Viúva chamou a polícia para ajudá-la a tirar os pertences da casa onde vivia com o marido. Ouvidoria pediu que corregedorias das polícias Civil e Militar apurem o caso
Por Glauco Araújo, G1 São Paulo
Ele morreu cerca de três horas e meia depois de ser agredido por um policial militar, que foi chamado por Fernanda, para que lhe desse apoio para buscar pertences pessoais e trocasse o carro com o marido.
Fernanda disse ao G1 que chamou a polícia por temer que o marido ficasse irritado com sua saída de casa. “Ele estava com meu carro e eu estava com o dele. Como ele tinha problema de alcoolismo, eu fiquei preocupada que ele pudesse dificultar as coisas. Era para os policiais darem apoio, não para espancar e matar meu marido.
A declaração de óbito informa que a causa da morte foi “hemorragia interna traumática, agente contundente.
A declaração de óbito informa que a causa da morte foi “hemorragia interna traumática, agente contundente.
Os policiais que atenderam ao chamado dela foram Adriano Soares de Araújo e Rafael Francisco de Vasconcelos. O primeiro ela descreve como “agressivo e descontrolado”. O segundo ela descreve como “calmo e quem tentou conter o colega policial.
Fernanda disse que “meu marido estava distraído com o carro e o funcionário dele, pois tinham de entregar um carro naquele dia, Ele virou o rosto para olhar o carro e aí o policial Araújo bateu no ombro do meu marido dizendo: ‘Eduardo, estou falando com você’. E enfiou o dedo na cara do meu marido.
Olha o que você fez na minha farda
Em seguida, ela relatou que o marido tentou argumentar, dizendo que resolveria tudo com ela ou na Justiça. “Meu marido disse: ‘mas moço, porque você está fazendo isso comigo? Eu não sou bandido, sou trabalhador, estou na minha casa e preciso entregar esse carro hoje.’ Foi quando o policial Araújo pegou meu marido pelo pescoço e o jogou em cima do carro. Ele deu uma rasteira no meu marido, que pegou a farda do policial, que acabou rasgando.
Ela disse que o policial ficou transtornado quando viu que sua farda estava rasgada. “O Araújo gritava ‘Olha o que você fez na minha farda, olha o que você fez na minha farda. Você está preso’. Ele depois deu um chute no rosto do meu marido, que ficou com o olho roxo e inchado. Eu fui até o policial e pedi para ele não fazer isso com meu marido. O Araújo gritou: ‘não foi você que chamou a gente? Eu respondi que tinha chamado, mas não para agredir meu marido.
Depois disso, Fernanda disse que o policial “saiu chamando reforço pelo celular e voltou com um cassetete na mão. Ele entrou e voltou a agredir meu marido de novo, bem na hora que meu marido, já mais calmo, estava sentado no chão com dores e conversando com o outro policial. O Araújo chegou e deu umas cacetadas nas pernas, no braço, na cabeça e na barriga.”
O G1 teve acesso às imagens da câmera de segurança da oficina, que estava virada para a rua. É possível ver que o policial volta para a viatura, pega o cassetete e entra novamente na oficina
O trecho seguinte das imagens mostra outras viaturas chegando e, cerca de cinco minutos depois, o mecânico sendo retirado da oficina e levado, algemado, para o carro de polícia
Foram cerca de sete minutos até que o mecânico fosse levado para a delegacia de Itapevi. O trajeto demora cerca de dez minutos. “Lá, ele foi colocado numa sala sozinho. Eu consegui entrar na salinha e vi que tinha muito sangue no chão. Ele estava cuspindo sangue pela boca e pelo nariz. Ele pedia muita água. Ele estava morrendo e eu gritei pedindo ajuda para todos que estavam ali.
Fernanda relata em seu depoimento à Ouvidoria da Polícia que policiais chegaram a duvidar que o marido estivesse passando mal e ainda teriam dito para ela que “aquilo era abstinência de cachaça
A viúva reclama que o marido poderia estar vivo se tivesse recebido atendimento médico a tempo ou sido levado ao hospital ao invés de ser levado para a delegacia. “Eles demoraram para chamar o SAMU. Quando meu marido estava praticamente morto, toca um telefone na mesa e o Araújo pede para eu atender. Achei estranho que na tela do celular dele apareceu “amor SAMU”. Só depois soube que era a mulher do policial
Fernanda disse que a mulher do policial falou com ela pelo telefone e passou instruções para os primeiros socorros. “Achei estranho que ele ligou primeiro para a mulher do que para o atendimento do SAMU mesmo. A mulher pediu para eu enfiar o dedo no olho do meu marido. Como ele não reagiu, ela disse que meu marido estava em para cardiorrespiratória. Ninguém ali ajudou, eu mesmo fiz a massagem cardíaca no meu marido. Só depois, muito tempo depois, que o Araújo, vendo a gravidade do que ele tinha feito, foi ajudar.
