a lei, o aparato policial da época. Concentrava em suas mãos a tarefa de julgar, a execução da sentença e também perseguia os infratores.
    Tenente- coronel: Ele protegia Leonardo-Pataca e seu filho, graças a uma dívida moral com Maria-da-Hortaliça.
    Mestre: Personagem que criou o barbeiro, sem jamais lhe revelar se eram parentes
    Capitão do navio negreiro: Ele ficou doente dentro do navio e morreu, mas não sem antes pedir ao barbeiro que levasse sua herança à filha, e deu ao padrinho de Leonardo o endereço para a entrega de seus bens.
    Velha Portuguesa: Mãe de Maria-da-Hortaliça.
    Mestre do pequeno: Era um dos melhores professores da região. Adorava os pássaros.
    Tomás da Sé Filho: O garoto era sacristão como o pai. Ele era companheiro de travessuras do menino Leonardo. Na juventude ele vai encontrar mais uma vez o protagonista e o apresentará a Vidinha.
    Dona Maria: Uma mulher na terceira-idade, piedosa e caridosa. Era uma velha amiga do barbeiro.
    Luisinha: Sobrinha de Dona Maria, ela e Leonardo eram apaixonados um pelo outro. Na adolescência era sem graça; depois se transforma em uma bela mulher.
    Vidinha: A jovem era desejada pelos dois primos. Leonardo também cai de amores por ela.
    6- Toda a história se desenvolve em tempo cronológico, somente em alguns pontos o narrador refere-se a fatos do pretérito. 1808 deve ser entendido como tempo referência: “Era no tempo do Rei…” – chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. O ano de 1852 é o de publicação do romance, dentro do período romântico da Literatura brasileira.
    7- Rio de Janeiro, é o principal cenário, onde ocorrem as aventuras de Leonardo. A cidade é a capital da Colônia.
    8- Achei uma obra muito bem elaborada, detalhando muito bem a cada aventura do protagonista, mas em alguns pontos se mostra confusa para um bom entendimento. O autor detalha muito bem os costumes da época e expõe de forma muito bem elaborada como os antigos moradores do Rio de Janeiro recorriam a malandragem para ganhar a vida. Cada personagem, principalmente Leonardo, mostra como superar seus obstáculos, na maioria das vezes vencendo. Apresenta um bom enredo e recomendaria para outros leitores esta história que pode retratar muito bem a vida na época em que ocorreu.
  13. 1.TÍTULO – Memórias de um Sargento de Milícias
    2. Autor – Manuel Antônio de Almeida
    3. ENREDO – A história conta a vida de Leonardo, um menino que foi abandonado por seus pais e que vai morar com seu padrinho e sua madrinha. Esse menino cresce e começa suas relações amorosas, mas continua aprontando, como fazia quando criança. Ele entra em vários conflitos, mas acaba no final se tornando sargento do exército e casa-se com seu grande amor, Luisinha.
    4.NARRADOR (FOCO NARRATIVO) – O foco narrativo é em terceira pessoa, o narrador interfere no texto, faz obser¬vações e busca contato com o leitor.
    5.PERSONAGENS – Os personagens são:
    Leonardo: protagonista que garante unidade à narrativa.
    Leonardo Pataca: pai de Leonardo, um meirinho (oficial de Justiça) que fora vendedor de roupas em Lisboa.
    Maria das Hortaliças: mãe de Leonardo, uma saloia (camponesa) muito namoradeira, que abandona o filho para ficar com outro homem.
    O Padrinho: é dono de uma barbearia e toma a guarda de Leonardo após os pais abandonarem a criança. Torna-se um segundo pai para ele.
    A Madrinha: mulher gorda e bonachona, apresentada como ingênua, frequentadora assídua de missas e festas religiosas.
    Major Vidigal: homem alto, não muito gordo, com ares de moleirão. Apesar do aspecto pachorrento, era quem impunha a lei de modo enérgico e centralizado.
    Dona Maria: mulher idosa e muito gorda, não era bonita, mas tinha aspecto bem-cuidado. Era rica e devotada aos pobres. Tinha, contudo, o vício das demandas (disputas judiciais).
    Luisinha: sobrinha de dona Maria. Seu aspecto, inicialmente sem graça, se transforma gradualmente, até se tornar uma rapariga encantadora.
    Vidinha: mulata de 18 a 20 anos, muito bonita, que atrai as atenções de Leonardo.
    José Manuel – homem mais velho que fica interessado em Luisinha por conta da herança.
    6. TEMPO EM QUE OCORRE A AÇÃO – O tempo é de maneira Cronológica e a história passa-se por volta do século XIX. 1808 é tempo de referência – “Era no tempo do Rei…” -, refere-se à Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. O ano de 1852 é o de publicação da obra, durante o período romântico da Literatura.
    7. ESPAÇO EM QUE OCORRE A AÇÃO – A história ocorre no Rio de Janeiro do século XIX, capital da Colônia.
    8. COMENTÁRIOS GERAIS (Qual seu entendimento? Qual a importância da obra?)
    A história foi escrita no período do romantismo, na história, Leonardo se apaixona por Luizinha e por Vidinha, mas Manuel Antônio de Almeida desenvolve a figura do herói malandro, símbolo da literatura nacional. Ainda é contada a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX.
    O livro é importante pela escrita do malandro romântico pela primeira vez.
  14. TÍTULO : Memórias de um sargento de milícias.
    AUTOR : Manuel Antônio de Almeida.
    ENREDO : Linear com cortes e flashbacks.
    NARRADOR (FOCO NARRATIVO) : É em 3º pessoa, mas HÁ passagens em que se narra em 1º pessoa.
    PERSONAGENS : Leonardo, é o personagem principal malandro adora arrumar uma confusão e problemas mulherengo garanhão. é criado pelo padrinho após a separação de seus pais .
    Luisinha, no começo uma mulher desengonçada e meio estranha, meio deia mais depois melhora casada com josé manuel por causa da tia ao ficar viuva se junta a Leonardo.
    Vidinha, alegre, animada, bonita mulata bem feliz, bem jovem.
    Compadre, barbeiro homem que cria o Leonardo.
    Comadre, uma mulher que adora o afilhado Leonardo o acompanha e o defende.
    D. Maria, adora uma demanda judicial após a perda dos pais ganha a guarda de Luisinha.
    José Manuel, casado com Luisinha um homem que não se pode confiar ,calculista que depois morre e deixa Luisinha viuva.
    Major Vidigal, um militar que persegue Leonardo conseguindo integralo as forças milicianas.
    Ciquinha, É a filha da Comadre. se casa com Leonardo Pataca.
    Leonardo Pataca, pai de Leonardo se casa com a Ciquinha, e abandona seu filho com o Compadre.
    Maria da Hortaliça,mãe de Leonardo , trai Leonardo Pataca e foge com outro para Portugal.
    TEMPO EM QUE OCORRE A AÇÃO : Cronológico, interpretam-se em coisas da sociedade, experiências da sociedade.
    ESPAÇO EM QUE OCORRE A AÇÃO : A parte mais humilde do Rio de Janeiro em vários lugares com bares, igrejas, ruas, … Costumes da capital da Colônia.
    COMENTÁRIOS GERAIS (Qual seu entendimento? Qual a importância da obra?): a importância é do romantismo convencional. A narrativa tem o poder de aumentar a concepção de literatura romântica. O mais certo é dizer que livro mostra as coisas do romantismo.
    O entendimento do livro é de que, apesar das pessoas terem muitos defeitos, sempre têm um jeito de conseguir conviver, de saber conviver com as diferenças e ficar sempre atentos com as pessoas com que você convive, pois existem aqueles que só querem o que você tem; interesse e principalmente viver com todas as diferenças.
  15. 1-) Memórias de um Sargento de Milícias.
    2-) Manuel Antônio de Almeida.
    3-) Personagens Tipos;
    4-) Narrador Observador, terceira pessoa do singular.
    5-) .Leonardo: filho de Leonardo Pataca e Maria das Hortaliças. Quando pequeno foi uma criança muita extrovertida, deixando todos os moradores da vila muito irritados. Quando fica mais velho se torna Sargento, porém seu padrinho sempre quis que ele fosse padre.
    .Leonardo Pataca: pai de Leonardo e esposo de Maria das Hortaliças. Quando ainda vivia em Portugal era um mero vendedor de roupas, mas quando vem ao Brasil se torna oficial de justiça do rei(meirinho,nome popular).