Amor SAMU
A viúva disse que a ambulância do SAMU demorou cerca de 25 minutos para chegar até a delegacia. “Ele praticamente morreu nos meus braços. Eu quero só a Justiça, quero que a Justiça seja feita. Não consigo viver com isso, que ele foi morto na minha frente, que eu chamei a viatura, me sinto também culpada. Eu chamei, mas eu não chamei para matar, era para dar um apoio naquela hora. Se ele sofria de alcoolismo, que levassem ele para um hospital, mas não ser agredido e morto.”
O mecânico foi levado para o Pronto Socorro Central de Itapevi, onde morreu
Corregedorias
Foram registrados dois boletins de ocorrência sobre o caso. O primeiro é de resistência. O segundo é de morte suspeita. Agora, a Ouvidoria da Polícia pediu que o caso seja investigado pelas corregedorias das polícias Civil e Militar e também pediu providências ao Ministério Público
“O policial agressor precisa ser investigado por tortura seguida de morte. Os policiais militares e civis precisam ser investigados por omissão de socorro. Os policiais civis também precisam ser investigados por prevaricação, já que o abuso de autoridades e as lesões corporais não foram registradas no primeiro BO”, disse Ariel de Castro Alves, membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo (Condepe)
Outro lado
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou que o inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Itapevi e o delegado aguarda o laudo do exame necroscópico para apontar a causa da morte. A pasta informou ainda que Fernanda e a mãe já prestaram depoimento
Ainda segundo a SSP, o comando do 20º Batalhão instaurou inquérito policial militar
A PM informou, na mesma nota, que apresentou uma ocorrência de violência doméstica após ser acionada pela própria mulher, que denunciou o marido por agressão.
No entanto, o próprio boletim de ocorrência não cita violência doméstica, nem agressão sofrida por Fernanda, que descartou fazer qualquer denúncia sobre isso
Ainda segundo a PM, não houve omissão de socorro e a vítima recebeu os primeiros socorros ainda na delegacia, com massagem cardíaca na hora que passou mal. A PM também informou que o SAMU foi acionado e socorreu o mecânico com vida
860
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Este conteúdo não recebe mais comentários.
POPULARES
- Juliana VerasHÁ UM ANOLamento por todos. Pela mulher que carregará a culpa, pelo homem que perdeu a vida por não ter aceitado a separação amigável e pelo policial transtornado provavelmente em decorrência do stress que a profissão exige. Por isso digo que vivemos num mundo com os nervos a flor da pele. Sejamos sensatos e prudentes.
- Fabio NicolauHÁ UM ANOOntem fui testemunha de uma abordagem policial, aonde o PM chutou a cara do rapaz que foi abordado por ter dado fuga devido não ter habilitação, foi uma abordagem totalmente errada onde o rapaz foi agredido após já estar no chão sem oferecer nenhum tipo de ameaça.... isso foi feito em frente de várias pessoas e muitas crianças que ali estavam devido ter sido umas 17hs em plena luz do dia, isso mostra que os maus policiais estão se sentindo donos do poder e da rua por ter cobertura da Secretaria de Segurança Pública.
- Flavio LopesHÁ UM ANOTa cheio de covardes frouxos dentro da corporação da policia militar, é nossa obrigação filmar e dedar esses pilantras, pra que sejam expulsos. A população não precisa desse tipo de servidor publico.
- Flavio RosaHÁ UM ANOG1 esquerdinha
- Rogerio CarvalhoHÁ UM ANOkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, aí é doença das graves
- LaerteHÁ UM ANOPorque? *-*
- Roland DeschainHÁ UM ANODuvido que o cidadão estava parado e o PM iniciou a violência. Machão beberrão não foge da briga.. só que não era mulher desta vez.
- Palmeirense SilvaHÁ UM ANOPolicial assassino mata um beberrão... qual a vantagem? Só o torna ainda mais covarde!
- Frederico OliveiraHÁ UM ANOE é exatamente assim que vai funcionar , pouco vai importar as evidencias , as filmagens da câmara de segurança ou o testemunho da esposa do assassinado o que importa é a palavra do PM que vai dizer que ele caiu da escada e que foi acidente e vai ficar tudo por isso mesmo ...Isso aqui é Brasil o único corporativismo superior ao da PM vc só ver em médicos e politicos ...
- Paulo MartinsHÁ UM ANONão Entendi...estava Separando dele por Ser Agressivo e Alcoólatra... Chamou a Policia Devido a Isso...se ele estava indo na Boa por que a Equipe PM Chamaram Reforço? Coitado do Cara pois não devia nem ter ido Preso..Agora essa Mulher vou te contar Hein !!!
- Edson PaschoalHÁ UM ANOEra ex marido... chamou a polcia depois virou o marido que morreu nos braços...
- DanielHÁ UM ANOAposto que agora ela que vai mover a ação de indenização pela morte do "marido".
- H1n1HÁ UM ANOMulher de malandro que adora apanhar , não queria que o alcoólatra não levasse esporro , só queria a pensão ou espólio . A esposa é cúmplice do assassinato , cadeia nessa vagabund.a.
- RogérioHÁ UM ANOMudou o mundo seu comentário
- Ulisses BarrettoHÁ UM ANOCorretor ortográfico, tricolor com bago é porquê ainda não conseguiu a operação de mudança de sexo?
- CamilaHÁ UM ANOIndenizar???? Pronto agora no Brasil tudo acaba nisso...o que vai ter de gente rezando p parente morrer pra pegar uma grana!!! E nesse caso, chamou a policia pra que, pra beijar o marido dela??? Agora tá arrependida?! Fala serio... ainda vai prejudicar quem foi ajuda-la...depois reclamam da policia...cada pais tem o serviço que realmente merece!
- Jader CorreiaHÁ UM ANODepois ficam perguntando por que a sociedade não acredita na polícia??? Eu não sei quem é pior se a polícia ou o traficante??? A população sofre com a agressão dos criminosos e sofre com a agressão da polícia...
- Estela AlvesHÁ UM ANOE pensar que são esse tipo que estão nas ruas para dar segurança a população, graças a Deus que isso acontece com a minoria, ainda tem bons policiais, eu acredito, isso foi uma grande covardia que fizeram com este homem, uma vergonha!!!
- Carlos ApolloHÁ UM ANOEu nem deixava o policial entrar. Minha casa, sem mandado e sem crime flagrante, minhas regras.
- Ricardo AlexandreHÁ UM ANOVerdade.
- Christian PenidoHÁ UM ANOSe realmente for esse o caso os policiais tem que ser punidos, porém acho essa história bem estranha. Primeiro chama a polícia com "medo" do marido não entregar os pertences dela, depois do que aconteceu ela vem com a maior história. Só pq ainda era casada tá querendo uma indenizaçãozinha do Estado. Não me convenceu toda esta história cheia de detalhes. É muito improvável um policial chegar batendo em uma pessoa só pq ele disse que era trabalhador.
- Alan AlvesHÁ UM ANOBando de covardes isso sim sao a maioria desses bandidos, com bandidos eles nunca fazem isso, só com trabailhadores que ele tem coragem..
- Ricardo AlexandreHÁ UM ANONão, não era caso de polícia. A mulher, para reintegração de posses, deveria acionar o judiciário, e os PMs sabem disso.
- André FreireHÁ UM ANOEU VOTO PELO FIM DO MILITARISMO NA POLICIA MILITAR. DESPREPARO, INCOMPETÊNCIA, ABUSO.......ETC,.... SÃO TANTOS ADJETIVOS QUE NÃO DA NEM PRA CLASSIFICAR.
- Silvana PmHÁ UM ANOAndré Freire, VC vota? kkkk
- Ricardo AlexandreHÁ UM ANODesmilitarizar é uma alternativa, pois tira a trave burocrática que serve para proteger a categoria.
- Ricardo AlexandreHÁ UM ANOReintegração de posse é assunto judicial e não policial, exceto se os PMs estivessem com mandato.
- Vander PereiraHÁ UM ANOtava demorando mais uma materia para denegrir a imagem da policia militar vcs nao tem jeito mesmo
- Adriano ColomboHÁ UM ANOisso acontece quando o poder sobe pela cabeça .