    .Maria das Hortaliças: mãe de Leonardo e esposa de Leonardo Pataca. Uma simples camponesa que ao chegar ao Brasil abandona o filho e seu esposo para ficar com outro homem que havia achado.
    .Compadre: quando Leonardo é abandonado, ele fica com a criança e a cria como se fosse seu próprio filho. Compadre é dono de uma barbearia e deseja que Leonardo se torne padre quando crescer.
    .Comadre: esposa de Compadre, costuma frequentar missas. Mulher gorda que sempre esta sabendo de todas as fofocas que ocorrem.
    .Luisinha: futura esposa de Leonardo.
    .Vidinha: jovem muito atraente que chama a atenção de todos os jovens ao seu redor,principalmente de Leonardo.
    .Major Vidigal: como se fosse um delegado daquela época.
    6-) Século 19. 1808 – “Era no tempo do Rei…” tempo referência, Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. O ano de 1852 é importante, pois é o de publicação do romance, durante o período romântico da literatura brasileira.
    7-) Rio de Janeiro, capital da colônia.
    8-) História narrada durante o século 19 no Rio de Janeiro. Basicamente conta a história de Leonardo. É apresentado o modo de vida das pessoas daquela época e seus costumes.
  16. 1- Memórias de um Sargento de Milícias
    2- Manuel Antônio de Almeida
    3- Em uma viagem de navio, Leonardo Pataca conhece uma moça chamada Maria das Hortaliças, apaixonam-se, e chegando no Brasil, casam-se. Os dois tiveram um filho, Leonardo, e anos depois filho de Leonardo Pataca descobre que sua mãe está traindo seu pai. Após isso, Maria foge com um capitão, e com essa separação, Leonardo Pataca leva seu filho para ser criado com seu padrinho, que era um barbeiro, que desejava que Leonardo fosse um padre.
    O tempo foi se passando, e Leonardo vira um “vagabundo” por não ter emprego, mas quando conhece Luisinha, sobrinha de D. Maria, sua vida muda, e se apaixona por ela, mas não é tão fácil a situação, porque Leonardo tem um rival, José Manuel, porém sua madrinha, uma parteira ajuda a distanciar José Manuel de Luisinha. Com o tempo o padrinho de Leonardo falece, foge de casa e vai viver com um amigo, e acaba se apaixonando por Vidinha, mas isso não agrada os primos, e para tirar Leonardo disso, eles vão até Vidigal, chefe de polícia acusando Leonardo de vadiagem. Mas no caminho, Leonardo conseguiu fugir e arrumou um trabalho na Ucharia Real, porém se envolve com uma mulher, esposa do “toma largura”, e é demitido.
    Enquanto isso, “toma largura” se interessa por Vidinha, e por isso, Leonardo vira policial, mas por sempre gostar de aprontar, protege os bandidos, mas Vidigal o pune e prende. Mas depois, a comadre conhece um velho amor do chefe, e elas conseguem libertar Leonardo. E já com o falecimento de José Manuel, Leonardo e Luisinha se casam.
    4- É um romance narrado em terceira pessoa, sendo um narrador observador quem conta a história.
    5- Leonardo- filho de Leonardo Pataca e Maria Hortaliça; possui gestos bons; criado pelo padrinho; casou-se com Luisinha
    Leonardo Pataca- meirinho; sentimental; pai de Leonardo
    Vidigal- chefe de polícia; temido por todos
    José Manuel- casou-se com Luisinha
    Maria das Hortaliças- mãe de Leonardo; traiu Pataca; fugiu com outro para Portugal
    Vidinha- jovem bonita e animada; encanta Leonardo
    D.Maria- ganha guarda de Luisinha; doida por uma demanda judicial
    Luisinha- órfã; casou-se com José por influência da tia; virou viúva e casou-se com Leonardo
    Compadre- barbeiro; cria Leonardo
    Comadre- defende muito Leonardo; adora seu afilhado
    6- O romance se passa no século XIX, quando a família real portuguesa se refugiou no Brasil. Não se deve esquecer do ano de 1852, o de publicação do romance dentro do período romântico – 1836/1881
    7- Ocorre no Rio de Janeiro, na época de D. João VI.
    8- O livro mostra que o narrador não apenas narra os acontecimentos, como também faz alguns comentários a partir do fato, com influência no leitor.
    Por ser um livro de memórias, o narrador relata fatos no passado, sendo assim o título coincide com o conteúdo do livro.
  17. 1. Título: “Memórias de um Sargento de Milícias”.
    2. Autor: Manuel Antônio de Almeida.
    3. Enredo: “Memórias de um Sargento de Milícias”, narra à história de um anti-herói, que por sua vez já nasceu do curioso casamento entre Leonardo-Pataca com Maria das Hortaliças, e como é narrado, Leonardo, este anti-herói, é fruto de uma pisadela e de um beliscão, tudo isso aconteceu em meio a uma viagem de navio, de Portugal ao Brasil. Eis que, após o nascimento de Leonardo, Maria e Leonardo-Pataca brigam, e como consequência, os dois abandonam Leonardo, que por sua vez foi acolhido pelo seu padrinho, pelo qual desenvolveu profundo amor e carinho no longo da história. O fato é que Leonardo era um menino muito pobre e travesso, e que fazia de tudo para tentar subir na vida. No decorrer da narração conforme vai crescendo, Leonardo se apaixona por Luisinha, paixão que logo se encerra quando esta se casa com José Manuel. Leonardo apaixona-se então por Vidinha. Mas, por fim, acaba reencontrando o seu primeiro amor, Luisinha, com que se casa. E depois de tantas tentativas para poder subir na vida, Leonardo finalmente consegue, encontrando o seu ápice ao se tornar o sargento de milícias.
    4. Narrador (foco narrativo): A narrativa é feita em terceira pessoa, causando certo distanciamento entre narrador e personagens, o qual possibilita a reprodução da linguagem coloquial da época, a qual é usada pelas personagens. Outra vantagem do narrador em terceira pessoa é o espaço que ele abre para ironias, recurso muito usado nessa obra. Uma característica desse foco narrativo, é que o narrador apenas narra a ação das personagens e seus efeitos, sem emitir o seu pensamento crítico a respeito da história.
    5. Personagens: Em “Memórias de um Sargento de milícias”, os personagens são planos, ou seja, não mudam o seu comportamento no desenrolar da história, o que pode ser exemplificado com o fato de, mesmo após atingir a idade madura, Leonardo não deixou de ser travesso e malandro, ou seja, ele não deixou de apresentar características infantis. E todas as personagens da história, definem-se geralmente pelos traços gerais e comuns ao grupo a que pertencem. As personagens são:
    • Leonardo, personagem principal, o qual apresenta características travessas, e infantis, mesmo após atingir a idade adulta, possui uma característica muito semelhante a do pai, a qual é de se apaixonar muito fácil, sendo capaz de fazer qualquer coisa pelo seu amor. Leonardo é um anti-herói, pertencente à classe baixa, sendo capaz de fazer qualquer coisa para poder subir na vida, ele tenta conseguir as coisas à sua maneira, mesmo que às vezes de forma ilícita, mas nunca o faz por meio de atos violentos.
    • Luisinha, primeiro grande amor de Leonardo, que no fim após vários desencontros amorosos casa-se com esse grande anti-herói.
    • Leonardo-Pataca, pai de Leonardo.
    • Maria das Hortaliças, mãe de Leonardo.
    • Comadre, madrinha de Leonardo.
    • Compadre, padrinho de Leonardo, o qual cuida dele após ser abandonado pelos pais ainda quando criança.
    • Vidinha, um dos amores de Leonardo ao longo da narrativa.
    • José Manuel, no decorrer da história entra na vida de Luisinha deixando Leonardo profundamente enciumado, depois de vários conflitos entre os dois para ver quem conseguiria a mão de Luisinha em casamento, José Manuel triunfa, e assim se casa com Luisinha, deixando Leonardo profundamente chateado.
    • D. Maria, tia de Luisinha.
    • Maria-Regalada, personagem muito importante para o desfecho da narrativa.
    • Chico-Juca, homem que trabalha de “valentão”, causando muita desordem por onde passa.
    • Teotônio, homem com muitas habilidades humorísticas, as quais eram usadas para animar eventos.
    • Tomás da Sé, amigo de Leonardo, o qual, junto à personagem principal, realizou muitas travessuras no período em que os dois eram ajudantes na igreja.
    • Ciganos.
    • Toma-Largura.
    • Velhas, as quais abrigam Leonardo quando ele foge da casa de seu pai, nessa época ele já estava adulto.
    • Tenente-coronel.
    • Primos, eram primos de Vidinha e filhos de uma das velhas, não gostavam de Leonardo, pois, Vidinha se apaixonou por ele.
    • Mestre de cerimônias.
    • Major Vidigal.
    6. Tempo em que ocorre a ação: A narração ocorre no inicio do século XIX quando D. João VI vem ao Brasil, portanto se refere ao período colonial Brasileiro.
    7. Espaço em que ocorreu a ação: O espaço físico apresentado na obra é o meio urbano brasileiro do início do século XIX, mais especificamente a cidade do Rio de Janeiro. Da qual é descrito muitos pontos importantes como, as igrejas e as principais ruas, também lança luzes sobre regiões a margem da sociedade, como acampamentos de ciganos e bares.
    8. Comentários gerais (Qual seu entendimento? Qual a importância da obra?):
    Manuel Antônio de Almeida retrata em sua obra as margens da vida, ou seja, ele retrata as pessoas que vivem à margem da sociedade, algo que até então era evitado pela literatura. Essa foi uma das primeiras tentativas de se fazer uma narrativa dos costumes da cidade do Rio de Janeiro, desde as classes sociais mais marginalizadas. Além disso, a obra é uma transição do Romantismo para o Realismo, pois ao mesmo tempo em que ela tem características românticas, ela também acaba deixando suas raízes em aspectos mais diretos da vida e da sociedade, assim a obra não faz idealização nem do homem e nem do mundo em que ele se insere.
    Uma das novidades da obra de Manuel Antônio de Almeida é o uso do anti-herói, este por sua vez é um personagem marginalizado pela sociedade, um malandro, que durante o decorrer da história faz de tudo para poder subir na vida, mesmo que para isso tenha que usar meios ilícitos, porém, sem o uso de violência.
    Diferente das outras “Memórias de um Sargento de Milícias” teve sua primeira impressão em folhetins, por isso possuía uma linguagem parecida com a jornalística, e tinha que deixar ao fim de cada capítulo algo que fizesse o leitor esperar ansiosamente pelo próximo. Por causa dessas suas características tão peculiares “Memórias de um Sargento de Milícias” se tornou e é até hoje uma das obras mais importantes da literatura brasileira.
  18. 1. Memórias de um sargento de milícias
    2. Manuel Antônio de Almeida
    3. Leonardo, filho de Leonardo Pataca e de Maria Das Hortaliças, é abandonado pelos pais e passa a morar com seu padrinho, o barbeiro. O padrinho sonhava que Leonardo se tornasse padre, mas o menino aprontava muito em todos os lugares que passava. Depois de levar uma bronca do padre, Leonardo jura vingança. O padre era um homem que apesar de parecer santo tinha muitos segredos que ninguém sabia, e Leonardo armou uma emboscada que desmascarou o padre. Leonardo Pataca era apaixonado pela cigana, mulher que o padre havia roubado dele, mas ela não dava muita bola para ele e havia traído ele muitas vezes. Ele armou uma confusão numa festa da cigana e o padre acabou preso por Vidigal.
    O padrinho começou a freqüentar a casa de dona Maria, uma rica mulher, sempre junto com Léo. Conforme foi ficando mais velho, Leonardo foi sossegando e a idade dos amores chegou. Ele se encantou pela sobrinha de dona Maria, Luisinha, que foi morar com a tia.
    Entra em cena José Manuel, um homem mais velho que só se interessava pelo dinheiro de Luisinha. O padrinho e a madrinha se juntam para tentar afastar o interesseiro.
    Enquanto isso, Pataca foi traído de novo pela cigana e se juntou com a filha da madrinha, tendo um filho. O padrinho morre, e Leonardo vai morar com o pai e com a madrasta, mas eles brigam muito e Leonardo foge de casa.
    Passa a morar com os jovens da rua Da Vala, onde conhece Vidinha. Era uma garota bonita disputada por dois primos, mas que se encantou por Leonardo, e os dois primos, com ciúmes, denunciam Leonardo ao major Vidigal, por estar morando ilegalmente na casa e estar se aproveitando das moças. Leonardo é preso mas consegue fugir. A madrinha arruma um emprego para Leonardo, mas ele se envolve com a mulher de seu chefe e acaba demitido. Vidigal consegue prender Leonardo. Ele é obrigado pela polícia a servir ao exército, mas ao contrário do que pensavam, ele aprontou até lá dentro. Traiu a confiança de Vidigal, e ele o prendeu novamente. A madrinha, com a ajuda de Dona Maria e de uma velha amante de Vidigal vao até a casa de Vidigal para implorar a libertação de Leonardo. O Major não resiste e solta Leo, e ainda o promove a sargento do exercito.
    Enquanto tudo isso acontecia, Luisinha estava casada com José Manuel, que só se importava com o dinheiro dela e logo morreu. Após o enterro do homem, preparam o casamento de Luisinha com Leonardo. Um tempo depois Dona Maria e Leonardo Pataca também morrem deixando mais duas heranças para o casal.
    4- a história é narrada em terceira pessoa.
    5-Leonardo : protagonista da história. É o sargento de milícias, apesar de ter se tornado isso apenas nos últimos capítulos.
    Leonardo Pataca : pai de Leonardo, era um meirinho.
    Maria Das Hortaliças : mãe de Leonardo. Abandona o filho para ficar com outro homem.
    O padrinho: barbeiro. Passa a criar Leonardo depois do abandono dos pais.
    A madrinha: mulher gorda que gostava de freqüentar a igreja
    Major Vidigal: responsável pelo cumprimento das leis
    Dona Maria : mulher gorda, rica, e preocupada com os pobres
    Luisinha : sobrinha de dona maria. Se torna uma garota bonita ao longo da história e acaba casando com Leonardo.
    Vidinha: mulata muito bonita que atrai as atenções de Leonardo.
    6- a ação ocorre no início do século XIX, no “tempo do rei” – TEMPO REFERÊNCIA – Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. O ano de 1852 é o de publicação do romance, dentro do período romântico brasileiro.
    7- a história ocorre no Rio De Janeiro, capital da Colônia.
    8- é uma obra muito importante porque retrata a vidas dos cariocas malandros naquele período. Muito diferente dos romances daquela época. Deve ser entendido como um romance de transição.
  19. 1-Memórias de um sargento de milícias
    2-Manuel Antônio de Almeida
    3-O livro começa com um romance um pouco diferente para nossos dias de hoje; é a história da pisadela e do beliscão que acaba no nascimento de Leonardo. Porém, esse romance não deu muito certo, ficando então Leonardo abandonado. O compadre do seu pai e dono da barbearia o acolheu. O menino era travesso e chegou a desmentir até mesmo o padre da cidade. Ele tinha seus encantos com Luisinha, sobrinha de D.Maria, senhora rica cuja casa seu padrinho frequentava, mas não deu muito certo a princípio. Então, quando foi morar em uma casa com seus colegas de infância, conheceu Vidinha, uma mulata muito disputada entre os rapazes. Também foi um romance curto, pois passava por momentos conturbados e chegou até a ser preso.
    Depois de muito “aprontar” Leonardo foi servir ao exército e assim se tornou o sargento de milícias, conseguindo também continuar seu romance com Luisinha.
    4-Narrador observador, 3ª pessoa, onisciente.
    5-Leonardo Pataca
    Leonardo
    Maria das Hortaliças
    O barbeiro,padrinho ou compadre
    A comadre ou madrinha
    Major Vidigal
    Dona Maria
    Luisinha
    Vidinha
    6-Século XIX,no período romântico. 1852 é o ano de publicação do romance. “Era no tempo do Rei…”, essa oração denota um tempo referência – 1808 – relativo à época da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil.
    7-Acontece no Rio de Janeiro, capital da Colônia.
    8-A importância está nos primeiros relatos de um perfil da sociedade carioca (e outras também): o malandro.
    1. Maria Eduarda Batista,
      Não apresentou comentários sobre os personagens, aspecto necessário. Algumas correções. NOTA PARCIAL/APROVADO.
      PAZ! MATHIAS.
  20. 1. Memórias de um Sargento de Milícias
    2. Manuel Antônio de Almeida
    3. Leonardo e Maria das Hortaliças se conhecem em um navio (de Lisboa ate o Brasil) e, tempo depois, eles têm seu filho: Leonardo. Quando chegam ao Brasil, Maria das Hortaliças trai Leonardo (pai) e Maria volta para Portugal. Leonardo (filho) e criado desde pequeno por seu Padrinho , o Barbeiro. Depois disso Leonardo vive grandes aventuras , sempre enganando seu padrinho ( para fazer a “arte” dele).
    4. É narrado em 3 pessoa, sendo que o narrador não faz parte das ações.
    5. Leonardo, Maria das Hortaliças, o Padrinho, a Madrinha, Major Vidigal e Vidinha
    6. Período da família real no Brasil (1808 – “Era no tempo do Rei…). O ano de 1852 é o de publicação do romance, dentro do Romantismo brasileiro.
    7. Rio de Janeiro, capital da Colônia.
  21. 1- Memórias de um sargento de milícias
    2- Manuel Antônio de Almeida
    3- No livro Manuel Antônio de Almeida conta a história de um pobre menino de família nem um pouco nobre, baseado em sua juventude. Narram-se, na cidade do Rio de Janeiro, as conquistas e os atrasos que Leonardo (personagem principal) sofre. Seu pai Leonardo Pataca não se importava tanto com o menino (Leonardo) e sua mãe voltara para Lisboa (cidade natal) após o separação dos pais. O menino aprendeu a “se virar” e foi praticamente criado na rua; ninguém se preocupava com ele, a não ser seu padrinho (barbeiro). Desde cedo tentou ensinar a Leonardo o alfabeto e queria que se tornasse padre, mas quando cresceu virou homem de rua, ou seja, um “vagabundo”. Ele carregava muitos traços do pai, como ser travesso e sempre se meter em confusões como também era muito mulherengo. Ele começa a namorar Luizinha, sobrinha órfã de D. Maria que morava na casa de sua tia, mas José Manuel fica por ser a melhor escolha de D. Maria para que Luizinha se casasse. Entre brigas que teve Leonardo Pataca e Leonardo, Leonardo vai para longe e se hospeda na família das duas viúvas e começa a se aproximar de Vidinha, que era disputada por seus dois primos. Os dois então contaram ao Vidigal (policial de grande respeito na cidade) sobre coisas que Leonardo acabou fazendo, como se aproveitar do trabalho da família. Nisso o Vidigal o prendeu, mas com sua esperteza ele conseguiu escapar. No tempo que estava fora da prisão, sua madrinha ( a parteira) encontrou um emprego, a Ucharia Real. Ele mulherengo como seu pai se meteu a paqueras à mulher do toma largura, deixando o bravo. Quando Vidinha soube disso foi logo xingar tal mulher, em quanto estava indo para a Ucharia Real, Leonardo estava atrás dela e o Vidigal o viu, assim o encurralando. Sem muito saberem o que havia ocorrido com Leonardo, Vidinha tentou se vingar dele tendo um relacionamento com o toma largura, e ele por sua vez também queria dar o troco por causa da “mulherenguice” de Leonardo. Quando Vidinha saiu com este rapaz , no bar começou a embebedar, o que chamou a atenção do polícia, mas desta vez quem veio combater a desordem foi Leonardo (tinha se tornado um granadeiro). Leonardo acabou por trair o exército e nisso foi novamente para a prisão, mas desta vez seria diferente e ele iria tomar chibatadas, após saberem disso, Dona Maria e a Comadre pediram ajuda a uma antiga amada de Vidigal (Maria Regalada) para que o convencesse a não fazer tais horrores com Leonardo. Finalmente Maria Regalada consegue convencer o Vidigal com uma promessa que fizera. Após a morte de José Manuel, Luizinha fica viúva (ou como disse D. Maria “-como viúva pode ficar se ele nunca marido foi”), Leonardo então aparece voltando do exército todo enfardado e promovido a Sargento de Milícias, quando Luizinha o vê, ocorre uma espécie de relacionamento como antes tiveram quando namoraram, porém agora mais forte. No desfecho do livro mostra uma espécie de cerimonia de casamento, mas não bem isso, pois um sargento não pode se casar.
    4-É em terceira pessoa, pois o narrador não faz parte de nenhum dos personagens da obra
    5- Leonardo Pataca- Pai de Leonardo, muito mulherengo e sempre se metendo em confusões
    Leonardo – Filho de Leonardo Pataca, apresenta muitos traços psicológicos parecidos com o do pai, mas conforme a obra vai se estendendo, Leonardo começa a ficar mais calmo
    Compadre ou Barbeiro- criou Leonardo desde muito cedo por causa da rejeição do pai e a falta da presença da mão que tinha fugido
    Comadre ou Parteira- Foi quem realizou o parto em que Leonardo nasceu, e só se torna de grande influência na obra literária após a morte do compadre
    Maria da Hortaliças – Mãe de Leonardo
    Luizinha – Primeiro amor que Leonardo tivera, era sobrinha de D. Maria
    D. Maria- era uma mulher de riqueza e relativamente velha, mas com traços de que algum dia fora muito bela
    Vidigal- Temido policial e muito respeitado na cidade, era quem “organizava o chiqueiro”
    Maria Regalada- Primeiro amor que Major Vidigal tivera
    José Manuel- Um antigo amigo de Leonardo que vem a se tornar seu grande inimigo
    Vidinha – Mulher mulata e muito bela como dita na obra, era conhecida por cantar modinhas
    6- Ocorre no século XIX, tempo de referência “Era no tempo do Rei…” (1808 – Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil) – 1852, ano de publicação da obra, durante o Romantismo Brasileiro.
    7- Como dito e repetido inúmeras vezes, a obra ocorre no centro da cidade do Rio de Janeiro
    8- Está obra, apesar de ser escrita num período de idealismo, quebrou a regra, ao misturar elementos românticos e realistas, mostrando a miséria e o lado “ruim” dos personagens, fazendo assim Leonardo um herói nada convencional como os ditos na época, assim fazendo a obra se destacar e posteriormente ganhar um enorme peso cultural na sociedade brasileira.
  22. Memórias de um sargento de milícias
    1. “Memórias de um sargento de milícias”.
    2. Manuel Antônio de Almeida.
    3. A história retrata a vida de um anti- herói, Leonardo, que é fruto do relacinamento de Leonardo Pataca e Maria-da-Hortaliça. Após ser abandonado pelos pais, começa a viver com seu padrinho, um barbeiro, o homem começa a ter um grande afeto pelo menino, Leonardo tem como objetivo “subir na vida” na sua juventude era um pouco travesso, e se apaixona por Luisinha. Após algumas idas e vindas, Leonardo se casa com a jovem e se torna o “Sargento de Milícias.
    4. O foco narrativo está em terceira pessoa – narrador onisciente.
    5.- Leonardo: protagonista do romance, filho de Leonardo Pataca e de Maria-da-Hortaliça, criado pelo barbeiro, que é seu padrinho, não queria ser padre e nem trabalhar, um pouco “malandro”.
    – Leonardo Pataca: pai de Leonardo e marido da Maria-da-Hortaliça.
    – Maria-da-Hortaliça: mãe de Leonardo e esposa infield e Leonardo Pataca.
    – Comadre: madrinha de Leonardo e estava sempre o ajudando, era parteira.
    – Compadre: padrinho de Leonardo, dedicou a vida a Leonardo e no início desejava que o menino fosse padre, depois, desistiu, mas fez de tudo para que Leonardo casasse com Luisinha. Era barbeiro;
    – Capitão do navio: amante da Maria-da-Hortaliça, ela foge com ele para Portugal.
    – Cigana: após Maria fugir, esta se torna o novo amor de Leonardo Pataca, mas ela também o trai;
    – Major vidigal: representava a justiça e a polícia da época;
    – Chiquinha: filha da parteira, após Leonardo Pataca desistir da Cigana, ele se casa com ela;
    – Luisinha: sobrinha da Dona Maria, ela e Leonardo eram apaixonados;
    – Vidinha: jovem que era desejada por seus dois primos, Leonardo também se apaixona por ela;
    – Caboclo Velho;
    – Meninos ciganos;
    – Tenente coronel;
    – Mestre;
    – Marujo;
    – Capitão do navio negreiro;
    – Velha Portuguesa;
    – Vizinha do compadre;
    – Beata;
    – Tomás da Sé Filho;
    – Tomás da Sé;
    – Dona Maria.
    6. Tempo cronológico com alguns cortes e flashbacks. 1808 – “Era no tempo do Rei…” – Chegada da Família Real ao Brasil. O ano de 1852 é o ano de publicação do romance, dentro do Romantismo brasileiro.
    7. Rio de Janeiro, barbearia, casa da Dona Maria, cajueiros, Rua da misericórdia, etc. (ambientes da capital da Colônia – Brasil)
    8. O livro de Manuel Antônio de Almeida retrata a vida da classe baixa do Rio de Janeiro do século XIX, com um pouco se humor com romance, o autor tem como objetivo descrever criticar o modo de vida da população pobre daquele período. Tem como personagem principal Leonardo, um jovem malandro, no fim do livro, ele se casa com Luisinha.
  23. 1.Memórias de um Sargento de Milícias.
    2. Manuel Antônio de Almeida
    3. O livro é um romance que conta a história de Leonardo desde sua infância até se tornar um Sargento de Milícias.
    4. Narrado em 3ª pessoa, sendo um narrador – observador que faz comentários sobre a história.
    5. Leonardo Pataca: Era um meirinho, pai de Leonardo
    Maria das Hortaliças: Era uma camponesa, mãe de Leonardo
    Compadre: Dono de uma barberaria, era com um segundo pai para Leonardo
    Cumadre: Uma mulher ingênua, madrinha de Leonardo
    Major Vidigal: Era quem impunha a lei de modo centralizado.
    Dona Maria: Era rica e devotada aos pobres. Tinha vício em processos judiciais
    Luisinha: sobrinha de dona Maria. Primeiro amor de Leonardo
    Vidinha: Mulher muito bonita, que atrai Leonardo
    6. A história se passa no começo do Séc. XIX. “Era no tempo do Rei”… tempo de referência – 1808/Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. O ano de 1852 é o de publicação da obra, durante o período romântico da Literatura brasileira.
    7. Rio de Janeiro, capital da Colônica.
    8. O livro é bem interessante, até mesmo para mim, já que não me interesso por gêneros românticos. O livro é importante, pois mostra o poder que os escritores têm em ampliar a concepção de literatura romântica.
    1. Guilherme,
      O texto poderia ser mais bem abordado, principalmente no que diz respeito aos comentários.
      NOTA PARCIAL/APROVADO. PAZ! MATHIAS.
  24. 1- Memórias de um sargento de milícias.
    2- Manuel Antônio de Almeida.
    3- Conta a história de Leonardo, filho de Leonardo Pataca. Os pais se separaram após seu pai descobrir as traições. A madrinha era uma parteira e seu padrinho era um barbeiro que o criou com muito carinho e acabou deixando o menino folgado. O padrinho o criou para ser padre, mas o menino não quis. Sendo assim, o padrinho conseguiu com que ele ficasse na escola, por mais dois anos. Aí ele aprendeu a escrever e a ler, depois disso Leonardo conheceu Luisinha, neta de Dona Maria, e se apaixonou; só que José Manuel (conhecido da família) pediu a mão de Luisinha em casamento. Leonardo conseguiu impedir o casamento, mas dias depois perdeu seu padrinho. Leonardo foi morar com o pai, que tinha interesse na sua herança, mas logo ele e o pai se desentenderam e saiu de casa. Encontrou um velho amigo, foi morar com ele e logo conheceu Vidinha, mas não demorou muito para Leonardo se meter em confusão e ser preso. Depois disso foi solto, virou sargento de milícias e se casou com vidinha.
    4- 3° pessoa – narrador onisciente.
    5- Leonardo, protagonista
    Leonardo-Pataca, pai de Leonardo
    Marias das Hortaliças, mãe de Leonardo
    Padrinho, barbeiro que criou o Leonardo
    Madrinha, parteira
    Major Vidigal, impunha a lei
    Dona Maria, tia de Luisinha
    Luisinha, mulher de Leonardo
    Vidinha, leve paixão de Leonardp
    jose Manuel, vizinho que tentou casar com Luisinha
    6- Período colonial – 1808 – tempo de referência: “Era no tempo do Rei…” – chegada da Família Real ao Brasil. O Ano de 1852 é o de publicação da obra, tempo do período romântico.
    7- Cidade do Rio de Janeiro, capital da Colônia.
    8- A obra é muito interessante, retrata a vida de Leonardo, desde o nascimento até o dia em que se tornou sargento de milícias para poder se casar com Luisinha. Entendi a obra como uma amostra de como era a vida aqui no Brasil no período colonial
  25. -Título:Memórias de um sargento de milícias
    -Autor:Manuel Antônio de Almeida
    -Enredo:Leonardo,abandonado pela sua mãe e pelo seu pai encontra seu padrinho que o socorre,o qual era dono de uma barbearia.Leonardo Pataca,pai de leonardo,acaba se envolvendo com uma cigana que o abandona logo em seguida.Neste momento ele recorre a feitiçaria,proibida naquela época,para tentar trazê-la de volta.Porém,certa hora da cerimônia,o major Vidigal e seus homens invadem a casa do feiticeiro e levam Leonardo Pataca preso.Então,ele pede socorro a comadre que recorreu a um tenente e Leonardo logo foi solto.
    O padrinho,tempos depois parte para a áfrica como médico em um navio negreiro e,durante a volta,o capitão lhe fornece um baú de dinheiro para que desse para sua filha.O padrinho porém fica com o baú e cria Leonardo pretendendo e torná-lo padre.Porém,o menino náo é bem sucedido e após levar uma bronca do padre ele jura vingança.O padre que aparentava ser uma santidade era na verdade um mentiroso,então,Leonardo resolve armar uma emboscada mentindo o horário de uma suposta festa.Leonardo Pataca tenta roubar a cigana do padre porém não consegue,a partir dai ele arma uma emboscada para o padre causando uma tremenda bagunça em uma festa na sua casa.No momento da bagunça,Vidigal entra e encontra o padre semi nu e o leva preso,com isso Leonardo Pataca consegue mais um tempo com a cigana.O padrinho passou a frequentar a casa de D.Maria acompanhado de seu afilhado Leonardo que logo após se apaixona por Luisinha.José Miguel,homem mais velho,também se apaixona por Luisinha e como tentativa de ajuda a Leonardo D.Maria inventa uma série de mentiras que logo são descobertas.Leonardo Pataca,na mesma época,junta-se a filha da comadre e tem dois filhos com ela.Leonardo vai morar com o pai porém ele se desentende com sua madrasta e ele passa a morar com uns amigos de infância.Lá ele conhece Vidinha e os dois acabam namorando.Uns dos rapazes que la moravam,por ciúmes,dizem ao Vidigal que Leonardo está vivendo como intruso e se aproveitando das mulheres,então,ele leva Leonardo preso porém ele escapa em seguida.
    A comadre arranja um emprego para Leonardo na ucharia e após ele se envolver com a esposa do chefe ele é despedido e logo após Vidigal o leva preso.Obrigado pela polícia a servir o exército ele é colocado no batalhão de granadeiros,porém,ele continua causando problemas e o major acaba lhe punindo.Com o pedido da comadre,Maria regalada e D.Maria para soltar Leonardo,Vidigal não resiste e acaba o liberando.Com a morte de José Manuel,Leonardo acaba se casando com Luisinha e logo após recebem a notícia da morte de Leonardo Pataca e D.Maria
    -Narrador: 3ªpessoa
    -Personagens:Leonardo, Leonardo Pataca, D.Maria, Vidinha, Luisinha, Major Vidigal, padrinho, comadre e Maria das hortaliças
    -Tempo em que ocorre a ação:Séc. XIX – tempo de referência “Era no tempo do Rei…” (1808 – chegada da Família Real portuguesa) – O ano de 1852 é o de publicação da obra. Tempo do autor que pertence à escola romântica.
    -Espaço em que ocorre a ação:Rio de Janeiro, capital da Colônia.
    -Comentários gerais: Ótima obra para o entendimento da vida naquela época e desenvolvida de forma muito interessante despertando a curiosidade do leitor.
    1. Vinícius Henry,
      Faltaram características dos personagens e comentários mais aprofundados. NOTA PARCIAL/APROVADO. PAZ! MATHIAS.
  26. -Título: Memórias de um sargento de milícias
    -Autor: Manuel Antônio de Almeida
    -Enredo: O livro conta a história de um menino que nasceu por acaso e logo cedo foi abandonado pelo seu pai. Foi criado por seu padrinho e por sua madrinha. Ele cresceu, não seguiu o caminho que seu padrinho queria que seguisse e acabou se apaixonando por Luisinha, mas acabou se esquecendo após ficar com outra menina chamada Vidinha que era a mais desejada entre os outros garotos que com inveja falaram ao Vidigal sobre os atos de Leonardo e logo o prendeu.
    -Narrador (Foco Narrativo): Narrador observador em terceira pessoa
    -Personagens:
    Leonardo é o protagonista da obra.
    Maria das Hortaliças é a mãe de Leonardo.
    Leonardo Pataca é o pai de Leonardo.
    O barbeiro é o padrinho de Leonardo e o cria após seu pai o abandonar.
    A comadre é a madrinha de Leonardo e também o criou quando foi abandonado.
    Dona Maria era uma idosa rica
    Luisinha não era tão bonita mas foi o primeiro amor de Leonardo
    Vidinha era muito bonita e desejada por todos.
    Vidigal era quem dava as leis
    -Tempo em que ocorre a ação: Século XIX. Tempo de referência – 1808/”Era no tempo do Rei…” – Chegada da Família Real Portuguesa. O ano de 1852 é o de publicação da obra. Tempo da escrita do autor.
    -Espaço em que ocorre a ação: Ocorre no Rio de Janeiro, capital da Colônia.
    -Comentários Gerais: O livro mostra o romance no Rio de Janeiro naquela época e também como era a sociedade. Vemos o crescimento do Leonardo e suas paixões.
  27. 1-Memórias de um sargento de millícias
    2-Manuel Antônio de Almeida
    3-O livro conta a história do menino Leonardo, um menino inquieto, que aprontava muito. Foi abandonado pelos seus pais, após uma briga que ocorreu entre eles. O compadre que era um barbeiro foi quem acabou criando Leonardo, e seu sonho era torná-lo um membro da igreja.A comadre que era a parteira, quando soube oque ocorreu com Leonardo, passou a ajudar o compadre a cuidar dele. Ela não botava muita fé, de que ele se tornasse um membro da igreja. O livro não somente conta as histórias de Leonardo, más também conta trechos da história de alguns personagens, para que possamos “entender” cada personagem. No final, Leonardo se torna sargento de milícias para que possa se casar.
    4-O romance é narrado em terceira pessoa, e o tipo de narrador é narrador-observador. O livro “quebra” a tradicional ideal de narrador, que ora segue as etapas narrativas e em alguns momentos muda de terceira para primeira pessoa e utiliza procedimentos modernistas.
    5-Leonardo filho- é um anti-herói, preguiçoso, malandro , mulherengo ,que adora aprontar, e sempre se mete em confusões.
    Leonardo Pataca- era meirinho, exigente, abandonou seu filho, trabalhou um navio.
    Maria da Hortaliça- era uma mulher filha de uma prostituta, era bonita.
    Comadre-era a parteira, uma mulher direita que frequentava a igreja, usava roupas comportadas
    compadre-era barbeiro, bastante religioso, foi criado por uma parente que nunca falou se era primo/tio/pai/irmão.., já trabalhou em um navio como médico, e se “acertou” com a riqueza do capitão do navio que morreu.
    Vidigal-“policial”
    Luizinha-mulher de Leonardo
    Chiquinha-sobrinha da comadre
    D.Maria-tia de Luisinha, uma senhora que trabalhava na justiça, e tinha bastante dinheiro.
    6- Ocorre no tempo de rei, que é um tempo de referência – 1808/chegada da Família Real Portuguesa. O ano de 1852 é o de publicação da obra, tempo quem que o autor produzia.
    7-A história é contada no Rio de Janeiro, a vida na capital da colônia.
    8- A obra é muito importante, pois nos mostra como era aquela época. Apesar de possuir uma linguagem bastante complicada, ela nos mostra com clareza como era aquela época, os costumes… e a partir da história de um menino que se torna sargento de milícia, é possível enxergar como era aquele tempo, quando qualquer coisa era caso de punição, o medo do Vidigal. Este livro é muito importante, pois é um documento histórico que retrata bem esse tempo, ou seja ajuda no entendimento do Brasil também.
  28. 1- Memórias de um sargento de milícias.
    2- Manuel Antônio de Almeida.
    3- O livro conta a história de um menino que ao ser abandonado pelos pais, procura ajuda de seu padrinho. O menino Leonardo apronta várias travessuras pela cidade, e ao levar uma bronca do padre, jura vingança. Essa vingança ocorre no dia em que o menino arma uma emboscada para o padre, que aparentava ser santo mas não era nada disso, falando para todos na cidade que o padre tinha um caso com uma cigana. O padrinho de Leonardo começa a frequentar a casa de D. Maria, que vive com uma menina que logo se tornará o primeiro amor de Leonardo. Quando o padrinho de Leonardo morre, ele vai morar com seu pai, mas por causa de inúmeras brigas ele foge de casa e vai morar em uma rua em que vivem duas viúvas, sendo que uma tem três filhas e a outra tem três filhos, Leonardo se envolve amorosamente com vidinha, a mais bonita das três moças, que é disputada por outros homens, esses, movidos pela raiva é inveja, denunciam Leonardo por se aproveitar das mulheres da casa para Vidigal, um major do exército que leva Leonardo preso, mas ele consegue fugir. Leonardo começa a trabalhar, mas logo briga com seus patrões e é preso por Vidigal. Obrigado pela polícia, Leonardo começa a trabalhar no exército, mas ainda continua aprontando, quando Vidigal descobre sobre as traições de Leonardo, ele o leva preso, mas a comadre quando fica sabendo disso, pede ajuda a D. Maria, que leva uma antiga amante de Vidigal para pedir que solte o rapaz, mas consegue e ele seja também promovido a sargento do exército. No final do livro, Leonardo reencontra Luisinha, a menina por quem se apaixonara quando criança e logo se casa com ela.
    4- A narração do livro é em terceira pessoa.
    5- personagens principais:
    Leonardo: personagem que desenvolve toda a história, ele é o sargento a que se refere o título do livro, mesmo tendo alcançado tal posto apenas no final do livro
    Leonardo Pataca: pai de Leonardo, que se envolve com uma cigana, que o troca pelo padre da cidade.
    Padrinho: é quem acolhe Leonardo como um pai, depois que ele é abandonado pelos verdadeiros pais.
    Major Vidigal: era quem mantinha a lei na região.
    Luisinha: moça bonita, que foi a primeira paixão de Leonardo
    6- Como é falado no primeiro capítulo do livro, ele se passa no tempo do rei, algo entre 1808 e 1821 (tempo de referência). O ano de 1852 é o de publicação da obra, tempo do autor, que não pode ser esquecido.
    7- A história se desenvolve na cidade do Rio de Janeiro, notadamente em sua periferia.
    8- A obra possui uma linguagem difícil de ser compreendida, mas possui um enredo interessante, dependendo da atenção do leitor ao ler o livro. A importância da obra, a meu ver, é de proporcionar uma descrição de como era a convivência e os costumes das pessoas no tempo do rei.
    1. Gabriel Scalone,
      Alguns aspectos deveriam ter sido mais bem aproveitados. Com certeza, poderia ter sido mais elaborado. APROVADO. PAZ! MATHIAS.
  29. 1- Memórias de um sargento de milícias.
    2- Manuel Antônio de Almeida.
    3- Desde pequeno Leonardo aprontava com os pais, mas com várias responsabilidades e acontecimentos (morar desde pequeno com seu padrinho; dificuldades disciplinar; paixões; morte de seu padrinho; interesse de seu pai; brigas; confusões envolvendo prisões; e novamente paixões). Na vida, acabou se tornando um sargento de milícias.
    4- Sua narrativa é feita em terceira pessoa com exceção de algumas partes do livro serem escritas em primeira pessoa.
    5- Leonardo: protagonista da história, referência do título da obra, mesmo aparecendo no final do livro. Era um menino difícil de lidar porque só se metia em confusão, mulherengo porém no final se casa e se torna o Sargento de Milícias.
    Leonardo pataca:”semi protagonista”, oficial da justiça vendedor de roupas e que, em uma viagem ao Brasil. Conheceu Maria das Hortaliças e desse relacionamento nasce o Leonardo, o filho que abandonou com o compadre .
    Maria das hortaliças :camponesa, conheceu Leonardo Pataca em uma viagem no Brasil dando origem ao seu filho Leonardo que o abandonou para fugir com outro homem para Portugal.
    Padrinho: barbeiro, fica cuidando de Leonardo após sua mãe e seu pai o abandonarem, tornando-se um segundo pai que acaba deixando-lhe uma herança.
    Madrinha: frequentadora de missas e festas religiosas, madrinha de Leonardo.
    Major Vidigal: militar que impunha as leis de modo enérgico e centralizado. Vivia atrás de Leonardo até integrá-lo as forças milicianas.
    Luisinha: primeiro amor de Leonardo, sobrinha de Dona Maria, casa-se com José Manuel por insistência da tia; é órfã, fica viúva e casa com Leonardo.
    Dona Maria: tia é uma segunda mãe de Luisinha (ganha sua guarda quando ela perde os pais), idosa, gorda, rica, doida por demanda judicial.
    José Manuel: salafrário, casa-se com Luisinha por dinheiro e morre.
    Chiquinha: é filha de comadre e casa com Leonardo.
    Vidinha: mulata de 18 a 20 anos, toca viola e canta modinhas, moça com quem Leonardo se envolve por um tempo; enquanto está distante de Luisinha.
    6- Tempo Cronológico – referência: “Era no tempo do Rei…” (1808), chegada da Família Real ao Brasil; e o ano de 1852 é o de publicação da obra.
    7- No Rio de Janeiro, durante a viagem de Leonardo Pataca de Lisboa para Brasil, passando por várias casas (da família de Leonardo Pataca; do barbeiro; da Cidade Nova; da Guarda da Sé; da Rua da vala; de Dona Maria; império oratório de Pedra Conceição; Coimbra de cajueiros, da Vidinha, rua da misericórdia)
    8- Achei legal o livro, e contado em uma época antiga mas conta sobre o “herói” desde sua infância onde ele era aquele menino cheio de problemas e confusões até o homem que ele virou um sargento de milícias. Gostei bastante dessa passagem de tempo com vários tipos de situações de humor e a relação de alguns fatos passados com o presente.
  30. 1. Memórias de um sargento de Milícias
    2. Manuel Antônio de Almeida.
    3. Leonardo nasceu a partir de uma pisadela e um beliscão entre Maria da Hortaliça e Leonardo-Pataca. Maria da Hortaliça abandona seu filho, Leonardo, com Leonardo-Pataca, e este o deixa com seu padrinho, que passa a cuidar de Leonardo com muito amor e carinho. Leonardo não se dedica aos estudos, e começa a frequentar a igreja como coroinha, e com isso o barbeiro acaba vendo um futuro ao Leonardo, ficando, portanto, muito contente. Porém, logo Leonardo é expulso por tantas brincadeirinhas. Leonardo conhece Luisinha, e se apaixona, porém não dá certo entre os dois por causa de José Manuel que se casa com ela. Quando o Barbeiro morre, Leonardo fica com sua herança e volta a viver com o pai, porém acaba fugindo por causa de brigas. Após o envolvimento com Vidinha, é perseguido por Vidigal, e se alista para não ser preso. Continua com suas confusões e desobediências, e acaba preso. Ao ser libertado por Maria Regalada, é promovido como sargento da tropa regular. Ao ver Luisinha viúva, os dois voltam a namorar, e por fim Leonardo se torna um sargento de milícias e se casa.
    4. Terceira pessoa, narrador que observa os fatos mas não participa dos mesmos.
    5. Leonardo-Pataca: Marido de Maria da Hortaliça, pai de Leonardo, algibebe, gordo, lento, cabelos brancos e face vermelha
    Maria-da-Hortaliça: Mãe de Leonardo filho, esposa de Leonardo-Pataca, infiel, mulher do campo.
    Leonardo: Protagonista, filho de Leonardo-Pataca e Maria-da-Hortaliça, criado pelo seu compadre, caráter duvidoso, malandro, sem compromisso com nada.
    A Comadre: Madrinha de Leonardo, beata tipica, parteira e benzedeira, ajudava sempre o afilhado e tinha fama de “papa-missas”.
    O Compadre: Padrinho de Leonardo, barbeiro e solitário. Dedicava-se a Leonardo.
    Capitão do navio: Foge com Maria da Hortaliça, visto diversas vezes por Leonardo-Pataca.
    Caboclo velho: Praticante de magia negra, recorrido por Leonardo Pataca para ter a cigana de volta.
    Cigana: Ouriçada e saloia, também com amantes. Amor de Leonardo-Pataca, depois de Maria, apesar de ter um caso com o mestre-de-cerimônias de uma igreja.
    Major Vidigal: Chefe politico da região, perseguia certos homens e ditava regras.
    Meninos ciganos: Colegas de Leonardo na via-sacra.
    Tenente-coronel: Protegia Leonardo-Pataca e Leonardo filho, devido sua divida com Maria-da-Hortaliça.
    Mestre: Criou o barbeiro como seu filho.
    Marujo: De um certo navio negreiro, chamou o compadre de Leonardo para que trabalhasse nesta embarcação.
    Capitão do navio negreiro: Morreu doente em seu navio, pedindo antes ao barbeiro que pegasse a herança de sua filha.
    Velha portuguesa: Mãe de Maria da Hortaliça.
    Vizinha do Compadre: Viúva, discutia com o barbeiro devido a Leonardo.
    Beata: Amiga da vizinha do compadre. Se informou da separação dos pais de Leonardo por sua amiga.
    Velho vizinho do compadre: Não suportava nem gostava de Leonardo.
    Mestre do pequeno: Um dos melhores professores da região.
    Tomás da Sé filho: Sacristão como o pai, companheiro de travessuras de Leonardo. Mais tarde apresentará Leonardo a Vidinha.
    Tomás da Sé: Pai do sacristão. Insere Leonardo como sacristão na igreja, responsável pela sacristia.
    Mestre-de-cerimônias: É um sacerdote velho que tinha afinidade com a cigana amada por Leonardo Pataca.
    Capuchinho italiano: Sacerdote que vira o novo Mestre de Cerimônias do sermão anual.
    Chiquinha: Filha da parteira, que a ensinava a achar um bom marido, e acaba casando com Leonardo-Pataca, que mais tarde criam uma filha.
    Dona Maria: Velha, piedosa e caridosa e amiga do barbeiro.
    Luisinha: Sobrinha de Dona Maria. Ela e Leonardo eram apaixonados um pelo outro. Fica muito bonita ao crescer.
    Vidinha: Jovem mulata desejada pelos primos e por Leonardo. Cantava e tocava viola.
    Irmãs viúvas: Uma tinha três filhos e a outra três filhas.
    Filhos da viúva: Três garotos de vinte anos e trabalhadores.
    Filhas da outra viúva: Três jovens com a mesma idade que os primos.
    Vizinhas de Dona Maria: Bisbilhoteira.
    Procurador de Dona Maria: Responsável pelas demandas de Dona Maria, que morre subitamente.
    Toma-largura: Homem obeso que vivia com uma moça que fez com que Leonardo fosse mandado embora de seu trabalho. Mais tarde se apaixona por vidinha
    Moça do caldo: Companheira de Toma-Largura e muito bonita.
    Maria-Regalada: Amiga de Dona Maria e paixão do Major Vidigal, alegre e risonha.
    6. Tempo cronológico. O tempo de referência: “Era no tempo do Rei…” – 1808 – chegada da Família Real Portuguesa; 1852 é o ano de publicação da obra, portanto, dentro da escola literária Romantismo.
    7. Rio de Janeiro, navio de Lisboa-Brasil, casa da família de Leonardo Pataca, barbearia, casa do barbeiro, casa da Cidade Nova, casa da Guarda da Sé Pátio dos Bichos, largo do Paço e Navio Negreiro, casa da Rua da Vala, casa de Dona Maria, império, oratório de Pedra, Conceição, Coimbra, cajueiros, casa de Vidinha, ucharia Real, rua da Misericórdia. O Espaço mais importante é a cidade do Rio de Janeiro, capital da Colônia.
    8. O livro mostra um romantismo tradicional, e mostra, junto com o amor, o humor do livro, o que faz com que ele fique muito viciante, por assim dizer. Além disso, mostra a realidade, e é possível perceber a diferença entre as classes sociais, pois Leonardo era um homem muito simples enquanto Luisinha, por exemplo, era uma mulher mais rica. História muito bonita.
  31. 1- Memórias de um Sargento de Milícias
    2- Manuel Antõnio de Almeida
    3- Conta a história sobre Leonardo, filho de Maria da Hortaliça e Leonardo Pataca, que se conheceram no navio que os trazia de Portugal para o Brasil.
    Maria da Hortaliça abandona o marido e retorna para a sua terra. Pataca recusa-se criar o filho Leonardo o deixando compadre Barbeiro, que cuida dele como se fosse o pai.
    Pataca se envolve com uma cigana que também o abandona e recorre à magia para tê-la de volta, que era uma prática proibida nessa época.
    Pataca é preso por praticar magia porque foi flagrado pelo major Vidigal, que é conhecido como temido representante da lei.
    Leonardo, que pouco gostava da escola, convence o padrinho a permitir que ele vire o coroinha da igreja, e o mesmo deixa por achar que é uma boa oportunidade para o afilhado. Porém Leonardo continua aprontando como sempre.
    Conhece o amor da sua vida que é a Luisinha, ela é uma menina rica, mas sua chance é interrompida, porque José Manuel a conquista e casa-se com ela.
    O compadre morre e deixa a herança para o afilhado Leonardo,que volta a morar com o pai, mas depois foge após um desentendimento
    Aproxima-se de Vidinha, que é uma mulata, mas Leonardo é perseguido por Major Vidigal, que caça os ociosos do Rio de Janeiro. E é forçado a se alistar no exército para não é preso. A experiência militar não ajudou muito, porque ele continua a desobedecer regras e termina preso.
    Se liberta por uma ação da ex-namorada de Vidigal, não só solto como promovido a sargento da tropa regular.
    Lá ele reencontra Luisinha e reata o namoro.
    E assim com a ajuda do Sargento Vidigal torna-se o Sargento de Milícias e obtém a permissão para se casar; Leonardo Pataca – pai de Leonardo
    4- Narrado na 3ª pessoa, narrador observador, pois não faz parte da história
    5- Personagens: Leonardo – protagonista; Compadre- dono da barbearia, toma a guarda de Leonardo e torna-se um segundo pai; a comadre – mulher gorda, ingênua e frequenta festas religiosas; major Vidigal – era quem impunha a lei de modo energético e centralizado; Dona Maria – mulher idosa, gorda e rica. Tinha o vício das demandas.; Luisinha – sobrinha de Dona Maria, amor de Leonardo; Vidinha, mulata bonita que atrai Leonardo; Maria da Hortaliça – mãe de Leonardo que o abandona para ficar com outro homem;
    6 – século XIX – “época do rei” (1808), Família Real Portuguesa no Brasil; é também o tempo do autor (1852), data da escrita do romance.
    7- Rio de Janeiro, capital da Colônia.
    8 – A importância da obra é o seu caráter inovador pelo menos para a nossa literatura. É o primeiro romance de “malandragem” sobre o cotidiano do Rio de Janeiro. Leonardo não se apresenta como o típico herói romântico.
  32. 1-) Título: MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS
    2-) Autor: MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA
    3-) Enredo: No livro “ Memórias de um sargento de milícias”, é contada a história de um jovem, cujo o nome era Leonardo. Maria da Hortaliça e Leonardo Pataca eram seus pais, e seus padrinhos eram o Sr. Barbeiro e a Parteira. Certo dia, Maria Hortaliça e Leonardo Pataca entraram em um desacordo, com esse ocorrido Leonardinho saiu de casa e foi morar com seus padrinhos, o qual tinham muita vontade que fosse pastor, mas isso não se realizou, pois o garoto fazia muitas travessuras. Com muita persistência, Barbeiro conseguiu colocar seu afilhado na escola, ficou lá por mais ou menos dois anos, mas aprendeu poucas coisas, sabia ler e escrever, mas não muito bem. Anos mais tarde, conheceu uma jovem o qual se apaixonou,o nome dela era Luisinha. Luisinha era neta de Dona Maria. A moça também ficou encantada com Leonardinho. Mas para a tristeza de ambos houve um pedido de casamento feito por José Manoel, esse pedido foi feito na intenção de pegar a herança da família de Luisinha; mas Leonardinho era um rapaz muito esperto, e não iria perder a sua amada por nada! Quando soube de tudo o que estava realmente acontecendo, correu para informar seus padrinhos, para ver em que eles poderiam ajudar, sua madrinha ao saber de toda história falou para Dona Maria, que ficou muito brava e obrigou que José Manoel se retirar e cancelar o casamento. Dias mais tarde o Sr Barbeiro pegou uma grave doença, e em questão de três dias acabou falecendo, deixando toda sua herança para seu afilhado. Leonardo Pataca vendo que seu filho havia herdado a herança de seu padrinho convidou ele para voltar para casa, mas em pouquíssimo tempo as brigas voltaram a acontecer, então Leonardinho saiu de casa novamente e foi para a casa de um amigo de longa data. Em uma dessas, conheceu uma jovem com o nome de Vidinha, o qual se apaixonou. Leonardinho foi preso, mas logo depois foi solto, assim que saiu da cadeia casou-se com Luisinha, seu verdadeiro amor, conquistando assim seu posto de sargento de milícias.
    4-) Narrador (FOCO NARRATIVO): A narrativa está em TERCEIRA PESSOA, mas em algumas vezes fica em primeira pessoa.
    5-) Personagens: LEONARDO (OU LEONARDINHO); CHIQUINHA;MAJOR VIDIGAL;LUISINHA;DONA MARIA; MARIA HORTALIÇA; JOSÉ MANOEL; VIDINHA; O COMPADRE; LEONARDO PATACA.
    6-) Tempo em que ocorre a ação: A ação ocorre em tempo CRONOLÓGICO. Há um tempo de referência: “Era no tempo do Rei… (1808)”; e o tempo do autor, 1852/53, Romantismo brasileiro.
    7-) Espaço que ocorre a ação: A história se passa em uma área urbana brasileira, no século XlX, no Rio de Janeiro.
    8-) Comentários Gerais: No geral a história contada é muito boa, mas foge um pouco dos padrões “normais” de escrita de um livro romântico. Leonardinho não é aquele tipo de “herói romântico” que geralmente vemos nas obras do período romântico. Também não pode ser considerado uma pessoa corajosa, pois muitas vezes foge para não precisar enfrentar problemas; nem pode ser considerado um vilão; porém, seu comportamento, em determinados casos, não é dos melhores.
  33. 1- Memórias de um Sargento de Milícias.
    2- Manuel Antônio de Almeida.
    3- O livro conta as aventuras de Leonardo filho dos Portugueses Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça. Leonardo vive com os seus padrinhos após sua mãe fugir com o amante de volta para Portugal e o pai abandoná-lo.
    Leonardo com as suas aventuras, quase sempre é preso, após algum tempo se apaixona por uma moça chamada Luisinha, mas acaba não dando certo por causa da relação que Leonardo tem com a mulata Vidinha. Portanto Luisinha se casa com outro, Leonardo como sempre enfrentando diversos problemas porém acaba sendo Sargento de Milícias. Quando Luizinha fica viúva, Leonardo se reaproxima, se casa e é Reabilitado.
    4- É narrado em terceira pessoa, narrador-observador (somente conta a história).
    5-Leonardo: anti-herói, malandro e adora confusão.
    Leonardo Pataca: oficial de justiça, pai de Leonardo e casa com Chiquinha após abandonar o filho com os padrinhos.
    Luisinha: moça com qual Leonardo se casa.
    Vidinha: Mulata jovem e bonita, cativa Leonardo que vive em sua casa por um tempo.
    O Compadre: Padrinho de Leonardo que o cria e barbeiro.
    A Comadre: Madrinha de Leonardo que a cria e é parteira.
    D.Maria: doida por uma demanda judicial e ganha a guarda de Luisinha quando ela perde os pais.
    José Manuel: Casa com Luisinha pelo dinheiro.
    Major Vidigal: Militar que persegue Leonardo.
    Maria da Hortaliça: mãe de Leonardo.
    Chiquinha: filha da Comadre.
    6-Início do século XIX. Tempo de referência..”Era no tempo do Rei”…(1808) – Chegada da Família Real Portuguesa. O ano de 1852 é o ano de publicação do romance, dentro do período romântico da literatura brasileira.
    7-A história se passa no Brasil (Rio de Janeiro), capital da Colônia.
    8- O livro é um romance, que se passa no momento pré-independência, no período da chegada da corte portuguesa no Brasil. O livro é repleto de humor, há uma conversa do narrador com o leitor e também o autor busca relacionar o passado com o presente.