- Ricardo AlexandreHÁ UM ANODenegrir a imagem de maus policiais. Aliais, essa questão era judicial e não policial.
- Edson ZanetteHÁ UM ANOAssassinaram o cara...
- Hallyson AlmeidaHÁ UM ANOclaro Andre. nos meus dias de fúria eu saio matando pessoas por ai, super normal
- Filipe PereiraHÁ UM ANOtemos que saber separar as cosias ser PM não foi o motivo para ele assassinar o cidadão, ser PM só vai livra lo de uma punição, agora o que é não é normal uma pessoa totalmente descontrolada e despreparada ter conseguido se graduar soldado da policia militar.
- BinhoHÁ UM ANOOs piores bandidos usam fardas!
- Reni PHÁ UM ANOnão sabia que a polícia podia entrar dentro da casa da pessoa e bater......
- Flavio LopesHÁ UM ANOSó quando a pessoa não conhece os seus direitos meu amigo.
- DaniloHÁ UM ANOA polícia agora resolve casos de separação? Era só o que faltava, ser morto dentro da própria casa pela PM, sem um mandado, só porque a "ex-mulher" ou "mulher" pediu. Lamentável. Não podia nem ter entrado na oficina do cara sem uma ordem judicial.
- Flavio LopesHÁ UM ANOEntrou por que o sujeito era um mecânico, se fosse alguém conhecedor dos seus direitos, não faria isso, eles sabem onde pisam.
- RenatoHÁ UM ANOué as pessoa não foram a favor do abuso de autoridade !porque reclamar agora imagina vcs o tanto de trabalhador que este pm já matou ,não sabemos separa bandido e alguns policial militar ...
- Marcio OliveiraHÁ UM ANOPrecisamos entender que é a Polícia que nos defende dos bandidos. Até quando eles, maquiavelicamente, se disfarçam de policiais. Precisamos apoiar esta instituição. Sempre.
- Flavio LopesHÁ UM ANOPuxa sacos.
- Adinp OficiaisHÁ UM ANOSerá que a gente consegue passar uma semana sem saber de casos de PMs matando trabalhadores?
- RicardoHÁ UM ANOSim.
- Flavio LopesHÁ UM ANOSim, é só deixar o cidadão poder se defender devidamente armado. Simples.
- Marcos OliveiraHÁ UM ANOSe estava tudo tranquilo, por que chamou a Polícia?
- Flavio LopesHÁ UM ANOLeia a reportagem amigo.
- HahahaHÁ UM ANOvê se faz isso com bandido, com dono de boca..
- Flavio LopesHÁ UM ANOO trabalho da policia é levar o elemento para a autoridade de plantão, que é o delegado e não fazer justiça a seu modo, não é pago pra isso.
- Gybson FernandesHÁ UM ANOEm toda empresa, setor, departamento sempre há pessoas despreparadas e esse é um exemplo de um policial que é totalmente despreparado pra usar essa farda, por mim governador pode exonerar amanhã mesmo, pela reportagem se foi isso mesmo que aconteceu não há motivo nenhum para agressão, A PM é essencial oque não é admissivel é esse tipo de conduta de um agente que deveria zelar pela integridade fisica de todos que não se opõe a seguir as leis!
- Flavio LopesHÁ UM ANOExpulsão pra esse pilantra de farda.
- Alex PimentaHÁ UM ANONão estou generalizando. mas tem policial que se vc chama pelo nome que esta na identificação fica ofendidinho. Se vc abaixa a cabeça e não olha nos olhos dele fica ofendidinho e manda olhar para ele. É dificl agradar..
- Flavio LopesHÁ UM ANONinguém é obrigado a agradar a servidor publico nenhum meu amigo.
- FernandoHÁ UM ANOResumo da Ópera, a vaca queria se separar, fez todo o alarde, aí depois dá entrevista.... "Tiraram ele de mim"... Ah vá!
- Jefferson LimaHÁ UM ANOO cara esta para servi a população (ajudar) não para matar se não tem controle está na profissão errada se ele fez isso com um cidadão do bem de frente da sua mulher imagina o que ele faz nas noites por ai esse sujeito não serve para servir a população incapacitado desumano.
- Flavio LopesHÁ UM ANOPolicial covarde e frouxo, tem que ser expulso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário